Escultura em madeira

Tudo sobre rosca com fenda

Tudo sobre rosca com fenda
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Instrumentos
  4. Materiais (editar)
  5. Tecnologia

O trabalho em madeira parece bonito e único e inclui muitas técnicas diferentes. Um deles é thread com fenda. Sua peculiaridade reside no fato de que o padrão é totalmente cortado. Por causa disso os produtos parecem muito leves e rendados.

Peculiaridades

A história desta técnica remonta a várias décadas, mas não deixa de ser popular.

Na maioria das vezes é usado para decorar itens de interior em casas, a saber: persianas, caixilhos, grades, arcos de casa, mesas e apenas elementos decorativos. Caixões, carrinhos e muito mais também são decorados com esculturas.

A peculiaridade desta técnica é a ausência de um fundo sob o padrão. Portanto, na descrição, a rosca com fenda às vezes é chamada de serrar, atravessar ou perfurar. Apesar disso, o artesão pode colocar uma tela de fundo de cor contrastante para tornar os detalhes mais expressivos.

A linha com fenda é adequada para iniciantes e artesãos experientes, como padrões nesta técnica têm um nível diferente de complexidade... Podem ser formas geométricas comuns e cachos complexos, desenhos florais, animais e pássaros.

Visualizações

As roscas com fenda podem ser de tipos diferentes.

  • Relevo plano... Um tipo de escultura em que todos os elementos do padrão estão na mesma altura e em um fundo plano.
  • Em relevo. Este fio é feito de tal forma que toda a superfície são os elementos do padrão, não é plana. Neste caso, ao final, o fundo é removido para obter uma aparência transparente.

A própria rosca com fenda, conforme mencionado acima, é dividida em openwork (sem background) e fatura (com background).

Instrumentos

Você pode fazer uma rosca com fenda com ferramentas completamente diferentes: serra de vaivém, serra, cinzel, faca, lâminas, fresadora, furadeira e outros. A aparência da obra, sua precisão, elaboração de detalhes, bem como a velocidade vão depender da escolha da ferramenta.

Os mais populares são furadeira e serra, que podem ser de tamanhos diferentes, depende do padrão do padrão. Neste caso, você primeiro precisa fazer um furo na peça de trabalho com uma broca., para colocar a lâmina da serra ou lâmina do quebra-cabeça para dentro e não fazer uma fenda na borda do pedaço de madeira.

Para fazer com que as bordas do corte fiquem mais organizadas e nervosas, você precisa pegar serras com dentes menores ou processá-las no final com um esmeril ou lixa fina.

Ao contrário do entalhe com um quebra-cabeças, trabalhar com uma ferramenta manual será mais lento, mas você pode se concentrar mais em trabalhar os detalhes do padrão de acordo com o modelo.

Também aparelhos elétricos podem ser usados - quebra-cabeças, cujo uso acelera o processo de trabalho, mas requer cautela, - ou corte a laser. Esta técnica não é muito popular, pois requer equipamentos bastante caros, embora aumente a velocidade de trabalho. Ele é usado apenas no caso de produção em grande escala, quando compensa.

Os aparelhos elétricos também incluem fresa, que pode realizar um grande número de técnicas diferentes, uma vez que diferentes acessórios podem ser instalados em um instrumento. Você precisa se acostumar a trabalhar com uma fresa elétrica, portanto, os iniciantes não são recomendados para usá-la.

O processo de corte do padrão pode ser demorado. Normalmente, a fresa executa aquelas partes do trabalho que as ferramentas maiores não suportam.por exemplo: trabalhar os mais pequenos detalhes, arredondar cantos ou lixar arestas. O uso de uma fresa elétrica é possível em todas as fases do trabalho, mas isso é irracional, porque o motor da ferramenta nem sempre é projetado para operar de forma potente por um longo tempo, e muitas vezes você terá que trocar os acessórios , que rapidamente se soltará.

Uma técnica interessante de rosca com fenda é queimando. É executado com recurso a um equipamento especial, um fio altamente aquecido ou uma corda de nicrómio. A desvantagem desta técnica pode ser considerada um forte cheiro a queimado, pelo que terá de trabalhar numa sala especial ou ao ar livre. A ferramenta precisa ser resfriada com frequência, o que pode atrasar o processo de trabalho. Também pode haver uma borda carbonizada ao redor das bordas do padrão.

Materiais (editar)

O resultado final da obra também depende muito do material sobre o qual será executada a talha, já que a madeira difere em densidade, estrutura e resistência ambiental.

As linhas com fenda podem ser feitas em compensado ou madeira pura.

Portanto, consideraremos essas duas opções.

Se você escolher folhas de madeira compensada, precisa saber que elas são de vários tipos.

  • Plywood FC - material resistente à umidade, fácil de usar e inofensivo para o homem e o meio ambiente. É usado para realizar quase qualquer tipo de trabalho.
  • Contraplacado FB - material que passa por processamento adicional, após o qual aparece uma camada protetora, permitindo a sua utilização ao ar livre. Por conta disso, o custo do material pode ser maior. Também inofensivo para os humanos e o meio ambiente.

Se você escolher madeira, então você precisa considerar características de cada tipo de madeira.

Os artesãos iniciantes são aconselhados a usar bétula ou tília, porque essas variedades têm densidade suficiente. A estrutura da árvore é densa, portanto, será conveniente trabalhar em pequenos detalhes do padrão nela.

Aspen é menos adequado para iniciantes porque a madeira amassa e é muito fácil de cortar. Você precisa se acostumar com o processamento desta variedade.

Abeto, abeto e pinheiro são usados ​​com mais frequência porque são fáceis de encontrar e o custo é baixo.No entanto, deve-se ter em mente que essas variedades apresentam densidades de camada diferentes e uma estrutura pronunciada. Isso pode interferir na criação de pequenos desenhos.

    A madeira deve ser seca antes do trabalhopara que no futuro não se quebre e dobre. Portanto, este ponto de preparação não pode ser ignorado. Se você comprou material insuficientemente seco, você mesmo precisa secar. Coloque a placa em uma extremidade para permitir que o ar flua de todas as direções.

    Tecnologia

    Quando todas as etapas preparatórias forem concluídas, você pode iniciar o próprio processo de escultura.

    1. O modelo de padrão preparado no papel está firmemente preso à peça de trabalho.
    2. Depois disso, você precisa transferir o desenho para a árvore com um lápis. Você pode pular o uso de um modelo e criar um padrão sozinho, criar seu próprio desenho.
    3. Em seguida, são feitos furos na árvore para inserir o quebra-cabeças.
    4. Depois de concluir o padrão, você precisa processar completamente as bordas lixando-as.
    5. O produto acabado é envernizado. A pintura com pistola facilitará o processo e economizará o produto graças à tecnologia de aplicação uniforme.

    Como fazer platibandas de madeira para janelas entalhadas "faça você mesmo", veja o vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa