Escultura em madeira

Tudo sobre Contour Wood Carving

Tudo sobre Contour Wood Carving
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais e ferramentas
  3. Técnica de trabalho
  4. Temas artísticos e usos

Os itens feitos à mão são sempre caracterizados por uma energia e calor especiais. O interesse pela criatividade pode surgir tanto na infância quanto em uma idade mais madura. E há muitas opções para traduzir ideias. Você pode escolher qualquer tipo de atividade, por exemplo, escultura em madeira de contorno, sobre as características e sutilezas das quais contaremos.

Peculiaridades

A definição de "rosca de contorno" significa que é uma espécie de arte ornamental muito difundida no século XV. A escultura em relevo estava presente em objetos de muitos povos.

A peculiaridade da técnica é que o padrão é reproduzido em plano de madeira devido às linhas aprofundadas, que não mudam de profundidade e largura ao longo de toda a imagem. No entanto, o artista tem o direito de experimentar e fazer alterações em seu trabalho.

Acredita-se que é mais fácil dominar esse tipo de técnica depois de estudar as técnicas geométricas e de Kudrin.

Materiais e ferramentas

Para começar a dominar esse tipo de criatividade e até mesmo fazer o produto mais simples, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários... Tanto os comuns, que são usados ​​em qualquer trabalho, quanto os profissionais, sem os quais não será possível criar um padrão claro e de alta qualidade, podem ser úteis.

Para o trabalho, as seguintes ferramentas devem ser preparadas:

  • Serra;
  • furar;
  • Arquivo;
  • faca de batente;
  • cinzéis - planos, semicirculares, de canto, grampos;
  • cranberries (um tipo especial de cinzel que ajuda a fazer reentrâncias).

É melhor comprar ferramentas profissionais para escultura de alta qualidade e não economizá-las.

É errado pensar que os espécimes mais simples e baratos servirão para a primeira experiência. Uma regra completamente diferente se aplica aqui. Quanto melhores forem os dispositivos, mais bem-sucedida será a primeira experiência. Portanto, talvez haja um desejo de continuar criando coisas bonitas com suas próprias mãos e dominando outros tipos de entalhe em madeira.

A escolha do material é igualmente importante. Nem todo tipo de madeira é adequado para a criatividade. Os seguintes materiais são recomendados por escultores de madeira:

  • Linden;
  • amieiro;
  • Bétula;
  • Carvalho;
  • pera.

Linden é considerado o material ideal para um iniciante - um material flexível com uma estrutura bastante macia permite que você aplique um padrão sem muito esforço.

Uma boa opção é considerada e amieiro, apesar de este tipo de madeira ser mais densa. Mas nem sempre é possível encontrá-lo. Rochas mais duras incluem bétula, mas também é adequado para entalhadores novatos. Basta levar em consideração que, após a secagem, a bétula está sujeita a deformações.

Carvalho permite que você faça um trabalho ideal, mas com uma ferramenta afiada e uma certa experiência de mestre. E aqui pera devido à sua densidade e uniformidade, permite realizar os trabalhos mais delicados. Os materiais, como as ferramentas, precisam ser selecionados com cuidado para tornar o trabalho fácil e agradável. Primeiro, as peças em bruto são cortadas em madeira, depois são secas, processadas e, em seguida, os desenhos são aplicados para esculpir.

Técnica de trabalho

O trabalho artístico em madeira usando a técnica de entalhe em contorno envolve a criação de linhas profundas usando cinzéis e facas especiais. O principal para os iniciantes é dominar os cut-strokes, com os quais a composição será criada.

A escultura em madeira inclui certas etapas:

  • preparação da base;
  • seleção de uma imagem;
  • desenhar um esboço em uma superfície;
  • cortar uma imagem;
  • acabamento.

Para preparar a base, você precisa decidir qual o fundo da superfície será claro, escuro e brilhante. Receber fundo claro basta processar a madeira com uma plaina. Para superfície escura precisa de tonificação. Branco brilhante pode ser obtido graças ao verniz preto que é aplicado na superfície.

Depois que a base estiver preparada, você pode coloque-o em um suporte especial e comece a trabalhar. Você precisa aplicar um desenho ou usar um modelo pronto. Em seguida, o corte é executado ao longo dos contornos preparados. Existem duas etapas no trabalho: entalhe e undercutting. Primeiro, uma faca afiada é direcionada ao longo do padrão, criando contornos. Para isso, alguns esforços estão sendo feitos. E a faca deve ser mantida ligeiramente inclinada. E então as linhas do desenho já estão recortadas, para isso a faca na mão fica inclinada na outra direção.

Para sua comodidade, a peça de trabalho pode ser girada em qualquer ângulo, fixando-a em um dispositivo especial.

Se, após o término do trabalho, forem encontrados certos defeitos, você precisará percorrer novamente essas linhas com um incisivo pontiagudo. Depois disso, você precisa moer o produto.

A fase final haverá processamento de madeira com impregnação de padrão, mancha, verniz ou tingida. Além disso, a madeira compensada também pode ser entalhada. As etapas de trabalho serão iguais às de uma árvore.

Temas artísticos e usos

Tendo aprendido a criar belas obras, você pode usar suas habilidades para decorar sua casa, tornando-a mais confortável. Você pode fazer pranchas, bandejas, pinturas, prateleiras, caixas e outros itens onde o entalhe de contorno será aplicado. Aprender a trabalhar com madeira, criando suas pequenas obras-primas, não é tão difícil, o principal é ter vontade e mostrar paciência, pois isso vai demandar um certo tempo e perseverança. Nem tudo pode dar certo na primeira vez, mas você precisa se esforçar para isso.

A composição pode incluir diferentes temas. Podem ser apenas padrões abstratos, assim como plantas, flores, animais, pássaros, naturezas mortas e paisagens, contos de fadas.Mas pinturas mais complexas podem ser reproduzidas depois que um entalhador iniciante pega sua mão e o progresso é perceptível.

Os esboços para iniciantes devem parecer simples para que possam ser facilmente trazidos à vida e não percam o interesse pela escultura em madeira. Você mesmo pode criar um padrão simples ou ver fotos prontas.

Posteriormente, após alguns experimentos com desenhos prontos, você pode criar algo próprio.

  • É assim que pode parecer padrão descomplicado, que é adequado para um iniciante em talha.
  • Linda flor graciosa com folhas longas, você pode tentar cortar você mesmo, escolhendo uma das técnicas de execução, usando uma base clara, verniz matizado ou preto. Tal desenho parecerá igualmente bom de qualquer maneira.
  • Mais difícil de esculpir em uma superfície de madeira pássaro, por exemplo, uma águia. Mas o resultado vale a pena. Você receberá um produto muito bonito.
  • Um trabalho interessante resultará se você escolher como uma imagem cervo... Você pode tentar retratar qualquer animal, que parece ser o mais fácil de realizar para um mestre novato específico.

Você aprenderá mais sobre talha de contorno e algumas dicas no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa