Escultura em madeira

Tudo sobre xadrez em madeira entalhada

Tudo sobre xadrez em madeira entalhada
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Instrumentos
  3. Tecnologia de execução

O jogo de xadrez é um jogo de tabuleiro lógico popular entre dois oponentes. E se quiser surpreender um amante do xadrez com um presente inusitado, pode apresentar peças feitas à mão. No artigo vamos falar sobre xadrez em madeira entalhada.

Peculiaridades

O jogo requer um tabuleiro de 64 células de cores claras e escuras e peças especiais que os jogadores movimentam pelo campo. As figuras do jogo também são divididas em claras e escuras. São 32, um conjunto para um jogador é composto por 16 peças: peões (8 peças), cavalo (2 peças), bispo (2 peças), torre (2 peças), rainha (1 peça), rei (1 peça ) Vários materiais são usados ​​para a fabricação de estatuetas, podendo ser madeira, plástico, mármore, metal, marfim, ônix e polystone. Conjuntos de xadrez de madeira entalhada se espalharam entre os jogadores, que também são adequados como um presente.

Com sua originalidade, esse xadrez atrairá qualquer pessoa, pois é necessário um trabalho árduo para criá-lo. O artesanato não se compara à produção fabril, cada mestre coloca um pedaço de sua alma em cada estatueta. Esses produtos podem ser fabricados por até vários meses. O xadrez de madeira pode não só se tornar uma decoração para as casas de colecionadores, mas também servir como um jogo.

Instrumentos

Para começar a esculpir madeira, o mestre precisa de um certo conjunto de ferramentas - vários cinzéis e materiais para polir e criar decoração para figuras futuras. Os cinzéis são ferramentas indispensáveis ​​para o processamento e criação de decorações em madeira, além disso, os entalhadores profissionais podem fazer cortadores de cachos especiais especialmente para eles. Os cinzéis diferem entre si na forma da superfície de corte.

  • Direto. A ferramenta está focada no acabamento inicial de blanks de madeira e na criação de recessos simples sobre eles. O nome fala por si - lâmina de trabalho reta.
  • Cinzel oblíquo. A lâmina desta ferramenta é cortada obliquamente em um ângulo de 45 graus. Serve também para o acabamento inicial da madeira e para a formação de linhas longitudinais.
  • Adequado para roscas com ranhura em V cinzel de canto, tem a forma de duas superfícies de corte emparelhadas, praticamente fechadas entre si.
  • Semicircular - a espécie mais famosa e difundida. Necessário para desenhar serifas e padrões, que podem ser de qualquer complexidade.
  • Clucarza - sua forma é semelhante a um cinzel semicircular, apenas sua lâmina de trabalho é arredondada não ao longo de uma extremidade, mas também ao longo da própria haste.
  • Cesárica - o mesmo cranberry, mas com uma lâmina muito pequena (apenas 2 - 4 milímetros).
  • Shtikheli com cortador oblíquo - são necessários para criar pequenas depressões.
  • Cinzéis reversos ou, em termos simples, tatyanka - tem um entalhe convexo e serve para criar um relevo que se projeta acima da própria tela.
  • Rebites - cinzéis de tamanho muito pequeno, com a mesma lâmina pequena e fina. Necessário para dar contornos mais claros ao ornamento.

Para lixar produtos, você precisará de uma lixa (lixa). Dependendo do tamanho do grão, apenas 3 tipos de películas são distinguidos.

  • Granulado - necessário para remover revestimentos antigos, como tinta ou verniz.
  • De grão médio - sua ajuda é necessária nas etapas intermediárias de trabalho, nivelamento de superfícies.
  • Refinado - com ele é executado o desbaste final, são removidas todas as irregularidades do lixamento anterior.

Para o xadrez, apenas os dois últimos tipos de lixa são usados.

Tecnologia de execução

Não existe madeira especial para fazer xadrez, o entalhador escolhe ele mesmo, contando com a complexidade e o volume do trabalho. Para modelos baratos, são usados ​​pinho, bétula, choupo ou tília. Para produtos premium - carvalho, faia ou nogueira. Para desenvolver uma tecnologia de desempenho e começar a fazer xadrez, você deve preparar um esboço. É necessário para que posteriormente as figuras não difiram e sejam do mesmo tamanho. O desenho começa com a escolha da altura da futura figura e do contorno da base.

Eles desenham o suporte desejado, já nesta fase eles criam as bordas e dobras do pedestal. Em seguida, o centro é marcado e o eixo vertical é desenhado. Isso é feito para manter a figura reta e simétrica. Em seguida, o topo é desenhado (cabeça, chapéu, rosto e assim por diante). Tudo depende da imaginação do mestre, pois é ele quem desenha as partes do corpo, capa, escudo, espada, vários padrões, etc. A próxima etapa é desenhar o próprio modelo para a peça de trabalho. Para isso, em torno do esboço principal, são feitas uma espécie de "concessões".

Os espaços em branco são cortados de blocos de madeira de seção quadrada. Como são necessárias 32 peças para o jogo, haverá o mesmo número de espaços em branco. Um estêncil pronto é transferido para cada face (para um cavalo, são necessários dois desenhos - um na lateral e o segundo na frente). Em seguida, os contornos das figuras são recortados ao longo do perfil do esboço transferido. Tendo recortado a figura de um lado, a peça de trabalho é virada e a próxima face é cortada. O trabalho preparatório foi concluído, os contornos aproximados do futuro xadrez já são visíveis, agora o momento mais criativo chegou - o entalhe.

A tecnologia mais popular para fazer xadrez com as próprias mãos para iniciantes tornou-se a técnica de virar contraplacado. Para isso, esboços prontos são transferidos com um lápis para um compensado preparado, sua espessura desejada é de 3 milímetros. A seguir, as peças de trabalho e os orifícios são cuidadosamente recortados com uma serra vertical ao longo do contorno - podem ser feitos com uma broca fina ou um furador. Você também precisará fazer 32 rodadas, uma reminiscência de damas - elas servirão de suporte para o xadrez.

Depois que todas as figuras são cortadas, a moagem começa. - é necessário para remover pedaços de madeira extras, entalhes nas bordas.A próxima etapa é a montagem, as peças acabadas são conectadas à base - você pode fixá-la com cola. As figuras são divididas ao meio, 16 peças devem ser pintadas na cor escura, por exemplo, com tinta acrílica. Depois que a tinta secar, todas as peças de xadrez, inclusive as brancas, são envernizadas.

É melhor aplicar 2 camadas, então as formas acabadas ficarão mais apresentáveis ​​e graciosas.

      O xadrez está pronto, resta fazer um campo para o jogo - um tabuleiro de xadrez. Uma peça quadrada de madeira compensada lixada é pré-envernizada, isso é feito imediatamente, porque em uma superfície não lacada, a tinta começará a rastejar entre as fibras da árvore, e belos quadrados claros não funcionarão mais. Em seguida, um estêncil é aplicado - você pode usar fita adesiva. Depois de colado no futuro tabuleiro de xadrez, eles desenham 64 casas idênticas e, com uma faca clerical, cortam cuidadosamente as peças em excesso.

      Agora, assim como as figuras, o tabuleiro de xadrez pode ser pintado com tinta acrílica... Depois de seco, remova o estêncil da fita adesiva restante e envernize novamente. As bordas do quadro podem ser decoradas com talão de vidraça, seu preço não é alto. Para isso, o cordão do envidraçado também é fixado em forma de moldura nos quatro lados com o auxílio de cola.

      Este foi o exemplo mais simples para mestres novatos. Começando pequeno, você pode alcançar resultados mais elevados e melhorar suas habilidades.

      Um curso intensivo de escultura em xadrez é apresentado abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa