Escultura em madeira

Tudo sobre máquinas de entalhar

Tudo sobre máquinas de entalhar
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Visão geral do modelo
  4. Como escolher?
  5. Regras de trabalho

A gravura é um excelente elemento decorativo que adorna qualquer produto feito de madeira, metal ou mesmo osso. Embora a arte de esculpir em qualquer material tenha uma longa história, ela não perde seus conhecedores em nosso tempo. Por outro lado, os artesãos modernos têm sorte porque podem usar ferramentas profissionais. Gravadores e brocas especiais facilitam o processo de trabalho, tornam-no mais rápido e melhor.

Peculiaridades

Para alcançar o resultado desejado, você precisa conhecer e compreender algumas das características do processo de trabalho. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Madeira

A coisa mais importante ao trabalhar com este material É escolher a madeira certa. Por exemplo, alguns tipos de árvores têm uma estrutura densa, enquanto outros são soltos. Quanto mais densa a estrutura da árvore, mais claramente as figuras executadas do padrão serão vistas. A escolha da ferramenta e a complexidade do trabalho também dependem disso.

Antes de iniciar o processo, a madeira deve ser processada: seque, mergulhe na resina. Além disso, cada tipo de madeira pode ter seu próprio padrão interno, listras e cor, e isso afeta a aparência do futuro produto. Como dito anteriormente, a escolha do instrumento também desempenha um papel. Pode ser uma serra, um cinzel ou um avião, e muitas vezes são escolhidos gravadores especiais com vários cortadores.

Existem várias técnicas para fazer escultura em madeira. Para artesãos novatos, técnicas mais simples são adequadas, sem trabalhar pequenos detalhes e usar ferramentas profissionais.

Com o tempo, você pode começar a cortar padrões menores.

Metal

Gravura à mão em metal cada vez menos usado agorajá que a maioria das oficinas está mudando para gravação computadorizada ou a laser.Requer menos esforço e tempo. Joias, lembranças e outros itens pequenos são decorados à mão.

A peculiaridade deste trabalho é que tal a gravura será verdadeiramente única... E o produto será uma excelente opção para um presente memorável. Para um resultado de alta qualidade, você precisa escolher a ferramenta certa.

Somente dispositivos mecânicos são adequados aqui.

Osso

A gravura óssea difere porque costuma ser o trabalho é realizado em uma pequena área, portanto, o número de pequenas peças aumenta... O entalhe pode ser feito manualmente usando uma agulha ou cortador, ou mecanicamente usando um gravador.

Visualizações

As principais características que você precisa prestar atenção ao escolher uma máquina de entalhar são são a potência do motor e o número de rotações por minuto. O dispositivo, que inclui a capacidade de suportar alta potência e funcionar por muito tempo, ainda não foi inventado. Se você pretende desenvolver nesta área, você precisará de 2 ferramentas: um terá alta potência, e o segundo poderá trabalhar por muito tempo em baixas velocidades.

As próprias brocas têm as seguintes características:

  • a presença de um pedal para ajuste da velocidade das rotações do cortador;
  • o motor pode ser embutido no cabo da ferramenta, ou pode ser localizado em um bloco separado com botões liga / desliga e de ajuste;
  • cada tipo de broca é adequado apenas para determinados cortadores (acessórios usados ​​para rosqueamento).

Existem várias variedades de ferramentas de escultura.

  1. Exercícios para fins técnicos... Essas ferramentas consistem em uma alça de gravador, fonte de alimentação, pedal de controle e fios de conexão. Eles são adequados para tipos de trabalho como retificação, mandrilamento, perfuração. A desvantagem desta máquina de entalhar é que ela não pode operar em altas rotações, embora seja equipada com um motor potente.
  2. Micromotores de baixa potência. A vantagem dos micromotores sobre as brocas é que não há eixo flexível nesta ferramenta e o motor está localizado diretamente no cabo. Esta ferramenta é limitada em alta potência, mas pode atingir altas rotações. É fácil trabalhar com esse gravador elétrico, pois a mão não se cansa devido ao grande tamanho ou peso do cabo.
  3. Mini furadeira com acionamento flexível. Em geral, são muito semelhantes às brocas, pois apenas o cabo da ferramenta com a fresa fica na mão do mestre. O próprio mecanismo do motor é conectado por meio de um fio. Esta espécie é bastante poderosa, podendo atingir altas rotações. Além disso, as mini-brocas são muito versáteis, pois podem trocar acessórios, cortadores e executar uma ampla gama de técnicas de gravação.

Visão geral do modelo

No mercado moderno, existem muitos produtos de diferentes fabricantes, para que cada comprador encontre uma opção adequada. Os modelos diferem na categoria de preço, características técnicas e aparência.

Os exercícios técnicos são apresentados a seguir uma empresa nacional, como a Profile. Um pedal está incluído com o instrumento, o que simplifica a operação.

Apesar da baixa velocidade, várias técnicas podem ser realizadas com uma broca deste fabricante: retificação, furação, mandrilamento e muitas outras.

Além disso, este tipo de gravador é produzido Firma americana Foredom... As brocas desta marca são ligeiramente mais potentes que as nossas homólogas, podem ser utilizadas para mudar os implementos, o que aumenta significativamente as possibilidades de trabalho. Não se preocupe que este seja um modelo de fabricação estrangeira, pois não será difícil encontrar peças de reposição ou elementos para ele.

Versão de orçamento dos micromotores "DPM 25-2" é oferecido por uma empresa russa. A ferramenta deste fabricante possui boas características e baixo preço. A peça de mão do micromotor é especializada, médica. Sua desvantagem é que ele não pode suportar cargas pesadas e pode falhar devido ao uso prolongado.Uma vez que o motor está localizado no cabo da própria ferramenta, após uma avaria não pode ser reparado. Você terá que trocar o motor ou mesmo a ferramenta completamente.

Também existem modelos com características superiores, mas seu preço será bastante alto. isto micromotores dos fabricantes Marathon e Strong... Eles se distinguem por seu alto poder e número de revoluções. Essas ferramentas são adquiridas por aqueles que pretendem se dedicar à escultura profissionalmente. Você também pode prestar atenção aos modelos dos fabricantes coreanos.

Eles são mais baratos e são bons para iniciantes.

Se você quiser comprar uma mini-broca, você deve prestar atenção a um modelo de um fabricante chinês, é denominado Hammer MD 135A. Apesar do baixo custo, o pacote inclui tudo que você precisa para começar: a própria ferramenta e dicas substituíveis.

O gravador é conveniente de usar, a montagem da ferramenta é boa.

Como escolher?

Se você é um artesão iniciante ou deseja fazer escultura por hobby, pode comprar uma ferramenta barata para ter uma ideia do processo de trabalho e aprender os meandros. Ao escolher uma broca, preste atenção a:

  • potência do motor da ferramenta;
  • o número de revoluções realizadas por minuto;
  • torque.

Para começar, você pode escolha uma ferramenta, mas no processo você precisará de dois, já que um será responsável pela potência e o segundo pela velocidade das revoluções. Os artesãos recomendam não comprar uma gravadora com 30 mil rotações, já que raramente alguém trabalha com essa velocidade. 10-20 mil serão suficientes.

Também preste atenção aos cortadorescom o qual você vai esculpir. Eles podem ser incluídos com a furadeira, mas às vezes você tem que comprá-los separadamente.

Observe que os cortadores são dimensionados e nem todos podem caber na sua ferramenta.

Regras de trabalho

Vamos considerar as regras básicas para trabalhar com ferramentas de escultura.

  1. Para facilitar o desenho, é recomendável usar um estêncil. Você precisa esboçar o padrão primeiro e, em seguida, começar a gravar.
  2. O local de trabalho deve ser bem iluminado. Isso tornará mais fácil trabalhar os pequenos detalhes.
  3. Em primeiro lugar, é recomendável completar as peças grandes, só depois poderá recortar as pequenas.
  4. Se você está esculpindo em madeira, você precisa escolher variedades que tenham uma estrutura densa e possam exibir claramente o ornamento da gravura: tília, amieiro, pêra, faia.
  5. Antes de iniciar o trabalho, você precisa selecionar a profundidade de corte. Se você é um iniciante, é melhor praticar de antemão em um pedaço de madeira áspero. Depois de cortar o fundo, é necessário lixá-lo com uma lixa e iniciar o trabalho principal.
  6. Depois de terminar a marcenaria, será necessário lixar o desenho e cobri-lo com tinta para madeira.

Você pode assistir como é feito o entalhe em madeira com uma broca no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa