Escultura em madeira

Características da escultura a céu aberto

Características da escultura a céu aberto
Contente
  1. Características da tecnologia
  2. Onde é usado?
  3. Comparação com outros tópicos
  4. Visão geral do padrão
  5. Quais ferramentas são necessárias?
  6. Tecnologia de execução

Tecelagem, bordado, pintura em tecido podem ser trabalhos abertos, mas não parecem menos impressionantes escultura em madeira a céu aberto. Acreditava-se que tais padrões são capazes de proteger a casa do mau-olhado: o espírito maligno ficava emaranhado em um padrão "encaracolado", como se estivesse em uma armadilha. Portanto, entalhes apareciam em brinquedos, pratos, móveis e rodas de fiar para crianças.

Características da tecnologia

A escultura em orifícios cortados tem uma história rica. Na Rússia, seu surgimento está mais associado à difusão da Ortodoxia. Em igrejas, padrões de aberturas adornavam iconóstases e altares, molduras de ícones, caixas de ícones (parede e chão).

O auge do pensamento criativo foram os portões reais, executados na forma de uma ligadura bizantina, uma videira com frutas. A escultura a céu aberto apareceu, de acordo com historiadores e culturologistas, em Bizâncio.

Na vida cotidiana, o entalhe atingiu um grande desenvolvimento na era de Pedro... Deve-se notar que o próprio soberano era um bom entalhador, ele também sabia virar. Este é o meu hobby ele trouxe da Europa: ali o czar conseguiu ferramentas de carpintaria e, já na Rússia, ordenou aos artesãos locais que fizessem um torno para fazer parafusos e peças perfuradas. Decoração de navio com fenda, móveis com padrões de orifícios foram habilmente obtidos nas mãos de Peter.

Curiosamente, e Catarina a Grande Também era fascinado por talha aberta, era com prazer que me dedicava a isso, para não dizer que era assunto de mulher. Embora se possa argumentar com tal afirmação: no Instituto de Donzelas Nobres de São Petersburgo, havia cursos de escultura artística... Acreditava-se que as meninas engajadas neste ofício crescem esteticamente, aprimoram seu gosto artístico.

Basicamente, o fio perfurado cortado foi utilizado para a decoração interior da habitação.Ela também adornou os frontões das casas, venezianas e caixilhos das janelas, entradas.

Feito com a ajuda de entalhes e móveis, e pratos, além de prateleiras, cabides, rodas de fiar, irmãos. Na Rússia Soviética, as crianças também se engajaram nisso: em vários círculos de casas de pioneiros, as crianças aprenderam o antigo ofício, e isso era uma honra.

Hoje, o entalhe aberto não perde seu significado - torna-se a mesma decoração de móveis, interiores, fachadas de casas... O cliente ainda prefere decorar sua vida com materiais naturais e design tradicional.

Onde é usado?

Em primeiro lugar, eles são grandes e pequenos elementos interiores. Por exemplo, divisórias de madeira abertas não perdem sua popularidade (e, talvez, estejam até ganhando cada vez mais popularidade). Um elemento de zoneamento chique na cozinha / sala de estar pode ter a forma de uma divisória com lindos padrões de fendas.

Para decorar móveis a escultura ainda é usada ativamente, e se nem todos na casa podem imaginar tal projeto, então para uma residência de verão você quer algo bonito, sutil, que cause sentimentos nostálgicos. A escultura em madeira permite que você faça belas louças e talheres com orifícios. E trabalhando com compensado simples, você pode fazer prateleiras ou cabides interessantes.

Se o produto for capaz de se integrar a um interior já criado, para se tornar sua parte harmoniosa, então a talha perfurada será excelente maneira de decoração de casa... E já que as tendências de interiores dos últimos anos cantam um hino aos materiais naturais e simples, tons e texturas naturais, tradicionalismo na escolha de um estilo de decoração, pode definitivamente apostar nas técnicas de openwork.

Comparação com outros tópicos

A escultura a céu aberto é uma forma artística de processar madeira, na qual o fundo é completamente removido.... A imagem acaba, como dizem os próprios mestres, “sem fundo”. É por isso que o produto sai leve e arejado, por isso adquire um charme especial. Às vezes, o thread openwork é chamado.

Em que difere a tecnologia ponta a ponta da plana: esta última tem um fundo, uma superfície plana.

O padrão, portanto, forma várias formas e tamanhos de recessos e recessos. Existem vários tipos de fios - geométricos, contornos e básicos.

Além disso, o padrão é removido para o fundo na linha de relevo plano, enquanto na linha de relevo plano ele se projeta acima do fundo. Vale a pena mencionar para comparação também a talha volumétrica, que permite criar composições tridimensionais de madeira. Isso é escultura escultural, um tipo especial de arte. Não implica cortes e ausência de fundo.

Visão geral do padrão

A renda de madeira é formada de duas maneiras: serrada e cortada. Cada um é interessante à sua maneira.

Serrar

Para criá-los são utilizadas ferramentas de carpintaria e marcenaria, sendo necessária também uma ferramenta de corte para o acabamento. O fio de serra é baseado em um ornamento plano. Por exemplo, os padrões das tiras de serra, que estão localizados nas fachadas das casas, parecem incrivelmente bonitos.

E contra o fundo da parede, padrões florísticos ou geométricos de cachos e linhas parecem luxuosos.

Na escultura em serragem, os artesãos gostam muito de se referir a imagens de pássaros e animais. As silhuetas das mulheres também são temas populares, a base para padrões futuros. O elemento mais solicitado é o caracol em forma de S com pontas enroladas.

Com fenda

Normalmente, esses padrões usam ornamento plano. Os elementos da linha sem fundo são forçados a tocar uns nos outros e na moldura. Se os elementos do padrão forem diferentes em altura, esse fio é chamado de obra aberta. Na técnica de entalhe, as áreas remotas do fundo não são as mais significativas em tamanho, mas têm um formato bonito. Eles formam aquele padrão atraente que tanto distingue a escultura em orifícios.

A principal diferença entre os padrões com fenda e os padrões de corte serrado é a maneira de retirar as peças que caem. Assim, na técnica de entalhe a tela é feita com cortador, na técnica de serragem - com serra circular. O tema dos padrões é semelhante: há muitos elementos vegetais, há a imagem de uma pessoa e de um animal.E, claro, padrões geométricos também são necessários.

Quais ferramentas são necessárias?

Vale a pena começar, no entanto, com uma descrição do material. A árvore deve ser de boa qualidade, principalmente bem seca. O material é retirado apenas homogêneo, de preferência - de uma seção da árvore, nós e listras de textura áspera também não devem ser.

O conjunto básico de ferramentas inclui:

  • facas e cinzéis;
  • agulhas;
  • Serras para metal;
  • lixa com granulometria diferente;
  • vice;
  • broca com variações de broca;
  • barras;
  • quebra-cabeça.

Facas deve ser feito de aço de alta qualidade. Estes podem não ser os modelos nacionais mais caros, não são muito inferiores aos importados. Em vez de cinzéis para esculpir, afiado chaves de fenda ou até mesmo um arquivo. Formão plano tem um cabo longo, no final do qual há uma aresta de corte plana. É conveniente usar essa ferramenta para o processamento primário de madeira.

Um cinzel semicircular é a ferramenta mais importante na escultura, suas variações diferem no grau de arredondamento.

Vale ressaltar que toda a caixa de ferramentas do entalhador é dividida em 2 tipos: manual e elétrica. As ferramentas manuais são relativamente baratas e fáceis de operar. Mas o trabalho manual não tem a maior produtividade. Ferramentas elétricas ajudam a agilizar e ao mesmo tempo simplificar o processamento da madeira. São mais caros, mas a qualidade do trabalho com o seu uso aumenta.

Algumas palavras sobre ferramentas de escultura modernas. Eixo flexível, por exemplo, torna possível obter um produto esculpido de quase qualquer complexidade. E não é tão caro, muitas vezes os iniciantes adquirem esta ferramenta para si próprios. Ou pegue gravador a laser - este já é um verdadeiro equipamento multifuncional, que possui um estoque de bicos e diferentes modos de processamento.

Tecnologia de execução

A escultura a céu aberto começa com um esboço do futuro produto.

Normalmente, os primeiros esboços são feitos em pequena escala, após a aprovação do projeto é necessário fazer um esboço no papel na escala 1: 1 com detalhamento detalhado.

E para traduzir um ornamento (ou uma composição de trama ornamental) de papel para madeira, você precisará de modelos, papel carbono, lápis e papel vegetal.

Vamos considerar um algoritmo para fazer um produto usando a técnica de escultura aberta.

  1. O material preparado (madeira) deverá ser serrado, aplainado e aparado. Isso é feito manualmente ou em uma usina de energia. Além disso, geralmente todas as peças de trabalho são calibradas em uma máquina de espessamento (para manter a espessura exata).
  2. O material precisa ser cortado e limpo, ajustado de acordo com uma forma pré-preparada e depois colado em segmentos. Um ornamento pode ser aplicado ao formulário acabado.
  3. Antes de cortar a parte do fundo, você deve preparar a forma. Ou seja, com uma broca com o diâmetro necessário, a broca deve fazer furos preparatórios de acordo com a foto já aplicada.
  4. Em seguida, vem a etapa mais interessante da escultura - a execução do processamento artístico dos elementos ranhurados. É sempre trabalho com facas, cinzéis e outras ferramentas convenientes para o mestre. A etapa para cada entalhador continua à sua maneira: alguém recorta os detalhes por muito tempo, alongando o trabalho por vários dias. Alguém passa por esse estágio rapidamente. Depende tanto da experiência quanto se as ferramentas são familiares ao mestre.
  5. Depois que o entalhe artístico a céu aberto é concluído, o mestre limpa bem o trabalho. Se necessário, ele tritura e cola o produto.
  6. Na fase final, o produto acabado é bem inspecionado para não deixar escapar defeitos e rugosidade. A madeira agora pode ser polida com um pedaço de madeira ou um pano grosso. O trabalho totalmente acabado é tratado com tinta à base de água ou álcool. Uma camada nem sempre será suficiente.

Resta apenas esperar até que o produto esteja completamente seco. - está pronto e pode ocupar o seu espaço no interior, na fachada ou em qualquer outro local.

Escultura a céu aberto - isso é experiência e inclinações artísticas e busca criativa, e a habilidade de ver a obra antes mesmo de estar pronta. Uma coisa é certa: o antigo ofício hoje encontra um novo significado e atende às necessidades de um cliente moderno.Mas a técnica e o material permanecem os mesmos. E essa união de tradição, qualidade e um novo visual dá origem a belas coisas com orifícios.

Como fazer uma caixa de madeira com talha recortada, veja o vídeo.

0? Modestbranding = 1 & iv_load_policy = 3 & rel = 0 "class =" lazyload ">
sem comentários

Moda

a beleza

casa