Psicologia da cor

Cor verde em psicologia: o que significa e simboliza?

Cor verde em psicologia: o que significa e simboliza?
Contente
  1. O que isso significa?
  2. O que isso simboliza?
  3. Características de percepção
  4. Que tipo de pessoa eles gostam?
  5. Característica negativa

Uma pessoa tem uma habilidade única de reconhecer muitas cores ao seu redor. Ao contrário da maioria dos animais, a natureza nos dotou de visão colorida, com a qual podemos capturar todos os tipos de sombras. Mas as cores ao nosso redor não nos dão apenas prazer estético e fornecem informações visuais. Está provado que diferentes tonalidades podem ter um certo efeito no estado físico e psicológico de uma pessoa. Este artigo enfocará a cor verde e seu significado na psicologia humana.

O que isso significa?

Os tons de verde são naturais. A maioria das plantas ao nosso redor são verdes. Essa cor dá às árvores, flores e grama um pigmento chamado clorofila. E esta não é sua única propriedade. A principal ação do pigmento clorofila é permitir que as plantas se enriqueçam em nutrientes quando expostas à luz solar ou à radiação ultravioleta artificial.

Essa cor é uma mistura de azul e amarelo. Dependendo de sua concentração, você pode obter diferentes variações de cores verdes. Em primeiro lugar, a cor está associada à vegetação, frescura, desenvolvimento... Os tons verdes respiram com vitalidade natural, juventude. Ao mesmo tempo, variações calmas de verde podem causar paz e tranquilidade.

Na mente da maioria, os verdes estão associados à natureza e à harmonia.... Portanto, as cores desta gama evocam principalmente emoções positivas e não irritam.

A cor tem muitos tons, desde muito claro até escuro. As variações verdes mais populares:

  • turquesa;
  • lima leve;
  • Oliva;
  • água-marinha.

A interpretação da cor e as associações com ela dependem em grande parte da tonalidade específica e de sua intensidade. Variações de cores mais saturadas e vibrantes podem causar excitação, estimular a atividade mental. Tons claros e calmos, ao contrário, inibem o sistema nervoso e agem de forma pacificadora.

Considere o significado dos diferentes tons de cor.

  • Verde escuro significa passividade, imobilidade. Está associado a prazeres físicos, um estilo de vida moderado e relaxamento. A cor se ajusta à imersão em si mesmo, rastreando as emoções e as sensações corporais, evoca a reflexão.
  • O azul esverdeado, ou água-marinha, é mais fresco e vibrante. Também é chamado de turquesa devido à sua semelhança com o turquesa, um material natural com uma cor semelhante. A sombra é considerada fria e está associada a vento fresco, mar frio, céu. A turquesa tem um efeito revigorante, ajuda bem no tratamento da depressão. Graças a associações agradáveis, ajuda a entrar em sintonia com a atividade, carregada de energia vital.
  • Verde-amarelo é o tom mais claro da gama. Denota o desejo de mudança, a rejeição de estereótipos, liberdade de pensamento e ação. É uma conotação de energia, criatividade e autoexpressão. E também amarelo-verde significa abertura, vontade de comunicar, uma boa atitude para com as pessoas ao redor. A cor muito clara desta gama significa máxima satisfação e tranquilidade. É bom meditar nessa sombra, pois ela põe em ordem os pensamentos e os sentimentos.
  • Olive, ou verde acastanhado, está associado à exaustão emocional. Significa a necessidade de economizar energia vital. Para pessoas com sistema nervoso excessivamente excitável, essa tonalidade pode ter um efeito positivo, pois literalmente "absorve" o excesso de emoções, tensão e negatividade.

Mas para aqueles que são propensos à apatia, a azeitona pode tirar uma energia já escassa.

O que isso simboliza?

Acredita-se que a maioria dos tons da escala verde simboliza alegria, energia, desenvolvimento, o início de algo novo.

Nossos ancestrais consideravam essa cor um símbolo de agricultura, fertilidade e colheita. Muitas divindades pagãs, bem como deuses antigos, foram retratados nesta mesma cor, uma vez que se esperava que ajudassem na continuação da vida próspera das pessoas.

Na Ortodoxia, a gama verde também não foi poupada. Freqüentemente, as vestes da Mãe de Deus são pintadas em ícones em vários tons de verde. Nesse caso, a cor é interpretada como símbolo de sabedoria, pureza, maternidade misericordiosa, amor e compaixão pela humanidade. Na mesma religião, ele é apresentado como um símbolo da vida eterna. O costume de colocar árvores de natal nas casas está ligado ao fato de a árvore não mudar de cor por muito tempo.

Este apego ao símbolo da eternidade na Ortodoxia moderna deu origem a um triste costume. No funeral, depois do caixão, costuma-se espalhar ramos de pinheiro como sinal de que a alma é imortal.

No Islã, a vegetação é identificada com as cabines celestes, e a cor simboliza a tranquilidade eterna da alma e sua permanência em harmonia no céu.

A maioria dos movimentos ambientais escolhe o verde para seu logotipo porque é a cor natural de toda a vegetação viva do planeta. O maior partido que trabalha nesta área é o mundialmente famoso Partido Verde, ou Greenpeace.

Apesar do simbolismo principalmente positivo da cor, as pessoas têm associações zombeteiras e até um tanto negativas com ela. Por exemplo, a palavra "verde" é usada para descrever uma pessoa que é muito jovem, que não sabe nada sobre seu negócio.

A frase "saudade verde" também traz uma mensagem negativa. É utilizado nos casos em que ocorre certa estagnação na vida, que não apresenta perspectivas de desenvolvimento positivo.

Acredita-se que esta expressão tenha nascido da associação com um pântano, onde as águas estagnadas prevalecem e predominam os tons escuros e sujos de verde.

Características de percepção

Como mencionado acima, cada sombra percebida por uma pessoa afeta sua psique. Em geral, o verde é a cor do relaxamento e da tranquilidade. Seus tons sutis são usados ​​em cromoterapia para aliviar o estresse, tensão nervosa, exaustão emocional e ansiedade. Variações vibrantes de verde podem energizar, estimular o desempenho, melhorar o humor e a vitalidade.

  • A cor melhora o sono... Se a criança não adormece bem ou não dorme bem, vale a pena dar luz verde no seu quarto. E também a cor melhora o processo de adormecer em adultos. Basta pendurar cortinas verdes claras no quarto ou pintar as paredes num tom calmo desta gama.
  • A gama verde tem um efeito positivo no sistema nervoso. A cor se ajusta ao pensamento positivo, ajuda a superar fobias e ansiedade. Freqüentemente, é nessa tonalidade que as paredes dos consultórios de psicólogos e psicoterapeutas infantis e adultos são pintadas. E também tons de verde são freqüentemente usados ​​no projeto de corredores e câmaras de instituições médicas.
  • Para homens e mulheres que são propensos a temperamento forte e instabilidade emocional, a contemplação dos tons de verde também é muito benéfica. A meditação nesta cor acalma o sistema nervoso, alivia a superexcitação. Ao se cercar de tons verdes, as pessoas de temperamento explosivo começam a controlar melhor suas emoções e seu comportamento.
  • No interior, decorado com cores verdes, a pessoa inconscientemente relaxa, sente conforto e segurança. Mesmo alguns objetos ou detalhes em tons de verde podem trazer ordem e uma sensação de conforto à atmosfera geral da sala.
  • Na cromoterapia, essa faixa é usada com sucesso para aliviar dores de vários tipos e localizações. Os tons verdes têm um efeito regulador sobre o funcionamento do coração, ajudam a estabilizar a pressão na hipertensão. Eles estimulam as defesas do corpo, ajudando-o a combater resfriados e vírus.
  • A contemplação do verde tem um efeito curativo nos órgãos da visão. Ao trabalhar em um computador por um longo tempo ou cansaço visual, os médicos recomendam olhar para um objeto verde por vários minutos. E no verão é melhor ir até a janela e olhar um pouco a vegetação natural.

Que tipo de pessoa eles gostam?

A gama de verdes é muito atraente, então você pode conhecer algumas pessoas que gostam muito dessa cor. Coletando dados sobre traços de personalidade, os psicólogos identificam alguns traços de caráter que costumam ser inerentes aos amantes dos tons de verde.

  • Aqueles que preferem esta faixa são bastante razoáveis ​​e equilibrados. Eles se esforçam para ser objetivos, então é fácil fazer negócios com eles e apenas se comunicar.
  • O amor por tons brilhantes de cores fala de grande força de vontade e determinação. Essa pessoa não é propensa a sonhar acordado excessivamente, ela está claramente ciente de suas capacidades e determina seus planos e tarefas com base neles.
  • Aqueles que são atraídos por tons de verde são grandes conversadores. Eles podem facilmente se tornar o líder de uma empresa ou equipe. Freqüentemente, eles têm um círculo social bastante amplo e facilmente fazem novos conhecidos e estabelecem contatos. Os próprios outros são atraídos por eles, assim como são atraídos pela abertura, criatividade e bondade sincera.
  • Outra qualidade positiva de quem ama a gama verde é a sua honestidade. Não aceitam intrigas e alcançam seus objetivos com trabalho árduo e meticuloso.
  • Pessoas que preferem tons de verde são muito misericordiosas. Eles estão prontos para apoiar seus entes queridos e conhecidos em situações difíceis. Reagindo negativamente à crueldade e injustiça, eles tentam fazer tudo ao seu alcance para corrigir ou prevenir o mal.

Os amantes verdes são frequentemente membros de organizações de caridade, doando ativamente fundos para várias necessidades sociais.

Infelizmente, essa qualidade é freqüentemente usada por pessoas sem escrúpulos, jogando com o desejo sincero de ajudar em apuros. Portanto, em um esforço para fornecer suporte a outras pessoas, os amantes verdes podem facilmente se tornar vítimas de vigaristas e golpistas.

  • Quem prefere tons verdes é muito curioso. Eles gostam de viajar, desenvolver, aprender e dominar novas habilidades e profissões. Eles se esforçam para superar suas deficiências e melhorar constantemente.
  • Pelas suas qualidades positivas, a saber: gentileza, receptividade, misericórdia e tranquilidade - os amantes dos tons verdes tornam-se bons pais e mentores. As profissões relacionadas com a comunicação são adequadas para eles - professor, médico, assistente social, consultor. Freqüentemente, eles se realizam no campo da arte. Pelo menos, na maioria das vezes, cada um deles tem pelo menos um ou até vários hobbies relacionados à criatividade e à criatividade.
  • Se uma pessoa prefere uma cor verde brilhante e rica nas roupas, isso indica que ela possui uma grande quantidade de energia vital. Essas pessoas são muito ativas e praticamente não conseguem ficar paradas. Eles também são capazes de influenciar positivamente aqueles ao seu redor, dando-lhes apoio e cobrando-os com suas coisas positivas.
  • Os homens que preferem as cores verdes são muito equilibrados e atenciosos. Eles se tornam maridos maravilhosos e compreensivos que protegem suas famílias.

Característica negativa

Apesar de muitas propriedades positivas, algumas variações desta cor têm e lados negativos.

  • O excesso cercado por tons muito brilhantes, como o aqua, pode causar superexcitação do sistema nervoso. Pessoas com tendência a colapsos nervosos, ansiedade e mudanças emocionais podem reagir de maneira especialmente clara a isso. Cores brilhantes exalam energia, mas seu excesso pode causar irritação mental negativa. Nesse caso, a pessoa pode ter acessos de impulsividade, irritabilidade, nervosismo.
  • Como mencionado acima, tons calmos de verde são usados ​​com sucesso na terapia relaxante. No entanto, essa propriedade da cor também contém um efeito não totalmente positivo. Aqueles que apresentam exaustão neuroemocional severa e apatia não devem se cercar de tal escala. Os tons de verde claro e claro, neste caso, levarão a uma perda ainda maior de força e energia.

Às vezes, pessoas com transtornos semelhantes, cercando-se de um espaço verde, tornam-se ainda mais isoladas, afastam-se da comunicação com os entes queridos, tornam-se passivas, indecisas e retraídas.

1 comentário
Natália 07.02.2021 20:40

Obrigado pela informação.

Moda

a beleza

casa