Psicologia da cor

Cor branca em psicologia: o que significa e simboliza?

Cor branca em psicologia: o que significa e simboliza?
Contente
  1. Característica
  2. O que isso simboliza?
  3. Características de percepção
  4. Que tipo de pessoa eles gostam?

Cada um de nós percebe o branco à sua maneira. À primeira vista, pode parecer que evoca apenas emoções positivas em todos. É realmente? Esta pergunta não pode ser respondida de forma inequívoca, simplesmente porque é neutra e o oposto de preto. E isso levanta muitas questões que não são fáceis de responder.

Característica

A maioria das pessoas associa o branco com neve e inverno. Ele tem seu próprio significado definido em psicologia, uma vez que é percebido por nossa consciência como algo frio e não expressa nada.

Uma pintura com tintas absolutamente brancas parecerá ridícula e ridícula. Será apenas uma tela em branco na qual qualquer pessoa poderá desenhar uma imagem. E assim transmitir certas informações a todos. Caso contrário, o esquema de cores sem rosto permanecerá sem rosto, porque a cor branca é inicialmente a base para uma pessoa ser capaz de expressar seus sentimentos e pensamentos sobre ela.

Para uma personalidade individual, ele carrega emoções positivas e negativas. E é por isso. Por outro lado, a cor da pureza pode acalmar nossa psique. Por outro lado, devido à sua supersaturação, pode-se facilmente cair em um estado depressivo. Não é à toa que os exploradores polares costumam se sentir deprimidos devido à longa permanência na área coberta de neve.

Onde há permafrost ao redor, a brancura começa a ofuscar dolorosamente e, como resultado, nosso cérebro sofre estresse por falta de informação. A partir deste momento, começa uma falha de consciência e o desânimo se instala. E apenas uma personalidade forte pode lutar contra isso.

E então os benefícios da civilização podem ajudar as pessoas: comunicações, Internet e televisão.Graças a eles, os habitantes do Norte, onde se encontra a cobertura branca como a neve durante todo o ano, têm a oportunidade de receber informações de várias direcções. Por exemplo, fotos que retratam a natureza e espaços verdes, bem como pássaros e flores, que diferem em uma variedade de cores e cores.

Com a ajuda da visão, a pessoa deve aceitar as emoções positivas e, então, sua consciência estará em equilíbrio com o meio ambiente.

E o branco, como o preto, é a cor do vazio. Quando esse vazio chega, então começa o declínio do espírito.

Normalmente, as cores brancas como a neve têm características semelhantes às nuvens no céu. Muitas pessoas às vezes queriam pular pelo menos uma vez neste algodão efêmero, mas, infelizmente, isso é impossível, desde que cada mortal tenha uma concha física. E é por isso que a humanidade começou a comparar as sombras da luz com a vida no céu.

Não é à toa que a cor branca é considerada pura e impecável. Normalmente, os anjos e outros seres celestiais são representados neste esquema de cores. Se imaginarmos um fantasma, ele sempre se parecerá com uma pequena nuvem branca como a neve.

Não é por acaso que o branco é usado em grandes quantidades nas cerimônias de casamento. Portanto, a noiva e o noivo querem mostrar a pureza de seus pensamentos. Mulheres e meninas usam roupas brancas para chamar a atenção. O sexo frágil quer mostrar aos outros que pertencem a esse tipo de mulher, que se distingue pela óbvia integridade de comportamento.

Do exposto, podemos concluir que a característica da cor branca apresenta um valor duplo para a tonalidade. Por um lado, representa a pureza e o início de algo, por outro lado, o vazio.

O que isso simboliza?

Para alguns povos, o branco simboliza a morte. Quando o luto ocorre em uma família, as mulheres não colocam lenços pretos, mas brancos na cabeça. Os homens vestem túnicas brancas. Branco é a cor da mortalha. Portanto, assim como a cor da noite, está associada à morte. Não é apenas que, para um grande número de pessoas, as sombras de neve causam desânimo, pois estão associadas ao sepultamento e à sepultura.

Vamos descobrir por que exatamente a cor branca evoca emoções tão incomuns. Na cultura de certos povos, acredita-se que se o morto estiver vestido de preto e rodeado da mesma cor, no outro mundo ele não poderá ver nada. E as cores claras do funeral vão mostrar ao falecido o caminho para o outro mundo.

Mas nem sempre é o caso e nem para todos. Entre outras coisas, uma cor completamente branca para artistas significa vazio completo ou falta de cor. Mas, ao contrário do preto, outras cores aparecem bem nele, que não são distorcidas. Portanto, se você aplicar o vermelho sobre o preto, obterá um esquema de cores marrom e, em um tom claro, o vermelho sempre permanece vermelho. O mesmo acontecerá com outras cores.

O branco combina habilmente um espectro de cores e denota divindade e inocência. Onde os artistas querem retratar a pureza de algo, eles usam tintas brancas.

Portanto, as sombras sem liga simbolizam a própria pureza e a capacidade de começar do zero. Não é à toa que o simbolismo do branco desde os tempos do universo significa união e trégua. Quando o oponente se rende, ele hastea uma bandeira branca. E isso significa que ele está pronto para negociações, ou seja, para um recomeço das relações. No futuro, certamente virá uma trégua e novos tempos chegarão para ambos os lados.

As estrelas em um céu escuro quase sempre têm um tom mais claro de prata. Eles atraem os olhos de todos com seu frescor, então as pessoas associam o esquema de cores claras com seus sonhos e esperanças. Ou seja, ao tocar com tintas brancas, eles podem receber ajuda de cima.

Nesse sentido, os animais de coloração esbranquiçada são considerados sagrados em muitos países. Na Índia, a vaca é considerada um animal incomum.E ela é retratada em branco da mesma forma que o elefante branco asiático, e os cavalos brancos gregos (isso é inerente ao povo da Alemanha), e o tigre branco chinês e o touro branco egípcio.

Certas intenções de pessoas significam uma pomba branca. Ele é um símbolo de paz e boa vontade. Não é à toa que nos casamentos os jovens soltam para o céu pombas brancas como a neve.

Uma tradição boa e bela simboliza o início de algo novo e maravilhoso em suas vidas.

Mas há uma contradição nesse costume quando se trata de presságios. Outros consideram a pomba branca um prenúncio da morte. Em filmes com final trágico, o diretor costuma inserir o seguinte episódio: o sol brilha por uma janela aberta e uma pomba branca senta no parapeito da janela e começa a arrulhar.

Uma foto maravilhosa e maravilhosa! Mas as pessoas que assistem a esse espetáculo começam a se agitar e expressar sua ansiedade inimaginável. Eles literalmente entram em pânico. E tudo isso porque a pomba branca na janela simboliza a morte prematura de alguém. Este episódio é especialmente apropriado quando há uma pessoa doente na sala onde a pomba voou. Portanto, um esquema de cores claras pode simbolizar tanto as manifestações negativas de nossa vida com você quanto as positivas. Tudo neste mundo depende da percepção individual.

Características de percepção

Eles são diferentes. Alguém associa a cor branca com vácuo e falta de significado. Outros gostam de se cercar de sombras brancas como a neve para sentir limpeza e esterilidade individuais.

A sujeira é sempre visível no branco. Portanto, esse esquema de cores é totalmente impraticável na vida cotidiana. É por esta razão que muitos não levam a sério sua base branca como a neve. A pessoa inicialmente imagina quanto terá que trabalhar para "manter" uma coisa branca com qualidade: roupa, calçado, transporte e o interior da casa.

Portanto, a coloração esbranquiçada repele muitos no estágio inicial. Há muito se sabe que qualquer cor evoca várias associações. Muitas pessoas não gostam da tonalidade branca como a neve, pois denota a cor do luto.

Cada indivíduo tem seus próprios fundamentos psicológicos, graças aos quais pode perceber ou não perceber o que o cerca. Algumas pessoas odeiam a neve. Principalmente quando a capa branca dura muitos meses. Em lugares onde isso ocorre com frequência, as pessoas, na maioria dos casos, ficam deprimidas.

Isso sugere que tintas monocromáticas e sem graça causam fadiga em todos nós. O olho "não tem nada a ver" e envia outras informações mais confortáveis ​​à consciência. A partir disso, nossa psique começa gradualmente a se rebelar e, em seguida, "adormece". E nos tornamos indiferentes aos eventos que acontecem.

Para evitar que isso aconteça, é necessário no dia a dia se cercar de uma variedade de cores. Não é à toa que até nos hospitais modernos se tenta usar uma decoração que se distingue por muitas pinturas e pinturas.

E isso prejudica o atendimento à instituição médica e a recuperação de qualidade dos enfermos. Ninguém quer ficar na fila entre paredes absolutamente brancas e as mesmas cortinas nas janelas. Qualquer pessoa tentará sair rapidamente de uma sala assim, independentemente de sua condição.

Por outro lado, a cor da "luz" faz as pessoas se sentirem felizes. Graças a isso, a euforia se instala. Quem está há muito tempo fora da luz, entre as paredes que têm uma sombra escura, tenta escapar para engolir a liberdade.

É a cor branca que muitas pessoas entrelaçam com a cor da liberdade, e elas a percebem muito positivamente.

Acontece que por causa do plantio do branco, uma pessoa pode ficar cega no sentido pleno da palavra. E ao mesmo tempo, devido à sua ausência constante, também pode ficar cego. Isso sugere que todos precisam de um meio-termo. E deve haver sempre uma certa lacuna entre o branco e o preto, que é preenchida com outras tonalidades, mais brilhantes e mais saturadas.Então o equilíbrio se instala e, como resultado, o estado psicológico do indivíduo ficará em completo repouso por um longo tempo.

Que tipo de pessoa eles gostam?

Tudo depende do caráter da pessoa. Para alguns, o branco é sua cor favorita. E é por isso. Alguns indivíduos consideram-se pertencentes a um determinado círculo. São arejados e exigentes com o meio ambiente - é a chamada boemia.

Os amantes de uma vida maravilhosa vestem roupas brancas e vivem sob os raios quentes do sol em algum lugar da villa, e seu ambiente: móveis, roupas de cama, pisos, tetos, cortinas têm a sombra adequada.

Isso ocorre porque tal pessoa não se preocupa com a necessidade de manter seu dia a dia totalmente limpo, pelo fato de não haver sujeira no local e, em vez dela, haver areia branca na praia.

Normalmente, esses asseclas do destino têm um servo, que cuida da integridade de seu ambiente. Portanto, essas pessoas não estão interessadas em quanto tempo gastarão limpando as instalações e seus vestidos.

Além disso, essas pessoas se certificam de que as pessoas ao seu redor pensem nelas como criaturas totalmente sobrenaturais, que não são inerentes à fragilidade da vida cotidiana. E isso, devo dizer, não é dado a todos.

Nem toda pessoa será capaz de levar um estilo de vida parasita por muito tempo. As pessoas mais ativas começarão a desenvolver atividades vigorosas ao seu redor e certamente se sujarão. E tendo recebido experiências negativas, irão corrigir sua situação e deixar sombras mais “mundanas” em suas vidas, o que lhes permitirá esconder algumas manchas tanto em sua reputação quanto em suas roupas.

Outros, que não conseguem usar o “ambiente branco” no dia a dia, mas querem muito, procuram se aproximar um pouco mais desse estilo de vida. Saindo de férias em habitats quentes, eles usam um guarda-roupa, onde todas as coisas têm tons brancos como a neve. Então, eles estão pelo menos com roupas, mas procuram expressar sua percepção e amor pelo branco.

Assim, a contemplação do branco pode ser dividida em:

  • é luz e não escuridão;
  • este é um estado de serenidade (não é à toa que os minutos do despertar são sempre representados em cores brancas);
  • isso é paz (quase todo mundo prefere usar roupas íntimas brancas como a neve);
  • é limpeza (também associada a estar na cama de uma pessoa);
  • ao mesmo tempo, é o vazio (quando não há nada na vizinhança que agrade à nossa percepção);
  • desapego de todo o mundo;
  • bem como castidade e virgindade;
  • é um símbolo de solidão.

Como se relacionar com essa cor é com você. Mas você não deve pensar muito e começar a filosofar.

O preto e o branco ficam em uma linha separada no esquema geral de cores, pois são os progenitores de vários tons.

sem comentários

Moda

a beleza

casa