Psicologia da cor

Psicologia das cores: significado e influência no caráter e na psique de uma pessoa

Psicologia das cores: significado e influência no caráter e na psique de uma pessoa
Contente
  1. Breve descrição da paleta principal
  2. Como determinar o personagem por suas cores favoritas?
  3. Como os diferentes tons afetam a psique?
  4. A opinião dos psicólogos

Uma pessoa vive em cores: vida selvagem e arredores artificiais - tudo tem seus próprios tons. Conscientemente ou não, as pessoas têm preferência por determinadas cores. Esta escolha pode ser temporária ou permanente, pode ser determinada pela experiência pessoal ou pela experiência de gerações. Existe uma relação inversa entre o estado interno de uma pessoa e sua cor preferida. Este artigo vai falar sobre esse fato, comprovado pela ciência e pela experiência da humanidade.

Breve descrição da paleta principal

Antes de falar sobre a influência mútua de caráter e cor, vale a pena determinar seu significado. A psicologia estuda o significado e a semântica das cores. Abaixo está uma tabela com uma lista das principais tonalidades e seus significados.

Branco

Simboliza a luz. O branco existe na fusão de todas as cores do espectro, por isso pode significar o início de tudo. Pureza espiritual. Frieza, desapego. Em muitos rituais, o fim da vida.

cinza

Mediador entre branco e preto, luz e escuridão. Velhice, pobreza. Estática, imobilidade, imperceptibilidade (névoa cinza, "rato cinza"). Usado para disfarçar.

Preto

Negação de tudo, reivindicações de poder malignas e agressivas. Inconsciência, incerteza, finitude. Severidade ("trabalho árduo"). Também preto significa segredo, ocultação. Pode ser usado para mascarar conteúdo escuro ou sombrio.

Amarelo

Criatividade, o triunfo do amor abnegado pelo mundo e pelas pessoas, aceitação, consentimento. Sol amarelo, flores silvestres, sementes de plantas, gema de ovo, plumagem de alguns pássaros. Alegria.

Verde

A terra se reveste de grama verde, folhagem na primavera.A principal ação dessa cor é equilibrar os processos vitais. Ele se acalma, ajuda a ter uma visão sóbria da situação. Inativo, contemplativo.

vermelho

Simboliza sangue, laços familiares, fogo, sol ("sol vermelho"), vida. Fala sobre ação, impulsividade. Excita, encoraja e aquece. Desempenha uma função de sinalização. É amplamente utilizado no simbolismo das nações.

laranja

Também uma cor muito viva e alegre. Na natureza, ele se reflete no sol, quando sua energia é especialmente forte, nas frutas cítricas, nos vegetais, em muitos insetos e pássaros. Isso incentiva a criatividade. Aquece, dá força, alegria e energia.

Azul

O tom mais claro de azul, azul, indica frieza, serenidade e calma. Coincidindo com a cor do céu, torna-se sublime, espiritual. Propriedades psicofísicas: refresca e acalma, reduz as palpitações e reduz a tensão muscular.

Azul

Celestial e cor do mar. Significa lealdade e constância. Acalma e dá paz. Tons de azul excessivamente saturados podem ser uma reminiscência de uma tempestade no mar e, inversamente, causar ansiedade.

Roxa

Conecta vermelho e azul. No contexto da transição entre eles, tem um segredo e é místico. Um símbolo de poder e castidade, inteligência.

Roxa

Também uma mistura de azul e vermelho, mas mais próxima do vermelho. Cor apaixonada, cor upstart. Pode simbolizar superioridade, poder. Destaca-se nitidamente no espectro e chama a atenção.

cereja

Quando o marrom é misturado com o vermelho, então a sombra é aterrada, torna-se mais calma e sólida, perde sua impulsividade, mas ainda parece importante e significativa.

Lilás

Um tom mais suave e sonhador de roxo. Sublime e espiritual, mas em excesso leva ao isolamento.

Nesta tabela, foram considerados os significados e símbolos geralmente aceitos das cores e tons primários. Esse conhecimento o ajudará a chegar mais perto de compreender a psicologia das cores. Para aprofundar o assunto, você precisa saber quais são as qualidades de uma pessoa que prefere certas cores.

Como determinar o personagem por suas cores favoritas?

Para julgar o caráter de uma pessoa, é preciso levar em conta sua posição na vida, a situação em que está vivendo agora, a moda. Ou seja, você precisa saber mais alguma coisa sobre ele, além de seu vício por qualquer cor. Afinal, sua escolha pode muito bem ser ditada pelas exigências da moda, para enfatizar o significado simbólico da roupa ou a conformidade com um determinado estilo. Percebendo coisas com predominância de qual cor uma pessoa se cerca em um ambiente informal em diferentes situações, pode-se tirar uma conclusão sobre certas qualidades de seu caráter.

Vale a pena prestar atenção não só na cor das roupas, mas também na decoração, nos interiores, nos pratos, nos alimentos. Se a escolha não for ditada por um estado de espírito momentâneo, a pessoa se esforça constantemente para estar em um ambiente com um determinado esquema de cores. A cor de que você mais gosta é fácil de descobrir discretamente em uma conversa. Normalmente as pessoas não estão alertas ao falar sobre suas preferências.

Então, uma descrição das qualidades das pessoas que aderem a uma determinada paleta de cores.

  • Branco... Simboliza e carrega a imagem da luz. Portanto, quem prefere esta cor se esforça para purificação, para luz. Para ele, clareza e transparência em tudo é importante. Pode haver uma busca pela perfeição e perfeição (aqui vale lembrar os jalecos brancos dos médicos - esterilidade impecável). Outra qualidade que o branco enfatiza é a inocência. Como um sinal dela, bem como um sinal do início de uma nova vida (“começar a vida do zero”), foi usado um véu de noiva branco. Em certas quantidades e combinações, pode enfatizar a frieza e a falta de alma.
  • Preto... Muitas vezes a escolha de tons de preto é ditada por convenções sociais, então significa severidade, elegância.Quando essa escolha é por motivos psicológicos, pode ser causada por melancolia, vazio interior, transformando-se em rejeição do seu estado, da sua vida. O vício em preto fala de protesto, agressão. A atitude de tal pessoa é categórica, não pretendendo resolver o problema. Exemplos de amantes negros: niilistas, roqueiros, emo - essas pessoas se esforçam para ser diferentes, para renunciar aos fundamentos sociais.
  • vermelho... Uma pessoa que prefere o vermelho, decidido, impetuoso, autoconfiante. Por ser da cor do fogo, o vermelho aquece, mas também pode causar superexcitação. Portanto, seus fãs são agressivos em sua assertividade. Eles costumam agir precipitadamente, mas por sua perspectiva são otimistas desesperados. Eles são líderes natos. As mulheres usam essa cor para enfatizar sua sexualidade e atratividade. O tom de vermelho bordô torna uma pessoa autoconfiante calmamente ativa e contida com orgulho, privando-a de excessiva impulsividade e rebuliço. Mas sua manifestação extrema pode ser expressa em arrogância e arrogância. A combinação do vermelho e do amarelo - laranja, combina suas qualidades. É uma cor que dá alegria. Pessoas que o amam são enérgicas e alegres. Criativos e imaginativos, eles estão sempre cheios de novas ideias. Eles são amigáveis, equilibrados e não conflitantes. Eles visam o sucesso e sabem como atingir seu objetivo. Incentivo e entusiasmo também são suas marcas.
  • Amarelo... Pessoas dessa cor são alegres e amigáveis. Sua necessidade de aquecer é semelhante ao próprio sol. Os otimistas percebem apenas coisas positivas em tudo. São pessoas criativas que constantemente têm novas ideias. É natural que expressem seus sentimentos abertamente. Anfitrião e apoiador, bons amigos.
  • Azul... Uma pessoa que adora o azul costuma ser calma e atenciosa, como um mar calmo, mas às vezes, quando prefere tons mais escuros e mais profundos, pode ser fria e desapaixonada. Estas são pessoas confiáveis ​​e leais, você pode confiar seus segredos com segurança. Seu caráter é claramente marcado por autocontrole e autodisciplina. Aqueles que amam o azul são pessoas impressionáveis, leais, atenciosas e reflexivas. Eles preferem paz. Eles são propensos ao desânimo. Turquesa é apreciada por pessoas contidas e autoconfiantes. Eles são independentes, mas amam a atenção dos outros e a comunicação. Eles têm a capacidade de pensar fora da caixa, graças ao qual sempre surgem com algo novo, infelizmente, sem colocá-lo em prática.
  • Roxa... Pessoas que têm o roxo como cor favorita geralmente se sentem um pouco diferentes. Eles preferem viver de acordo com suas próprias regras. Eles estão interessados ​​em misticismo, romance. Sentindo-se fracamente e lutando pelo crescimento espiritual. Possuidores de alta inteligência. A localização limítrofe do violeta entre o vermelho e o azul dá origem a constantes contradições e dúvidas internas neles. As qualidades que os caracterizam são modéstia, isolamento, suscetibilidade à influência de outras pessoas. A tonalidade roxa reflete superioridade, narcisismo, o desejo de poder e poder. Essas pessoas adoram estar no centro das atenções. Sua impulsividade e veracidade ajudam a resolver problemas rapidamente. Lilás é um tom mais sutil de roxo. Essas pessoas são caracterizadas pela sensibilidade, amor pela arte. Na comunicação, eles ocupam uma posição intermediária, evite a conversa direta. Emocionalmente, eles precisam se equilibrar entre otimismo e depressão. Eles adoram se entregar à nostalgia. Em termos de apoio em momentos difíceis, você sempre pode contar com a ajuda desinteressada deles.
  • Na paleta verde a impetuosidade e a alegria do amarelo são equilibradas pela frieza do azul. Significado verde: calmo, pare, pause, estático. Pessoas que preferem o verde são equilibradas, estáveis ​​e confiáveis. Eles são generosos, sociáveis, amigáveis.Freqüentemente, eles se comprometem, não sendo capazes de defender seu ponto de vista, mas não são propensos ao desânimo.

Conhecendo um pouco sobre a pessoa que você está interessado e descobrindo suas preferências de cores, você pode conhecer melhor seu mundo interior, suas características psicológicas. Um quadro mais completo da personalidade pode ser feito conhecendo o efeito da cor na psique humana.

Como os diferentes tons afetam a psique?

Uma pessoa está constantemente exposta à cor - nas coisas e nas roupas, na natureza e nos alimentos, no trabalho e em casa, enquanto está acordada e até mesmo durante o sono. Devido à propriedade da psique humana de perceber objetos tanto consciente quanto inconscientemente, a cor é capaz de influenciar nosso bem-estar e humor, contornando a consciência... Usando esse conhecimento sobre a influência de diferentes matizes na psique, você pode evitar sua influência negativa ou, inversamente, usar suas propriedades benéficas.

Branco

O efeito dessa cor, que absorve todo o espectro, promove a limpeza mental e física. Dá uma sensação de limpeza, refresca. Pode causar sensações de frio. A cor branca simboliza bondade, pureza, sinceridade, justiça. Para cultivar essas qualidades em você e atrair outras pessoas ao seu redor, você deve usá-las no interior, nas roupas. Como perfeição, ele é capaz de instruir. Com excesso, ansiedade, irritação, ansiedade são possíveis.

Envolve as funções de limpeza do corpo. Melhora a visão.

Preto

Ele tem um efeito poderoso na psique humana. Suprime, sente-se como uma ameaça de peso ("nuvem negra") ("corvo negro"), mergulha na depressão. Causa malícia, agressão sombria... Como meio de adaptação social, desempenha a função de restrição e adequação (criando uma atmosfera oficial de negócios). Enfatiza a solidez e solidez. Pode transmitir uma sensação de segurança.

Tem a capacidade de devastar, que às vezes é usada para auto-sintonia a fim de penetrar no subconsciente. Freqüentemente, escolher o preto é uma manifestação de protesto, renúncia. Então, estar em sua aura pode ajudá-lo a compreender e a se encontrar. Depois disso, a transição para outras cores deve ser feita gradativamente.

vermelho

O efeito positivo do tinto é revigorante e revigorante. É útil para a melancolia e a perda de força, para superar a fraqueza e o desânimo. Aumenta a autoconfiança, melhora o humor. É apropriado usá-lo em situações em que você precisa defender sua opinião. Para atingir os efeitos listados, é melhor aplicá-lo de manhã, pois à noite pode causar superexcitação e sono insuficiente. A abundância de vermelho pode causar agressividade e irritabilidade. Em quantidades moderadas, aquece, melhora o metabolismo, aumenta a pressão arterial.

Estimula o apetite, por isso os tons de vermelho são adequados na cozinha e na sala de jantar.

laranja

A principal influência dessa cor é uma atitude positiva. A inclusão de motivos laranja na vida cotidiana estimula a atividade, o desejo de criar algo novo, permite que você sinta o sabor da vida. Orange ajuda a se concentrar na tarefa em mãos, para conduzir um diálogo com sucesso, acrescenta coragem e determinação.

Melhora a digestão. Estimula a atividade respiratória, normaliza os hormônios. O uso de laranja é altamente apropriado para o sucesso na carreira. Mas na esfera familiar, sua influência pode ser positiva, pois aumenta a atratividade, e sua energia cálida e brilhante pode se tornar um encanto familiar quando adicionada ao interior, roupas e coisas favoritas.

Amarelo

Essa cor dá alegria e carrega de otimismo. Promove a aceitação de seus arredores. Estimula a atividade mental, promove a formação de talentos. Tons mais próximos do amarelo-limão melhoram o humor e a alegria. Tons de amarelo e marrom podem lembrar o outono, trazer tristeza.Tem um efeito positivo no trabalho das articulações e da coluna e também melhora o estado da pele.

Essa cor traz calor ao interior, mas a exposição intensa e constante pode reduzir o autocontrole e contribuir para as mudanças de humor. Pode interromper o sono quando exposto à noite.

Azul

Melhora a concentração, aumenta o autocontrole. Esclarece e atualiza o pensamento. Permite ganhar autoconfiança, dá paz e serenidade. É útil usá-lo quando há necessidade de disciplina, prudência e análise sóbria. Tons escuros e sombrios de azul evocam ansiedade e desânimo. Portanto, dados os tipos de personalidade, é melhor recomendá-los a pessoas inquietas e excitáveis, sendo indesejável o uso na roupa e no interior para pessoas com tendência à melancolia.

O azul reduz a pressão arterial, acalma o sistema nervoso, relaxa.

Azul

Combina azul e branco. Ajuda a relaxar, acalmar. É bom usá-lo quando precisar se concentrar, colocar seus pensamentos em ordem. Promove uma comunicação eficaz, expressão de pensamentos, estabiliza o estado emocional. Freqüentemente, os consultórios médicos e educacionais são decorados com essa cor. Aumenta a imunidade, tem um efeito benéfico no estado dos órgãos ENT. O excesso pode deixá-lo sonolento.

Turquesa

Relaxa bem fisicamente e mentalmente. Reduz as manifestações de agressividade, acalma a onda de emoções. Essas propriedades são especialmente aplicáveis ​​em cromoterapia e autotreinamento.

Verde

Aqueles que carecem de uma percepção positiva do mundo, de uma interação calma e harmoniosa com seu entorno e de um movimento confiante em direção ao objetivo devem se cercar da cor da grama e das árvores. Qualidades psicológicas inerentes à cor - sociabilidade, contato, confiança. Os tons quentes são calmantes, não relaxantes, mas mais produtivos. O excesso de tons escuros pode atuar de forma deprimente, o que é confirmado pela frase "melancolia verde".

A exposição ao verde pela manhã pode causar sonolência. Mas alivia bem as emoções negativas e promove um sono saudável e profundo. Portanto, antes de ir para a cama, é adequado seu uso, por exemplo, iluminação verde no quarto ou roupa de cama verde.

Notou-se a influência positiva do verde nos órgãos da visão, atividade cerebral e atenção. Também é capaz de normalizar o trabalho dos sistemas cardiovascular e respiratório, melhorar o apetite.

Roxa

Excita a imaginação, inspira a criatividade, os sonhos. Freqüentemente usado para meditação. Melhora a memória, atenção, estimula a atividade intelectual. Adequado para reflexão, o que facilita a resolução de problemas. Muito dessa cor no espaço leva a um autocontrole excessivo, esforço excessivo e depressão.

Normaliza a pressão arterial, reduz a frequência cardíaca, estabiliza o estado psicoemocional, melhora o adormecimento e as capacidades regenerativas do corpo. A cor roxa incomum e atraente é frequentemente usada no design de embalagens. Ela indica sofisticação, mistério, despertando assim o interesse do comprador.

Então, a cor afeta o humor, o bem-estar, a percepção do mundo. Regula os processos de pensamento, é capaz de afetar a condição física, o sono, a saúde.

Ao escolher os tons certos para roupas, interiores, alimentos e bebidas, você pode gerenciar com eficácia seu bem-estar e humor e melhorar sua qualidade de vida.

A opinião dos psicólogos

Max Luscher é o fundador do diagnóstico de cores. Antes dele, muitos pensadores e filósofos estudaram a influência das cores e deram uma interpretação de seus significados. Mas ele primeiro desenvolveu e usou com sucesso um teste de cores. Possui um total de 8 cores: 4 primárias (vermelho, azul, verde e amarelo) e 4 adicionais (cinza, marrom, roxo e preto).

Segundo Luscher, normalmente as cores primárias deveriam ocupar os 4 primeiros lugares da amostra.... Se for dada preferência a outros adicionais, e os principais forem escolhidos no final, então podemos dizer com segurança que uma pessoa suprime algumas de suas necessidades básicas. Isso significa que ele vive em tensão, buscando formas de compensar sua insatisfação. O autoengano e a ilusão de satisfazer as necessidades básicas levam ao fato de que ele não vive uma vida plena.

Luscher, comparando a fala que descreve o humor do cliente e a escolha da cor, argumentou que o último não pode enganar. Na verdade, o teste de cores determina com bastante precisão o estado emocional em um determinado momento.

Do ponto de vista de um dos pesquisadores da percepção das cores, Ch. A. Izmailov, a maioria de nossas emoções pode estar localizada no espectro de cores. E então, de acordo com sua teoria, a maioria das emoções de uma pessoa será colocada em um esquema de cores do azul ao azul-vermelho e roxo, e uma parte menor - em uma gama de verde e verde-azul. O resto, uma parte muito pequena, fica na área dos tons verdes claros.

G. Flaring desenvolveu um teste para o estudo das características pessoais: "Espelho de cor". A escolha das cores determina o psicótipo da personalidade:

  • verde-azul - pensando;
  • laranja-vermelho - sensual;
  • verde oliva - intuitivo;
  • amarelo-laranja - extrovertido;
  • roxo-preto-rosa - introvertido.

De acordo com V. M. Bekhterev, uma gama de cores bem escolhida tem um efeito curativo no sistema nervoso, ainda mais eficaz do que as drogas.

O efeito curativo das flores é confirmado pela história. Por exemplo, os antigos chineses tratavam cicatrizes de varíola tomando banhos de sol em seda vermelha. Na França, os caixilhos das janelas eram pintados de azul para repelir as moscas. E por nossa própria experiência, você pode ver que estar em uma sala de cores vivas emociona, em uma sala executada em tons escuros - suprime, e em tons claros e suaves - acalma.

Tom Schreiter convencionalmente dividia as pessoas em 4 tipos de cores, que podem ser reconhecidas pelo comportamento e pelas preferências humanas.... Em suma, o amarelo é sociável e simpático; azul - alegre, impulsivo, extrovertido; o vermelho é um líder nato; verde - pesquisador e pensador introvertido. O objetivo dessa separação é conhecer e compreender o interlocutor e comunicar-se com ele em sua língua.

É claro que em cada pessoa como em uma personalidade única, todos os tipos podem ser combinados e entrelaçados, que a individualidade não pode ser medida apenas pela cor. Mas tendo informações sobre o significado das cores, sua influência na fisiologia e psicologia humana, a relação entre as preferências de cores e caráter, você pode conhecer melhor a si mesmo, seu interlocutor e "sintonizar" sua vida, saúde e relacionamentos de acordo com seus verdadeiros desejos e precisa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa