Profissões

Quem é restaurador de móveis e como se tornar um?

Quem é restaurador de móveis e como se tornar um?
Contente
  1. Prós e contras da profissão
  2. Especializações
  3. Quais qualidades são necessárias?
  4. Como se tornar?
  5. Onde eles trabalham?

O vintage e as antiguidades estão sempre na moda e, portanto, não adianta discutir sobre a relevância da profissão de restaurador que traz coisas do passado de volta à vida. Tornar-se restaurador móveis, você terá que colocar algum esforço nisso, mas o conhecimento adquirido certamente será recompensado. A seguir, veremos mais de perto os prós e os contras da profissão, saberemos onde os restauradores trabalham e quanto eles recebem por seu trabalho.

Prós e contras da profissão

Restaurador de móveis É uma pessoa que se dedica a restaurar a aparência de móveis e objetos antigos que apresentam defeitos evidentes, mas ainda podem ser usados. O mestre os devolve à sua beleza e aparência majestosa anterior, trabalhando com diferentes materiais e ferramentas.

As vantagens da profissão incluem os seguintes fatores.

  1. Grande contribuição para a preservação do patrimônio cultural. Isso é especialmente verdadeiro para os profissionais que trabalham em museus.
  2. Atividade criativa regular, que envolve aprender algo novo e interessante.
  3. Uma oportunidade de desenvolvimento profissional.
  4. Ganhos elevados, especialmente quando se trabalha com coisas genuínas que antes pertenceram a pessoas nobres. Após a restauração, alguns móveis são vendidos por milhões de rublos para coleções pessoais de indivíduos ricos.

A partir de desvantagens trabalho, claro, vale ressaltar o alto risco de estragar o produto, o trabalho árduo realizado, bem como o processo de restauração geralmente complexo e demorado que exige muito profissionalismo e tempo.

A alta responsabilidade também pode ser atribuída às desvantagens, pois psicologicamente pressiona as pessoas ao trabalhar com coisas caras, exclusivas e antigas.

Especializações

Restauradores tem diferentes especializações de acordo com o que um determinado especialista faz. Mas também se sabe que muitos especialistas trabalham juntos, pois muitas vezes, mesmo em uma questão aparentemente simples, pode ser necessário consultar um restaurador com maior experiência.

Existem restauradores especializados em trabalhos científicos e também aqueles que atuam comercialmente. No primeiro caso, a restauração envolve muito trabalho. No caso da atividade científica, os objetos são restaurados por dentro, mas por fora, pelo contrário, as pessoas veem vestígios de anos anteriores, a renovação da pintura e o retorno da cor anterior neste caso normalmente não é feito.

No que diz respeito à atividade comercial, os restauradores de móveis estão mais frequentemente envolvidos nela. Implica a restauração da aparência comercial. Com sua ajuda, você poderá se livrar de pequenas imperfeições nos móveis, arranhões e outros defeitos. A maioria dos restauradores é especializada na restauração de móveis antigos, que, no processo de uso, perderam suas qualidades anteriores e apareceram danos perceptíveis.

Quais qualidades são necessárias?

Para se tornar um restaurador de móveis profissional, antes de mais nada, é muito importante amar a arte, esforçar-se para sempre aprimorar seus conhecimentos e habilidades e não ter medo de aprender coisas novas. E o mais o principal é que você sempre precisa aprender e praticar, aprimorando suas habilidades.

É importante que o restaurador seja paciente, diligente e pronto para um trabalho árduo. O profissional também deve estar extremamente atento a todos os detalhes, principalmente ao trabalhar com móveis antigos. É igualmente importante que o mestre se concentre na tarefa que lhe foi atribuída e também possa avaliar objetivamente o volume do trabalho de restauração.

Como se tornar?

Para ser contratado como restaurador, é importante ter uma educação artística adequada. Uma vantagem ao se candidatar a um emprego será um diploma de disponibilidade de cursos ou um certificado de conclusão na faculdade de história de uma instituição de ensino superior especializada. Muitas vezes no início do domínio de uma especialidade, a formação básica é suficiente, pelo menos em uma direção no campo da arte.

Os artesãos profissionais quase nunca admitem jovens licenciados sem experiência para trabalhos difíceis. Além de obter um diploma na universidade, para iniciantes voce tem que praticar por muito tempo, antes de ganhar a oportunidade de trabalhar com coisas muito frágeis. Apesar do fato de que os móveis são bastante difíceis de estragar, ao contrário, por exemplo, de uma pintura, mas com ela existem dificuldades na restauração. E também muito é importante ganhar experiência dominando todas as sutilezas do trabalho dos mestres existentes. Infelizmente, muitas das nuances do trabalho com produtos não são ensinadas em instituições educacionais.

As principais universidades para o treinamento de restauradores são aquelas localizadas em Moscou e São Petersburgo. O prazo de estudos, via de regra, varia de 2 a 6 anos, dependendo da direção e da especialização.

Sabe-se também que é possível se tornar restaurador ao se formar na faculdade, mas é possível que o empregador pague menos, citando a falta de ensino superior.

Onde eles trabalham?

Restauradores muitas vezes trabalhos em museus, galerias e órgãos governamentais voltados à restauração... Muitas vezes, as vagas para restauradores estão disponíveis em oficinas privadas, dedica-se principalmente a atividades comerciais. Dependendo do local de trabalho e da quantidade real de trabalho por mês, o salário de um restaurador pode ser de 25 a 100 mil rublos.

Resumindo, podemos dizer com segurança que restaurador - trata-se de um trabalho promissor com características e dificuldades próprias, mas se a pessoa der tudo de melhor na sua posição, certamente alcançará patamares sem precedentes na carreira criativa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa