Profissões

Escolhendo uma profissão humanitária

Escolhendo uma profissão humanitária
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral das especialidades
  3. Qual profissão escolher?

A maioria das pessoas no mundo está claramente dividida entre as ciências humanas e os chamados técnicos - os primeiros estão acostumados a operar mais com palavras, enquanto os últimos preferem lidar com números. E embora as habilidades matemáticas muitas vezes levem à criação de algumas tecnologias socialmente úteis e ao enriquecimento imenso, é na esfera humanitária que a alma da maioria das pessoas no planeta reside em maior extensão. Resta apenas decidir sobre a profissão, e aqui a extensão é tal que mesmo nós a consideraremos apenas brevemente.

Peculiaridades

O conceito de profissões humanitárias é bastante vago e não deve ser percebido apenas como oposto ao das ciências exatas, falando na linguagem dos números. O termo vem da palavra latina humanus, ou seja, "humano", o que significa que diz respeito a todas as esferas da atividade humana, opondo-se principalmente ao estudo das máquinas. Ao mesmo tempo, o mesmo economista, por exemplo, está mais preocupado com o plano humanitário, embora trate de números constantemente.

Em geral, este é um campo de atividade global em que professores, jornalistas, advogados e muitos outros profissionais trabalham igualmente.

Nem sempre é possível perceber à primeira vista qual o perfil mais próximo de uma determinada pessoa - humanitário ou técnico. Em caso de dúvida, você deve tentar procurar as características que são consideradas características das ciências humanas:

  • vontade de se comunicar com as pessoas em grandes quantidades, tentando resolver problemas com isso de forma produtiva;
  • inclinações criativas, permitindo a cada vez derivar sua própria "fórmula";
  • o desejo de pensar ativamente, constantemente inventar algo novo;
  • foco no movimento constante, uma recusa fundamental de ficar sentado o tempo todo;
  • amor pela leitura, o que significa uma busca constante por novas informações e alimento para a mente.

Ao mesmo tempo, algumas ou mesmo todas as características listadas também podem ser possuídas por um técnico. É bom se, além de tudo o que foi mencionado, você também tem desejo por números, juntamente com a capacidade de operar rapidamente com eles - então você pode escolher livremente qualquer profissão que exista na terra.

Se os números e as fórmulas sempre o assustaram e repeliram, então as especialidades humanitárias são o seu futuro.

Visão geral das especialidades

Uma lista completa de especialidades humanitárias, se alguma vez foi compilada, certamente conteria centenas e milhares de cargos, mas nós apenas partiremos de várias direções óbvias associadas às humanidades e conhecidas por todos. Talvez entre eles não haja uma opção suficientemente interessante para ti pessoalmente, mas podemos alargar os teus horizontes e dar-te um ponto de partida a partir do qual podes partir na tua procura vocacional. Então, para você, as melhores profissões de topo no futuro próximo.

Destinos populares

As humanidades, ao que parece, são comuns, mas entre elas há tanto mais quanto menos populares. Por exemplo, nem todo mundo sabe quem é um metrologista e, sem esse especialista estreito, nenhum instrumento de medição seria preciso. Vamos agora considerar apenas aquelas profissões que são conhecidas de todas as pessoas - elas atraem com significado social, um grande salário e para muitos são a realização de um sonho de infância.

  • Advogado. Não é inteiramente correto chamá-lo de profissão, visto que se trata de todo um conjunto de especialidades, e muito extenso. Estamos falando de pessoas que conhecem a legislação nos mínimos detalhes e, portanto, podem ajudar a cumpri-la e contorná-la. Na prática, você pode trabalhar como juiz, promotor, advogado ou apenas consultor, mas uma alta renda está garantida - simplesmente porque é difícil passar sem a ajuda de um especialista desse tipo.

Essa é uma das poucas profissões que permitirá a uma pessoa se tornar uma estrela e um personagem reconhecível, mesmo sem ser um chefe.

  • Economista. Não faz muito tempo, essa profissão foi justamente considerada uma das mais demandadas e que vem ganhando popularidade rapidamente, mas agora o pico de demanda por ela já passou um pouco. O nível mais baixo de sucesso para um economista é o de um contador, mas conforme a carreira avança, você pode chegar ao ponto em que pode lidar com grandes quantidades de capital, dar conselhos sobre investimentos multimilionários e, claro, ter um boa porcentagem disso.

Para isso, é claro, você precisa entender as leis do mercado, antecipar riscos e sentir os benefícios.

  • Intérprete. O mundo moderno é global - muitas fronteiras entre os estados são geralmente uma convenção, enquanto outras são superadas com segurança por remessas diárias de mercadorias e turistas. As relações internacionais prometem enormes benefícios para todos, o que significa que é necessário que os residentes de diferentes países tenham a oportunidade de se compreenderem ou mesmo de fazerem um contrato juridicamente correto em duas línguas com conteúdo totalmente idêntico.

É geralmente aceito que os tradutores não recebem tanto pelo seu trabalho, na faixa de 35-40 mil rublos, mas não se você falar línguas raras e puder traduzir simultaneamente, trabalhando diretamente em reuniões internacionais.

  • Profissional de marketing. Grande parte dos sucessos da civilização moderna só foi possível devido ao fato de a humanidade compreender: o comércio é acima de tudo! No entanto, hoje, dada a concorrência louca de produtos no mercado mundial, não é mais suficiente produzir produtos da mais alta qualidade - você precisa saber como baratear, onde vender, como persuadir um potencial comprador a escolher o seu marca, e não concorrentes. O profissional de marketing é a própria pessoa que pode solucionar todos esses problemas e, ao mesmo tempo, construir uma estratégia geral para o desenvolvimento de uma determinada marca.

Os maiores especialistas desse tipo sabem como investir milhões a fim de obter bilhões na produção - portanto, seus salários também têm muitos zeros.

  • Designer. De acordo com a pirâmide de necessidades, uma pessoa deseja antes de tudo sobreviver elementar, depois - para aumentar o conforto, e no topo - para satisfazer suas próprias necessidades estéticas. Na primeira metade do século 21, a humanidade atingiu um nível de desenvolvimento em que não é mais tão difícil para a maioria das pessoas sobreviver - agora os mais ricos de nós querem se cercar de beleza. E se o paisagismo é um serviço para clientes realmente ricos, então, em um sentido mais amplo, o design é amplamente procurado no comércio já mencionado acima como uma forma de competir pelo consumidor.
  • Gerente. Talvez esta seja a profissão mais difícil de aprender - está associada não tanto aos conhecimentos adquiridos como às qualidades inatas, embora devidamente recortadas. A tarefa de um gerente é ser o líder de sua equipe, ser capaz de selecionar o pessoal certo para resolver as tarefas que lhe são atribuídas, selecionar a estratégia correta para o desenvolvimento de um departamento ou de toda uma empresa.

Na verdade, este é um especialista no campo intelectual, empenhado em organizar um sistema de algo em pleno funcionamento.

Social e humanitário

Embora as especialidades humanitárias estejam diretamente relacionadas com a atividade humana e em todo o caso estejam engajadas no seu estudo, é necessário destacar separadamente as profissões de orientação social e humanitária - aquelas cujos representantes trabalham constantemente com as pessoas, focalizando-as ou buscando ajudá-las. O empregador desse especialista, que lhe dá um salário, será um, mas há muitos clientes ou clientes, e todos os dias.

Se a sociedade não o incomoda, mas, ao contrário, você deseja girar constantemente nela e ajudar seus membros individualmente, então certamente você se interessará por tais especialidades.

  • Educador. Tudo o que conquistamos ao longo dos milênios de desenvolvimento se deve ao fato de que é natural que uma pessoa compartilhe seus próprios conhecimentos, transmitindo-os não só aos seus, mas também aos filhos dos outros. No entanto, compreender quaisquer processos e a capacidade de expressá-los em uma linguagem simples e compreensível para alguém que está ficando para trás no desenvolvimento intelectual não é uma tarefa fácil. Além disso, os deveres de um professor incluem não apenas a transferência de conhecimento em uma matéria especializada, mas também a educação de uma personalidade completa e bem-sucedida. Por alguma razão, a maioria das pessoas considera professores apenas professores, embora, na verdade, isso também inclua professores de jardim de infância, professores universitários e até mesmo tutores com instrutores de fitness.

O salário para esse tipo de trabalho geralmente não é muito alto, mas seu papel na sociedade será inestimável.

  • Psicólogo. A maioria dos nossos problemas é que não estamos satisfeitos com algo e às vezes não podemos entender o quê. Alguém só precisa falar, mas em algum lugar um conselho razoável será apropriado - e uma pessoa que ontem se distinguia pela baixa produtividade no trabalho e perspectivas de vida extremamente vagas, sem falar no humor sombrio, de repente se torna uma pessoa de sucesso com uma perspectiva positiva . Há várias décadas no nosso país se considerava um pouco com vergonha de ser cliente de um psicólogo, mas hoje já se tornou claro para todos nós que não devemos renegar os problemas, mas sim resolvê-los.

Se você conseguir um emprego de psicólogo em qualquer instituição, o salário lá será pequeno, mas um consultório particular com clientes próprios quase pode enriquecê-lo.

  • Doutor. A profissão na junção do exato e das humanidades dificilmente parecerá inútil para ninguém - por mais criticada que seja a medicina doméstica moderna, cada um de nós certamente pode se lembrar de um caso em que os médicos o ajudaram em uma situação difícil.Talvez você trate um nariz escorrendo comum e nunca se torne um herói aos olhos da sociedade, mas é possível que salve vidas literalmente todos os dias.

A medicina é considerada uma das profissões mais nobres e, embora o trabalho desses especialistas não seja bem pago nas instituições públicas, na clínica privada você pode ganhar dinheiro para não se arrepender de nada.

  • Jornalista. E isso, talvez, não seja nem um trabalho, mas um modo de vida - pelo menos se você conseguir encontrar uma vaga onde te obriguem a escrever não sobre a notícia da entrada, mas sobre o que é realmente interessante. Imagine: você mesmo está em busca de temas que entusiasmem você e muitos leitores de sua publicação, conduzam suas próprias investigações, estabeleçam conclusões e cadeias lógicas - e a sociedade, de fato, olha o mundo com seus olhos. Para ele, você é aquela pessoa esperta que descobriu o incompreensível e colocou nas prateleiras, um exemplo de gênio que entende de tudo, ou mesmo apenas um astro da mídia. Ao mesmo tempo, a essência do trabalho é comunicar-se com pessoas interessantes, aprender constantemente algo novo e, claro, não ficar parado!
  • Diplomata. Sempre foi difícil entrar nesta esfera de atividade, mas quem conseguiu nunca se arrependeu. O sentido da obra é o seguinte: você representa um país inteiro em algum lugar no exterior, sendo para seus compatriotas a personificação do poder que a Pátria possui. A profissão é interessante apenas por causa do dever, raramente você terá que estar em casa, mas poderá ver muitos outros países, e não no modo de férias fugazes, mas completamente - com vários anos de residência.

O trabalho também envolve a comunicação regular com cidadãos de ambos os países, familiaridade com a cultura do país anfitrião e seus cidadãos de alto escalão.

Criativo

O trabalho ideal é algo que você adoraria fazer, até de graça, mas ao mesmo tempo com um salário fixo e bastante agradável. Quase todas as pessoas sonham em se encontrar no setor que sempre os interessou e, se para a maioria das pessoas isso continua sendo um sonho, um talentoso humanista pode tentar chegar ao topo naquilo que faz bem.

Digamos de imediato que as profissões beirando a um hobby geralmente não podem ser consideradas muito procuradas ou extremamente promissoras, mas para alguns sortudos podem ser as mais bem pagas.

  • Escritor. Existe uma categoria de pessoas para quem compor vários contos é uma forma favorita de divertir os outros ou até a si mesmo. Enquanto isso, existe uma demanda na sociedade por conteúdos divertidos, e o mercado está disposto a pagar bem aqueles autores que serão lidos (ouvidos) por milhões. Claro, é importante não apenas inventar movimentos de enredo incomuns, mas também ser capaz de expressar seus próprios pensamentos de uma maneira bonita e ordenada, mas se tiver sucesso, você pode simplesmente escrever seus próprios pensamentos - isso é todo o trabalho! Não pode haver dúvida de uma renda estável, mas há uma chance de se tornar uma pessoa muito reconhecível e até mesmo entrar para a história.

O único problema é que não dá para se formar como escritor - esse é um talento que só pode ser cortado no departamento de jornalismo.

  • Político. Muitos argumentariam que a política se encaixa no conceito de uma esfera criativa de atividade, mas agora não queremos dizer aquelas figuras da televisão que desagradam a maioria dos cidadãos, mas funcionários menores que claramente não trabalham por dinheiro. Se você sempre gostou de jogar vários simuladores em um PC que definem a tarefa de desenvolver a cidade confiada, então pode imaginar o quanto isso trará prazer em trabalhar, embora mal remunerado, mas permitindo que você dê aos seus conterrâneos um novo caminho de transporte, uma nova estrada, iluminação pública de alta qualidade e assim por diante.

Se o pensamento de uma pessoa é puro, ela pode começar uma carreira até como voluntária, sem qualquer remuneração pelo seu trabalho, mas no futuro sua dedicação e vontade de trabalhar pelo bem da sociedade certamente serão apreciadas pelas pessoas. E se os objetivos principais são ajudar as pessoas ou entrar para a história, então pode não haver limites para o desenvolvimento de carreira em tudo!

  • Ator. Muitos de nós somos ensinados desde a infância a esconder nossas próprias emoções reais, e alguém é perfeitamente capaz de mostrar até o que não está realmente lá, e pode se tornar reconhecível graças a esse dom. O fluxo de trabalho diário é empinar roteiros e ensaios repetidos para atuar (ou atuar em filmes) é relativamente raro, mas também inclui comunicação com pessoas criativas interessantes e conhecimento profundo de um grande número de imagens diferentes. Ao mesmo tempo, mesmo nos estágios iniciais de sua carreira, quando é improvável que um jovem artista receba muito dinheiro, uma recompensa adicional que não enche seu bolso, mas aquece seu orgulho, será o aplauso de um agradecido público.
  • Historiador. Essa profissão é considerada muito procurada e alguém a vê como um hobby. Há pessoas que dedicariam com prazer todo o seu tempo livre ao estudo do que aconteceu antes, como e por quê - portanto, em sua atividade profissional nada mais se exige deles! Para melhorar o seu próprio nível, devem simplesmente ler a literatura temática, comunicar-se bastante com os colegas e, eventualmente, participar nas escavações. Tudo o que se pede em troca é ser parte de pleno direito da sociedade das mesmas pessoas que se fixam no que amam, isto é, multiplicar e disseminar a informação acumulada pelo menos ao nível de um professor de escola.
  • Fotógrafo. Uma das profissões mais liberais de nosso tempo, que realmente lançou as bases para o conceito de freelancer moderno. Se você acha que esse trabalho morreu com o surgimento dos primeiros smartphones produzidos em série com câmera embutida, então está muito enganado, pois só um profissional sabe expor corretamente a luz, selecionar equipamentos e encontrar ângulos, retocar fotos e editar vídeos. Você provavelmente já percebeu mais de uma vez que, com todos os seus esforços, muitas vezes não consegue tirar fotos bem-sucedidas de momentos importantes de sua própria vida, mas um fotógrafo profissional provavelmente daria conta dessa tarefa e pode mostrar coisas banais do dia a dia para que eles parecem ser uma obra-prima.

Esse trabalho requer inspiração infinita, mas certamente não deixará uma pessoa ativa com fome!

Qual profissão escolher?

Existem duas táticas principais para escolher uma profissão com um viés humanitário: você pode se concentrar no que você mais gosta de fazer ou em ganhos maiores. Cada abordagem tem direito à vida, mas vale a pena considerá-la com mais detalhes separadamente.

O bom de perseguir um sonho é que você não se cansa do trabalho e, portanto, já é uma pessoa feliz. A propósito, aquele que deu preferência ao trabalho adorado tende a se tornar ainda mais bem-sucedido com o tempo do que aquele que inicialmente perseguiu o dinheiro, a menos que desista de tentar ter sucesso em seu caminho espinhoso para o reconhecimento. Mas você pode começar a obter uma especialidade, à qual reside sua alma, não só depois do 9º ano, mas mesmo em paralelo com a escola em uma idade mais precoce - você não vai mostrar seu diploma de fotógrafo convencional para ninguém, porque simplesmente mostra não existe.

O desejo de escolher uma profissão visando uma alta renda desde o início é tanto um ponto positivo quanto negativo. Por um lado, uma rotina não amada pode fazer qualquer um duvidar da justeza de sua escolha, por outro lado, um salário decente pode amenizar a insatisfação com tarefas tediosas. Ao mesmo tempo, é claro, é preciso entender que torturar-se por causa de qualquer quantia de dinheiro é errado e fútil. Por exemplo, se a visão e o cheiro de sangue são desagradáveis ​​para você, a ponto de desmaiar, você não será um cirurgião, mesmo com um salário altíssimo.

Assim, a escolha ideal de uma profissão é uma combinação do que você ama e um salário que será suficiente para seu sustento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa