Profissões

Quem é alfaiate e como ele se diferencia de uma costureira?

Quem é alfaiate e como ele se diferencia de uma costureira?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Como é diferente de uma costureira?
  4. Descargas
  5. O que ele está fazendo?
  6. Requisitos
  7. Local de trabalho e condições de trabalho
  8. Treinamento e desenvolvimento profissional
  9. O salário

Atualmente, uma grande quantidade de roupas, sapatos e acessórios são apresentados nas prateleiras das lojas. Um ou outro item de guarda-roupa pode ser facilmente comprado em uma das muitas plataformas de negociação que vendem itens multimarcas.

Mas, apesar da enorme seleção de itens de guarda-roupa produzidos em massa, sempre há aqueles consumidores que compram roupas sob medida.

Que é aquele?

A costura de roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios, confeccionados de acordo com padrões e tamanhos individuais, são realizados por especialistas cuja profissão se denomina "alfaiate".

Se você levar em consideração uma breve descrição desta profissão, então O alfaiate é um artesão que se dedica à fabricação de um determinado item de guarda-roupa, desde a escolha de um modelo, seleção do material, tomada de medidas e finalização com costura, acabamento e ajuste à figura. Essa é uma pessoa que é fluente e conhece todas as etapas da costura de roupas.

Na maioria das vezes, esse mestre não realiza a adaptação em massa de um modelo específico. Todos os itens feitos pelo alfaiate são exclusivos.

Prós e contras da profissão

Como qualquer outra profissão associada à produção de bens de consumo, a profissão de alfaiate é muito útil à sociedade. Algumas pessoas que desejam ter roupas feitas de acordo com sua preferência em seu guarda-roupa podem procurar a ajuda de um alfaiate que criará o necessário.

Também existem situações em que uma pessoa com um corpo fora do padrão não consegue encontrar as roupas necessárias na loja. Nesse caso um alfaiate virá em seu socorro e costurará roupas que caibam perfeitamente na figura... Ou ele personalizará o modelo existente para os parâmetros necessários.

Portanto, a profissão de alfaiate não perdeu sua relevância por vários séculos. No entanto, o trabalho é considerado interessante e desafiador. As principais características positivas da profissão incluem:

  • alto nível de renda;
  • ensino superior opcional;
  • a capacidade de trabalhar em casa;
  • horário de trabalho gratuito;
  • a possibilidade de autodesenvolvimento e aquisição de habilidades adicionais;
  • a oportunidade de trabalhar como empresário individual;
  • relevância e relevância em qualquer país, independentemente da época do ano.

    Mas junto com uma série de vantagens indiscutíveis, o trabalho de um alfaiate tem lados negativos e limitações:

    • carga pesada nos órgãos da visão, costas, pescoço;
    • a necessidade de passar a maior parte da jornada de trabalho na posição sentada;
    • a necessidade de adquirir habilidades iniciais e experiência de trabalho antes do emprego direto;
    • limitação da atividade devido a doença ocular, atividade motora prejudicada dos membros superiores, problemas neurológicos.

    Portanto, pessoas fisicamente saudáveis ​​e ativas, capazes de um trabalho árduo em condições difíceis, são adequadas para tal.

    Como é diferente de uma costureira?

    A profissão de alfaiate tem muitas especializações estreitas. Pessoas com formação idêntica só podem trabalhar com determinados tipos de tecidos, realizar apenas algumas operações de todo o processo de fabricação do produto. No entanto, ainda existe uma diferença entre o trabalho mais comum de costureira e a profissão de alfaiate. As diferenças mais significativas incluem:

    • as costureiras trabalham na produção em massa e o alfaiate trabalha em um ateliê ou em sua própria oficina;
    • a costureira realiza apenas as operações relacionadas à costura, e o alfaiate pode realizar todas as etapas da confecção do produto;
    • o trabalho da costureira está associado apenas à confecção de pontos de alta qualidade, enquanto o alfaiate está mais associado ao desenvolvimento e modelagem de peças de guarda-roupa, decoração ou conserto de roupas.

    Descargas

    A profissão de alfaiate possui 6 categorias. Um aumento na categoria já existente está sempre associado a treinamento adicional, reciclagem e aquisição de habilidades e habilidades adicionais.

    1. Categoria Tailor 2... Esta categoria é geralmente atribuída a quem acaba de conseguir um emprego ou a jovens profissionais. Um alfaiate de segunda classe dedica-se à instalação de acessórios e ao conserto de roupas feitas de tecidos naturais.
    2. Tailor 3 grau... Um especialista com este nível de formação profissional pode fazer produtos de acordo com medidas individuais.
    3. Alfaiate da 4ª categoria. Uma pessoa com esse nível de habilidade pode costurar roupas à mão e usando máquinas de costura. Pode modelar e costurar roupas de cama, macacão.
    4. Alfaiate da 5ª série... Além da alfaiataria de acordo com as medidas individuais, um especialista com essa qualificação pode fabricar e consertar agasalhos, macacões, ternos, calças.
    5. Alfaiate da 6ª série. Esse especialista tem habilidades para trabalhar com casacos, ternos, produtos de pele natural.
    6. Tailor grau 7... Pode realizar todo o tipo de operações relacionadas com a costura e reparação de todo o tipo de roupa. E também tem o direito de trabalhar com todos os tipos de tecidos, como naturais, sintéticos, mistos.

    O aumento da nota é parte integrante da atividade de trabalho desse especialista.

    O que ele está fazendo?

    A aplicação das competências e habilidades do alfaiate depende de de seu local de trabalho. Se uma pessoa que possui esta profissão tem a sua própria oficina, os tipos de operações relacionadas com a fabricação deste ou daquele item de guarda-roupa são escolhidos pelo próprio alfaiate.

    Quando se trata de pequena oficina, então o alfaiate estará envolvido de forma independente em todas as etapas da fabricação de uma coisa específica. Se a oficina tem uma grande base de clientes e no seu quadro de funcionários, além do alfaiate, há outros funcionários, então, via de regra, o alfaiate se ocupa na escolha do modelo, do material, das medidas, do encaixe em uma figura, enquanto o cortador se engaja na modelagem e no corte de um produto e uma costureira o costura.

    Se um alfaiate trabalha em um ateliê ou está listado em uma fábrica de roupas, a lista de seus direitos e obrigações é exibida integralmente na descrição do trabalho.

    Requisitos

    Porque Uma vez que a profissão de alfaiate envolve a realização de um grande número de operações, ao se candidatar a um emprego, requisitos bastante elevados são impostos ao candidato. Quando se trata de produção em massa roupas e emprego em ateliê ou fábrica de roupas, então, além de um diploma de graduação da instituição de ensino pertinente, o candidato deverá ter experiência profissional por um período de 1,5 a 3 anos.

    Quando se trata de criar próprio negócio e abertura da oficina, os clientes em potencial também estarão interessados ​​no trabalho de apenas um artesão experiente, com críticas positivas e exemplos de produtos acabados.

    Qualidades pessoais

    Já que o trabalho da costureira está associado à comunicação constante com clientes ou fregueses, então, além das excelentes qualidades profissionais, de tal funcionária características pessoais extraordinárias serão necessárias.

    A chave para um trabalho bem-sucedido e um contato próximo com os clientes é a presença obrigatória das seguintes qualidades:

    • atenção aos desejos do cliente na modelagem do produto;
    • precisão na fabricação dos produtos, de forma a evitar danos ao material e à tecnologia;
    • a capacidade de realizar as tarefas atribuídas;
    • perseverança;
    • prontidão para o trabalho árduo e monótono;
    • tolerância ao estresse;
    • sociabilidade.

    A presença de todas essas qualidades ajudará a criar uma relação de confiança entre o contratante e o cliente, o que levará a um resultado positivo para cada parte.

    Conhecimento e habilidades

    Mesmo com a educação certa, um alfaiate deve sempre melhorar a si mesmo e siga as tendências da moda continuamente. Além de seu gosto artístico sutil, tal mestre certamente deve ter certas habilidades, que será a chave para o sucesso do seu trabalho. Qualquer bom alfaiate deve possuir:

    • corte, costura, processamento de costura, técnicos de instalação de acessórios;
    • ferramentas, máquinas, dispositivos usados ​​para costurar itens de guarda-roupa;
    • regras para rotulagem, embalagem, armazenamento de produtos acabados;
    • métodos de limpeza e cuidado de vários tipos de tecidos;
    • regras para trabalhar com documentação de relatórios.

    O domínio perfeito de todas as técnicas acima pode ajudar a estabelecer um alto nível de habilidade e qualificação profissional para um especialista.

    Local de trabalho e condições de trabalho

    Os especialistas com o perfil do alfaiate são procurados e muito valorizados no mercado de trabalho. Portanto, haverá um grande número de opções para empregar um especialista com experiência e qualificações profissionais suficientes. Podem ser ateliers, oficinas de costura e conserto de roupas masculinas, femininas ou infantis, bem como empresas manufatureiras que se dedicam à fabricação de roupas ou acessórios, ou fábricas de confecções.

    Além disso, tais especialistas são valorizados em instituições de ensino onde são contratados como professores. Além disso, abrir seu próprio negócio ou atender pedidos individuais de uma casa pode ser uma boa opção.

    Treinamento e desenvolvimento profissional

    Você pode aprender essa profissão em uma das muitas instituições ensino médio profissionalizante. Existem faculdades e escolas técnicas que formam especialistas nesta área em muitas cidades.

    Porém, na profissão de alfaiate, não se valoriza menos a educação especial. competências e aptidões profissionais. Portanto, na maior parte do tempo de treinamento, os futuros especialistas estão empenhados em passar prática de produção em empresas operacionais. No decorrer desse treinamento, eles adotam os segredos da profissão de trabalhadores experientes e aprendem as habilidades artesanais para se tornarem profissionais em seu campo.

    Além disso, para os trabalhadores cujas atividades profissionais estão relacionadas à modelagem e costura de roupas, existem vários cursos de reciclagem.

    Depois de concluir esse curso, o mestre recebe um diploma ou certificado de conclusão do treinamento e domínio de uma habilidade específica.

    O salário

    A profissão de alfaiate é bastante procurada no mercado de trabalho. Portanto, o salário de tal especialista é alto. Um especialista iniciante com experiência de trabalho e trabalhando em um ateliê ou na produção pode contar com uma remuneração de cerca de 40 mil rublos. Este nível salarial aumentará junto com a experiência de trabalho e qualificações. Então, os ganhos de um mestre experiente da 7ª série podem chegar a 100 mil rublos.

    No caso de estarmos falando de trabalho em nossa própria oficina ou na execução de pedidos individuais, então os preços da obra acabada podem chegar a várias centenas de milhares de rublos. Tudo dependerá da complexidade de um pedido específico, do material de fabricação, dos acessórios usados, bem como do momento de sua execução.

    Assim, a profissão de alfaiate é muito procurada e bem paga no mercado de trabalho moderno.

    No entanto, um especialista que atue nesta área deve não só aplicar perfeitamente todas as suas competências e aptidões, mas também ter um gosto estético desenvolvido, bem como seguir as tendências da moda e melhorar constantemente as suas qualificações.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa