Profissões

Tudo sobre a profissão secretário de imprensa

Tudo sobre a profissão secretário de imprensa
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Descrição do trabalho
  3. Educação
  4. Local de trabalho

Quando se trata de se comunicar com a imprensa, indivíduos e empresas geralmente precisam de um intermediário - uma pessoa que representará seus interesses, posições, declarações e fornecerá explicações. Os representantes de pessoas e organizações são responsáveis ​​por sua imagem, portanto, têm a responsabilidade de processar as informações com rapidez, precisão e sem erros. Para tanto, foi criada a profissão de secretário de imprensa - o próprio nome da especialidade fala da conexão com a mídia e outros organismos de informação.

Peculiaridades

A especialidade de um representante de uma empresa ou de um funcionário é muito jovem - surgiu no território da Rússia no final do século XX. Naquela época, havia um forte progresso industrial e o modelo de economia de mercado estava mudando. Na Europa, a população de muitos países utilizou ativamente os serviços de secretários de imprensa já na década de 50 do século XX, e essa especialidade apareceu nos países ocidentais o mais tardar em 1940. A profissão ganhou popularidade quando a tecnologia da informação, mídia de massa e marketing começaram a se desenvolver no mundo.... Os intermediários entre as pessoas, a mídia e a própria empresa são essenciais para aquelas organizações que monitoram sua reputação e criam uma imagem. Além disso, pessoas públicas, como políticos, militares ou estrelas do show business, precisam dos serviços de representantes.

A posição exige que uma pessoa esteja atenta e rápida para responder. - todos os dias ele é obrigado a processar uma grande quantidade de notícias, ver reportagens e ler publicações. O trabalho não é apenas de coleta e processamento de informações - o secretário de imprensa acompanha as atividades de quem representa.Se necessário, um funcionário desta profissão suaviza a impressão negativa da imprensa sobre as ações ou declarações do empregador. A capacidade de responder rapidamente aos conflitos e resolvê-los com eficiência são as qualidades mais importantes de um representante da empresa.

Além disso, um importante traço de caráter do profissional de sua área é a capacidade de guardar segredos - para que o representante trabalhe corretamente, o empregador lhe confia todos os seus objetivos e aspirações, para que o secretário de imprensa não seja materialista ou tagarela. O especialista é responsável pela imagem do seu gestor, zela pela sua reputação e segue sempre os seus princípios.

Devido ao alto nível de responsabilidade e à rapidez de trabalho dos correspondentes, é difícil traçar um cronograma de trabalho da assessoria de imprensa, pois um novo evento de resposta imediata pode ocorrer a qualquer dia e a qualquer hora do dia.

Descrição do trabalho

Às vezes, uma situação ocorre quando uma firma ou empresa interpreta erroneamente as responsabilidades de um intermediário. A empresa atribui porta-vozes para funções que não são sua especialidade, como organização de eventos ou tratamento de questões de marketing. O mediador entre a mídia e o gestor desempenha a função de criar uma reputação positiva para o empregador, bem como de estabelecer a comunicação com o público.

Para facilitar a compreensão das funções de um profissional, vamos dividi-las em três categorias principais:

  • proteger o gestor de afirmações negativas, corrigindo estereótipos sobre o empreendimento, bem como corrigindo ações errôneas e subsequentes eventos negativos criados pelo empregador;
  • criar condições favoráveis ​​de comunicação com as pessoas do entorno da empresa, atuando como intermediário em um triângulo da cabeça, correspondentes e sociedade;
  • criação de um posicionamento da empresa significativo para a sociedade, bem como de uma linha geral de conduta da empresa, que estará à disposição da mídia.

Responsabilidades

O secretário de imprensa desempenha muitas funções diferentes, mas não extrapola o âmbito das suas funções profissionais. Uma empresa que contrata um representante confia ao funcionário funções de complexidade variável - tudo depende das especificidades da empresa. Apesar das peculiaridades do trabalho, a principal função do secretário de imprensa é estabelecer a comunicação com a mídia, e esta continua sendo a principal ocupação.

A comunicação do mediador com os correspondentes consiste em fornecer artigos e materiais à imprensa, escrever notícias sobre a empresa, preparar o head para uma entrevista, além de responder rapidamente a perguntas de revistas, jornais, emissoras de TV e sites de notícias. Às vezes, um porta-voz pode representar os interesses da empresa em vários eventos em que o empregador não pode comparecer. Os profissionais de sua área verificam constantemente as notícias publicadas relacionadas à empresa e transferem as informações coletadas e os dados de reputação ao seu empregador. Além disso, as responsabilidades dos intermediários incluem a organização de entrevistas, coletivas de imprensa, briefings e discursos do diretor da empresa.

Se a escala do empreendimento for pequena, a tarefa do porta-voz é manter páginas nas redes sociais ou escrever notícias que construam uma boa reputação na Internet. Ocasionalmente, um profissional de negociação atua como fotógrafo em diversos eventos e também participa da criação de anúncios.

O mediador sempre acompanha seu gestor em reuniões de negócios, entrevistas e palestras - auxilia na formação de diálogos e orienta sobre como responder adequadamente a perguntas provocativas.

Direitos

Os seguintes pontos estão especificados no contrato para a nomeação de um secretário de imprensa:

  • em nome do diretor, o empregado fica autorizado a participar de diversos eventos, reuniões e colégios relacionados ao empreendimento;
  • para manter ou melhorar a imagem da empresa, o colaborador tem o direito de sugerir formas de melhorar o desempenho dos departamentos ou da empresa como um todo;
  • o porta-voz tem o direito de receber informações e documentos detalhados de todos os funcionários da empresa;
  • o especialista está autorizado a comparecer perante qualquer meio na qualidade de representante da firma.

Uma responsabilidade

O cargo de secretário de imprensa é muito difícil, muitas vezes você tem que trabalhar com informações confidenciais. Nesse sentido, uma grande responsabilidade recai sobre os ombros de um especialista - tanto por sua própria ação quanto pela atuação da empresa como um todo. Um porta-voz deve ser punido se ele fez seu trabalho de má-fé, reagiu incorretamente ou ignorou eventos importantes.

A profissão exige de uma pessoa muito conhecimento, tolerância, perseverança e prudência, pois a mediação é sempre uma grande responsabilidade.

Conhecimento e habilidades

A habilidade mais exigida para um trabalho de sucesso como secretário de imprensa é sociabilidade... Só uma pessoa descontraída será capaz de contatar constantemente um grande número de pessoas, será capaz de responder lindamente a qualquer pergunta e preparar um texto de alta qualidade adequado para um discurso. Além da oratória, o mediador deve possuir várias outras qualidades: pontualidade, iniciativa e alto nível de responsabilidade.

Bons especialistas em mediação são aqueles que se formaram em universidades em profissões relacionadas a estudos sociais, jornalismo, publicidade e política. A prática mostra que, neste campo de atividade, os profissionais que possuem dois níveis de formação superior em diferentes especialidades alcançam maior êxito. Além disso, para perspectivas de carreira, os secretários de imprensa melhoram frequentemente as suas qualificações frequentando cursos especiais.

Educação

Para obter o cargo de representante, você deve ter ensino médio especial ou superior. O segundo, é claro, abrirá mais oportunidades de emprego. Para entrar em universidades especializadas, você deve passar no exame nas seguintes disciplinas: estudos sociais, história, matemática, russo e inglês... Durante seus estudos, será aconselhável se concentrar em especializações como jornalismo, informações de biblioteca, publicidade e relações públicas e políticas públicas e gestão de registros. Todas essas especializações irão aprimorar seu conhecimento da profissão de porta-voz.

Trabalhar como representante de uma pessoa privada requer resistência, habilidades e habilidades incomuns, uma variedade de habilidades será apenas uma vantagem neste ofício. Por esse motivo, a maioria dos secretários de imprensa de sucesso tende a ter mais de uma formação especializada. Muitas vezes, um profissional que trabalha com a imprensa tem a especialidade de um filólogo, pois o trabalho envolve o processamento de um grande número de textos.

No campo dos representantes de empresas, muitos são os funcionários com formação básica, por exemplo, advogados, economistas e especialistas em relações internacionais tornam-se secretários de imprensa. Além disso, muitas vezes as pessoas que desenvolveram uma carreira como tradutor de referências ou gerente de RP tornam-se profissionais. Para os candidatos, apresentaremos uma pequena lista de instituições de ensino superior onde você poderá obter uma base para trabalhar como secretário de imprensa.

  • Universidade Estatal Russa em homenagem a A. N. Kosygin. Especialidades relacionadas à profissão de secretário de imprensa - filólogo, jornalista, publicidade e relações públicas.
  • Universidade de Tecnologias de Gestão e Economia em São Petersburgo. Especialidade "Documentação e Arquivologia".
  • Universidade Estadual das Ferrovias em Novosibirsk. Oferece um programa educacional em publicidade e relações públicas.
  • Universidade Estadual em homenagem a M.V.Lomonosov em Moscou. Oferece treinamento em jornalismo e filologia.

Local de trabalho

Os deveres dos secretários de imprensa são manter uma boa reputação, comunicar-se com os correspondentes e monitorar constantemente notícias importantes... Os serviços desses profissionais são mais frequentemente utilizados por pessoas famosas, cuja função requer comunicação frequente com a imprensa e trabalho com o público. As pessoas que contratam representantes que você vê nos artigos da mídia o tempo todo são políticos, empresários, atores, cantores, escritores, atletas e músicos. Além disso, algumas categorias de pessoas que ocupam cargos de liderança podem ter vários secretários de imprensa ao mesmo tempo, o exemplo mais marcante dessa cooperação é o presidente e seus representantes.

Você pode começar uma carreira enquanto ainda está estudando - muitas empresas contratam alunos para ser secretária em tempo integral ou diretor assistente de uma empresa. Quanto mais experiência o futuro profissional tiver, mais chances ele terá de conseguir uma vaga com um salário digno após a formatura.

O salário de um representante também depende de vários outros fatores, como traços de caráter, idade, ambição, escolaridade e empregos anteriores.

sem comentários

Moda

a beleza

casa