Profissões

Tudo sobre profissões bancárias

Tudo sobre profissões bancárias
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da profissão
  3. Educação
  4. O salário

O banco está sempre associado a um estatuto e dinheiro especiais. A estrutura das instituições bancárias é muito ramificada, cada departamento tem uma variedade de cargos, que se diferenciam em responsabilidades e remuneração.

Peculiaridades

As profissões bancárias são bastante diversas, mas todas estão associadas à ordem, precisão e exatidão. Trabalhar em um banco é muito atraente, pois a instituição oferece a seus funcionários a oportunidade de construir boas carreiras. Trabalhar em um banco é sempre muito bem pago e muito procurado. Um emprego pode ser encontrado até mesmo por um jovem especialista que se formou em uma universidade, que não tem nem um dia de experiência de trabalho. As profissões bancárias são sempre prestigiosas, têm condições de trabalho dignas e bons salários.

Apesar de todos os prós, também existem desvantagens. Um funcionário do banco tem certa responsabilidade financeira. O trabalho está sempre associado a horários irregulares, pois muitas vezes é necessário reduzir a documentação após o encerramento do departamento. Nos estágios iniciais, você tem que trabalhar com um salário baixo.

Visão geral da profissão

Banqueiro

O banqueiro é uma das profissões de maior prestígio no setor bancário. O banqueiro é o dono do capital do banco, que participa das atividades do banco. Além disso, os banqueiros podem ser chamados de gerentes que estão diretamente envolvidos nos negócios.Suas obrigações dependem da posição que ocupam, mas todos costumam lidar com a emissão de cartões plásticos, a compilação de dados sobre a movimentação de recursos da conta, a análise da solvência do tomador e o acompanhamento do cumprimento das obrigações entre o banco e o cliente. Essa profissão exige que um especialista seja determinado e resiliente ao estresse, a capacidade de raciocinar e expressar sua opinião e aprender rapidamente.

O especialista deve ser sociável, capaz de se comunicar e negociar com delicadeza com as pessoas. Um banqueiro não pode trabalhar apenas em um banco. Podem ser empreendimentos relacionados à gestão de fluxos financeiros. Eles sempre têm esses especialistas em sua equipe. São bolsas de valores, organizações de crédito e seguros e outras empresas financeiras. Esta profissão é sempre bem paga, mas também existe um alto grau de risco associado à responsabilidade.

Um especialista não tem margem para erros, então todas as ações devem ser bem pensadas e acordadas por lei.

Gerente de Escritório de Operações

Um especialista na profissão organiza a venda de produtos bancários, controla e mantém os serviços para pessoas físicas e jurídicas, atrai e acompanha clientes durante a operação. Além dessas responsabilidades, o funcionário analisa os resultados da área de operações e conduz o planejamento dos negócios. Um funcionário que trabalhe nesta área há pelo menos 3 anos, incluindo pelo menos 1 ano como gerente, pode se candidatar ao cargo de gerente de escritório operacional.

O candidato deve ter uma formação superior em banca ou economia, onde estudou produtos e serviços bancários, bem como o quadro regulamentar do Banco Central da Federação Russa. É especialmente apreciado se o funcionário tiver experiência em serviços operacionais e de caixa, se tiver experiência em trabalhar com pessoas físicas e jurídicas.

O salário do gerente de escritório operacional é aumentado se ele possuir pelo menos 2 anos de experiência nesta área, bem como no caso de formação complementar na área de vendas.

Consultor-gerente de filial

O gerente de consultor de agência bancária é um funcionário que fornece assistência metodológica e assessoria ao banco em todas as questões monetárias. Ele estuda os estágios de desenvolvimento das relações econômicas e as posições que precisam ser assumidas especificamente por sua empresa. Desenvolve formas e esquemas de relações financeiras da empresa com outros bancos, contrapartes e fundos orçamentários.

No caso de investimentos empresariais, ele analisa a estrutura de capital, desenvolve seus diagnósticos econômicos e eventual falência, estuda detalhadamente a condição material do empreendimento. Fornece informações de revisão gerencial sobre a situação financeira da empresa, sendo também responsável pela veracidade desses dados.

Especialista em Compensação

Compensador é o bancário responsável pelas liquidações não monetárias entre empresas, ou seja, acompanha a venda de títulos e bens entre si, efetuada através de compensação mútua.

Por exemplo, um vendedor e um comprador se encontram, determinam o objeto da venda e seu valor, então se celebra um contrato, se realiza uma operação intercambiável, graças à qual o vendedor vende e o comprador dá o dinheiro. Entre as vendas de títulos, essas reuniões praticamente não acontecem, pois quem faz a ligação é o compensador. Ele cumpre e garante o cumprimento de todas as obrigações.

Especialista em crédito

Um especialista nessa profissão também pode ser chamado de oficial de crédito ou oficial de crédito. Apesar dos diferentes nomes da profissão, um funcionário de um determinado setor desempenha as mesmas funções. Ele deve movimentar a política do banco na área de fundos de crédito, deve conhecer e ter uma boa compreensão dos produtos de empréstimo e oferecer aos tomadores o mais adequado. Suas funções incluem a tomada de decisões independentes e a responsabilidade por elas. Uma característica muito importante é o pensamento lógico e a avaliação da confiabilidade do cliente.

Mais fácil de dizer um oficial de crédito deve ser um bom especialista em todos os assuntos relacionados a empréstimos. Ele deve informar o mutuário potencial sobre todas as opções de empréstimo e ajudá-lo a escolher a melhor. É ele quem recebe o pedido de empréstimo, calcula o valor das prestações mensais e verifica a disponibilidade dos documentos necessários. Além disso, avalia o risco de não reembolso do empréstimo, transfere o pacote de documentos para o serviço econômico do banco, e também transfere o pedido para o comitê de crédito.

Um especialista nesta profissão deve ter boa intuição e talento de psicólogo, durante uma conversa com um mutuário, ele deve determinar suas intenções. Para isso, muitas vezes os colaboradores são encaminhados para cursos especiais de psicologia. Eles se deparam com a tarefa não apenas de emitir um empréstimo e tratá-lo de acordo, mas também de proporcionar ao banco seu retorno e um certo nível de receita.

Muitas vezes, esses funcionários são divididos em tipos de empréstimos. Os bancos exigem muito do nível de seu trabalho, porque, para o cliente, um especialista em crédito é a cara do banco.

De outros

  • A principal pessoa com quem o cliente contacta no banco é o caixa. É ele quem informa o indivíduo sobre os serviços que o banco oferece, auxilia na realização de diversas transações em contas e cartões plásticos, abre cartões e depósitos, além de realizar transferências de dinheiro.
  • A profissão mais importante na área de gestão financeira é o contador, que planeja e calcula as despesas da empresa, bem como suas receitas. Se este for um contador-chefe, então ele atua como um controlador sobre a contabilidade e despesas de trabalho e fluxos financeiros do banco, gerencia e monitora totalmente o trabalho do departamento de contabilidade.
  • Um consultor financeiro pessoal trabalha com os clientes do banco. A importância da profissão reside no fato de ajudar pessoas físicas e jurídicas que precisam de assessoria a administrar adequadamente seus recursos financeiros. Elabora um orçamento e propõe os melhores programas de investimento, prepara os relatórios estatísticos necessários.

Educação

A maioria dos bancos aceita a disponibilidade de educação especializada. Pode ser não apenas "Bancário", mas também "Economia", "Finanças e Crédito". Um diploma de educação nessas áreas pode ser obtido em muitas universidades na Rússia - por exemplo, Peoples 'Friendship University of Russia, Lomonosov Moscow State University e muitas outras. O treinamento ocorre em tempo integral e parcial. Para entrar nas universidades, você precisa fazer o Exame Estadual Unificado em matérias como matemática, estudos sociais e russo. Em muitas outras instituições, ainda é necessário passar em um exame de história ou inglês.

Ao se formar na universidade, o aluno recebe uma bagagem completa de conhecimentos na área de operações bancárias, contabilidade, circulação de dinheiro e finanças, análise econômica. O programa “Banca” pressupõe um estudo aprofundado por parte dos alunos dos fundamentos jurídicos e organizacionais do trabalho das sociedades de crédito, são formados nas competências de relato, aplicação e descrição de métodos e opções de proteção de dados bancários. Bom conhecimento de línguas estrangeiras é necessário para um rápido crescimento na carreira. Para fazer isso, você pode estudar por conta própria ou fazer determinados cursos. Somente o autodesenvolvimento e a dedicação o ajudarão a alcançar altos resultados.

O salário

De acordo com o centro de empregos, o salário mínimo de um bancário é de RUB 16.800, o salário médio é de RUB 46.000 e o salário máximo é de RUB 300.000. O salário médio de um funcionário do banco é muito mais alto do que o nível de renda da população da Rússia. O salário de um bancário depende não só do nível da empresa, mas também do cargo, competência e experiência do especialista. Por exemplo, Moscou tem os salários mais altos e é considerada a líder entre a renda dos banqueiros. O salário varia de 70.000 a 150.000 rublos.

Se tomarmos especificamente por profissão no país como um todo, então o salário mínimo no valor de 24.000 rublos é observado para um especialista na emissão de empréstimos, e o mais alto - 84.000 rublos - para o chefe do departamento de vendas de produtos bancários.

Comparando a renda dos banqueiros estrangeiros e russos, pode-se ver que os compatriotas recebem várias vezes menos do que os estrangeiros. Apesar disso, os bancários ocupam a posição de liderança em termos de salários na Rússia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa