Profissões

Quem é um ferramenteiro e o que ele faz?

Quem é um ferramenteiro e o que ele faz?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

O trabalho do chaveiro hoje se tornou uma das especialidades de produção mais comuns em nosso país. Isso se deve à grande demanda e à existência de muitas especializações mais restritas nessa direção. Um exemplo disso foi a posição de um ferramenteiro. Em nosso artigo, iremos nos alongar sobre as peculiaridades desta profissão, as atribuições laborais, bem como as competências e aptidões que este trabalhador deve possuir.

Peculiaridades

A produção de alta qualidade de todos os tipos de ferramentas, carimbos e dispositivos é um dos pré-requisitos para uma produção eficaz em todas as empresas de construção de máquinas. Sem o equipamento tecnológico correto, não é possível produzir máquinas-ferramenta, máquinas e outros equipamentos, assim como não é realista atingir altos indicadores de produtividade do trabalho e qualidade dos produtos.

Os departamentos de ferramentas não pertencem às oficinas principais, mas sim às auxiliares. Na prática, essa oficina desempenha apenas uma parte indireta do ciclo tecnológico geral da fábrica.

Suas tarefas incluem não diretamente a produção, mas a criação das condições necessárias para isso. No entanto, esse fato não diminui a importância dos fabricantes de ferramentas no processo produtivo geral da empresa.

O negócio de ferramentas de qualquer empresa é muito mais complicado e mais preciso do que o básico, por isso os especialistas neste campo pertencem à parte mais qualificada das especialidades de trabalho. Ao mesmo tempo, o ferramenteiro é muito mais laborioso e diversificado de todas as profissões instrumentais - esta pessoa realiza trabalhos que não podem ser realizados nos equipamentos mais precisos e tecnológicos. Este trabalhador é responsável pela montagem de ferramentas de corte e medição, bem como dispositivos, carimbos e dispositivos, fazendo sua serralheria e acabando as superfícies mais limpas e finas. Via de regra, o número de serralheiros é de cerca de 35% de todos os trabalhadores do departamento de ferramentas.

As vantagens indiscutíveis desta especialidade incluem:

  • ampla demanda por trabalhadores;
  • emprego em uma ampla variedade de indústrias manufatureiras;
  • boas perspectivas de crescimento profissional e construção de carreira;
  • a possibilidade de dominar uma especialidade diretamente na produção;
  • alto nível de remuneração.

No entanto, existem algumas desvantagens. Entre eles estão:

  • aumento da atividade física;
  • condições de trabalho difíceis.

Responsabilidades

A complexidade do trabalho de um ferramenteiro, sua qualidade, precisão e ordem determinam o nível de habilidade dos especialistas. Quanto mais alta a categoria, mais trabalhoso será o trabalho, no qual poderá ser admitido um especialista. O nível de habilidade do fabricante de ferramentas é determinado de acordo com as categorias atribuídas prescritas no ECTS. Em geral, a descrição do trabalho de um especialista qualificado inclui as seguintes responsabilidades:

  • processamento de peças de trabalho com um nível de precisão de 12-14 graus;
  • montagem e reparo de ferramentas e dispositivos para endurecimento adicional da ferramenta;
  • fabricação e adequação aos parâmetros exigidos de peças de trabalho não tratadas termicamente para endurecimento com um grau de precisão de 12 graus;
  • rosqueamento por torneiras e matrizes, bem como seu alinhamento por calibre;
  • criação e posterior encanamento de ferramentas, bem como de mecanismos de média complexidade;
  • uso prático de equipamentos especializados e modelos tecnológicos.

Conhecimento e habilidades

Para realizar todas as tarefas atribuídas, um fabricante de ferramentas competente deve ser fluente no trabalho em uma ampla variedade de áreas. Um forte conhecimento é exigido dele:

  • sobre dependências geométricas e trigonométricas básicas;
  • sobre a teoria da engenharia e desenho técnico;
  • no dispositivo de máquinas operadas para trabalhar metais, bem como equipamentos de acabamento e arquivamento;
  • sobre as condições de operação dos materiais de acabamento;
  • sobre as características físicas, químicas e técnicas do aço de vários graus;
  • sobre instrumentação, suas características de design e regras de operação;
  • na dependência da precisão das medições realizadas no nível de aquecimento da peça;
  • nos métodos de tratamento térmico de todos os tipos de aço;
  • sobre as folgas no processo de acabamento, levando em consideração os parâmetros de alteração das propriedades do metal no decorrer da exposição térmica.

O ferramenteiro deve ter uma mentalidade técnica. Ele deve ser capaz de compor e decifrar símbolos de desenho bem, para representar produtos futuros em volume. Eles são obrigados a ter habilidades de pensamento espacial, uma compreensão das especificidades das principais ferramentas de trabalho, bem como a viabilidade econômica do uso de certos métodos de processamento.

Ao fazer a marcação, ele precisará de um conhecimento sólido de geometria. Essa pessoa deve ter uma ideia da técnica de marcação de planos e das características de curvatura da superfície. A presença de um olho volumétrico e também linear é importante.

Para a produção de ajuste fino ou medições de controle, é necessário não só esforço físico, mas também alta sensibilidade das mãos, boa coordenação: o ferramenteiro deve captar rapidamente os parâmetros de mudanças de pressão e sutilezas de resistência dos metais, direção dos movimentos, bem como sua dosagem de trabalho e força de aplicação.Isso permitirá evitar medições excessivamente frequentes e economizará significativamente o tempo de trabalho dos especialistas, além de aumentar seu nível de habilidade profissional.

Visto que o ajuste instrumental do equipamento é considerado uma das operações mais trabalhosas e demoradas, o serralheiro precisará de estabilidade de concentração e paciência. Trabalhar nesta posição requer a presença de certas características pessoais. Esses incluem:

  • curiosidade;
  • amplos horizontes técnicos;
  • alto nível de responsabilidade;
  • escrupulosidade;
  • trabalho duro;
  • predisposição para a realização de trabalhos monótonos.

Educação

Para conseguir um emprego como ferramenteiro, é necessária uma formação técnica especializada. No entanto, não é tão difícil de conseguir, uma vez que esta especialidade está representada em quase todas as escolas profissionais, a inscrição nelas é feita na base de 9 ou 11 anos. O programa de treinamento inclui disciplinas especiais e básicas, grande atenção é dada à prática industrial. A chamada “formação dirigida” é generalizada - neste caso, alunos de instituições de ensino secundário especializado eram convidados diretamente para a fábrica com posterior contratação caso tivessem aí estágio.

Outra forma de se qualificar como fabricante de ferramentas são os cursos ministrados pela UOC. Eles tendem a levar muito menos tempo do que a graduação em faculdades e escolas técnicas; no entanto, também são mais compactados no tempo. É por isso que na maioria das vezes eles são abordados por pessoas que já possuem algumas habilidades na área técnica como trabalhador.

O maior valor é o treinamento recebido diretamente na fábrica, quando um trabalhador experiente atua como professor e permite que seu aluno domine todas as sutilezas de uma especialidade na prática. No entanto, neste caso, a duração da formação e a obtenção de todo o leque de competências exigido dependerão diretamente do próprio especialista e da contratação do seu orientador. A posição de ferramenteiro oferece oportunidades de carreira associadas à elevação do nível da categoria profissional. No âmbito da especialidade, várias categorias de qualificação são distinguidas:

  • 2ª categoria - a atividade é desenvolvida sob supervisão de especialista experiente, apenas os trabalhos mais simples são realizados de forma independente;
  • 3ª categoria - capacidade de trabalhar de forma independente com equipamentos de terceiro nível de complexidade;
  • 4ª categoria - permite a reparação e produção de dispositivos tecnológicos;
  • 5ª categoria - prevê todas as funcionalidades anteriormente listadas, e também possibilita a realização de ajustes de complicados equipamentos tecnológicos;
  • 6ª categoria - envolve trabalhar com uma técnica única;
  • 7ª categoria - inclui a instalação de equipamentos exclusivos utilizando equipamentos especiais;
  • 8ª categoria - envolve trabalhar com protótipos experimentais.

Onde funciona?

Fabricante de ferramentas tem a oportunidade de encontrar um emprego em qualquer empresa de manufatura na área de engenharia mecânica e fabricação de instrumentos. Este funcionário é pessoalmente responsável pela implementação precisa e oportuna de todas as metas e objetivos definidos para ele. Ao mesmo tempo, um íon pode exigir de sua liderança que lhe forneça as condições necessárias para uma atividade eficaz.

Um ferramenteiro pode iniciar uma atividade independente apenas depois de passar o briefing obrigatório sobre as normas de proteção do trabalho e segurança no trabalho, segurança elétrica, segurança contra incêndio, bem como a prestação de primeiros socorros... Refira-se que no desempenho das funções laborais, estes briefings serão repetidos regularmente de acordo com o plano estabelecido na empresa.Além disso, qualquer ferramenteiro deve passar por um exame médico todos os anos e, pelo menos, uma vez a cada 3 anos, confirmar o nível de suas qualificações.

Em sua atividade laboral, cada ferramenteiro se baseia nas seguintes normas:

  • descrição do trabalho aprovado;
  • adotou normas de proteção ao trabalho;
  • regulamentos de segurança contra incêndio;
  • regras de segurança elétrica.

No processo de execução do trabalho, o ferramenteiro deve utilizar equipamentos de proteção (luvas e óculos), além de usar macacão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa