Profissões

Hostess: quem é e o que faz a pessoa desta profissão?

Hostess: quem é e o que faz a pessoa desta profissão?
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades
  4. Requisitos
  5. Descrição do trabalho
  6. Características do trabalho em diferentes instituições
  7. salário médio
  8. Como estudar e encontrar um emprego?
  9. Oportunidades de carreira

Certamente muitos já ouviram falar que existe a profissão de anfitriã. No entanto, poucas pessoas sabem o que exatamente ela é. Vejamos mais de perto quem são as hospedeiras, qual o alcance das suas funções profissionais, quais os requisitos impostos às pessoas desta profissão, quais as perspectivas de carreira nesta área.

Que profissão é essa?

Nos portais de empregos, você frequentemente pode encontrar uma oferta de emprego "recepcionista em uma boate", "recepcionista em um hotel". Muitos jovens se perguntam o que uma anfitriã está fazendo. “Hostess” é traduzido do inglês como “hostess”, embora em latim, onde esse conceito apareceu, tenha uma interpretação um pouco diferente - “guest”. Com base nisso, a conclusão se sugere - uma hostess significa "receber convidados", e podemos falar de restaurantes, boates, cafés, bares de narguilé, hotéis, exposições, bem como eventos oficiais.

A anfitriã é, de facto, um cartão de visita de uma instituição, uma pessoa que se encarrega de receber os visitantes e acompanhá-los.... A anfitriã é considerada profissão feminina, na esmagadora maioria dos casos, as anfitriãs são meninas, mas os homens também podem se envolver em atividades semelhantes.

Em qualquer caso, este colaborador deve ter uma aparência interessante, ser sociável, falar com competência, respeitar as regras de etiqueta empresarial e, se possível, conhecer qualquer língua estrangeira para responder a todas as questões dos visitantes e prestar-lhes um atendimento integral.

A dona de casa não permite que os convidados do estabelecimento fiquem entediados durante o evento, podendo ainda coordenar o pessoal de atendimento e assumir o papel de administradora. Inicialmente, as hospedeiras estavam ocupadas em servir passageiros durante viagens aéreas - estamos mais familiarizados com elas como comissárias de bordo. Suas descrições de trabalho incluíam:

  • encontrar passageiros na entrada do avião;
  • realização para o local no salão;
  • organização de briefing sobre regras de segurança durante o voo;
  • servir bebidas e comida;
  • assistência aos passageiros.

Posteriormente, a profissão ampliou significativamente o escopo de suas atividades. Agora as hospedeiras recebem os convidados não só no ar, mas também no solo. Funcionários desta especialidade podem ser encontrados:

  • em grandes hotéis, pousadas, clubes;
  • em apresentações, seminários, bem como congressos, conferências e exposições;
  • no serviço de acompanhantes como acompanhantes de clientes em eventos onde não é habitual estar sozinho.

Vantagens e desvantagens

À primeira vista, o trabalho de dona de casa parece fácil, porém, como qualquer outra, tem suas vantagens e desvantagens.

Os aspectos positivos incluem o seguinte.

  • Qualquer um pode conseguir um trabalho como este, praticamente "fora da rua" se possuir os dados externos e qualidades pessoais necessários para esta profissão. Claro, alguns estabelecimentos de elite podem definir requisitos elevados, mas na esmagadora maioria dos casos, aparência apresentável, fala competente e habilidades de comunicação são suficientes.
  • Não há necessidade de educação especial. A exigência de educação especializada superior ou secundária na descrição do trabalho é extremamente rara. É claro que a presença de habilidades administrativas e o conhecimento de línguas estrangeiras podem ser uma vantagem na seleção de um candidato a uma vaga, mas não se tornam critérios básicos.
  • A perspectiva de bons conhecidos... O trabalho de recepcionista permite que você conheça muitas pessoas, inclusive das camadas mais altas da sociedade, financeiramente prósperas. Essas perspectivas atraem meninas; há casos em que esses laços se transformam em casamento. No entanto, muitos conhecidos podem ser úteis não tanto na vida pessoal quanto em outras atividades profissionais.
  • Conhecer o negócio. Não é segredo que muitos donos de restaurantes famosos começaram sua carreira como anfitriãs. Experiência de trabalho e familiaridade com "toda a cozinha" tornam-se uma vantagem inestimável para novos empregos na área relevante ao abrir seu próprio negócio.
  • Boa dica. O salário da dona de casa é pequeno, mas a maior parte da renda vem de gorjetas, que os clientes satisfeitos deixam para atender.

Os profissionais desta área às vezes ganham somas realmente grandes.

Ao mesmo tempo, a posição tem suas desvantagens.

  • Baixo rendimento oficial. Na grande maioria dos casos, as anfitriãs trabalham não oficialmente, portanto, sua renda legal é baixa.
  • Responsabilidades adicionais. Em alguns estabelecimentos, principalmente em boates, a funcionalidade das meninas não se limita a receber convidados, elas têm que entreter os visitantes com comunicação e dança.
  • Baixas perspectivas de carreira. Na maioria das vezes, esse trabalho é temporário. É claro que, com um forte desejo e uma combinação bem-sucedida de circunstâncias, a anfitriã pode eventualmente se tornar a administradora do estabelecimento, mas, como mostra a prática, esses casos são raros.
  • Interação com pessoas em conflito... As anfitriãs têm muito mais probabilidade do que as garçonetes de receber um escrutínio mais rigoroso dos visitantes do sexo masculino e até mesmo assédio sexual. Além disso, em algumas instituições, essa atitude é até incentivada pela administração - isso deve ser levado em consideração ao se candidatar a um emprego.
  • Requisitos estritos de aparência. Muitas vezes, é a aparência que se torna um aspecto fundamental na contratação de uma funcionária para o cargo de recepcionista, de modo que meninas e meninos com defeitos visíveis nem precisam pensar nessa área de trabalho.

Responsabilidades

Os deveres das hospedeiras em geral podem ser descritos como "atender e acompanhá-los". O tipo de emprego mais comum são restaurantes... Neste caso, depende muito das ações do funcionário se o cliente voltará ao estabelecimento. Cuidar dos visitantes é oferecer-lhes um bom lugar no salão, para ocupar e divertir enquanto se prepara o prato pedido e, claro, oferecer um aperitivo para minimizar a espera tediosa.

Os deveres de uma anfitriã em um restaurante incluem:

  • fazer reservas telefônicas;
  • atendimento aos hóspedes na entrada, auxílio na escolha da mesa, atendendo aos desejos pessoais do cliente e à carga de trabalho dos garçons;
  • aconselhar sobre a variedade de pratos oferecidos e a carta de vinhos;
  • informar os visitantes sobre as promoções em andamento;
  • apresentação aberta do menu;
  • se necessário - chamar um táxi, despedir-se;
  • anúncio de eventos interessantes no restaurante.

Requisitos

A anfitriã deve ter várias características profissionais e cumprir determinados requisitos.

Aparência

A hostess deve ser atraente em qualquer situação, mas, ao mesmo tempo, uma abundância de cosméticos, roupas pretensiosas e penteados desafiadores não são permitidos. A aparência deste especialista deve ser impecável. A imagem ideal é cabelo limpo, maquiagem discreta, manicure lacônica e um leve sorriso no rosto.... De roupas, é melhor dar preferência um terno elegante ou um vestido fechado, a maioria dos estabelecimentos fornece um uniforme.

Estilo esportivo não é permitido... Algumas pessoas pensam que só é possível conseguir um emprego como anfitriã se você tiver uma aparência de modelo. Isso está longe de ser o caso, uma garota ou um jovem nesta posição deve antes de tudo ser charmoso, inspirar confiança e inspirar a confiança absoluta de que cada hóspede em particular é o mais importante e valioso dentro das paredes da instituição.

Habilidades profissionais

Nenhuma habilidade profissional especial é exigida para este trabalho.no entanto, o conhecimento dos princípios básicos do trabalho na área de restaurantes ou hotéis será uma boa vantagem no emprego. Além disso, o bônus pode trazer fluência em um ou mais idiomas estrangeiros. A recepcionista deve ter um discurso competente e uma visão ampla para manter uma conversa com os clientes, se necessário.

Incentiva-se o conhecimento da etiqueta e das maneiras corretas. No trabalho de recepcionistas, conhecimentos básicos de psicologia certamente serão úteis.

Qualidades pessoais

Os requisitos mais importantes para os candidatos ao cargo de anfitriã na parte que diz respeito às características pessoais são:

  • aparência agradável;
  • voz suave;
  • sorridente;
  • encanto e encanto pessoal;
  • dicção entregue;
  • sociabilidade;
  • simpatia.

É muito importante que a anfitriã seja engenhosos e podem "resolver" rapidamente situações de força maior emergentes, encontre a solução certa para extinguir o conflito iminente. E, claro, essa pessoa deve ser resistente ao estresse, é importante para ele ser capaz de se mobilizar emocionalmente - mesmo se houver problemas em sua vida, ele deve sempre irradiar simpatia e sorrir.

Descrição do trabalho

De acordo com a descrição do cargo da anfitriã, suas funções incluem o seguinte.

  • Atender clientes / visitantes, levando-os à sala, à mesa ou ao hall, se for uma conferência.
  • Consultoria sobre os serviços prestados pela instituição.
  • Controle do trabalho do pessoal acompanhante.
  • Ajudar os hóspedes em caso de dificuldades.
  • Eliminação oportuna de conflitos.
  • Receber convidados.
  • No final do encontro / visita, a anfitriã deve obrigatoriamente acompanhar os visitantes, indagar sobre a sua avaliação da instituição e transmitir todos os desejos e comentários à administração da instituição.

Características do trabalho em diferentes instituições

Dependendo da área de trabalho, as funções de uma anfitriã podem variar ligeiramente, ser especificadas e complementadas.

Consumação de Hostess

Esse tipo de atividade se espalhou tanto em restaurantes quanto em casas noturnas. As recepcionistas sentam-se à mesa dos clientes, entretém-nos com uma conversa e se o cliente gosta de comunicação, ele pode pedir comida ou bebida para uma senhora - geralmente os funcionários recebem sua própria pequena porcentagem para isso. A principal tarefa do consumo da anfitriã é forçar sutilmente o visitante a fazer um pedido adicional, aumentando assim a receita da empresa.

O consumo pode ser não alcoólico e alcoólico, bem como ativo e passivo... Um ativo pressupõe uma escolha independente de um cliente por uma garota. Nesse caso, ela mesma se junta ao homem e inicia uma conversa com ele, e quando ele faz um pedido, ela permanece à sua mesa. No caso de consumo passivo, a dona de casa não anda pela sala, senta-se no balcão do bar ou dança, chamando a atenção de um homem, enfim, ela tenta de todos os modos que o visitante a convide para sua mesa. e tratá-la com ele.

Existe a opinião de que o consumo está diretamente relacionado com a prestação de serviços de caráter íntimo. No entanto, não é - ninguém pode forçar uma anfitriã a se envolver em tal serviço contra sua vontade. Além disso, a reputação é importante para a maioria dos estabelecimentos respeitáveis, pois eles são muito rígidos quanto ao caráter moral de seus funcionários.

Em alguns restaurantes, eles são transportados para casa após o turno de trabalho, utilizando o transporte da empresa.

Hospedeira no lobby

Esta profissão é mais difundida em hotéis. A maioria dos hotéis possui bares localizados perto da recepção. É neles que trabalham as recepcionistas. A principal tarefa dessas meninas é convidar os hóspedes a relaxar após a viagem, acompanhá-los ao bar do lobby e ajudar a fazer um pequeno pedido.

Nos últimos anos, os funcionários da recepção do hotel são frequentemente classificados entre as anfitriãs. Paralelamente, nesta área, podem ser impostos aos colaboradores requisitos mais rigorosos em termos de conhecimento de línguas estrangeiras. O candidato ao cargo deve, no mínimo, falar inglês. Além disso, as responsabilidades da hospedeira do hotel também podem incluir a administração do quarto e a contabilidade de suprimentos. Muitas vezes, esses funcionários são responsáveis ​​pela coordenação das empregadas domésticas e, portanto, têm perspectivas de carreira mais amplas do que em todos os outros tipos de estabelecimento.

Administradora-anfitriã no restaurante

Este funcionário não apenas acompanha os convidados até a mesa ou sala, mas sim a anfitriã de pleno direito do estabelecimento, que se comunica com os clientes, dirige as atividades dos funcionários e toma decisões sobre o entretenimento dos visitantes, caso eles estejam entediados ou insatisfeitos com alguma coisa.

Em caso de qualquer situação de conflito, o administrador deve intervir prontamente e interromper a situação com o mínimo de danos à instituição.

salário médio

O salário médio de uma anfitriã geralmente fica na faixa de 12 a 15 mil rublos, mas pode variar dependendo da região e da classe da instituição. Então, em Moscou, pode ser 25-30 mil. Se um funcionário for fluente em línguas estrangeiras, isso se tornará um aumento de salário muito perceptível.

Normalmente o pagamento é feito duas vezes por mês ou a cada turno. As hospedeiras de fim de semana geralmente recebem 150 rublos por hora. A principal receita dos representantes desta profissão, como já mencionamos, é a gorjeta, assim como a comissão por um pedido adicional feito por um cliente.

Como estudar e encontrar um emprego?

Normalmente, os alunos sem ensino superior ou secundário vão trabalhar como anfitriãs. No entanto, eles não precisam disso, uma vez que eles adquirem todas as habilidades necessárias no curso de treinamento já no local de trabalho - via de regra, não leva mais de 10-14 dias. O mais importante é ter um bom conhecimento da carta, carta de vinhos e outros serviços prestados pela instituição, bem como poder manter uma conversa com os clientes.

No entanto, meninas e meninos que receberam educação na especialidade "negócio de restaurantes" ou "turismo social e cultural" serão bem-vindos na profissão. Um grande bônus pode ser a presença de preparação psicológica, o que permitirá ao funcionário mostrar cordialidade e contenção em situações de conflito emergentes. A anfitriã geralmente contrata pessoas com um discurso competente e bem entregue e inglês falado, portanto, o treinamento do idioma do candidato será útil.

Oportunidades de carreira

Trabalhando em uma especialidade, uma recepcionista sempre tem a oportunidade de estudar detalhadamente as características dessa área e posteriormente se tornar uma especialista competente, e não apenas um vendedor, empregada doméstica ou garçom. Se desejar, com a experiência de uma recepcionista atrás de você, você pode sempre se aventurar no ramo de hotelaria ou restauração, dar passos no comércio, turismo ou serviços sociais e culturais.... No trabalho, são formadas qualidades empresariais importantes, traz-se à tona a capacidade de trabalhar em situação crítica, em condições de multitarefa. Um bônus para isso podem ser contatos úteis e conhecidos que podem ser adquiridos no decorrer do trabalho.

As perspectivas de recepcionistas no exterior são muito boas, mas, infelizmente, em nosso país a realidade é tal que as meninas de agências de modelos são contratadas principalmente para este trabalho. Eles não têm as habilidades necessárias para representar a empresa, e esse problema é especialmente grave quando se trata de feiras e conferências do setor. Na maioria dos casos, é impossível encontrar uma “anfitriã do salão” de pleno direito.

São trazidas modelos, vestidas com lindas roupas e encaminhadas ao salão para "sorrir" aos visitantes. A falta de atenção à sua preparação prejudica a reputação do organizador do evento e das empresas participantes. É por isso se uma garota ou um jovem realmente considera uma anfitriã como o primeiro passo em uma carreira, e não apenas como uma oportunidade de um emprego temporário de meio período, então eles devem escolher um empregador meticulosamente.

Em geral, uma anfitriã é uma ótima experiência escolar e profissional para qualquer pessoa obstinada. Se você é jovem e está pronto para construir sua carreira - vá em frente!

sem comentários

Moda

a beleza

casa