Profissões

Mecânico de automóveis: padrão profissional e descrições de funções

Mecânico de automóveis: padrão profissional e descrições de funções
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Descargas
  4. Descrição do trabalho
  5. Requisitos
  6. Educação e carreira
  7. O salário

Todos já ouviram falar pelo menos uma vez sobre o trabalho de um mecânico de automóveis. No entanto, você precisa saber exatamente o que o padrão profissional diz sobre esta posição, o que prescrevem as descrições de trabalho padrão. Um mecânico de automóveis deve ter certas qualidades pessoais, conhecimentos e habilidades.

Que é aquele?

O trabalho de um mecânico de automóveis implica, como o próprio nome sugere, os tipos mais simples de manipulações com peças automotivas. O mais simples significa aqueles que podem ser feitos manualmente ou usando técnicas elementares. Este especialista não se dedica apenas à reparação de veículos, mas também a diagnósticos técnicos elementares. Algumas pessoas pensam que um técnico de conserto de automóveis é igual a um mecânico de automóveis. Mas este é um equívoco sério.

Características específicas do trabalho de um mecânico de automóveis - o facto de concentrar os seus esforços na própria reparação e manutenção dos veículos. Ele também realizará muitos outros trabalhos e manipulações. O mecânico de automóveis está subordinado ao mecânico. O fato é que a característica do trabalho deste último implica um conhecimento mais profundo dos modernos equipamentos automotivos e de reparação. Os serralheiros automotivos são um pouco menos versados ​​em motores e outras unidades de transporte tecnicamente complexas.

No entanto, eles podem pintar o carro e, se necessário - para fazer trabalho de soldagem.

Serralheiro para conserto de automóveis obedece ao mecânico de automóveis e executa todas as suas ordens diretas. O processo de trabalho de um serviço de automóveis geralmente envolve a aceitação de carros chegados por um mecânico de automóveis. Ele avalia a situação atual e dá instruções sobre como e o que reparar diretamente.

Os serralheiros em grandes empresas, como os mecânicos, têm uma especialização estreita.

Prós e contras da profissão

Se o número de carros não crescer, em qualquer caso, não diminuirá. Portanto, o número de especialistas que trabalham com eles também não deve diminuir significativamente. Dada a crescente prevalência de profissões humanitárias, a demanda por mecânicos de automóveis e mecânicos de automóveis só aumentará. Além disso, tal os profissionais podem trabalhar em quase todas as organizações. Na verdade, hoje, nem uma única produção, nem um único comércio ou complexo de exposições, e não apenas eles, podem passar sem um carro.

A conclusão é óbvia: no futuro previsível, o desemprego dificilmente ameaçará os serralheiros da oficina mecânica. Pela mesma razão o nível de renda será bastante alto. O que é importante, os especialistas em consertos de automóveis têm a oportunidade de "girar" rapidamente, adquirir um novo círculo de conhecidos interessantes. Um bom mestre rapidamente se torna conhecido pelos proprietários de carros em suas cidades e até mesmo na região. Isso pode reduzir significativamente a dependência de empregadores específicos.

Alguns mecânicos de automóveis e mecânicos de automóveis, ganhando experiência, abrem suas próprias fábricase essas empresas de reparos estão florescendo. No entanto, essa profissão também tem desvantagens bastante sérias. Portanto, você definitivamente terá que ter uma boa forma física. Além disso, os reparos de automóveis envolvem muito trabalho árduo e trabalhoso.

Os órgãos respiratórios sofrerão constantemente de vapores de combustível, gordura em evaporação e outros fluidos técnicos, reagentes. Ruídos e vibrações também dificilmente são benéficos para a saúde. Algumas das manipulações devem ser realizadas ao ar livre, às vezes em condições de mau tempo.

E tudo isso deve ser complementado pela responsabilidade acrescida dos serviços de reparação. Tanto a tranquilidade dos donos dos automóveis quanto sua própria vida e saúde dependem de suas atividades.

Descargas

Mecânico de automóveis 1 categoria desmonta conjuntos de carros simples. Ele precisa possuir:

  • métodos-chave de trabalho deste tipo;
  • os princípios de uso de chaveiro e controle e ferramentas de medição (sistemas);
  • informações básicas sobre metais e combustíveis e lubrificantes, sobre outros fluidos técnicos e meios para máquinas de lavar.

Representantes de uma profissão ativa como serralheiro de 2ª categoria para trabalhar com camiões, deve desmontar os caminhões principais (exceto os altamente especializados e equipados com motores diesel). Esses especialistas podem trabalhar com segurança com ônibus e motocicletas de pequena tonelagem, com carros. Eles precisam dominar:

  • dados importantes sobre o dispositivo de carros e motocicletas;
  • regras para montagem e desmontagem de peças simples;
  • métodos de trabalho com a fiação do carro;
  • requisitos para fixação de várias peças;
  • métodos de uso de ferramentas pneumáticas e elétricas;
  • as principais informações sobre tolerâncias e ajustes, qualidades e rugosidade.

3ª categoria na especialidade de mecânico de automóveis dá o direito de trabalhar com veículos a diesel e complexos, ônibus longos, motonetas. Esses funcionários também têm o direito de apertar conexões roscadas essenciais e trocar peças degradadas. Eles serão capazes de desmontar aparelhos complexos e equipamentos elétricos. Um mecânico de automóveis da 3ª categoria está totalmente pronto para realizar o processamento de peças de chaveiro no nível de 11-12 padrões de qualidade. Claro, você precisa conhecer os parâmetros básicos da rugosidade do metal.

A 4ª categoria de mecânico de automóveis significa aproximadamente os seguintes tipos de trabalho:

  • instalação de árvores de cames;
  • desmontagem de geradores de energia;
  • reparação e montagem de todos os tipos de motores;
  • inspeção visual e desmontagem de transformadores hidráulicos;
  • ajuste de alinhamento de roda;
  • manipulações com caixas de câmbio, eixos e pastilhas de freio.

Serralheiro-mecânico de automóveis da 5ª categoria sabe como ajustar e testar dispositivos e montagens especialmente complexos em suportes e no chassi. Ele deve trocá-los durante a manutenção diária.Este especialista instala dispositivos e montagens de equipamentos elétricos automotivos, liga-os. Ele também lida com processamento de serralheiro complexo e altamente exigente. O 5º dígito significa que o especialista poderá descobrir a causa do dano ou desgaste das peças conjugadas, encontrar esses defeitos e eliminá-los.

Vale citar a 6ª categoria mecânica de automóveis. Esses artesãos podem trabalhar em estantes e no chassi, avaliando o estado dos componentes e dispositivos mais complexos. Eles reparam unidades de qualquer complexidade, ajustam e testam-nas. Com base nos resultados do trabalho, é elaborada a documentação de aceitação necessária. O mestre precisa possuir todas as habilidades que permitem restaurar completamente as peças desgastadas e fortalecê-las.

Na ETKS, também são cadastradas as categorias de eletricistas para conserto de equipamentos elétricos. 2ª classificação permite que você desmonte e conserte vários componentes elétricos simples. Especialistas deste nível trabalham com tees, caixas e engates. Chaveiros automotivos 3 dígitos trabalhar com amperímetros, voltímetros e retificadores de selênio. Eles já podem trabalhar com equipamentos de média complexidade e cargas de linga.

Reparador eletricista automotivo 4 grau significa prontidão para trabalhar com equipamentos elétricos em condições de pouso estreito e limitado. Esta descarga dá o direito de realizar o aterramento e aterramento de equipamentos elétricos. Normalmente, esses especialistas podem trabalhar no transporte ferroviário. Eles reparam e ajustam o funcionamento dos principais equipamentos elétricos de locomotivas a diesel e locomotivas elétricas. Eles também lidam com várias manipulações com:

  • pára-raios;
  • painéis;
  • painéis elétricos;
  • pantógrafos;
  • dispositivos de ventilação motorizada;
  • instalações de combate a incêndio;
  • diagramas de fiação;
  • pantógrafos;
  • geradores de turbina.

Separadamente, vale a pena falar sobre reparadores de motores. 2ª classificação concede o direito de trabalhar com peças de motores no nível de 11-12 graus. Os artesãos dividem as peças menores, bombeiam canais de óleo, medem vários componentes e conjuntos. 3ª classificação permite que você trabalhe com unidades individuais de motores de turbina a gás, e motores a pistão de todos os tipos e marcas podem ser desmontados e montados.

Especialistas neste nível de peças complexas de marca, montam unidades secundárias simples nos motores.

Descrição do trabalho

De acordo com uma descrição de trabalho típica, as funções de um mecânico de automóveis são principalmente em:

  • desmontagem de componentes simples;
  • cortar com um cinzel;
  • cortar e arquivar peças;
  • lavar peças;
  • purga do fio;
  • aplicação de lubrificante nas peças.

Além disso, um mecânico de automóveis faz corte, isolamento de várias partes da fiação, solda os fios. Ele verifica a funcionalidade de várias peças usando as ferramentas necessárias. Ele também instala dispositivos e aparelhos de acordo com um esquema verificado, incluindo-os na rede. O mecânico de automóveis também está envolvido em:

  • encanamento complexo;
  • balanceamento de peças em estática e dinâmica;
  • diagnóstico e ajuste de várias unidades;
  • verificar a conformidade das unidades com as condições tecnológicas;
  • avaliação da correção da montagem, fixando os parâmetros operacionais alcançados.

A nomeação e o despedimento do mecânico de automóveis são efectuados por ordem da direcção da organização. Para ocupar tal posição, você precisa receber Educação vocacional... O mecânico de automóveis prepara pessoalmente o local de trabalho, avalia a disponibilidade da peça material necessária. Ele também prepara pessoalmente os carros para reparos, lavanderias e os limpa. O seu dever é proteger o veículo de forma a eliminar o risco de acidentes.

A determinação da capacidade de manutenção de peças individuais é realizada em contato próximo com os motoristas. Com base nos resultados do trabalho, o mecânico de automóveis dá um relatório sobre o resultado alcançado, sobre as peças utilizadas.Se ele não puder eliminar as causas prováveis ​​de um acidente ou acidentes, ele deve notificar imediatamente sua gerência.

Além disso, o mestre é submetido a exames médicos pelo menos uma vez por ano. Sua função imprescindível é cumprir as normas de proteção ao trabalho, as normas sanitárias, o uso de equipamentos de proteção individual nos devidos casos.

Requisitos

Qualidades pessoais

As características desse profissional são:

  • excelente memória;
  • atenção desenvolvida;
  • a capacidade de analisar rapidamente a situação;
  • sociabilidade;
  • mudança rápida de atenção;
  • resistência física e mental;
  • meticulosidade, precisão.

Conhecimento e habilidades

O padrão profissional aprovado descreve este conhecimento e habilidades da seguinte forma:

  • o uso de ferramentas manuais, pneumáticas e elétricas;
  • verificar o desempenho de peças individuais;
  • avaliação de estanqueidade;
  • controle de qualidade de fixadores;
  • verificar a pressão de várias linhas e pneus;
  • verificar a integridade dos veículos;
  • identificação visual de defeitos externos;
  • posse dos princípios do dispositivo de todos os carros, as peculiaridades do trabalho de suas peças individuais.

Educação e carreira

Para se tornar mecânico de automóveis, você precisa estudar nas seguintes especialidades:

  • “Transporte terrestre e meios tecnológicos”;
  • “Transporte terrestre e complexos tecnológicos”;
  • “Manutenção e reparação de veículos motorizados”.

Treinamento semelhante e avançado é conduzido por faculdades técnicas e ordinárias secundárias da Universidade Báltica em homenagem a Kant, Universidade Estadual de Sakhalin, Universidade Saratov em homenagem a Vavilov. Se for decidido escolher faculdades, é aconselhável focar em Moscou, Nizhny Novgorod, Naberezhno-Chelny, instituições educacionais de Izhevsk... É aí que está a melhor base técnica e produtiva. No entanto, é importante entender que um mecânico de automóveis se torna um mestre experiente somente após 2-3 anos de prática ativa. Portanto, é aconselhável buscar vagas ainda no processo de aprendizagem.

Na maioria das vezes eles começam com um assistente de mecânico de automóveis. É assim que se ganha experiência de trabalho. A posição principal pode ser obtida em pelo menos 2-3 meses. Não é necessário contar com um grande crescimento na carreira, são apenas 2 etapas principais - assistente e mestre. Mas com o tempo, a riqueza aumentará.

O salário

O mecânico de automóveis, como já foi mencionado, recebe um dinheiro relativamente decente. Em média, o salário varia de 20 a 80 mil rublos. A maior receita desses especialistas na parte europeia do país está em Moscou. Muito, entretanto, depende da empresa específica e do nível de qualificações. No Khanty-Mansi Autonomous Okrug e Yamalo-Nenets Autonomous Okrug, você pode conseguir até um pouco mais do que na capital (não 50, mas 55-56 mil).

Aqui estão mais alguns números:

  • Região de Tula - 43 mil;
  • Região de Murmansk - 42 mil;
  • Daguestão - 42 mil;
  • Carélia - 41,5 mil;
  • Território de Kamchatka - 46 mil.
sem comentários

Moda

a beleza

casa