Profissões

Tudo sobre ocupações de colarinho azul

Tudo sobre ocupações de colarinho azul
Contente
  1. O que é e para quem é adequado?
  2. Profissões em vários campos
  3. Educação
  4. Carreira e perspectivas
  5. O salário

A educação técnica primária e secundária fornece aos alunos certas habilidades e conhecimentos de trabalho, que estão mais frequentemente associados ao trabalho físico - essas profissões são chamadas de trabalhadores. Em faculdades desse tipo, a maior parte do tempo de estudo é dedicada à prática especializada, intimamente relacionada ao futuro ofício. Além disso, em paralelo com a formação, há o conhecimento de empresas manufatureiras e a participação na criação de mercadorias.

Graças a uma introdução tão rápida ao trabalho profissional, os alunos no futuro terão mais chances de encontrar e preencher uma vaga de perfil exigida. Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre o que são profissões de trabalho e também descreveremos em detalhes a essência deste termo.

O que é e para quem é adequado?

Conforme mencionado acima, a definição de ocupações de colarinho azul se aplica a graduados de instituições de ensino que associam uma profissão ao trabalho manual. O treinamento geralmente não dura mais do que 2-3 anos e, em casos raros, leva muito pouco tempo - você pode se preparar por vários meses em cursos especiais. Freqüentemente, as habilidades necessárias para o emprego podem ser aprendidas diretamente com a empresa de recrutamento. As ocupações de colarinho azul são geralmente descritas em três termos, como trabalho “altamente qualificado”, “pouco qualificado” e “pouco qualificado”. Mão-de-obra com alta qualificação é a mais demandada no mercado de trabalho, mas requer do trabalhador certas habilidades práticas e conhecimentos na especialidade.

Feito â mão Adequado tanto para homens e mulheres... O treinamento em tal ocupação é preferido por aqueles graduados que estão interessados ​​em algum trabalho físico específico, aqueles que gostam e freqüentemente fazem trabalho manual e aqueles que não desejam estudar o currículo escolar em detalhes. Os indivíduos nesta categoria podem realizar seus talentos e habilidades muito mais cedo do que os graduados universitários. Além disso, estudar nas universidades só vai sobrecarregar os alunos, porque as profissões especializadas complexas não são para todos, mas uma ocupação útil e favorita será muito mais promissora e, no futuro, permitirá que o empregado não se inscreva no centro de emprego.

Muitas vezes acontece que o trabalho manual é escolhido por intelectuais que não gostam da confusão de altas posições e dos nervos constantes de responsabilidades sérias. Essas pessoas preferem criar produtos com suas próprias mãos e observar os resultados do trabalho imediatamente, em vez de manter registros intermináveis ​​e monitorar o trabalho dos funcionários. Na produção, os mais valorizados são aqueles trabalhadores que amam e conhecem o seu trabalho, tratam o trabalho com responsabilidade e disciplina, e também sabem construir relacionamentos com a equipe.

Além disso, uma qualidade importante de um bom funcionário é a ausência de maus hábitos. As grandes empresas criam demanda no mercado de trabalho por trabalhadores diligentes, prontos para realizar tarefas monótonas que não diferem em variedade. Na maioria das vezes, essa mão-de-obra é necessária na produção industrial de roupas, produtos alimentícios ou peças de máquinas.

As profissões ativas são procuradas não apenas na produção em massa, mas também nas médias e pequenas empresas. A lista dessas empresas inclui restaurantes, hotéis, organização da agricultura e construção - todo o setor de serviços é composto por pessoas que trabalham com trabalho manual.

Profissões em vários campos

Basicamente, as ocupações de colarinho azul estão em demanda em grandes empresas que atuam na produção em massa de produtos. As especialidades mais simples de uma pessoa que trabalha podem ser masculinas e femininas. Apresentamos a você uma classificação de profissões promissoras em toda a indústria que se relacionam com as mais diversas áreas de trabalho:

  • garçom - um emprego a tempo parcial ideal para jovens estudantes ativos;
  • barman - a maioria dos homens trabalha nesta posição, o trabalho é interessante e variado;
  • vendedor - a especialidade está sempre em demanda no mercado de trabalho;
  • cabeleireiro - uma profissão predominantemente feminina que abre perspectivas para o seu próprio negócio;
  • operador de máquina de colocação de asfalto, - funcionários que fornecem uma boa superfície de rodagem estão sempre em demanda em qualquer país;
  • soldador - a melhor profissão para trabalhar em uma empresa industrial;
  • alfaiate - a especialidade permite trabalhar tanto em fábrica como em estúdio privado;
  • faz-tudo - a aula não implica nenhum trabalho específico, normalmente o colaborador realiza tarefas relacionadas à atividade física.

Esta é apenas uma pequena lista dos melhores empregos no mercado de trabalho hoje. Mas há também uma classificação das especialidades de trabalho, cada uma das quais é responsável por diferentes esferas de trabalho exigidas. Considere as principais áreas de especialidades que nunca perderão sua relevância.

Construção

A profissão de construtor na antiguidade era muito exigida, hoje em dia a popularidade deste negócio não para de crescer. O progresso da humanidade cria cada vez mais exigências para a criação de instalações residenciais, técnicas e industriais, por isso, o conceito geral de "construtor" esconde muitas ocupações de colarinho azul.

Os representantes desta categoria podem ser trabalhadores do conhecimento, por exemplo, arquitetos ou designers, e indivíduos criativos que preferem trabalho manual.As profissões básicas associadas à construção são maioritariamente masculinas, mas em casos raros, as mulheres também podem ocupar cargos nesta área. Considere as ocupações mais procuradas relacionadas à profissão de construtor.

  • Encanador... Muitas pessoas pensam que os representantes deste ofício estão apenas envolvidos na limpeza de canos entupidos ou na substituição de encanamentos danificados, mas esta atividade é apenas uma renda adicional ao trabalho principal de um encanador. Os profissionais nesta profissão estão ativamente envolvidos na construção de novos edifícios - eles colocam os componentes mais essenciais da habitação, como esgotos, aquecimento e canos de água. Os encanadores entendem a construção correta do sistema de tubulação e peças componentes, como conexões, válvulas, curvas e adaptadores. Além disso, um técnico qualificado deve ser capaz de instalar dispositivos especiais, bem como ajustar, reparar e regular o seu funcionamento.
  • Voltado para ladrilhador... Os especialistas deste ofício dedicam-se à decoração final das instalações - colocam ladrilhos de cerâmica, ladrilhos de cozinha ou painéis de PVC. Além disso, os revestimentos profissionais são capazes de criar um revestimento de pedra artificial ou natural no chão e nas paredes da sala. Os trabalhadores que têm um gosto artístico delicado e senso de estilo são muito valorizados - eles colocam o máximo esforço em seu trabalho e, portanto, o resultado supera qualquer expectativa. Ladrilhos decoram uma grande variedade de locais: casas, apartamentos, piscinas, escolas, escritórios, hospitais, locais de entretenimento e shoppings.
  • Pedreiro... Uma das especialidades mais antigas - há milhares de anos que não perde a relevância. Quase tudo na construção de um edifício depende das habilidades de um pedreiro: a qualidade do vazamento da fundação, a montagem de uma moldura metálica com concreto, a correta colocação de tijolos ou blocos de concreto, bem como a realização de portas e janelas aberturas. O trabalho de um especialista define a aparência futura da estrutura, garante estabilidade e confiabilidade.

Os pedreiros podem ser altamente qualificados e abrir a porta para trabalhos desafiadores de alta remuneração, como construção de túneis, pontes, represas e outros projetos industrialmente importantes.

Empresas industriais

Nesta área de trabalho, existem diversos padrões profissionais que os colaboradores devem cumprir. Considere as ocupações de colarinho azul mais populares nesta categoria.

  • Operador de máquinas... Esses artesãos são empregados principalmente em empresas de processamento de madeira e outros materiais. As funções dos operadores de máquinas são serrar a madeira cortada, produzir tábuas e vigas, bem como furar, perfurar e retificar metais. Todo o trabalho é realizado em equipamento profissional, de onde se originou o título do cargo.
  • Turner ou miller. Estas duas especialidades são semelhantes - os encarregados trabalham em máquinas especiais com comando semiautomático, automático ou manual. As atribuições dos empregados dessas funções incluem a produção de peças metálicas para diversos mecanismos, máquinas e trens. Mas a essência da operação do equipamento é diferente - para o torno-mestre a peça gira na máquina, e para as fresadoras o próprio equipamento se move e o material sendo processado permanece estacionário.
  • Chaveiro... Na maioria das vezes, trabalhar nesta nave envolve a manipulação de equipamentos de metal. Os serralheiros podem ser de diferentes especialidades, por exemplo, montador, eletricista, reparador ou personalizador.

Cada área inclui diferentes tipos de responsabilidades que são exigidas tanto em grandes empresas quanto em pequenas oficinas.

Industria de mineração

Especialistas deste tipo lidam com empregos difíceis e potencialmente fatais, razão pela qual as vagas são abertas apenas para homens. Considere alguns empregos na indústria extrativa que se enquadram na categoria de empregos de colarinho azul.

  • Mineiro... Os especialistas trabalham em minas profundas, extraindo carvão, triturando camadas de carvão usando ferramentas manuais ou equipamentos especiais. A profissão é arriscada não só porque o desabamento de uma mina pode acontecer a qualquer momento, o trabalho também é prejudicial à saúde - os minerais deixam pequenos depósitos no trato respiratório de uma pessoa, e isso causa doenças graves. Todos os fatores complicadores são levados em consideração no emprego - a ocupação é bem remunerada e também fornece ao funcionário uma experiência de trabalho quente e uma pensão decente.
  • Explosivo... Como o nome da nave sugere, o trabalhador usa explosivos. A essência do trabalho é dividir grandes camadas de minerais usando uma explosão. Para fazer isso, o blaster deve ser capaz de escolher locais adequados para fazer buracos nas rochas, calcular a quantidade de explosivos colocados neles e também levar em consideração as prováveis ​​direções da explosão. Representantes da especialidade estão envolvidos na destruição de edifícios de emergência usando os mesmos explosivos. Um profissional deve ser treinado e altamente qualificado, pois as pessoas podem sofrer gravemente ao menor erro.
  • Tunneller... Especialistas qualificados estão empenhados em criar condições para a extração de minerais em minas - instalam suportes e fechos, colocam comunicações e ferrovia para carrinhos.

Os motoristas não trabalham apenas em minas - a embarcação é muito solicitada na criação de metrôs e túneis.

Agricultura e Florestamento

Apesar do impressionante avanço tecnológico, muitos são os cargos agrícolas que têm grande demanda no mercado de trabalho, pois o desenvolvimento da tecnologia é acompanhado pelo surgimento de novas especialidades. Aqui estão alguns dos trabalhos mais interessantes relacionados à agricultura e silvicultura.

  • Mecanico agricola... Os trabalhadores trabalham em diferentes máquinas, como tratores, colheitadeiras, semeadoras, pulverizadores ou grades. Os operadores das máquinas garantem a colheita e preparação do campo para a semeadura da próxima safra. Além disso, os encarregados mantêm o equipamento em funcionamento e, se necessário, reparam-no.
  • Forester... As áreas florestadas modernas precisam de proteção não apenas contra o abuso do desmatamento, mas também contra incêndios, doenças e poluição por resíduos artificiais.
  • Jardineiro... O dever dos representantes desta posição é melhorar gramados, canteiros, parques e estufas. Graças aos jardineiros nas cidades, você pode encontrar lindas áreas verdes de lazer.

Educação

Os trabalhadores manuais podem receber treinamento vocacional em instituições educacionais de ensino médio especializado, como faculdades, escolas técnicas e escolas. Existem pelo menos 4.000 dessas instituições no território da Rússia. - eles estão localizados em todas as regiões e em muitas cidades pequenas. A direção das especialidades nas faculdades está constantemente sendo ajustada de acordo com os requisitos dos padrões profissionais. Muitas grandes empresas firmam convênios com escolas técnicas, mediante o qual os alunos passam por um estágio prático de produção - assim, as empresas encontram novos profissionais promissores. E para os alunos que expressam o desejo de estudar mais, existe um sistema de formação especial que lhes permite ingressar nas universidades com benefícios.

Para começar a estudar em uma escola, você não precisa passar em exames difíceis ou no Exame Estadual Unificado, porque nessas instituições costuma haver falta de alunos, então é muito fácil se inscrever lá, mesmo com um orçamento. Tudo o que é exigido de uma pós-graduação é um certificado de conclusão de 9 ou 11 graus, um pedido de admissão para estudar e um certificado de saúde.

Às vezes, as escolas técnicas concordam em matricular os alunos que concluíram apenas 8 séries para o treinamento, então as crianças têm a oportunidade de estudar em uma escola noturna.

Carreira e perspectivas

Pelo nível de salários e crescimento na carreira dos colaboradores, suas qualificações são responsáveis. Ao concluir o treinamento em escola técnica, o graduado recebe nota baixa, que futuramente poderá ser ampliada no processo de trabalho ou na realização de cursos especiais. Porém, quanto mais altas as qualificações do trabalhador, maior a responsabilidade, portanto, se você subiu sua classificação, terá que confirmá-la regularmente - em média, uma vez a cada 3 anos. Mas o nível salarial de uma pessoa que construiu uma carreira aumentando a classificação será muito mais alto.

No final do século passado, as profissões de colarinho azul caíram fortemente na procura, porque naquele momento havia uma crise industrial, mas depois de algumas décadas a situação está melhorando gradativamente. Muitas empresas oferecem um trabalho promissor na produção, mas, ao contrário das antigas ocupações, as novas vagas exigem dos funcionários não apenas um trabalho rápido, mas também conhecimento do seu negócio. O maior sucesso é alcançado por colaboradores que demonstram iniciativa no trabalho e revelam o seu potencial criativo.

O salário

O principal papel na formação do volume de salários é desempenhado pelas categorias de trabalhadores e pelo local de emprego. Em diferentes empresas, os rendimentos dos representantes da classe operária podem variar consoante o estado da economia da empresa. Mas a lei define um único livro de referência tarifária e de qualificação, que regulamenta o salário mínimo de uma determinada profissão. Considere o tamanho da renda dos representantes de diferentes esferas de trabalho de acordo com o ETKS:

  • para trabalhadores do setor de construção, os salários devem ser de pelo menos 28 mil rublos;
  • para profissionais de mineração - de 35 mil rublos;
  • para funcionários de empresas de engenharia pesada, equipamentos elétricos e componentes de rádio, a receita deve ser de 30 mil rublos;
  • para especialistas em transporte - pelo menos 25 mil rublos.

Para representantes de outras ocupações de colarinho azul que não exigem altas qualificações, o salário inicial pode ser ainda menor, por exemplo, os vendedores recebem de 20 mil rublos e funcionários de cafés e hotéis - cerca de 18 mil rublos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa