Pratos

Pratos estilo provençal: opções interessantes e características de escolha

Pratos estilo provençal: opções interessantes e características de escolha
Contente
  1. Cores e tons
  2. Materiais (editar)
  3. Motivos
  4. Servindo sutilezas

O estilo provençal de interiores não compete com nada há muito tempo: não precisa de publicidade, é um estilo autossuficiente e estabelecido, cujo número de fãs não está diminuindo. Provença (ou país francês) não é sobre características comuns e reconhecíveis, é sobre a consideração de cada detalhe, a ênfase nas pequenas coisas que criam a imagem de uma casa aconchegante e acolhedora. E os pratos ao estilo provençal (incluindo pratos de parede) são um atributo obrigatório de formação de estilo.

Cores e tons

O estilo em si é mantido em tons suaves, às vezes parece que estão diluídos com leite, às vezes - que são cobertos por uma névoa matinal. Isso se aplica a paredes, pisos, tecidos, cores de móveis. E isso também se aplica aos utensílios de cozinha.

Tons típicos:

  • rosa delicado e azul desbotado;
  • lavanda (tom de destaque no estilo provençal);
  • hortelã;
  • láctico;
  • tons delicados de marrom e cinza;
  • tons de bege.

    Intercalados com terracota e azul são menos comuns, mas são característicos da Provença, embora seja muito importante não exagerar.

    Podem ser usadas mais de três cores no interior, mas com cuidado e com um arranjo claro de acentos. O mesmo acontece com os pratos: o fundo geral é um ou dois, mas os detalhes podem ser multicoloridos, mas não devem ofuscar.

    Leveza e ternura, motivos florais - tudo isso vale também para baixelas. Se um jogo de chá é, por exemplo, vermelho vivo, ele se destaca na variedade geral de tons pastéis. No estilo provençal, tudo é silencioso, quente, sem brilho deliberado.

    Materiais (editar)

    São várias opções, e todas podem ser combinadas em uma cozinha: porcelana, cerâmica, madeira. O princípio básico da baixela provençal são os materiais naturais, formas clássicas, tons pastel e padrões discretos.O serviço de mesa cerimonial pode ser feito de porcelana: é servido à mesa em ocasiões especiais, o resto do tempo decora a "exposição" do buffet.

    Nos dias de semana, são utilizadas cerâmicas e parte de madeira. A cerâmica envolve o uso não só de xícaras e pratos: pires e vasos para geléias, potes para pratos quentes, cocotte e taças de frutas, cestos de vime - na estética provençal há lugar para pequenos auxiliares de culinária.

    Eles enfeitam a vida cotidiana, tornam a ingestão de alimentos mais bonita, ritual e abrem o apetite.

    O plástico não é sobre a Provença. Mesmo para as chamadas necessidades domésticas difíceis, tente não usar tigelas de plástico - é melhor estocar tigelas, latas e canecas esmaltadas. Eles podem ser bastante decorativos, mas ao mesmo tempo não parecerão o produto de uma era estranha ao estilo provençal.

    Afinal, o país francês se dedicava à estética da época em que os televisores eram raros, não podiam haver sacolinhas e tigelas de plástico no dia a dia, e os potes “de ervas” da Ikea substituíam os vasos por verdadeiras flores silvestres.

    Motivos

    Muitos conjuntos de pratos se encaixam perfeitamente no estilo provençal em cores e formas, mas surgem dúvidas sobre os motivos. Se você é perfeccionista na seleção de pratos, terá que levar esse ponto em consideração.

      Quais os motivos no jogo de chá de mesa ecoam o estilo provençal:

      • flores (campo e jardim);
      • frutas (especialmente cachos de uvas);
      • campos de lavanda (e em geral tudo relacionado à lavanda - o símbolo da Provença);
      • padrões com cachos e ondas;
      • pássaros domésticos;
      • folhas de várias plantas;
      • vinho (em copos e garrafas);
      • imprime impressões repetidas de selos postais.

      Claro, os buquês serão o motivo principal. Mas as flores devem ser estritamente flores do campo ou do jardim. As paisagens da província da Provença também podem decorar talheres.

      Mas se, em princípio, não gosta muito de cerâmica ou porcelana com motivos, também existem opções mais concisas. Por exemplo, a borda de uma xícara ou pires é emoldurada por uma faixa colorida não muito larga. Além disso, ao longo do perímetro do prato, o autor pode desenhar uma onda de luz. Os pratos podem ser totalmente brancos, sem qualquer tonalidade, mas com uma textura interessante.

      Servindo sutilezas

      O estilo provençal é difícil de culpar pela falta de democracia. Não há requisitos rígidos para o que o serviço deve ser, para quantas pessoas será, quais terrinas devem ter alças. Tudo depende do dono o mais importante, não há formas geométricas estritas cortadas.

      Agradável arredondamento dos pratos, cabos retorcidos, interessantes texturas e relevos - isto é o que combina com a Provença.

      Como arrumar a mesa para um jantar.

      • Toalha de mesa. O branco sólido padrão também é aceitável. Se a festa é especial e você quer enfatizar isso, então a opção com uma toalha de mesa branca é a prioridade. Mas se você deseja conforto e uma comunicação agradável com seus entes queridos, e não solenidade sublinhada, pare em uma toalha de mesa xadrez ou com uma pequena estampa floral. Novamente - escuro. Se os pratos forem brancos, uma toalha de mesa de linho xadrez (gaiola lavanda ou menta) é o ideal.
      • Separe a refeição principal e o chá. Não deve haver muitos pratos na mesa - apenas evite saladas e salgadinhos abundantes. Escolha o prato principal para o qual você convida as pessoas - por exemplo, frango com maçãs. E a seguir coloque em um prato bonito e largo, que ficará no centro da mesa. Se quiser precedê-lo com o primeiro (sopa), sirva primeiro uma terrina com alças graciosas, onde haverá um caldo leve de legumes ou de galinha (possivelmente com croutons).
      • O resto dos pires e vasos contém adições ao prato principal, vegetais e molhos. Não vale a pena fazer um acompanhamento pesado para o estômago para o mesmo frango, pois distrai e tira o equilíbrio do jantar. Novamente, lembre-se: o prato principal é um, o que significa que o prato em que você o serve não deve competir com o prato principal da mesa.Ela dá início, serve de complemento, não de competidor.
      • Copos para bebidas não alcoólicas geladas podem ser coloridos - tons de menta e lavanda são a prioridade. Óculos em relevo são ideais. Copos de álcool - em belas pernas, também não necessariamente transparentes.
      • Garfos e colheres... Opções com base de madeira são adequadas. É desejável que a base não "discuta" com os restantes pratos em termos de cor e design.
      • Suplementos. Se você servir manteiga, deve ser em uma lata de manteiga limpa. Se precisar de açúcar granulado, mantenha um açucareiro bom para essas ocasiões. As sobremesas são servidas em lindas barraquinhas com pés, acompanhadas por omoplatas graciosas com algumas estampas provençais reconhecíveis.
      • Acessórios. Decore sua mesa com um vaso de flores, seja um buquê exuberante de flores silvestres ou rosas de jardim recém-cortadas. Coloque nos pratos guardanapos têxteis de estilo provençal, eles podem ser amarrados com fitas de renda e decorados com as mesmas rosas do jardim, lilases, até margaridas simples (colocadas sob a fita). Para ter intimidade e criar uma atmosfera comovente na mesa, velas são necessárias - em castiçais seguros. Os saleiros podem ser selecionados na forma de pássaros ou galinhas.

      Placas largas e planas com motivos provençais podem ser colocadas na parede como decoração. Serão como pinturas originais com paisagens provençais, buquês de lavanda, pássaros em gaiolas, uvas e frutas suculentas. Pode haver muitos pratos, coloque-os harmoniosamente, evitando linhas retas. Lembre-se que as estampas pequenas são da Provença, as rosas grandes são de “outra ópera”.

      Preste atenção também nos pratos que estarão na mesa o tempo todo: uma tigela de frutas, uma tigela para biscoitos e doces, um decantador para água ou compota. Eles devem estar em consonância um com o outro em design e material.

      Gostaria de chamar sua atenção para uma regra importante: quando você cria um certo estilo em sua casa, não mostre o quanto você se esforça. Simplificando, qualquer obsessão com compatibilidade perfeita, o medo de introduzir o menor elemento estranho no interior, a ênfase apenas nos atributos da marca tornam o ambiente artificial, inanimado.

      No estilo provençal, sua naturalidade, simplicidade, um apelo à vitalidade, o valor da tradição e a ausência de bombástico são valiosos. E na louça também.

      Para uma visão geral dos pratos do estilo provençal, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa