Papagaio

Como alimentar o periquito?

Como alimentar o periquito?
Contente
  1. O que as calopsitas gostam?
  2. O que deve ser incluído na dieta?
  3. Como se alimentar corretamente?
  4. O que não deve ser dado?

Um papagaio encantador com um tufo amarelo alegre na cabeça, que pode ser ensinado a falar - este é Corella. Não é surpreendente que um pássaro tão exótico seja muito popular entre os criadores russos. No entanto, se você decidir levar um papagaio-de-crista para sua casa, então você precisa saber como fornecer a ele os cuidados adequados, como escolher uma gaiola e, o mais importante - como e com que alimentá-lo, quais alimentos devem estar presentes na dieta de um animal de estimação com penas. Vamos contar a você em detalhes sobre a nutrição da calopsita no artigo.

O que as calopsitas gostam?

A pátria e local de residência de Corells é a Austrália. Esses papagaios-de-crista preferem se estabelecer perto de rios e lagos em áreas abertas cobertas de grama e poucos arbustos.

Na natureza, as calopsitas se alimentam principalmente de sementes de plantas, nozes, frutos de árvores e suco de eucalipto. Eles também amam grãos de trigo e outros cereais, portanto, eles freqüentemente "invadem" os campos dos fazendeiros locais.

Além disso, as calopsitas precisam de proteína. Os insetos, por serem sua fonte, também fazem parte da dieta diária dos passarinhos de crista.

O que deve ser incluído na dieta?

Em casa, as calopsitas precisam fornecer uma alimentação adequada e nutritiva, que contenha a quantidade necessária de proteínas, gorduras e carboidratos, além de toda a gama de vitaminas e minerais.

Os cereais devem ser a base para a alimentação dos papagaios-de-crista. Além dos cereais, a dieta das calopsitas também deve incluir frutas, vegetais, frutas vermelhas e ervas. Produtos de proteína também devem ser dados a um animal de estimação com penas, uma vez que a proteína é o principal material de construção das células. E no inverno, nas fases de incubação dos pintinhos e mudança de plumagem, não se pode prescindir de um complexo de vitaminas e minerais.

Como se alimentar corretamente?

Despeje a ração uma vez por dia. É aconselhável fazer isso à noite, depois de limpar a gaiola. A quantidade ideal de alimento é 30 gramas. Durante o dia, o próprio papagaio distribui toda a comida em várias porções.

Para calopsitas, se os pais se recusam a alimentá-las, é melhor comprar na loja de animais mistura seca pronta... É divorciado na água e dado aos bebês a cada 1 ou 2 horas. A partir das duas semanas de idade, o intervalo entre as refeições aumenta para 4 horas.

Milho

As lojas de animais vendem ração especial para calopsitas, que é uma mistura de diferentes tipos de grãos, às vezes com a adição de nozes e vegetais secos. Você precisa escolher apenas marcas comprovadas e de alta qualidade de fabricantes nacionais e estrangeiros. É melhor não comprar ração a granel, pois pode expirar e conter larvas de insetos e mofo.

Os corellas precisam de 20 a 40 gramas de cereais por dia. Isso é cerca de duas a três colheres de sopa. Diversas safras devem ser incluídas na alimentação de grãos.

  • Painço - este é o principal elemento da mistura de grãos, sua participação deve ser de 50%. Os papagaios podem receber painço de cores diferentes, mas o vermelho é preferível, pois é o líder em quantidade de nutrientes.
  • Trigo - deve ser administrado à ave apenas na forma germinada ou embebida, devido ao alto teor de vitamina E, é indispensável durante a fase de recria e durante a época de acasalamento.
  • Aveia - contém vitamina E e um complexo de vitaminas B.
  • Milho - contém um conjunto completo de oligoelementos, além de fibras, necessárias para o funcionamento normal do trato gastrointestinal. O milho é rico em carboidratos, mas pobre em proteínas, então você não pode alimentar papagaios apenas com ele.
  • Semente de canário (ou semente de canário) - pelo facto de ser trazido das Canárias, onde é cultivado, este cereal é bastante caro, mas muito útil: tem um elevado conteúdo proteico e um conjunto quase completo de vitaminas e microelementos necessários para as aves. É desejável que este grão esteja presente na dieta da calopsita pelo menos em pequenas quantidades, principalmente no inverno.

Também é útil para um animal de estimação com penas cevada, ervilha, sementes de linho, abóbora, cânhamo, gergelim e ervas daninhas do campo. No entanto, sua participação na mistura de grãos deve ser baixa. Sementes de girassol - também um cereal saudável, mas devido ao alto teor de gordura vegetal, não deve ser administrado todos os dias e em quantidades limitadas.

Em vez de comprar comida, você pode alimentar o papagaio com grãos germinados - eles são muito mais saudáveis ​​do que os secos, pois contêm mais substâncias biologicamente ativas: vitaminas, oligoelementos e várias enzimas. O trigo e a cevada são mais comumente germinados, embora isso possa ser feito com qualquer cereal separadamente ou misturando-os.

Para germinar, coloque os grãos em um curativo embebido em água e cubra por cima. Estamos esperando alguns dias até que apareçam os brotos brancos. Os brotos germinados devem ser mantidos na geladeira. O prazo de validade não deve exceder 48 horas.

Se você decidir formar de forma independente uma composição de cereal para um papagaio misturando vários grãos, você terá que deixá-los de molho em água ou moê-los, porque você não pode alimentar um pássaro com grãos inteiros.

Mingau

Periodicamente, você pode mimar seu amado animal de estimação com cereais, mas deve cozinhá-los apenas em água, sem sal e sem adição de temperos. Calopsitas adoram comer trigo sarraceno cozido, aveia, arroz, ervilhas e cevada. Você pode fazer mingau com diferentes grãos e, em seguida, adicionar pedaços de frutas vermelhas, frutas ou vegetais a ele.

Verdes

No ambiente natural, as calopsitas se alimentam de gramíneas, brotos de plantas e folhas de árvores. Portanto, as verduras devem estar presentes no cardápio doméstico de aves, mas apenas frescas. Pode ser adicionado à mistura de vegetais ou cereais. Diferentes tipos de plantas verdes são úteis para calopsitas:

  • banana da terra;
  • folhas de dente de leão;
  • folhas de uva;
  • urtiga;
  • Trevo;
  • folhas de alface;
  • espinafre;
  • espargos;
  • topos de cenoura;
  • cebolas verdes;
  • ramos de várias árvores (vidoeiro, salgueiro, bordo e outros).

Os papagaios não devem receber apenas ervas picantes, ou seja, aquelas que têm um cheiro forte e são usadas na culinária para dar aos pratos um aroma pronunciado... Isso inclui salsa, aipo, endro, hortelã, manjericão e outros.

Nozes

Embora as calopsitas gostem de roer nozes, o excesso delas faz mal às aves, pois esse alimento contém uma grande porcentagem de gordura vegetal. O abuso de nozes pode levar a distúrbios metabólicos e obesidade, uma tendência que já existe em papagaios domésticos. Portanto, as nozes devem representar apenas 5% de toda a comida que recebem.

Amendoim, nozes e avelãs devem ser preferidos. Mas você também pode dar ao papagaio bolotas, pistache, amêndoas e castanhas em pequenas doses. Só é necessário primeiro descascar as nozes da casca e depois cozinhar ou cortar em pedaços pequenos. Você pode adicioná-los à mistura de grãos.

Legumes

Eles contêm vitaminas e fibras, por isso devem estar presentes na dieta de um animal de estimação com penas. Os vegetais para as calopsitas devem ser fornecidos frescos, bem lavados e crus, pois os nutrientes são destruídos durante o cozimento.

Você pode alimentar o papagaio com quase todas as frutas. Mas os seguintes alimentos serão mais úteis:

  • cenoura;
  • beterraba;
  • pepino;
  • abóbora, medula vegetal, nabo e outra abóbora;
  • qualquer repolho;
  • tomates;
  • feijão, ervilha e outras leguminosas;
  • pimenta, especialmente búlgara e doce.

É melhor ensinar vegetais aos pássaros com crista desde a infância ou introduzi-los na dieta aos poucos, misturando-os com o alimento principal.

Frutas

Esta é outra fonte de nutrientes, pois aumentam a imunidade do corpo da ave e aumentam o seu potencial energético. As frutas podem ser usadas para quase tudo, exceto abacates, caqui, manga e mamão, pois contêm óleos essenciais que são prejudiciais para as aves. Mas para papagaios, maçãs, uvas, pêssegos, damascos, nectarinas, peras, bananas, laranjas e tangerinas, romãs, toranjas serão muito úteis. Frutas doces devem ser dadas no máximo uma vez a cada quatro dias, e bananas devem ser dadas com menos frequência, por serem muito nutritivas e ricas em calorias.

Frutas devem ser frescas... Eles são dados a um animal de estimação com penas descascado e cortado em pedaços. Você pode misturar vários tipos de frutas, preparando uma espécie de salada. Ou você pode adicioná-lo ao mingau ou adicioná-los à mistura de grãos.

Bagas

Eles são apenas um depósito de vitaminas e devem ser incluídos no cardápio do pássaro. Quaisquer bagas são adequadas: groselha, cereja, groselha, madressilva, mirtilo, cranberries, morangos e outras frutas silvestres.

No verão, eles devem ser dados frescos para a calopsita, se possível, e depois colhidos na hora. E com o fim do verão, é preciso transferir o pássaro para os bagos congelados: a concentração de vitaminas neles também é bastante elevada, mas antes de alimentar o papagaio, os bagos devem ser descongelados.

As opções secas são um pouco piores, uma vez que menos nutrientes são armazenados nelas, mas é melhor dar do que nenhum. Você precisará primeiro molhá-los e, em seguida, adicioná-los aos cereais ou misturas de frutas.

Alimentos proteicos

Todos os tecidos e órgãos são feitos de proteínas, portanto, é importante que as aves entrem no corpo em quantidades suficientes.

A proteína animal, que nas aves selvagens obtida de insetos, pode ser substituída por proteína vegetal. Muito disso é encontrado em ovos de galinha e queijo cottage. O primeiro produto é fornecido apenas cozido e o segundo deve ser com baixo teor de gordura ou sem gordura.

É permitido dar às aves em pequenas quantidades também carne magra, cortada em pedaços pequenos.

Bebida

O periquito deve estar sempre limpo na gaiola, preferencialmente água filtrada ou decantada. Você também pode oferecer o papagaio água mineral, só que não gaseificada... Compotas e sucos (bagas e frutas) também serão úteis para um membro da família com penas, especialmente no inverno e na primavera, durante o período de deficiência de vitaminas.Se o papagaio estiver doente, adicione à sua dieta diária decocções de ervas de banana, camomila ou calêndula. Você pode bebê-los periodicamente e para fins preventivos.

Vitaminas e prebióticos

No inverno, quando há escassez de frutas e vegetais frescos, bem como durante os períodos de nidificação e alimentação, os papagaios precisam comprar complexos vitamínicos e suplementos minerais.

O primeiro deve necessariamente incluir vitaminas A, E, D e vitaminas do grupo B. Dos suplementos minerais, o corpo da ave precisa acima de tudo de cálcio - ele fortalece o aparelho ósseo, os dentes, as garras, o bico e torna a plumagem forte. O giz (ou pedra de giz) é rico em cálcio e é especialmente útil durante o período de incubação - sua concha fica mais dura e mais forte.

Dado a papagaios giz esmagado até a consistência de um pó. Farinha de osso - também é fonte de cálcio e também contém fósforo, que tem um efeito benéfico no sistema nervoso. É melhor dar este suplemento à ave durante o período de troca de plumagem. Há muito cálcio na casca dos ovos de galinha, mas primeiro ele deve ser lavado e triturado até virar pó.

Carvão, além do cálcio e do ferro, contém um grande conjunto de oligoelementos, além de eliminar toxinas e substâncias nocivas do organismo. É necessário fazer um pó com ele e misturar com cascas de ovo. A areia é indispensável para os papagaios, pois ajuda o estômago a digerir os alimentos. Dando para periquito areia é imperativo, caso contrário começarão os problemas com o sistema digestivo.

Também é muito útil para papagaios. argila, pois é um prebiótico natural que mantém a microflora intestinal em um estado normal. Você pode comprar argila na farmácia, só que deve ser natural, sem aditivos ou corantes. É preparado da seguinte forma: primeiro se dilui em água até obter o mingau, e depois se leva ao forno por cerca de 10 minutos até que fique firme.

Você também pode adicionar sementes de linhaça ou outras sementes à argila.

O que não deve ser dado?

Quando seu querido animal de estimação com penas pede comida que você está comendo, é claro que é difícil recusar. Mas isso deve ser feito, porque ao dar comida de papagaio da sua mesa, você só pode prejudicá-lo. Principalmente se a comida for salgada, frita ou gordurosa, e até recheada com temperos diversos. Nesse momento, lembre-se da expressão sobre boas intenções.

Os alimentos proibidos que nunca devem entrar no estômago do seu animal incluem o seguinte:

  • bebidas alcoólicas;
  • Café e chá;
  • alimentos doces (chocolate, rebuçados, compotas);
  • salsichas, salsichas e salsichas;
  • Peixe e frutos do mar;
  • batatas;
  • cebola e alho;
  • cogumelos.

Se o papagaio estiver doente, deve-se ajustar a alimentação habitual, a saber: reduzir o consumo de grãos e aumentar a proporção de vegetais, frutas e ervas.

Para dar ao seu amigo de penas uma vida longa, saudável e feliz, você precisa organizar-lhe uma dieta balanceada, que inclua todos os nutrientes necessários e na dosagem certa. Então Corella irá deliciá-lo com sua aparência florida, canto maravilhoso e bom humor!

Para informações sobre a melhor forma de alimentar a calopsita, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa