Papagaio

Tudo sobre reprodução de papagaios

Tudo sobre reprodução de papagaios
Contente
  1. Tipos populares
  2. Condições de criação
  3. Época de acasalamento
  4. Preparação para assentamento
  5. O que alimentar?
  6. Cuidando de pintinhos
  7. O que mais vale a pena saber?

Manter os papagaios em casa não é difícil, pois representa cuidados mínimos e investimento financeiro em diversos acessórios. Mas a reprodução de papagaios não é um processo fácil e requer algum esforço por parte dos proprietários. Este artigo contará mais sobre as condições necessárias para a reprodução dos papagaios.

Tipos populares

Criar papagaios é um negócio interessante e empolgante, mas muito depende da própria raça do pássaro. Considere as melhores espécies de pássaros que são capazes de uma reprodução simples e rápida.

Periquitos

Talvez não haja pessoas no mundo que não conheçam ou não tenham visto periquitos. Os representantes desta espécie de aves são baratos, além disso, sua manutenção não requer condições especiais. Para reprodução, é melhor escolher um macho e uma fêmea da mesma idade, mas não com mais de um ano. Percebe-se que a cor dos indivíduos não afeta sua simpatia ou antipatia mútua. Os periquitos costumam escolher suas próprias penas para construir seus ninhos.

Em seu ambiente natural, os periquitos começam a se reproduzir em junho. Durante a época de acasalamento, é necessário alimentar as aves com conchas raladas ou giz. Este é o caso raro em que os ovos não fertilizados precisam ser removidos do ninho, já que às vezes a fêmea pode botar alguns ovos, a maioria dos quais não produzirá filhotes.

40 dias após a eclosão, os filhotes são expulsos do ninho pela mãe.

Pombinhos

Especialmente para eles, você precisa instalar uma casa de 20x20 cm como ninho e colocar várias dezenas de galhos lá. A fêmea vai construir seu ninho com os galhos, dividindo-os em fibras. Em média, o período de incubação dos ovos é de pouco mais de três semanas.Após 40 dias, os filhotes são expulsos do ninho pela mãe, mas ela continua a alimentá-los nas próximas semanas. Normalmente os períodos de reprodução são de fevereiro a maio ou agosto a outubro. Essas aves não toleram o aumento da secura do ar.

Cantores

Eles são pequenos em estatura e peso, mas podem ser agressivos. Em primeiro lugar, isso se manifesta na morte de seus filhos na ausência de condições adequadas. Normalmente o macho está envolvido na destruição de filhotes, portanto, um indivíduo tão violento deve ser isolado a tempo em uma residência separada. Pelo mesmo motivo, é melhor escolher papagaios jovens para reprodução. O período de incubação dos ovos é de 20 dias, após 30-35 dias os filhotes são alimentados pelos pais (nem todos os machos destroem os filhotes). Os filhotes são posteriormente expulsos pela mãe, mas ela ainda os alimenta pelas próximas três semanas.

Condições de criação

Uma das vantagens claras de criar e manter papagaios em casa é o maior número de ovos postos e, portanto, de filhotes. Por exemplo, se na natureza, os papagaios põem até cinco ovos, então em casa - de dez a doze. Deve-se notar que papagaios se reproduzem por volta do terceiro ou quarto ano de vida... É nessa época que você precisa tentar criar boas condições para uma reprodução bem-sucedida.

A primeira coisa para equipar uma casa de pássaro é um ninho... Se um casal de pássaros vive em uma gaiola, então apenas um ninho precisa ser instalado, mas se houver vários pares, então o número correspondente. O local de postura pode parecer um ninho comum, mas também pode ser construído na forma de uma pequena casa, vison ou minibarranco. Você pode escolher o design ao seu gosto. É importante equipar o soquete com uma tampa removível.

A temperatura ideal para aves reprodutoras é de 20 a 24 graus. A umidade deve ser alta - 70%... Para criar tais condições, é necessário adquirir adicionalmente uma lâmpada, colocar esponjas com água na gaiola e, claro, adquirir um termômetro com higrômetro. Claro, a gaiola em si deve ser espaçosa para pássaros. Eles devem se mover livremente ao longo dele, sem risco de ferir as asas das hastes.

O requisito de reprodução mais importante a ser satisfeito é o acasalamento. Os pássaros devem ser acomodados juntos, e se depois de um tempo eles começarem a limpar as penas uns dos outros ou a se "beijar", podemos supor que logo porão ovos. Se o relacionamento deles não deu certo, você precisa reassentá-los em células diferentes o mais rápido possível.

Os papagaios são monogâmicos e ficam com o parceiro escolhido por toda a vida. Claro, será melhor se o papagaio escolher um parceiro para si. Mas se um criador escolheu um parceiro, então não há nada de errado com isso - será o suficiente para garantir que os indivíduos gostem uns dos outros.

Um fato interessante: em seu ambiente natural, os papagaios começam a se reproduzir apenas quando existem condições climáticas adequadas.

Para eles, via de regra, não há meses determinados para a incubação dos pintinhos. Às vezes, os casais não constroem ninhos por vários anos. Na natureza, os papagaios fazem ninhos em buracos de árvores.

Época de acasalamento

Como já mencionado, essas aves podem começar a se reproduzir aos três ou quatro anos. Mas, em algumas raças, a reprodução pode começar em um ano e meio. Deve-se notar que a idade da puberdade em raças grandes geralmente ocorre mais tarde do que em papagaios pequenos. Os papagaios geralmente começam a acasalar em meados da primavera. Este período pode durar até o final do verão.

As condições ideais para a época de acasalamento são: 15 horas de luz do dia, uma temperatura de cerca de 25-26 graus Celsius e uma abundância de alimentos ricos em vitaminas... É necessário aumentar gradualmente as horas de luz do dia para os papagaios. Para isso, é necessária uma lâmpada. A temperatura também deve ser gradualmente trazida para a temperatura desejada.

Durante a época de acasalamento, o macho alimenta a fêmea, enquanto ela pode desafiadoramente abrir o bico, pedindo comida. Este é um tipo de período de namoro.Se a fêmea semicerrar os olhos e estiver sempre perto do macho, podemos presumir que logo os dois indivíduos se prepararão para botar os ovos.

A fertilização geralmente ocorre raramente na primeira vez, então as aves acasalam em poucos dias. Depois de alguns dias, a fêmea bota o primeiro ovo.

Preparação para assentamento

É possível compreender que existe uma preparação ativa para a postura, de acordo com o comportamento específico dos indivíduos. O macho canta rapidamente, mas suavemente, e a fêmea começa a treinar o material para construir um ninho e o tece ativamente. Normalmente, o "material" para o ninho são pequenos gravetos e grama seca. Após cerca de duas semanas do início da temporada de acasalamento, a fêmea já está apta a pôr o primeiro ovo.

Após a postura dos ovos, a fêmea os incuba por 17 a 30 dias. Todo esse tempo, o macho fica ao lado da fêmea e traz sua comida. Após este período difícil, os filhotes cegos de papagaios com penugem eclodem. Vale a pena mencionar que a fêmea bota um ovo por dia, e os filhotes depois chocam também nessa ordem.

O que alimentar?

O alimento principal dos papagaios deve ser alimento verde. Além de frutas e vegetais frescos, é necessário dar-lhes folhas de bétula e tília. Será útil diversificar o cardápio com folhas de urtiga e dente-de-leão. Algumas raças são boas em absorver colheitas germinadas e até ovos cozidos. São eles que compensam a falta de vitamina D, e uma pequena dose semanal de óleo de peixe melhora a saúde geral dos papagaios.

Giz e conchas amassadas ajudam pessoas com deficiências de cálcio e fósforo. A vitamina K, necessária para as aves pouco antes de pôr os ovos, também precisa ser adicionada à dieta, já que ela foi comprada em uma farmácia ou pet shop.

Via de regra, indivíduos magros não alimentam seus filhotes e, muitas vezes, nem mesmo chocam os ovos. Portanto, antes do início da temporada de acasalamento, o melhor é engordar as aves, mas não levá-las a indivíduos com grande excesso de peso. Separadamente, deve-se notar que o macho e a fêmea devem ser ativos e não ter uma aparência desleixada. Penas constantemente molhadas ou desgrenhadas indicam problemas de saúde da ave. Nesse caso, você não deve confiar em pintinhos saudáveis ​​e viáveis. Às vezes, é possível restaurar a saúde de aves doentes com nutrição adequada.

A regra básica para alimentar pássaros em cativeiro é sempre comida fresca. É necessário remover diariamente os alimentos antigos e fornecer aos pássaros alimentos novos e frescos.

Cuidando de pintinhos

Após 10 dias de incubação, você pode ver quais ovos são fertilizados. Para isso, basta iluminar cada ovo com uma lanterna. O embrião ficará claramente visível nos ovos fertilizados. Normalmente, nessa época, é uma coleção de vasos pulsantes. Se você encontrar um óvulo não fertilizado, não precisa jogá-lo fora. É capaz de aquecer o resto dos ovos. Assim, você pode descobrir o número aproximado de futuros pintinhos. Em raças grandes, geralmente é de dois a quatro papagaios, e em raças pequenas, de quatro a oito. Ovos fortemente manchados com resíduos naturais de aves devem ser cuidadosamente lavados em água.

Os pintinhos começam a bicar o ovo pela ponta romba. Muito raro, mas um caso é possível quando dois pintos (gêmeos) vivem em um ovo. Os papagaios começam a alimentar seus filhotes 12 horas após a primeira eclosão. Geralmente não é difícil alimentar pintinhos para adultos em casa. A fêmea regurgita o alimento absorvido no bico dos filhotes. Existe um equívoco generalizado sobre o grande apetite dos pintinhos. Na verdade, eles param de pedir comida assim que o bócio fica cheio.

Como já foi observado, os ovos são postos um por dia e, em seguida, os pintinhos eclodem na mesma ordem em que os ovos foram postos. Após a eclosão, os pintinhos ficam cegos e sem penas. Uma semana depois, eles começam a ver, após outros 5-7 dias, rudimentos de penas se formando neles. Depois de meio mês, os papagaios estão cobertos com penugem, e depois de outro mês - com penas. Todo esse tempo, os indivíduos alimentam seus filhotes com leite de bócio.

Usualmente, a permanência média dos filhotes no ninho para raças pequenas é de um mês, e para raças grandes - até quatro meses. 40 dias após os filhotes terem deixado o ninho, eles podem ser transplantados para uma gaiola separada de seus pais.

Se você estiver criando papagaios em um ambiente puramente doméstico (pequeno apartamento), em nenhum caso você deve tocar no ninho com filhotes antes que eles tenham pelo menos 10 dias de idade. Em aviários para reprodução profissional de papagaios, isso é permitido, mas apenas em casos extremos.

Durante este período, será melhor cuidar especialmente dos pais recém-nascidos e de sua alimentação.

O que mais vale a pena saber?

Se você decidir criar psitacídeos em casa, há mais algumas dicas a levar em consideração.

  • Algumas espécies de papagaios podem ser bastante férteis e dar à luz filhotes várias vezes ao ano. Isso pode ser inconveniente e uma boa fonte de renda para o proprietário.
  • Um fato interessante: se você remover o ninho da gaiola, a reprodução dos papagaios pode ser cancelada.
  • Em algumas raças de papagaios, o macho também se dedica à incubação de ovos. Ele apenas substitui a fêmea por um tempo.
  • Quanto maiores os papagaios, menos freqüentemente eles se reproduzem. Normalmente, as raças maiores chocam os pintos uma vez a cada dois anos em condições adequadas, e às vezes até com menos frequência.
  • É necessário lembrar sobre a higiene básica do habitat das aves. Isso inclui trocar a água regularmente, lavar a água e os tanques de alimentação, coletar resíduos e resíduos e substituir a serragem. Tente desinfetar a gaiola ou os compartimentos sempre que seus papagaios puderem.
  • Na maioria das espécies de papagaios, os machos tornam-se sexualmente maduros antes das fêmeas. Por exemplo, nos periquitos, o macho consegue dar à luz logo aos 10 meses de idade, enquanto a fêmea tem apenas 12 meses.
  • Quase todos os tipos de papagaios não toleram bem as correntes de ar. Isso não significa que o ambiente no qual o aviário ou a gaiola está localizado não possa ser ventilado. Você só precisa se certificar de que os pássaros não caiam sob a corrente de ar.
  • É indesejável, como em outros animais, o cruzamento de indivíduos intimamente relacionados. E, ao contrário, uma relação distante entre um homem e uma mulher é capaz de produzir descendentes mais saudáveis.
  • Às vezes acontece que mesmo que todas as condições sejam satisfeitas, os pássaros ainda não se reproduzem. Isso pode ser causado por ruídos altos, ruídos e presença de estranhos ou animais. A gaiola deve ser colocada no canto da sala e, de preferência, em local tranquilo e isolado, mas em nenhum caso os animais de estimação devem ser privados de luz. Tente perturbar os pássaros o mínimo possível.
  • Se o número de ovos for muito grande para que a fêmea seja capaz de aquecê-los uniformemente durante a incubação, ou se ela abandonou o ninho, alguns criadores usam incubadoras especialmente equipadas, nas quais a temperatura e a umidade necessárias são fornecidas o tempo todo. Os pintinhos, neste caso, também serão alimentados artificialmente.

Em conclusão, deve-se notar que a garantia de uma boa prole em todos os sentidos são pais saudáveis. Portanto, você também precisa incluir em sua vida e controles regulares com um veterinário.

Para informações sobre como criar papagaios, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa