Papagaio

Quanto tempo vivem os papagaios?

Quanto tempo vivem os papagaios?
Contente
  1. Tempo de vida de diferentes espécies
  2. Avaliação de centenários
  3. O que afeta a expectativa de vida?
  4. Como cuidar bem disso?

Tendo encontrado um animal de estimação com penas, o dono é responsável por sua vida e saúde. Poucas pessoas sabem quando os papagaios envelhecem e quantos anos podem viver. Vamos falar sobre a classificação de papagaios de longa vida, sobre as regras de cuidado que prolongam a vida de um animal de estimação com penas, neste artigo.

Tempo de vida de diferentes espécies

A família dos papagaios é grande e diversa, reúne mais de trezentas espécies de pássaros. Entre eles encontram-se grandes representantes, como a arara, que chega a atingir 100 cm de comprimento, e pequenos papagaios com não mais de 10 cm. Pessoas que viveram há mais de dois mil anos, já domesticaram os papagaios por causa de sua elevada capacidade intelectual e fala habilidades.

Em geral, é impossível responder por quanto tempo os psitacídeos vivem - é melhor considerar essa questão da perspectiva de cada espécie. Infelizmente, as lendas de que os papagaios podem viver cem anos ou mais estão erradas. Esses papagaios de longa vida são extremamente raros, os cientistas consideram essa hipótese um mito, mas a vida de alguns indivíduos de raças grandes pode durar até 75-85 anos.

Quanto menor for a espécie do papagaio, menor será sua expectativa de vida média.

A lista de papagaios populares para reprodução doméstica tem cerca de vinte espécies diferentes. O mais frequentemente mantido nas casas do periquito, cinza, periquito, rosela; menos frequentemente araras, cacatuas, pombinhos. Considere como pode ser a expectativa de vida de espécies populares.

Papagaio ondulado

Esta é a espécie de ave mais freqüentemente criada em nosso país e ao redor do mundo.Cuidar deles é simples, e o animal de estimação com penas onduladas se tornará um dos favoritos e demonstrará suas habilidades naturais de comunicação. Cada proprietário está interessado em saber quanto tempo o periquito pode viver. O tempo de vida normal desta raça em casa com os devidos cuidados é de 11 a 15 anos, mas são conhecidos indivíduos de longa vida que encantaram seus donos até mesmo por até 20 anos.

Os periquitos, como a maioria dos papagaios, vieram até nós da Austrália, esta é a sua terra natal. Essas aves, vivendo em condições naturais e criando enormes bandos na natureza, geralmente vivem menos do que seus parentes domesticados - apenas 8 a 10 anos.

Pombinhos

Papagaios, menores que um periquito, costumam ser encontrados em apartamentos da cidade. Das seis espécies de pombinhos, os de bochechas rosadas são os mais populares. O nome romântico de "pombinhos" foi dado a esses papagaios por causa de sua capacidade de criar casais fortes para o resto da vida.

No entanto, ao contrário do mito dominante, o pássaro não morre se sua outra metade morre.

Os pombinhos domesticados por humanos vivem 15 anos ou mais.

Corella

Este vibrante papagaio cacatua com um rubor nas bochechas, um topete e um alto nível de inteligência pode viver de 18 a 20 anos, no máximo - 25 a 30 anos. Deixe os donos da calopsita (o segundo nome de sua ninfa) não se envergonharem do fato de que esta ave é difícil de aprender a fala humana, especialmente suas palavras individuais. Este animal de estimação com penas tem uma disposição alegre, é fortemente apegado ao dono e não exige cuidados.

A aparência brilhante do periquito é muito original: pássaros recém-criados com uma cor prateada, bege suave, limão e até perolada, e o periquito macho sempre pode ser reconhecido pelas penas da cauda listradas preto-acinzentadas.

Rosella

Este tipo de papagaio vem ganhando popularidade recentemente. As roselas são caracterizadas por uma cor contrastante brilhante, a combinação de cores na plumagem deste papagaio pode ser qualquer. Cores azul-vermelho, vermelho-amarelo, amarelo-azul são freqüentemente encontradas, a plumagem na parte de trás da rosela assemelha-se a escamas. Eles são ligeiramente maiores do que um periquito, têm um caráter obstinado, altas habilidades imitativas e um bico forte que pode roer fios.

Rosell é referido como papagaios de cauda chata, como ondulado, e calopsitas devido ao formato específico da cauda longa. Apesar da longa habituação a uma pessoa e do processo de adaptação a um novo lar, Rosellas são espertas, não caprichosas em seus cuidados, pouco exigentes em sua dieta, mas não toleram frio - abaixo de +20 C - ar. Em cativeiro em humanos, Rosella pode viver por muito tempo - 16-18 anos, muitas vezes há centenários, cujo tempo de vida chega a 20 anos.

Cacatua

Um papagaio com um caráter notável e uma cabeça de crista com um bico poderoso de pinça. As mais conhecidas são a cacatua branca, mas existem vários tipos de cacatua rosa (cacatua Inca, cacatua Molucana), cacatua de crista amarela e cacatua cinza (Gala).

Esses grandes representantes de papagaios são considerados centenários entre os parentes: seu tempo de vida pode durar até meio século. As taxas médias vão de 35 a 40 anos, e os indicadores máximos de vida das cacatuas foram registrados aos 80 anos. Uma cacatua pode chegar a essa idade com muito cuidado em cativeiro. Na natureza, onde uma cacatua fica presa por muitos inimigos, perigos e doenças, sua idade mal chega aos 30 anos.

Jacó

Outra espécie grande e de longa vida de papagaios, que tem uma mono-espécie - cinza cinza. Para caracterizar a habilidade de um papagaio, um papagaio cinza, é necessário adicionar supersociabilidade e perspicácia ao intelecto do cão.

Eles são capazes de falar não apenas em frases, mas também de manter uma conversa descomplicada com o proprietário.

Você definitivamente não vai ficar entediado com esse animal de estimação, mas também precisa de cuidados adequados com o pássaro. Então, o papagaio cinza pode encantar mais de uma geração de proprietários, tendo vivido de 50 a 70 anos e às vezes até 90 anos.

Arara

Tem o tamanho maior e é um fígado longo entre os papagaios.Este papagaio brilhante com rica plumagem tem várias subespécies que diferem na cor da plumagem e no tamanho do pássaro. As araras não têm diferenças de plumagem por sexo, suas fêmeas têm uma plumagem cativante, como os machos. Talvez isso se deva à profusão de cores tropicais de sua terra natal - América do Sul e América Latina.

A alta inteligência do papagaio arara permite que ele analise e memorize muito, o pássaro demonstra excelentes habilidades imitativas, adora entrar em contato com os humanos, a arara pode até pedir ao dono para comer ou beber se ele quiser.

Mas esse papagaio requer muita atenção, é preciso ter os devidos cuidados e proporcionar boas condições de vida, um aviário espaçoso.

Uma arara, domesticada por um homem, vive dentro de 50-60 anos.

Papagaio de colar

O pássaro, originário da Índia, é ligeiramente maior do que a calopsita (42-43 cm com cauda), e se distingue pela despretensão e raciocínio rápido. A cor das penas é diversa graças ao trabalho dos criadores, mas todos os papagaios desta espécie têm um "colar" de contornos brilhantes em volta do pescoço em uma cor contrastante, geralmente preta.

Antes de começar um papagaio de colar, os especialistas recomendam ouvir sua voz - nem todas as pessoas vão gostar dos gritos deste papagaio.

Ao imitar uma pessoa, este pássaro pode memorizar até duzentas palavras em sua vida, os prazos médios são de 20 a 25 anos. Ocasionalmente, com proprietários amorosos e atenciosos, papagaios de colar sobrevivem até 40 anos.

Amazonas

O papagaio é de tamanho médio, tem uma disposição leve, alegre e ágil. É o animal de estimação ideal para amizades em família e aprende a imitar a fala humana. Todas as suas espécies têm plumagem predominantemente verde e diferem na localização e cor das manchas no corpo das amazonas. Às vezes, as amazonas surpreendem seus donos com suas ações impudentes - esta é a norma de seu caráter. Uma amazona é capaz de viver ao lado de uma pessoa de 15-20 a 50 anos; também são conhecidas amazonas que chegaram aos 70 anos.

Aratinga ou papagaio do sol

Recebeu esse nome devido à bela plumagem amarela, que, dependendo da espécie, pode ser combinada com plumagem de outra cor. Tem um caráter positivo, afetuoso, não é muito exigente com os cuidados, por isso é muito requisitado para a manutenção do lar. Além disso, os aratings são fáceis de aprender a falar e treinar, e o pássaro mostra seu descontentamento com um grito agudo. A expectativa de vida de um papagaio-do-sol em cativeiro varia de 15 a 30 anos.

Avaliação de centenários

Entre as inúmeras espécies de papagaios, as cacatuas são legitimamente consideradas centenárias, e em segundo lugar estão as araras e os cinzas. No entanto, cada espécie possui seus próprios recordistas, cujo número de anos de vida está documentado. São papagaios que viveram em cativeiro e receberam o amor e o cuidado de seus donos. Os números para a idade máxima até a qual os papagaios de diferentes raças podem viver são apresentados em nossa classificação de centenários. Os pássaros estão localizados aqui em ordem decrescente do número de anos vividos:

  1. Cacatua Molluk, cuja morte foi registrada de maneira mais ou menos confiável aos 92 anos e meio;
  2. uma cacatua de crista amarela, cuja morte ocorreu, segundo algumas fontes, aos 73 anos, e segundo outras - aos 57 anos;
  3. Cacatua Inca, 77 anos;
  4. A arara-de-asa-verde viveu por 63 anos, de acordo com relatos não confirmados;
  5. pequena cacatua de crista amarela, que não atingiu o aniversário de meio século de três meses;
  6. quase o mesmo - 49 anos e 7 meses - o cinza viveu, isso foi registrado por uma revista científica e um dos ornitólogos;
  7. a amazona de cara azul viveu em cativeiro por 49 anos;
  8. a vida de uma das araras-azuis-e-amarelas durou 46 anos;
  9. uma das amazonas de sobrancelhas vermelhas morreu aos 45 anos;
  10. uma publicação científica registrou a vida de uma das calopsitas até 35 anos;
  11. o papagaio colar indiano viveu um recorde de 34 anos para sua espécie;
  12. O pombinho de Fischer, segundo algumas fontes, viveu até os 18 anos, segundo outras - 32 anos;
  13. O periquito quebrou todos os recordes de sua espécie, tendo vivido até 21 anos, o que foi confirmado pelo veterinário do zoológico do Sr.Moscou;
  14. O periquito de rosto vermelho morreu aos 18 anos.

O que afeta a expectativa de vida?

A expectativa de vida de animais de estimação com penas é muito influenciada pelas condições e circunstâncias do ambiente. A qualidade da comida e da água potável, condições normais ou apertadas na gaiola, a manifestação de atenção e cuidado das pessoas ao redor e a prevenção oportuna de doenças são especialmente importantes.

Fornecendo condições confortáveis ​​para o animal de estimação com penas, você pode alcançar a reposição da classificação de papagaios de longa vida.

Mas muitas vezes os acidentes acabam irrevogavelmente com a vida de um animal de estimação. Esses incluem:

  • voo de um papagaio através de uma janela aberta;
  • roendo pelos pássaros fios e cabos que estão sob tensão elétrica;
  • solavancos em espelhos, vidros desprotegidos, vidros duplos - é necessário proteger as janelas com tule ou cortina;
  • entrar em panelas abertas, recipientes com líquido;
  • contato com gatos, cães, produtos químicos perigosos ou plantas domésticas.

É importante lembrar que o papagaio é uma ave tímida e sujeita ao estresse, que pode ser causado pelo comportamento de crianças pequenas ou de outros animais da casa. De susto, um pássaro pode até ter uma ruptura cardíaca, levando à morte.

Como cuidar bem disso?

Assumindo a coragem e a responsabilidade na criação de um papagaio, a pessoa é obrigada a organizar o cuidado adequado de seu animal de estimação. Você precisa abordar o conteúdo com competência e estudar a literatura especial sobre como alimentar este ou aquele tipo de papagaio, seus hábitos e preferências. As regras para cuidar dessas aves são reduzidas aos seguintes fatores gerais.

Comida e água

Na alimentação de papagaios, assim como na alimentação de humanos, é importante manter o equilíbrio de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas. O proprietário precisa alimentar o papagaio com misturas de grãos, vegetais e frutas, comida, contendo proteínas animais e vegetais, levando em consideração o tipo de penas.

É proibido mimar um animal de estimação e alimentá-lo com comida humana da mesa da família - isso ameaça a saúde do papagaio.

A água deve ser fresca e limpa no bebedouro da ave.

Habitação

Escolher uma gaiola com o tamanho correto é muito importante para um papagaio: quanto maior for, maior deve ser o seu tamanho. Em condições apertadas, ele não viverá muito. Também é importante limpar e arrumar a gaiola regularmente. Você não deve instalar um aviário para aves na cozinha ou próximo a eletrodomésticos - isso afetará negativamente sua saúde. O papagaio ficará feliz com brinquedos especiais pendurados na gaiola para ele, e não ficará entediado na ausência dos donos.

Ar e dormir

É importante observar uma certa temperatura ambiente, umidade e pureza. As correntes de ar, o sol direto, a fumaça do tabaco ou o ar frio têm um impacto negativo na saúde das aves. O papagaio precisa dormir e descansar o suficiente por 10-11 horas, neste ele será ajudado por um modo claro, regulado pela capa da gaiola. É necessário excluir a TV, sons altos na sala com o pássaro.

Comunicação e vôo livre

Todos os dias, o papagaio precisa ter a oportunidade de voar e andar pela casa, para se comunicar com os donos. Foi estabelecido de forma confiável que os papagaios não vivem muito com proprietários pouco comunicativos. Andar, voar, brincar melhoram o humor e têm um bom efeito na forma física da ave.

Durante essas "caminhadas", o pássaro não deve ser deixado sem vigilância para que não roa nada com seu bico poderoso e não suba em lugar nenhum.

Procedimentos de água

Os papagaios adoram tomar banho, nadar embaixo da torneira ou em uma piscina improvisada em sua gaiola. Não negue ao seu animal de estimação este prazer, para que o pássaro perceba suas necessidades. Após os procedimentos de água, você precisa se certificar de que não há aberturas abertas, um ventilador ligado, um ar condicionado.

Humor e saúde

Um proprietário atencioso sempre notará o humor deprimido de seu papagaio se ele estiver se escondendo ou evitando comer. Este é um motivo para entrar em contato com um veterinário e excluir a tempo o aparecimento de doenças. Para prevenir a saúde de um animal de estimação com penas, você deve mostrar ao veterinário 1-2 vezes por ano, e então, talvez, ele será capaz de se juntar às fileiras dos detentores de recordes de longa duração.

Você pode saber mais sobre a expectativa de vida, características das espécies e as peculiaridades da criação de papagaios calopsitas no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa