Papagaio

Fazendo uma gaiola para um papagaio com suas próprias mãos

Fazendo uma gaiola para um papagaio com suas próprias mãos
Contente
  1. Requisitos
  2. Ferramentas e materiais
  3. Instruções passo a passo
  4. Preparação
  5. Adendo

O papagaio é uma ave de origem tropical. Características distintivas - plumagem colorida, disposição viva e capacidade de imitar a fala humana. Este gênero de pássaros é marcado por um grande número de subespécies.

Na maioria das regiões do mundo, é usado como animal de estimação ornamental. Para fins comerciais, é criado e mantido em fazendas especializadas de natureza industrial e privada.

Requisitos específicos são impostos às características da ração e às condições para manter as aves exóticas em casa. Como um lar para um papagaio e um meio de isolá-lo do ambiente, é usado gaiola treliça. Este dispositivo permite que você forneça condições adequadas para uma vida confortável, enquanto mantém a capacidade de se comunicar com o mundo exterior, como papagaios em cativeiro são extremamente sociais.

Existem várias modificações de gaiolas para um papagaio, diferindo na presença de certas funcionalidades. Algumas cópias podem custar até US $ 1.000. Junto com eles, o mercado do zoológico é abastecido com modelos de orçamento disponíveis para o comprador médio. Além disso, seguindo as instruções, você pode projetar uma gaiola com suas próprias mãos, o que levará em consideração as características individuais de uma determinada ave e economizará dinheiro.

Requisitos

Os principais critérios para a qualidade de uma gaiola para um papagaio - tamanho, material e construção.

A fisiologia de qualquer ave é um conjunto de características biológicas que exigem a ausência de restrições à liberdade de movimento. Algumas propriedades de seu corpo indicam dependência de atividade física constante.O tamanho da célula é calculado levando em consideração esse fato.

Os papagaios são representantes do gênero de aves extremamente sensíveis a fatores externos. Eles sucumbem facilmente a doenças, é difícil sobreviver à muda e a períodos de desejo fisiológico de reprodução. Junto com isso, pode-se notar sua exatidão com os materiais com os quais a gaiola é feita. Sua segurança e respeito ao meio ambiente são importantes.

A condição física do papagaio depende diretamente das características do projeto da habitação. Algumas gaiolas são projetadas com complementos para permitir que a ave atenda às suas necessidades de energia e tenha acesso a água e comida. Essas adições incluem:

  • balanço;
  • rodas giratórias;
  • aros pendurados;
  • vários brinquedos e muito mais.

A forma e os materiais com os quais os dispositivos adicionais são feitos também devem estar em conformidade com as normas ambientais e de segurança.

Existem várias modificações de gaiolas de papagaio que você pode montar com suas próprias mãos em casa. Antes da montagem, você precisa preparar os materiais e ferramentas adequados.

Ferramentas e materiais

A lista de materiais depende diretamente de certos tipos de construção de células. Suas diferenças entre si são reduzidas à diferença na configuração da caixa. Entre os tipos comuns de células estão:

  • treliça com corpo todo em metal;
  • totalmente em metal celular;
  • rede combinada;
  • célula combinada;
  • plástico, madeira.

O corpo todo em metal é uma estrutura montada a partir de uma malha de metal com uma malha quadrada ou chapas treliçadas, conectadas entre si por meio de solda a ponto ou outro material de fixação.

A versão combinada da caixa combina uma moldura de madeira ou plástico segurando uma treliça ou material de malha nela. Neste caso, a malha pode ser feita de plástico, e as barras da treliça - de madeira.

A variante ideal do design da gaiola é combinada. Suas características permitem que você monte o dispositivo sem custos de material desnecessários usando um conjunto mínimo de ferramentas.

Para montar a gaiola mostrada na foto, você precisará da seguinte lista de materiais:

  • malha de metal com malha quadrada, tamanho da malha não deve exceder 20 mm;
  • ripas de madeira aplainadas, parâmetros médios das ripas 15x30 mm;
  • contraplacado ou fibra de até 5 mm de espessura;
  • produtos de metal consumíveis - parafusos auto-roscantes, pregos de acabamento, dobradiças, ângulos de montagem perfurados, brocas.

A malha, que será utilizada como material principal para as paredes da gaiola, deve ter características dimensionais mínimas. Isso reduzirá o peso de toda a estrutura e facilitará o processo de montagem.

O tamanho das ripas de madeira não é fixo. Quanto a este material, pode-se utilizar ripas com diversos tamanhos. Neste caso, é importante levar em consideração o fator de peso da estrutura. Quanto mais estreitos e finos forem os componentes da madeira, menor será o seu peso final. É indesejável usar madeira não aplainada. A presença de irregularidades, estilhaços e pó de madeira podem afetar negativamente o estado das aves que serão mantidas na gaiola.

Para o arranjo da parte inferior da estrutura, recomenda-se o uso de papelão. Este material tem várias vantagens em relação ao compensado. Pelo menos uma das faces do painel de fibra é recoberta por uma camada hidrorrepelente, o que garante o melhor funcionamento possível nessas condições, já que o fundo da gaiola é a superfície final sobre a qual caem excrementos de pássaros e demais resíduos de sua atividade vital.

Os produtos de metal consumíveis devem corresponder aos parâmetros dos materiais de madeira. Por exemplo, os parafusos autoatarraxantes depois de enroscados não devem se projetar do outro lado. O passo da rosca deve ser escolhido levando-se em consideração o risco mínimo de fendilhamento da madeira no momento do aparafusamento.A largura dos cantos de metal de fixação deve coincidir com a largura das ripas de madeira. É inaceitável que os cantos se projetem além do perímetro do quadro.

Os valores dos diâmetros das brocas devem corresponder a dois valores: 1) o diâmetro da cabeça dos parafusos auto-roscantes, 2) o diâmetro da sua parte roscada, dividido por 2.

De acordo com os nomes dos materiais selecionados, é elaborada uma lista de ferramentas:

  • Dispositivos de serrar para madeira (serra ou quebra-cabeças);
  • broca, chave de fenda;
  • martelo;
  • tesouras para metal;
  • folha de lixa de grão médio;
  • Chave Phillips;
  • instrumentos de medição (fita métrica, régua);
  • Cola PVA;
  • outros nomes relacionados.

Instruções passo a passo

Para fazer com as próprias mãos uma gaiola para um papagaio, são feitos desenhos detalhados. Devem indicar as dimensões de todas as partes constituintes da estrutura. A disponibilidade dos desenhos permitirá a preparação das peças e posterior montagem com a máxima precisão, o que garantirá uma qualidade aceitável do produto e seu devido aspecto.

Preparação

Uma lista de peças deve ser elaborada, consistindo em grupos de elementos, os parâmetros de tamanho e a finalidade são os mesmos.

  • De madeira os componentes são serrados da peça de trabalho de acordo com as dimensões especificadas. As pontas de serra são lixadas com lixa até ficarem lisas. Exclui-se a presença de lascas e lascas de madeira.
  • Grade de metal corte com tesoura de metal de acordo com as dimensões especificadas. É inaceitável deixar células abertas nas bordas do tecido de malha. Os pontos de corte dos elos de malha são processados ​​com lixa para eliminar a probabilidade de ferimentos durante a montagem e danos ao papagaio.

A aquisição de peças de acordo com o princípio de agrupamento torna a montagem mais fácil e reduz o tempo gasto nela.

A montagem da estrutura é realizada de acordo com um princípio modular. Paredes, partes superior e inferior são montadas separadamente. As ripas de madeira são interligadas de acordo com as instruções de desenho. Para evitar fissuras na madeira nos locais de aparafusamento dos parafusos auto-roscantes, faz-se a furação com uma broca cujo diâmetro corresponde à metade do diâmetro da parte roscada do parafuso auto-roscante.

Além disso, um recesso secreto é perfurado no qual a cabeça do parafuso se assenta. Para isso, é utilizada uma caneta furadeira com diâmetro igual ao diâmetro da cabeça. A broca cônica permite a perfuração sem lascas, bem como garante a conicidade do suor, o que garantirá a qualidade do encaixe da cabeça autorroscante na mesma.

A malha de metal é fixada às armações de ripas com pregos de acabamento. Sua vantagem reside na presença de uma pequena cabeça, maciez do material e capacidade de controlar o comprimento de trabalho. Os pregos são cravados nas ripas de forma que, quando dobrados, podem sobrepor-se às hastes da rede no ponto de contato. A frequência de cravação dos pregos será ótima se eles forem cravados em 1 ou 2 elos da rede.

Os componentes montados são montados em uma única estrutura. Os cantos de metal perfurado são usados ​​como peças que reforçam a resistência das juntas, que são aparafusadas com parafusos de comprimento adequado.

Os parafusos auto-roscantes tendem a torcer gradativamente em função da suscetibilidade da madeira aos processos de expansão-contração, devido à sua reação às mudanças de temperatura e ao grau de umidade do ar.

Para eliminar esse fator, para fortalecer a resistência e aumentar a durabilidade das juntas, é necessário mergulhar a parte roscada de cada parafuso auto-roscante na cola PVA antes de enroscar.

Em uma das laterais da gaiola, deverá ser prevista uma moldura, prevendo a instalação de uma porta. Consiste em dois circuitos de cremalheira e pinhão. O contorno externo é a base à qual a moldura da porta é fixada.

As dobradiças que seguram a porta devem estar do lado de fora. Isso pode limitar a capacidade do pássaro de acessar as peças de ferro.

O desenho da gaiola deve prever um fundo duplo. O primeiro é uma malha de metal e o segundo é uma placa de fibra. Ao projetar uma gaiola, é necessário levar em consideração a disponibilidade de acesso ao segundo fundo. Isso permitirá que a gaiola seja limpa regularmente.

Assista ao tutorial em vídeo sobre como fazer um papagaio "faça você mesmo" para um papagaio ainda mais.

Adendo

A construção de uma gaiola de papagaio não se limita à montagem da estrutura principal. Para uma vida plena, o pássaro precisa disponibilidade de dispositivos que fornecem alimentos e água.

Para equipar esses dispositivos, você pode usar as propriedades da malha de metal da qual as paredes da gaiola são feitas. Tanques para água ou comida são suspensos nas células de malha usando ganchos caseiros feitos de arame forte.

O recipiente de abastecimento de água - o bebedouro - deve estar localizado fora da gaiola. Dentro, há apenas um suporte no qual o líquido se acumula.

            Para uma estadia confortável de um papagaio em uma gaiola, você precisa equipar um poleiro. Para fazer isso, você pode usar uma barra transversal caseira, que fica com suas bordas nas células da malha localizadas em paredes opostas. Na maioria dos casos, não há necessidade de consertar permanentemente o poleiro. É removido periodicamente para limpar as fezes.

            O acessório mais simples em uma gaiola de papagaio é um balanço. Eles são feitos de duas peças de arame de aço. Os loops são dobrados em ambos os lados de cada segmento. Uma barra transversal de madeira é inserida em um par de laços, nos quais a ave se sentará, e o outro par de laços é fixado no teto da gaiola, mantendo a possibilidade de movimento do pêndulo.

            A gaiola de papagaio caseira é extremamente fácil de montar. Não requer ferramentas especiais ou materiais raros. A sua produção independente permite levar em consideração as características do ambiente onde será instalado, e as características de uma determinada ave.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa