Artesanato de resina epóxi

Tudo sobre produtos epóxi

Tudo sobre produtos epóxi
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Qual equipamento é usado?
  3. Seleção e preparação de material
  4. Regras de segurança de fabricação
  5. Variedade de artesanato
  6. Como processar?
  7. Belos exemplos

Poucas pessoas mencionarão a resina epóxi na lista das maiores invenções da humanidade, mas em vão - é maleável no processamento, mas ao mesmo tempo um material forte, confiável e durável. Pelo menos para a criatividade e o artesanato, é muito útil, sem falar no fato de que em mãos habilidosas pode se transformar em várias coisas úteis para o lar. Resumindo, se você ainda não sabe muito sobre epóxi, é hora de começar a consertá-lo.

Peculiaridades

O material foi chamado de resina por causa de alguma semelhança com o líquido espesso e pegajoso secretado pelas árvores, mas na verdade é um produto puramente sintético que não tem ingredientes naturais.

A especificidade do material é tal que produtos feitos de resina epóxi podem ser usados ​​com sucesso em várias esferas da atividade humana - tanto em bordado quanto em construção.

A massa consiste em dois componentes, um dos quais é, de fato, a resina, e o segundo é um endurecedor para ela. É necessário misturar os componentes de acordo com as instruções da embalagem, mas ao mesmo tempo o mestre se concentra em suas necessidades, escolhendo as proporções corretas. Graças a isso, você pode obter uma massa muito líquida e fluida, de resfriamento lento, e uma mais espessa, e até bastante densa.

O amplo campo de aplicação da resina epóxi se deve a uma série de suas propriedades úteis:

  • força elevada;
  • resistência ao desgaste abrasivo;
  • transparência;
  • a capacidade de impermeabilizar;
  • ausência de efeitos tóxicos em humanos após a solidificação.

É importante não confundir resina com epóxi. - é feito à base de resina, mas complementado com vários outros componentes, incluindo um plastificante, um solvente e um enchimento. Tal substância esfria estritamente dentro de um certo tempo e é impossível influenciar o processo de qualquer forma; começa a amarelar muito rapidamente, perdendo a transparência, não tem a mesma elasticidade elevada.

A cola é vendida pronta e é adaptada apenas para unir peças - pérolas condicionais dela, como de resina, simplesmente não podem ser feitas.

Qual equipamento é usado?

Se você está começando a trabalhar com epóxi e nunca teve essa experiência antes, é mais razoável começar com o uso de moldes - moldes de fundição especiais. Essa, porém, é uma opção principalmente para mulheres, pois moldes são bons para fazer bijuterias, mas não dá para fazer tampo de mesa com a ajuda delas.

Nas lojas modernas para a criatividade, a variedade de moldes é grande o suficiente para que você possa ativar sua imaginação. - na maioria das vezes existem formas para a fabricação de várias contas e pingentes, chaveiros e pingentes, mas também existem formas mais originais para a produção de pulseiras e anéis. Os moldes são diferentes dos moldes - os bons são feitos apenas de silicone de platina de alta qualidade.

Depois de comprar esse molde, você pode ter certeza de que ele não será destruído pelo material de enchimento e grudará nele, e a embarcação congelada será fácil de remover.

Como alternativa, também são utilizadas armações - parecem anéis de metal achatados de uma forma ou de outra, sem fundo ou tampa. Será mais difícil trabalhar com tal embarcação, porque o "fundo" temporário provavelmente terá de ser criado com a ajuda de fita adesiva. No futuro, o produto não é retirado do metal, mas fica em uma moldura que o mantém no formato desejado.

Como a parte inferior e superior da embarcação praticamente não eram limitadas por nada, sua superfície será irregular e precisará ser polida posteriormente.

Se a criatividade, inclusive complexa, que consiste em vários estágios, não é alheia a você e você não quer limitar o vôo da sua própria imaginação com moldes e armações prontas, você mesmo pode criar o seu próprio molde. Para fazer molduras caseiras, argila polímero, arame e madeira são os melhores - escolha você mesmo qual opção você mais gosta.

Seleção e preparação de material

A resina epóxi é um material estável, que é aproximadamente o mesmo para todos os fabricantes. A massa de enchimento pode diferir significativamente em densidade, mas você mesmo preparará essa massa, misturando a resina com um endurecedor, que também pode comprar separadamente.

As instruções de mistura estão sempre escritas na embalagem da resina epóxi, também pode ser indicada no endurecedor. Para a conveniência do procedimento, copos de medição tamanho apropriado, ou seringas descartáveis - é ainda mais conveniente. Observe que os copos graduados usados ​​para embalar epoxi não podem ser usados ​​para outros fins - eles não podem ser lavados. A massa espessa precisará ser mexida com alguma coisa, então prepare espetos, palitos de dente ou quaisquer outros palitos, se apenas eles se ajustarem em comprimento e espessura e estiverem limpos ao mesmo tempo.

A mistura ocorre a uma temperatura não superior a + 25 ° C. Não misture a massa “na reserva”, pois no vidro ela polimerizará da mesma forma que na moldura. Enquanto mexe, faça movimentos suaves sem adicionar bolhas de ar à massa.

Se, no entanto, a falta de experiência levou ao aparecimento de bolhas, deixe a massa repousar um pouco e depois aqueça-a - e o próprio ar evaporará.

Regras de segurança de fabricação

Uma embarcação de resina epóxi acabada é completamente segura para humanos, mas o mesmo não pode ser dito para uma substância não curada. Quando solidificado, emite não apenas vapores nocivos, mas também calor, portanto, existem algumas instruções para trabalhar com epóxi.

Em primeiro lugar, você não deve permitir o contato entre a pele aberta e a resina - pelo menos será extremamente difícil lavá-la se endurecer desta forma, então certifique-se de usar luvas... Em segundo lugar, você não deve inalar vapores - você terá que estocar respirador ou máscara protetora. Após a conclusão do trabalho, você ainda removerá a proteção, e os vapores permanecerão na sala, por isso é razoável fornecer boa ventilação.

Avise os outros que condições perigosas serão criadas no processo de seu trabalho e, portanto, você não pode entrar no workshop improvisado até dar permissão.

Para que o artesanato seja de alta qualidade e bonito, você precisa organizar adequadamente seu local de trabalho. Imagine que você já está trabalhando e verifique se tem tudo de que precisa ao seu alcance. Caso contrário, certifique-se de que está tudo lá, caso contrário, você terá que se distrair no processo, e isso definitivamente não beneficiará o negócio.

Um iniciante nesse ramo provavelmente não tem uma prancha especial para trabalhar com resina epóxi e, por motivos óbvios, é uma pena estragar o tampo da mesa. Na verdade, o problema é facilmente resolvido - pegue um filme plástico espesso ou uma lima comum e trabalhe neles.

Variedade de artesanato

A resina epóxi é boa porque você pode fazer várias coisas úteis ou simplesmente bonitas em um design exclusivo com suas próprias mãos. Os itens prontos podem ser usados ​​para decorar a sua casa, doar por vários motivos ou até mesmo vender se der certo.... Com um conjunto de experiência, será mais fácil fazer artesanato engraçado, e para iniciantes vale a pena procurar master classes detalhadas com uma descrição passo a passo de como fazer uma coisa particular. Coletamos ideias do que você pode fazer com epóxi.

Decorações

São joias que são o tipo de artesanato com que um iniciante deve começar. O primeiro produto extremamente simples de fabricar e que permite apreciar plenamente todas as propriedades do material são as contas. Formas simples para esses produtos arredondados são vendidas em todos os lugares - para começar, você só precisa colocar resina epóxi no silicone e esperar até que a massa endureça. Em seguida, remova cuidadosamente sua primeira embarcação e avalie-a - como é suave e organizada.

Não se preocupe se não sair muito bem - está tudo bem pela primeira vez. Mas é neste caso que você também pode tentar polir ao mesmo tempo para tentar deixar o produto em perfeitas condições.

Desenvolva suas próprias habilidades comprando moldes de outras configurações. Certifique-se de experimentar armações de metal para verter - as contas não são muito populares atualmente e levam muito tempo para serem coletadas, mas um pingente elegante pode ser feito com uma única tentativa. Ao mesmo tempo, você pode tentar outra técnica, preenchendo uma pequena flor ou galho com resina epóxi.

Depois de dominar as joias simples na forma de bijuterias, você pode começar a decorar sua própria casa. O esquema de fabricação de pingentes pode ser experimentado em grande escala - pegue um monte de flores silvestres e preencha com epóxi para obter uma pequena pintura requintada.

Se você não é estranho a trabalhar com diferentes materiais, e você mesmo é capaz de fazer formas complexas para verter, no futuro poderá vir a fabricar os artesanatos mais impressionantes.

Suas próprias ondas do mar ou nuvens sobre a mesa são os itens que tornarão seu interior incrivelmente aconchegante.

Mundo animal

Pequenos pingentes e chaveiros também são usados ​​como decoração, que podem conter um inseto, um peixe, um pequeno caranguejo e assim por diante - você provavelmente já viu esse tipo de artesanato à venda. Nem todas essas cópias são um sinal de falta de humanidade - você pode facilmente fazer algo semelhante comprando uma cópia de plástico.

Estatuetas artificiais feitas em fábricas são frequentemente vendidas como lembranças, então nem todo mundo vai adivinhar que você fez suas próprias joias com suas próprias mãos. No entanto, isso é exatamente o que será o melhor elogio ao mestre.

Mobiliário

Os homens, via de regra, tomam epóxi do ponto de vista mais sério - é forte e durável, o que significa que você pode fazer utensílios domésticos de alta qualidade com ele. A opção mais famosa e popular para um produto doméstico é uma mesa.... A aparência dele depende apenas da imaginação do mestre e dos materiais ao seu alcance.

Muitas vezes, um tampo de mesa é feito de duas grandes peças de madeira que não podem ser dobradas juntas devido às bordas que não se encaixam. E não há necessidade de cortar e moer nada - eles serão conectados um ao outro por uma "rachadura" transparente preenchida com resina epóxi. Parece impressionante e é lembrado por muito tempo.

Deve-se lembrar que a massa é aplicada em camada fina sobre toda a superfície da madeira - só que desta forma, sendo integral, irá “agarrar” com segurança as metades da mesa e protegê-las da umidade.

Ainda mais incomum, mas também mais complexo, parece uma bancada totalmente em epóxi. Para deixá-la brilhante e única, uma grande quantidade de glitter é misturada à composição da massa líquida, amassando-a em epóxi antes mesmo de despejá-la. Como resultado, em vez de uma bancada, você acaba com uma peça improvisada do céu noturno e, se você iluminá-la corretamente, essa peça de mobiliário pode acabar sendo quase a peça central de todo o apartamento.

Um avental de cozinha, é claro, não é inteiramente correto chamá-lo de mobília, mas o princípio de sua fabricação é muito semelhante, então tal arte também está aqui. Basicamente, você precisa fazer a mesma bancada com qualquer material - de resina pura, com adição de madeira, flores, o que for. Em seguida, a placa é colocada verticalmente acima da superfície de trabalho e fixada na parede.

O principal - não se esqueça de cobrir cuidadosamente todas as peças com resina para protegê-las do apodrecimento.

Pratos

Como o epóxi na forma curada é totalmente seguro para o homem, pode até ser usado na confecção de pratos. Basicamente, Você pode comprar pratos em uma loja por um centavo, então, neste caso, o objetivo definitivamente não é economizar dinheiro, mas perceber seu próprio potencial criativo e criar algo único.

Flores do amor - por favor, deixe-as literalmente em todo lugar, mesmo na espessura de uma bandeja ou fogueiras (bases para pratos quentes). Se quiser desfrutar da bela cor do seu chá favorito até mesmo através do porta-xícaras - isso é facilmente realizado graças à transparência do epóxi.

Alguns artesãos chegam a fazer pratos de resina epóxi. Em certo sentido, são ainda mais utilizados para fins decorativos, porque podem ser danificados pelos talheres.

Em qualquer caso, um artesanato tão bem feito será um excelente presente de lembrança.

De outros

Tendo dominado todos os itens acima e tendo as habilidades necessárias para trabalhar com materiais para fazer moldes e formas, você pode fazer experiências com outros artesanatos. A implementação será difícil, mas o resultado será uma verdadeira obra-prima da qual você poderá se orgulhar.

Provavelmente, o mais simples é uma capa de telefone de epóxi que protege a capa contra choques e arranhões. Como um presente relativamente barato, mas elegante, uma grande bola de mesa em um suporte com flores ou outra decoração interna, uma moldura de foto transparente, um pen drive com o mesmo corpo ou um distintivo que diz o quão querido seu dono está escrito nele, Faz.

Ninguém o obriga a fazer um artesanato inteiramente de resina epóxi - é possível fazer um “respingo” de resina com decoração em um produto de fábrica, graças ao qual o item ficará mais individual. Você pode fazer isso com caixas, pesos de papel, vasos e até escovas de cabelo!

Outro nível é mais difícil - uma lembrança caseira completa. Por exemplo, um tabuleiro de xadrez ou gamão pode ser transparente, a retroiluminação LED embutida é uma tarefa para um profissional, mas imagine a alegria de quem a recebe.

Se uma pessoa gosta de vida selvagem, mas não pode começar a pescar por causa de uma agenda lotada, faça um aquário para ela, totalmente feito de resina epóxi, com peixes de plástico brilhante dentro. Um geólogo certamente amará um geodo ou um corte de pedra que seja protegido da resina que se desfaz. Por analogia com o corte, você pode fazer dioramas inteiros em toda a parede.

Como processar?

Existem duas maneiras de despejar resina em moldes. Se você não usar elementos decorativos ou não houver requisitos específicos para sua localização exata, então primeiro, a decoração é disposta na parte inferior do formulário e, em seguida, um líquido espesso é derramado em cima com um jato fino, resolvido por meia hora. Com essa corrente, os detalhes decorativos podem ser levados para um canto e, se isso não lhe convier, use outro método. Consiste em primeiro preencha o molde com líquido, e só então mergulhe cuidadosamente a decoração na massa com um palito - onde ele deveria estar.

Se você trabalhar com moldes de silicone simples, após a solidificação completa, não haverá problemas com a extração.

Derramar massa líquida em um molde é apenas metade da batalha. Mesmo após a solidificação da peça, ainda não é fato que o produto já esteja acabado - em alguns casos a borda acaba sendo irregular, em outros, em vez de um material transparente, forma-se um turvo, e de forma irregular. O erro que muitos iniciantes cometem é que eles ficam frustrados e jogam fora a nave "ruim", quando na verdade ela poderia apenas ser modificada.

A natureza da consistência turva é geralmente a mesma das irregularidades. - o relevo na superfície é muito irregular, portanto, refrata ativamente a luz ou bolhas de ar caíram na espessura do material próximo à superfície. Ambos os problemas são resolvidos da mesma maneira - por trituração. Se uma senhora trabalha com costura e tem um cortador de unhas, você pode usá-lo, mas os homens usam a boa e velha lixa.

Observe com antecedência que a resina epóxi curada produz grandes quantidades de poeira durante o processo de polimento. Para proteger seu trato respiratório da entrada indesejada de partículas de poeira, use apenas um respirador.

Para proteger o interior da divisão da poluição, não se esqueça de humedecer periodicamente a lixa com água - para que o pó não se espalhe.

Belos exemplos

A resina epóxi é um excelente material para fazer pequenas joias. Use esses artesanatos como quiser - eles podem servir como botões, broches, pingentes, pingentes de brincos e até mesmo como parte de um conjunto de contas.

As bolas de Natal muito elegantes podem ser feitas de epóxi. Quem disse que o Ano Novo deve ser estritamente associado ao inverno e ao frio - afinal, um dia haverá verão, o que você deseja principalmente nas geadas violentas.

Aquário epóxi em geral, deve ser considerada uma das mais belas lembranças, e quanto menor ela é, mais carinho e deleite provoca.

É claro que esse trabalho é muito difícil devido à grande quantidade de pequenos detalhes que ainda precisam ser corretamente posicionados, mas dificilmente alguém ficará indiferente a uma demonstração tão vívida do seu talento.

Pratos de epóxi podem parecer um pouco estranhos à primeira vista., mas em um determinado interior eles parecem tão autênticos quanto possível, além disso, eles se sintonizam com um clima criativo.

Para obter informações sobre como fazer um pingente de epóxi, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Há muito tempo procuro pinturas epóxi.

Moda

a beleza

casa