Artesanato de resina epóxi

Tudo sobre epóxi para criatividade

Tudo sobre epóxi para criatividade
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição e propriedades
  3. Formulários
  4. Como usar?
  5. Belos exemplos de trabalho

Muitos amantes do bordado querem aprender sobre o que o epóxi transparente é para a criatividade, como usá-lo para criar trabalhos. Em termos de beleza, esses artesanatos não são inferiores aos produtos de âmbar natural, podendo ser feitos até em casa. Uma master class sobre o uso de resina decorativa para bordado o ajudará a aprender mais sobre como trabalhar com o material.

O que é isso?

A resina epóxi usada para criatividade é um composto oligomérico sintético, também conhecido como composto de joalheria. A matéria-prima apresenta uma estrutura transparente, bastante densa e sólida após o endurecimento, e na forma líquida é fluida e viscosa. É assim que o epóxi decorativo difere do técnico, que tem uma tonalidade amarelada característica.

As composições para criatividade estão disponíveis em transparentes. Na versão colorida, são criadas pelo próprio mestre, adicionando corantes. Dependendo da linha, fabricante, intensidade da mistura, o brilho do pigmento varia. Além disso, existem brilhos especiais - enchimentos que permitem adicionar uma mistura de brilho.

A resina epóxi usada para fins decorativos é produzida por fabricantes russos e estrangeiros. As marcas Epoxy e Crystal Glass foram as de maior confiança dos consumidores. Seus produtos assumem facilmente a consistência desejada, não se espalham e formam uma estrutura densa e uniforme, sem defeitos. E também hoje o vidro macio está ganhando popularidade - uma composição à base de resina epóxi, que tem consistência pastosa.

É usado para esculpir detalhes decorativos para decorar superfícies de vidro, criar composições originais e artesanato que lembram o vidro de Murano.

Composição e propriedades

O epóxi criativo vem em diversas variedades. Entre si, as composições diferem em cor e consistência, bem como em características operacionais. A versão mais popular é marcada como ED-20 e é dividida em produtos do mais alto grau e 1 grau. A segunda opção é considerada industrial, engrossa e endurece após no máximo 4 horas após a mistura. A resina 1 grau é usada para as necessidades da indústria química, da aviação, da construção naval, é usada na produção de adesivos e selantes e é usada na engenharia elétrica.

A variedade de alta qualidade é ideal para fins decorativos. Essa resina epóxi ED-20 é muito transparente, viscosa, fácil de usar e os produtos feitos a partir dela são decorativos. Quando um endurecedor é adicionado, a mistura correta é obtida sem bolhas, mantém o formato desejado bem. Outros compostos semelhantes são usados ​​em joias e artesanato: ED-16, ED-22.

Dentre as características inerentes à resina epóxi após a cristalização, várias de suas propriedades podem ser notadas.

  • Elevada capacidade de adesão a vários tipos de superfícies. Ele se liga bem a cerâmica, metal, vidro, interage com polímeros, concreto, madeira.
  • Propriedades dielétricas. A resina possui uma condutividade elétrica extremamente baixa e pode ser utilizada na fabricação de lâmpadas decorativas.
  • Resistência a influências externas. O composto endurecido tolera bem o processamento mecânico, é resistente à umidade, não tem medo de temperaturas extremas e do contato com produtos químicos.
  • Limpeza ecológica. O material é absolutamente atóxico tanto na criação de artesanato como após o endurecimento completo.

Essas propriedades tornaram o epóxi popular nas indústrias de joalheria e decoração. Ele é usado para fazer decorações, utensílios domésticos e fundir bancadas e pias para encanamento.

A composição de todos os tipos de epóxi é a mesma. Ele contém 3 ingredientes principais:

  • soda cáustica;
  • difenilolpropano;
  • epicloridrina.

Dependendo do tipo de composto, as proporções das substâncias mudam. Além do mais, fabricantes adicionam aditivos e substâncias à composição que melhoram as propriedades artísticas, simplificam o trabalho com o material. Além da própria base, para se obter uma resina trabalhável, é necessário um endurecedor - substância que transforma uma composição líquida e viscosa em monolítica. É ele o responsável pelo processo de cristalização, geralmente anexado ao composto selecionado, mas às vezes pode ser adquirido separadamente.

    Vários tipos e graus de formulações são considerados adequados.

    • Telalit-590. Endurecedor focado na criação de produtos e estruturas volumosas. Adequado para trabalhar em ambientes com faixa de temperatura de + 20 ... 25 ° C. No estado líquido, é completamente não viscoso, assemelha-se à água na fluidez, muito transparente.
      • Epilox H 10-34. Uma opção técnica utilizada na fabricação de composições para vazamento de grandes superfícies - com o seu auxílio são criados pisos e bancadas autonivelantes. O grau de transparência é alto, a viscosidade do endurecedor é próxima à do óleo. A temperatura operacional ideal é considerada + 15 ° C.
        • PEPA. Uma formulação de orçamento adequada para uso em temperatura ambiente. Não são necessárias condições especiais para o endurecimento, o tempo médio para o endurecimento total é de 24 horas. A composição tem um leve cheiro químico, é melhor trabalhar com luvas. A cor é ligeiramente amarela, há turvação, o endurecedor é bastante viscoso, não adequado para a criação de produtos volumosos.

          Para que a resina epóxi para criatividade tenha uma consistência ideal e outros indicadores, são adicionados plastificantes, que proporcionam maior resistência ou elasticidade do material, aumentando suas propriedades hidrofóbicas. Na maioria das vezes, esses produtos são rotulados como DBP, DEG-1, S-7106. Se forem utilizadas matérias-primas de baixa qualidade para criatividade, o uso de aditivos ajudará a melhorar seu desempenho. Em um composto especial para a criatividade, eles já estão presentes no volume necessário.

          Com armazenamento prolongado, a resina epóxi para a criatividade, como suas contrapartes industriais, torna-se mais viscosa. Os solventes ajudam a eliminar o problema; o espírito branco geralmente é suficiente para isso. No entanto, vale a pena usar esses líquidos agressivos apenas como último recurso - eles são destinados a necessidades técnicas e exigem um manuseio extremamente cuidadoso. Você pode remover vestígios de resina de suas mãos com líquidos cosméticos contendo acetona.

          Para aumentar as propriedades decorativas de um produto, além de brilhos e tinturas, outras substâncias ou frações são frequentemente utilizadas. Entre os enchimentos usados ​​com mais freqüência, várias opções podem ser distinguidas.

          • Minerais e rochas transformadas em migalhas. Romã, serpentina, mármore, travertino parecem interessantes. Mesmo cascalho fino regular pode ser usado.
          • Cimento (pedra artificial). É adicionado para fortalecer o material ou para obter interessantes efeitos decorativos.
          • Areia de quartzo. Não é solúvel em epóxi. É utilizado tanto na fabricação de pisos e bancadas de grande formato, quanto na confecção de pequenos objetos decorativos.
          • Farinha de madeira, aparas de madeira ou casca. Dá densidade e resistência, pequenas frações são utilizadas na produção de móveis na fabricação de um compósito especial.
          • Pó de alumínio. Dá um efeito visual interessante. Combina com itens de estilo industrial.
          • Corantes naturais. Grafite em pó é adicionada para tornar a resina preta. O dióxido de titânio é usado para obter uma cor branca pura.

          Não é uma boa ideia adicionar agregados altamente higroscópicos à resina epóxi. Isso inclui todos os tipos de pós minerais, desde pó para dentes até pó de talco. Eles também ajudam a tornar o material branco, mas o tornam mais frágil e vulnerável a ameaças externas.

          Formulários

          O Creative Epoxy é um material único que deixa um espaço incrível para o artesanato. Com sua ajuda, são criados produtos e objetos de arte de aplicação prática. Algumas áreas de aplicação do material merecem atenção especial.

          Decorações

          A resina transparente é ideal para criar artesanatos originais. Artesãos modernos criam pingentes, pingentes, broches e anéis originais, brincos e pulseiras de resina epóxi. Os produtos parecem especialmente requintados, dentro dos quais partes da vida selvagem são cuidadosamente preservadas.

          Musgos, liquens, flores, pedras e outros elementos, congelados em uma gota transparente de resina, conservam sua beleza por muitos anos.

          Elementos de decoração

          Um peso de papel incomum para papéis, um castiçal estiloso, apenas uma peça de mobília que difere em forma e cor de qualquer outra coisa existente. Com a ajuda da resina epóxi, você pode criar obras-primas de design que surpreendem a imaginação. Sua beleza frágil parece muito incomum, atraente. Os vasos de flores feitos à mão podem recriar o respingo da espuma do mar ou transmitir a fragilidade do gelo em um vidro gelado.

          Luminárias

          Devido às suas propriedades dielétricas, a resina epóxi muitas vezes se torna a base para a criação de luminárias originais. O formato do produto pode ser qualquer, assim como o desenho decorativo. Você pode criar uma peça de mobiliário exclusiva para um projeto de design específico de uma casa ou apartamento.

          Mobiliário

          Usar o epóxi para fazer móveis não parece muito vanguardista, basta ver o resultado desse trabalho. Na maioria das vezes, o tampo da mesa é feito de um material transparente.... Ao despejar nele, você pode colocar quase qualquer decoração - de flores secas e folhagens a seixos do mar. A combinação de madeira e resina epóxi parece muito interessante, os móveis são duráveis ​​e originais.Além de bancadas, lindos e duráveis ​​peitoris, aventais inusitados para cozinha são obtidos desse material.

          Pratos

          O epóxi não pode substituir seriamente o vidro ou a cerâmica na fabricação de pratos. Mas dele se obtêm objetos decorativos interessantes: vasos para frutas e doces, carrinhos, porta-guardanapos, baixelas. O epóxi colorido funciona bem com molduras de madeira e vime.

          Como usar?

          Uma master class sobre o uso de resina epóxi para criatividade permite que você tenha uma visão completa de como exatamente você precisa trabalhar com esse material. Em primeiro lugar, você deve seguir as medidas de segurança padrão: usar luvas de borracha e uma máscara ou respirador, assegure um fluxo livre de ar na sala, cubra o local de trabalho com polietileno ou oleado, certifique-se de que a temperatura do ar não exceda + 25 ° C.

          A preparação da resina epóxi requer a compra de um certo conjunto de consumíveis:

          • composto e endurecedor;
          • seringas médicas descartáveis ​​ou copos graduados com divisões milimétricas;
          • uma espátula de madeira para misturar a composição;
          • recipientes limpos de tamanhos diferentes.

          Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se a leitura das instruções fornecidas pelo fabricante dos consumíveis. As proporções para as diferentes formulações variam, não existe uma receita única. Em seguida, os componentes são combinados em uma pequena tigela ou copo, cubeta. As proporções de precisão serão garantidas pelo uso de copos graduados ou seringas. Não prepare muita resina de uma vez, ela pode começar a curar antes de acabar.

          O endurecedor e o composto combinados são cuidadosamente e completamente misturados no recipiente selecionado. Nesta fase, brilhos e pigmentos podem ser adicionados a eles. Por algum tempo, é necessário realizar movimentos circulares, retirando bolhas de ar, conseguindo uniformidade da composição. Mesmo assim, se eles se formaram, a mistura é defendida e aquecida. As câmaras de ar vão subir e ficar acessíveis para remoção.

          Geralmente, leva de 20 a 24 horas para o epóxi curar completamente. É importante manter a temperatura ambiente correta durante esse período. Para agilizar o processo, pode-se enviar a peça ao forno por 20 minutos a uma temperatura de + 80 ° C, e depois deixá-la em temperatura ambiente até que se cristalize completamente.

          Derramando em moldes

          A resina acabada pode ser aplicada de várias maneiras. Na maioria das vezes, é fundido em moldes de silicone - moldes, dando a forma desejada. Esses espaços em branco são usados ​​para fazer pequenos itens. Devido às peculiaridades dos moldes de silicone, a resina endurecida os deixa facilmente. Soluções prontas para anéis, chaveiros, pingentes.

          Ao usar elementos decorativos naturais - conchas, pedras, eles são lavados e desengordurados, ervas, musgo, flores são cuidadosamente secos. Em seguida, esses componentes são colocados em um molde e preenchidos com resina. O procedimento pode variar.

          • Com colocação preliminar de decoração. Neste caso, a decoração é colocada no fundo do molde. Em seguida, a resina é preparada - ela precisa repousar por pelo menos 30 minutos. Ao final desse processo, a base de epóxi é despejada em um molde. Tudo o que resta é esperar até que a peça endureça e limpar suas bordas irregulares com ferramentas abrasivas - uma lima, uma pequena lima.
          • Com vazamento de resina. Após o preenchimento do formulário, a decoração é distribuída com um palito. Isso permite criar produtos com enchimento simétrico e mais complexo.

          Após o endurecimento, o produto de resina pode ser submetido a retificação e usinagem adicionais. Na maioria das vezes, a lixa é suficiente, mas você pode usar lixas de unha abrasivas para manicure e pedicure. Durante o lixamento é gerada muita poeira - vale a pena proteger os olhos, nariz e boca.

          Fundição dentro da estrutura

          Os produtos de resina epóxi não podem ser feitos apenas em moldes. Existem armações e armações de metal especiais. Sua principal diferença está na necessidade de retificar as joias acabadas da frente e de trás. A borda inferior da moldura é geralmente colocada na superfície da fita adesiva durante o vazamento para evitar que a resina escorra por baixo. Você também pode adicionar elementos decorativos à moldura - folhas e flores de plantas, pequenas pedras ornamentais, uma fotografia.

          Você pode fazer essas coisas básicas sozinho. As armações são tecidas em arame, feito de argila polimérica. É importante que a forma permita que a resina seja retida o máximo possível dentro do contorno.

          Belos exemplos de trabalho

          A imaginação dos autores que criam seus produtos a partir de epóxi é ilimitada. Você pode verificar isso olhando a galeria de fotos.

          • Um triunfo da natureza em forma de esfera perfeita. Os materiais naturais têm uma beleza especial e, mesmo quando colocados em resina sem pintura, têm um aspecto impressionante.
          • Pingentes requintados com estatuetas de metal dourado no interior. O produto parece elegante, não muito pretensioso, adequado para o uso diário.
          • Anéis coloridos originais preenchidos com cristais transparentes e metal. O artesanato parece impressionante, pode muito bem substituir as joias tradicionais de um casal em um casamento.

          Como fazer uma esfera pendente com uma flor de resina epóxi, veja o vídeo.

          1 comentário
          O convidado 19.08.2020 02:44

          Artigo muito informativo, obrigado!

          Moda

          a beleza

          casa