Artesanato de resina epóxi

Moldes e moldes para resina epóxi

Moldes e moldes para resina epóxi
Contente
  1. Para que servem?
  2. Visualizações
  3. Como fazer isso?
  4. Dicas de cuidados

Fazer produtos epóxi originais é incrivelmente divertido e requer criatividade. Este material pode ser usado para fazer fantásticos aparelhos de design, lembranças e joias da moda. Você pode obter o produto acabado somente depois que a massa solidificou.

Dada a fluidez da massa antes de se solidificar, certas formas são necessárias para se trabalhar com o epóxi, ou seja, os moldes.

Para que servem?

Resina epóxi é uma substância fluida viscosa, quando adicionada a um endurecedor especial, começa a solidificar. Normalmente, os moldes são usados ​​ao trabalhar com epóxi. Na tradução, este nome significa o conceito de "impressão". A resina para joias é uma substância pegajosa que adere à maioria dos materiais básicos. A substância viscosa não adere apenas a certas superfícies, como borracha, plasticina, gesso, plexiglass, além de polietileno e polipropileno.

Silicone é considerado o material mais conveniente para trabalhar. Tal Bolores possuem paredes lisas, o que facilita a retirada de joias já congeladas do molde. Ao mesmo tempo, no final do trabalho, os produtos requerem apenas uma pequena retificação. Os moldes para resina epóxi costumam ser escolhidos para fazer joias ou souvenirs. Para verter superfícies planas em forma de mesa ou chão, não são utilizadas, neste caso o vazamento é realizado na cofragem.

Os artesãos que fazem profissionalmente joias de resina epóxi originais geralmente têm várias formas... Considerando que fabricá-los sozinhos reduz o custo, muitas pessoas preferem fazê-los sozinhos, principalmente se forem produzidos muitos produtos.

Os moldes também são usados ​​para fundir estatuetas de jardim, lembranças ou brinquedos inquebráveis. Para a fabricação de tais artesanatos você pode usar uma massa "faça você mesmo" que consiste em selante de silicone e amido... Os artesãos inexperientes podem encontrar dificuldades ao escolher um material. É aconselhável adquirir uma composição de dois componentes, isso permitirá que o trabalho seja executado dentro de uma hora, o que é suficiente mesmo levando em consideração o ajuste.

Para o trabalho, use amido, selante e tinta acrílica. Essa massa se solidifica muito rapidamente. O tempo para criar uma embarcação é de cerca de 30 minutos. A massa resultante é agradável ao toque, aveludada. Caso seja necessário aumentar o tempo de endurecimento do artesanato, é aconselhável usar glicerina ou creme gorduroso.

Visualizações

Os moldes de silicone necessários para trabalhar com epóxi podem ser divididos em tipos.

  • Produtos manufaturados, ou seja, moldes feitos na produção... Esses modelos podem ser chamados de universais. No caso de ser utilizado silicone de qualidade alimentar na produção, tais produtos são adequados para a preparação de confeitaria. Além disso, os moldes podem ser usados ​​na fabricação de sabonetes, velas e na produção de joias exclusivas.
  • Produtos de bricolagem. Para sua fabricação, escolha silicone ou plasticina escultural.

Este material ganhou grande popularidade devido às suas qualidades.... Pode ser usado em diferentes temperaturas e não é corrosivo para os metais. Pode ser utilizado em ambientes com alta umidade. Silicone pode ser considerado um material ideal para trabalhar com epóxi. O silicone de qualidade alimentar e não alimentar têm propriedades físicas idênticas. Para fazer moldes você precisa mistura de dois componentes... O silicone de dois componentes fornecerá ao produto final uma superfície brilhante e uniforme.

Muitas vezes, por uma questão de economia, artesãos inexperientes compram em vez do próprio silicone selante baseado nele... A mistura com gesso permite obter uma massa homogênea que pode endurecer e manter a forma desejada. Considerando que o gesso tem uma estrutura de granulação fina, não será possível obter uma superfície perfeitamente plana e brilhante ao se vazar um molde. Quando adicionado à forma contendo gesso de um eoskid, você obterá uma peça de trabalho que requer polimento aprimorado. Ao escolher um selante de silicone, os produtos acabados exigirão lixamento adicional para obter um acabamento brilhante.

À base de lata

O uso de silicone para moldagem à base de estanho é um material resistente para formas flexíveis. Ao escolher um silicone macio à base de estanho, deve-se ter em mente que ele não é utilizado para moldes de fundição utilizados na culinária, por se tratar de um componente não alimentar. Os materiais à base de estanho são adequados para fins não alimentares. Eles são mais frequentemente usados ​​na fabricação de joias e bijuterias originais. O silicone não moldável à base de estanho tem certas vantagens.

  • Reutilizável. Como resultado, são obtidos moldes elásticos e suficientemente fortes, o que reduz o custo de criação de novas formas. São muito duráveis, por isso são usados ​​mais de uma vez.
  • Esta composição endurece muito rapidamente.... Isso pode ser dito sobre algumas marcas que permitem que a massa seque em poucas horas. Esta composição de 2 componentes é escolhida apenas para vazamento e não para revestimento. Recomenda-se escolhê-lo para formatos médios a grandes. Você pode usar seus moldes grandes e complexos, embora seja melhor usá-los ao fazer um molde composto de 2-3 peças.
  • Um fator importante é um baixo grau de encolhimento, não superior a 1%... A partir de tal composição que não encolhe em estanho, são obtidas cópias de peças feitas de plástico ou polímero. Podem ser peças sobressalentes de plástico para um carro, artigos de mobiliário, acessórios de canalização.

Uma amostra deve ser coletada antes de despejar tal material.Geralmente é recomendado adicionar mais catalisador do que o silicone convencional de 2 componentes.

Baseado em platina

Um silicone de dois componentes à base de platina é usado para incorporar a resina epóxi. O material é utilizado na produção de bancadas, elementos decorativos de fachadas, peitoris de janelas, azulejos de fachada, acessórios, bem como em trabalhos de restauro. Pelo fato de tais moldes não emitirem álcoois e umidade, a superfície da peça fundida não ficará turva e não perderá seu brilho. Ao contrário da versão anterior, têm uma vida útil mais longa, ao mesmo tempo que são resistentes a ambientes agressivos.

Características do material:

  • não tóxico;
  • não tem cheiro;
  • tem resistência a álcalis;
  • ele tem alta elasticidade;
  • alta resistência ao rasgo;
  • boa fluidez;
  • não encolhe.

Esse material manterá sua forma e tamanho em um estado estável por muito tempo, o que aumenta a vida útil da forma acabada.

Como fazer isso?

Ao fazer seus próprios moldes para epóxi, é importante escolher uma base na qual o epóxi não grude. O uso de tais materiais garantirá a rápida remoção das peças do molde. Você pode escolher moldes prontos, por exemplo, pegue moldes para gelo ou para chocolate. Você também pode comprar o item em uma loja especializada.

Uma opção alternativa seria compra de moldes em lojas onlineencomendando-os a empresas que comercializam os acessórios necessários para trabalhar com epóxi. Freqüentemente, essas empresas se dedicam à fabricação de seus próprios moldes. Muitos artesãos recomendam fazer modelos com as próprias mãos. Para construir moldes de silicone para resina epóxi de forma independente, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários.

O mestre precisará de:

  • Mistura de 2 componentes;
  • seringas para dosagem;
  • escalas;
  • plasticina;
  • recipientes de plástico;
  • vara de mexer de madeira.

Quase todos os materiais de que você precisa podem ser encontrados em casa. Se algo estiver faltando, eles podem ser comprados. Antes de iniciar o trabalho, as ferramentas e os materiais são dispostos na superfície de modo que fiquem dentro de limites acessíveis. Isso permitirá que você trabalhe sem distração. O silicone líquido é feito de acordo com as instruções em anexo. Para isso, adicione um endurecedor à massa em uma determinada proporção e a seguir misture bem com um bastão de madeira.

Mexa a massa com muito cuidado, tentando evitar o aparecimento de bolhas. Às vezes, os mestres recomendam o uso de um mixer, mas neste caso, o aparecimento de um grande número de bolhas será inevitável. Após a mistura da massa, é recomendável colocar o recipiente em uma câmara de vácuo para liberar as bolhas de ar. Muitos negligenciam essa ação, que é errada. O silicone sem bolhas preencherá o molde mais denso. A colocação em uma câmara de vácuo ajudará a lidar com o problema de bolhas que apareceram.

Os iniciantes podem tentar fazer um molde experimental. Isso permitirá que você avalie a eficácia dos componentes, para que os ajustes possam ser feitos, se necessário. Por exemplo, a forma acabada pode não ficar bem com as paredes. Nesse caso, é melhor cobrir as paredes com um composto especial na forma de cera comum. É fácil trabalhar com este material, embora não exija nenhuma condição específica. Essa substância se solidificará em condições normais a uma temperatura de +18 a 25 graus. Após a solidificação, o volume da forma não mudará, será exatamente o mesmo que no vazamento.

Dado que os componentes são da mesma cor, é difícil saber o quão bem a mistura foi misturada. Para resolver este problema os especialistas recomendam tingir a massa com um corante. Isso deve ser feito antes de misturar os dois componentes. Ao fazer blanks de plasticina, você precisa aplicar uma camada dela em uma superfície bem plana. Em seguida, a parte escolhida como base-clichê é embutida em plasticina até uma profundidade de 6 cm.Depois disso, o silicone é colocado no recipiente assim obtido. Agora você só precisa esperar o material endurecer.

As joias de silicone podem ser feitas independentemente da estação. Mas, se você usar um material que estava em uma sala fria, ele deve ser deixado em uma sala quente por várias horas antes de ser aquecido. A faixa de temperatura na sala não deve exceder os limites permitidos.

Dicas de cuidados

Como os moldes podem ser usados ​​mais de uma vez, você precisa saber como cuidar adequadamente desses produtos.

  1. Antes de iniciar o trabalho, as formas devem ser lavadas com água morna e sabão e secas.
  2. Como essas formas podem ser facilmente arranhadas, não force o produto com faca ou tesoura, ou seja, não use objetos pontiagudos.
  3. Ramos pequenos e flores secas também podem danificar os moldes, por isso devem ser manuseados com cuidado.
  4. Durante o armazenamento, os moldes não devem ser deformados.
  5. Recomenda-se armazenar os moldes de silicone em sacos fechados com fecho de correr. Isso protegerá os produtos de poeira, detritos e outros contaminantes.

Seguir essas regras simples permitirá que os moldes durem mais.

Como fazer um molde de silicone para resina epóxi, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa