Artesanato de resina epóxi

Epóxi e produtos de madeira

Epóxi e produtos de madeira
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como e de que são feitos?
  3. Opções de artesanato
  4. Belos exemplos

Desde o seu início, o epóxi, sem exagero, mudou o mundo. Este material é ao mesmo tempo muito durável, bonito, transparente e resistente à umidade, é barato e você pode trabalhar com ele até em casa. A resina epóxi se combina com outros materiais, como madeira, e protege seu "parceiro" da decomposição. Artesanatos elaborados com competência à base de resina epóxi parecem exclusivos, mas são muito caros, por isso, depois de encher a mão, você pode ganhar muito dinheiro com o seu hobby.

Peculiaridades

A resina epóxi é uma substância composta puramente sintética na forma líquida. Não diluído, pode ser armazenado por muito tempo, portanto, antes de ser vertido nas formas, é misturado a outro líquido - um endurecedor - na proporção indicada na embalagem. Somente este tipo de mistura dá início aos processos de polimerização, o que significa que a massa misturada deve ter a forma desejada o mais rápido possível.

Os produtos de resina epóxi são usados ​​em uma ampla variedade de indústrias, incluindo até mesmo eletrônica e aviação., mas em combinação com a madeira, este material é, evidentemente, o mais prático para a produção artesanal de móveis domésticos ou lembranças e pequenos utensílios.

Resina epóxi combinada com madeira é boa porque inicialmente tem a forma fluida e é capaz de preencher eventuais fissuras e cavacos, nivelando os desníveis da madeira, principalmente sob a influência das leis da física. Após o endurecimento, sua superfície se presta bem para lixar e polir, você pode fazer ranhuras ou fazer furos nela.Nesse caso, o material pode ser adquirido em uma determinada cor ou totalmente transparente, sendo que este último pode ser tingido com corantes disponíveis no mercado.

Devido à ausência de encolhimento na lateral da resina epóxi, não há dúvida de que o produto resultante fará as delícias dos proprietários por muito tempo.

Como e de que são feitos?

Antes de começar, você precisa entender como escolher os materiais certos. Como regra, a madeira pode ser derramada com qualquer resina epóxi com igual sucesso, independentemente da marca e do país de fabricação. Neste caso, deve ser feita uma distinção entre a resina propriamente dita e a cola epóxi - esta última já possui um endurecedor em sua composição, é visivelmente mais espessa, convém trabalhar com ela apenas para colar partes bem adjacentes, mas não para enchimento formulários.

À venda você pode encontrar ambas resinas já coloridas, e completamente transparentes, "vidro". Na maioria dos casos, o mestre quer que a beleza da madeira seja perceptível, para enfatizar a estética geral do produto, portanto, massas transparentes são mais procuradas. No entanto, este não é um axioma, pois muito depende das peculiaridades da ideia criativa do autor - por exemplo, se uma grande "fenda" é concebida entre as duas metades do tampo da mesa, então ela pode ser propositalmente preenchida com epóxi de um cor espessa. Não esqueça isto A embarcação deve ser totalmente recoberta com resina, pois apenas o miolo ainda ficará colorido, enquanto a camada externa que envolve a árvore permanecerá transparente.

Quanto à madeira em si, também é adequada para quase todos os tipos, desde que sua superfície cause ao menos algumas impressões estéticas. Muitas vezes, para a fabricação de artesanato, são usadas aquelas peças de madeira que, ao que parece, não são mais adequadas para qualquer lugar - exceto talvez na fornalha. Um corte de serra ou laje é uma excelente base para uma futura bancada, e nem é tão importante que o círculo fique imperfeito ou rachado, pois será usada resina para corrigir a deficiência.

No processo de beneficiamento de uma peça, deve-se lembrar que a madeira, a priori, não é um material homogêneo, e o epóxi, com todos os seus superpoderes, ainda não consegue preencher absolutamente todos os espaços na massa de madeira. Se sobrar pouco ar no corte, devido às mudanças de temperatura durante a cura da camada de epóxi, podem formar-se bolhas, liberadas pelo núcleo em contração e expansão. Para evitar isso, é necessário realizar a estabilização da temperatura da madeira, garantindo as mesmas condições por pelo menos 2-3 horas. Artesãos experientes não recomendam trabalhos ao ar livre, pois há maior risco de mudanças de temperatura. Se você não tem alternativa, pelo menos trabalhe à tarde, quando o calor não é mais forte, mas também não cai rapidamente. Observe que em uma camada fina de enchimento de epóxi, as bolhas são sempre menos prováveis ​​- mesmo quando formadas, elas têm tempo de se espalhar na atmosfera.

Se a camada de epóxi no topo da madeira se destina a ser espessa, então é melhor quebrar o vazamento em duas ou mais etapas para que as bolhas não congelem na espessura da resina.

Se a madeira em si não dá a impressão de uma moldura sólida, você pode impregnar toda a sua espessura com epóxi. Nesse caso, eles fazem exatamente o oposto - aquecem a superfície de trabalho para que a árvore se expanda e seus poros se abram o máximo possível. Devido ao aquecimento, a resina também se torna mais fluida e penetra mais facilmente nas menores fendas. Somente após a secagem do bloco impregnado é que ele pode ser coberto com uma camada de acabamento, mas depois de concluída a impregnação, a temperatura deverá ser controlada novamente, mantendo-a em um nível relativamente baixo.

Apesar de todas as precauções o aparecimento de bolhas de ar ainda é possível, principalmente se o mestre for um iniciante no assunto. Um erro comum nesta situação é tentar aquecer a peça para que a resina “derreta” e solte ar, mas isso não deve ser feito, caso contrário a madeira aquecida pode produzir ainda mais bolhas. Se as bolhas forem pequenas, é melhor perfurá-las cuidadosamente com uma agulha fina até que o epóxi endureça completamente. Um método alternativo é borrifar a superfície da resina com álcool de um borrifador, mas existe o risco de estragar o artesanato, pois a resina pode perder transparência ou mudar de cor na área borrifada. Se os espaços vazios forem bastante grandes, depois que a resina epóxi se solidificar completamente, eles devem ser perfurados, limpos, desengordurados e recarregados.

Opções de artesanato

A beleza do epóxi é que com sua ajuda, você pode fazer quase tudo - haveria uma fantasia, bem como a capacidade e o desejo de trabalhar... Não faz sentido considerar em detalhes cada embarcação na versão master class - os princípios gerais de despejar madeira com epóxi já foram considerados acima. Além disso, você provavelmente não terá um pedaço de madeira como no exemplo de outra pessoa, e você não precisa ajustá-lo à amostra de outra pessoa, mas criar o seu próprio e único.

Como tal, vamos nos concentrar mais nas ideias que podem ser colocadas em prática de forma útil com madeira epóxi e madeira.

Mobiliário

O produto de madeira e resina epóxi tipicamente masculino mais popular e conhecido é tampo da mesa. Por exemplo, um corte redondo de uma árvore é ideal para isso - mesmo se a circularidade for imperfeita e uma rachadura profunda em um lado restringir o uso da mesa de todos os lados, então a resina epóxi é apenas projetada para neutralizar todas essas deficiências e tornar o produto perfeitamente redondo. Essa abordagem transforma uma peça de madeira supostamente inútil em uma peça de mobiliário de design caro.

Pela mesma lógica, as bancadas são feitas de duas (ou mais) peças separadas de madeira. Os fragmentos nem mesmo tentam se encaixar ao longo da borda - ao contrário, entre eles fica uma lacuna expressiva preenchida por uma resina brilhante de cor contrastante não amadeirada. Essa costura manterá a mesa com firmeza o suficiente para que ela não se desfaça sob a carga útil, e uma fina camada de epóxi transparente sobre toda a superfície do produto protegerá o núcleo de madeira da decomposição.

Tendo dominado a produção de bancadas de qualquer formato em madeira e epóxi, você pode começar a fazer fachadas para a cozinha. O esquema de fabricação é o mesmo, apenas a "placa" final será muito maior. Via de regra, é feito de várias fatias de madeira, feitas em altura, o que faz com que a estrutura pareça ter sido feita de tábuas ásperas e extremamente ásperas. Nesta opção, você pode fazer apenas um avental acima da superfície de trabalho ou um revestimento completo de uma parede inteira.

Joias e souvenirs

Não é necessário fazer apenas os itens a priori caros em resina epóxi e madeira - se você sabe e gosta de trabalhar com as mãos, pode fazer agradáveis ​​lembranças para amigos e entes queridos.

O exemplo mais simples é um chaveiro comum. Se você leu acima como fazer um tampo de mesa com os materiais indicados, também não haverá problemas com o chaveiro - na verdade, você está fazendo tudo igual, só que em uma escala bastante reduzida! O que vai ser mais, madeira ou epóxi, e qual será a proporção entre eles - você decide. Um chaveiro, ao contrário de um tampo de mesa, não precisa ser um retângulo perfeito - é bem possível que ele retifique cuidadosamente os cantos arredondando o produto em todos os planos. O artesanato resultante pode ser usado de outra maneira - você pode colocar uma corrente nele e usar a joia como um pingente.

Alguns artesãos também fazem canetas com as próprias mãos - por que não, esta lembrança não é pior do que um pingente.Toma-se como base um fino tubo de madeira, que pode ser esculpido em um pequeno galho. A haste deve ser protegida da entrada de resina epóxi em seu interior, e a seguir despeje toda a peça de trabalho com uma massa fluida, aguarde o endurecimento e retifique.

Não é necessário seguir estritamente o formato de uma caneta típica, pelo contrário - imagine como fica colorido quando uma pessoa escreve com um objeto que se parece muito com um pedaço de madeira mal processado.

De outros

Como acontece com qualquer outro ofício, a técnica mais simples para fazer uma tábua de cortar é pegar um pedaço de madeira que seja aproximadamente adequado em forma e tamanho e simplesmente preencher suas ranhuras, rachaduras e lascas com epóxi... Uma característica do material é que é tóxico para os humanos apenas na forma líquida, enquanto após a conclusão da polimerização, ele para de emitir quaisquer vapores perigosos... Isso significa que cortar carne, peixe, vegetais e outros produtos em tal tábua não representará um risco para a saúde da família, mas outro item doméstico bonito e elegante aparecerá na cozinha.

Nos últimos anos, um ofício bastante comum dos materiais em questão tornou-se vaso com fissuras características na espessura da madeira... Parece especialmente impressionante devido ao fato de que o processo de sua fabricação, à primeira vista, parece muito complicado - parece que um recipiente foi esculpido em uma árvore quebrada sem quebrá-la completamente, e então as rachaduras foram cuidadosamente despejadas. Na verdade, os artesãos fazem isso muito mais fácil - eles pegam um tronco de pinho maciço, cuja rachadura é bastante típica durante a secagem, e imediatamente preenchem as rachaduras com resina.

O último tem uma capacidade de adesão tão alta que um vaso é perfurado em uma peça de poli-componente e não se separa disso.

Belos exemplos

A resina epóxi pode ser considerada uma invenção genial da humanidade, pelo menos porque permite que qualquer pedaço de madeira seja considerado potencialmente útil, o que significa que reduz muito a quantidade de resíduos de marcenaria.

  • Dê uma olhada nesta bancada: o fragmento de madeira direito não serve para absolutamente nada, e do esquerdo talvez pudesse ser feito um assento para um banquinho, e mesmo assim apenas teoricamente. Juntos, conectados por um campo de resina epóxi, eles formam uma mesa original e estilosa que vai custar caro ao comprador.
  • Para a fabricação de chaveiro um pedaço de madeira precisa de um tamanho muito menor, porque aqui a árvore é usada apenas para beleza. Combina perfeitamente com o epóxi de alta transparência, que, no contexto de seu companheiro, parece literalmente luminoso e, portanto, enfeitiça. O exemplo mostra produtos retangulares, mas não é difícil transformá-los em um pingente.
  • Com vasos costumam mexer mais, porque a priori tem que ser bonita. Por exemplo, LEDs podem ser construídos na espessura de resina epóxi, e o próprio epóxi pode ser derramado de forma que redemoinhos de cor sejam perceptíveis em sua espessura, como no exemplo. Graças a isso, a embarcação irá combinar surpreendentemente as características do classicismo e futurismo, e com certeza não passará despercebida. O problema de tal vaso pode acabar sendo diferente - contra seu pano de fundo, quase qualquer buquê que for colocado nele irá desbotar.

Para informações sobre quais produtos podem ser feitos de resina epóxi e madeira, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa