Pedicure

O que é pedicura, o que acontece e como se faz?

O que é pedicura, o que acontece e como se faz?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e formulários
  3. Escolha de ferramentas e ferramentas
  4. Instruções passo a passo
  5. Decoração de unhas
  6. Novos itens e tendências da moda
  7. Aconselhamento profissional
  8. Belos exemplos

Falando sobre a bela aparência da figura de uma mulher, não se pode deixar de lembrar a esbeltez de suas pernas, que enlouqueceu mais de uma geração de homens desde os tempos em que as pernas das mulheres se tornaram propriedade de seus olhos. Continuando com esse pensamento, deve-se dizer sobre a condição dos pés e das unhas nas mulheres. Eles devem estar em perfeitas condições. Procedimentos especiais voltados ao seu cuidado e hidratação não são apenas uma homenagem à moda ou ao desejo de parecer atraente, mas também aos cuidados com a saúde.

O que é isso?

A pedicure é um procedimento que cuida de seus pés e unhas em intervalos regulares. Este procedimento cosmético também é curativo. No processo, células queratinizadas são removidas da superfície da pele, várias rachaduras nos calcanhares, unhas encravadas são tratadas, calosidades secas são eliminadas.

Com o cuidado regular dos pés nos estágios iniciais, você pode encontrar várias deformidades do pé, pés planos, fungos nas unhas e outras doenças.

Tipos e formulários

Existem os seguintes tipos de pedicura, podendo toda a sua variedade ser reduzida a 2 grupos - pedicura manual (realizada manualmente por um especialista) e hardware (utilizando um aparelho de pedicura com cortadores).

Vamos examinar mais de perto os tipos mais populares de pedicure.

Médico

A essência do procedimento não é apenas dar às pernas uma aparência bonita e bem cuidada, mas também tratar. Essa pedicure é realizada com um dispositivo médico que remove as células mortas de maneira suave e não traumática. Sem dúvida, essa é uma das vantagens do procedimento - a ausência de lesões e feridas abertas na pele. Outra vantagem de uma pedicura médica é o uso não só de cuidados, mas de composições medicinais. Por fim, apenas um especialista com formação médica realiza tal procedimento, de acordo com os padrões existentes.

A remoção das áreas queratinizadas é feita com o auxílio de removedores - composições especiais, por exemplo, com ácidos orgânicos, que amaciam a pele seca e as impermeabilizações, após o que são facilmente removidos com uma pedra-pomes. Se necessário, logo durante o procedimento, o especialista tratará os pés (tirar uma unha encravada, eliminar fissuras no calcanhar). A pedicure médica geralmente termina com a aplicação de um creme hidratante com efeito antifúngico e anti-séptico nos pés e massageando-os.

Clássico

Um dos tipos de pedicure bem conhecidos, bastante versáteis e populares. Falando corretamente - uma pedicure clássica. Envolve a aplicação de um creme emoliente nos pés e o tratamento das unhas (cuidando da cutícula, dando às unhas o comprimento e a forma desejados).

Em seguida, as pernas são cozidas no vapor em um banho com adição de sal marinho, às vezes - extratos de ervas medicinais. O cozimento no vapor geralmente não leva mais de um quarto de hora, após o qual as áreas queratinizadas são tratadas com raladores e pedra-pomes. No arsenal do mestre existem vários deles - com um abrasivo maior e um menor. Primeiro, abrasivos grossos, raladores são usados ​​e, em seguida, ferramentas mais delicadas. Ao final do procedimento, é aplicado um hidratante.

O efeito dos procedimentos é perceptível imediatamente e é bastante impressionante. Em média, o resultado é suficiente para um mês. Também é importante notar sua eficiência - levará cerca de 40-60 minutos.

Mas é importante escolher com cuidado um salão de pedicura e um mestre, já que o procedimento clássico envolve uma violação da integridade da pele, que, se as regras dos anti-sépticos não forem seguidas, pode causar graves supuração e inflamação.

Hardware

O procedimento é realizado por meio de aparelho de pedicure com diversos acessórios. Ao mudar os acessórios, você pode resolver vários problemas com os pés, incluindo a remoção de pele áspera.

As ferragens de pedicura são adequadas até mesmo para o cuidado dos pés dos homens, que são naturalmente mais ásperos e secos.

Outra vantagem é a ausência de cortes e outros danos à integridade da pele, por isso podemos falar sobre a segurança e o caráter atraumático do hardware pedicure.

Além disso, o procedimento em si leva algum tempo - cerca de uma hora e é indolor. Em casos especialmente avançados, você precisa fazer 2 a 3 procedimentos para ter um efeito tangível.

europeu

A pedicure europeia também é chamada de pedicure sem cortes, e cremes e géis especiais são usados ​​para amaciar as áreas queratinizadas dos pés e dedos dos pés e remover a cutícula. Isso torna o procedimento seguro e indolor, mas pode ser ineficaz em pernas gravemente negligenciadas. Tratamentos frequentes e regulares ajudam a obter um resultado mais pronunciado.

A pedicura europeia começa com a aplicação de removedores de cutículas e formulações. Quando este amolece, não é cortado, mas afastado com um bastão de laranja para o leito ungueal. As unhas também não são cortadas, mas apenas vários arquivos são usados.

O próximo passo é remover a pele áspera dos pés (só vai amolecer após o removedor) usando raladores e limas.

Pedicure spa

Durante este procedimento, é dada grande importância ao relaxamento do cliente. Para isso, é utilizado um ambiente agradável (sons musicais agradáveis, aromaterapia é usada). As células mortas são removidas com esfoliantes, cremes e vários extratos de ingredientes naturais. Dispositivos de pedicure, raspadores e pedra-pomes não são usados.Um elemento indispensável de uma pedicura de SPA é uma massagem aos pés realizada manualmente por um especialista. Além disso, máscaras e soros hidratantes são aplicados nos pés. O procedimento pode ser bastante longo, até duas horas.

japonês

Essa pedicure também é chamada de rejuvenescedora, pois no processo de sua implantação são utilizados hidratantes naturais e amaciantes de pele com efeito antioxidante. Nesse caso, a cutícula não é aparada, mas empurrada para trás com um pedaço de madeira. Em vez de pedra-pomes e raspadores, são usados ​​esfregões, após o que são fornecidos banhos de pés. A pele amolecida queratinizada é limpa com um bloco especial de arroz, após o que são aplicadas composições hidratantes, por exemplo, com extrato de lótus. O procedimento termina com uma massagem manual nos pés.

Tal como a pedicura do SPA, o procedimento japonês permite-lhe relaxar, melhorar o estado da pele dos pés sem risco de infecção (visto que o método é atraumático).

Além desses, vários salões oferecem seus próprios tipos de pedicure, por exemplo, ácida (usa produtos à base de ácidos orgânicos), parafina (com banhos de parafina amaciantes e hidratantes), peixes (geralmente encontrados no Egito, na Tailândia - pequenos os peixes mordem a pele grossa) outro.

A manicure feminina pode ser revestida ou não revestida. No primeiro caso, as unhas são decoradas com verniz colorido, no segundo, está ausente.

Escolha de ferramentas e ferramentas

Obter um resultado de alta qualidade de uma pedicure ajuda em muitos aspectos a presença das ferramentas "certas". Claro, é diferente para diferentes mestres - alguns têm um conjunto mínimo, enquanto outros mestres usam mais ferramentas. No entanto, a base para cada um permanece a mesma.

Pinças e pinças são usadas para a cutícula. Os primeiros são usados ​​para remover cantos salientes, rebarbas. O segundo é para cortar a cutícula. Se você tiver uma pedicure sem cortes, também precisará de bastões de laranja.

Para o cuidado das unhas (correção de comprimento e forma), são usados ​​cortadores de unhas e tesouras, limas e limas para esmerilhar. O empurrador de pedicure, que é um instrumento de dupla face com uma cureta e uma escápula de cada lado, é projetado para separar o estrato córneo, cutícula.

Um raspador de pedicure, raladores e pedra-pomes permitem obter saltos lisos e remover a pele áspera. Eles vêm em diferentes graus de ação - ou seja, diretamente para a remoção e polimento da pele queratinizada. Externamente, esses dispositivos diferem no tamanho dos abrasivos.

A maioria dessas ferramentas substitui com sucesso os cortadores da máquina de pedicure. Não pode prescindir dela se a tarefa é realizar uma pedicura rápida e atraumática.

Além disso, você precisará de uma bacia para o escalda-pés. Hoje, também se encontram à venda pedilúvios eletrónicos, que também têm o efeito de jacuzzi, e permitem a massagem com água.

A segurança do procedimento depende do cumprimento das normas de anti-sépticos. Pelos padrões, a maioria das ferramentas deve ser queimada em um forno seco especial ou gabinete após cada uso. Se você faz pedicure em um salão de beleza, verifique se eles têm uma. A propósito, após o procedimento de desinfecção, cada instrumento é embalado em embalagens de artesanato individual.

Em sua superfície, constam a data do tratamento anti-séptico, o nome e a assinatura do especialista que o realizou.

Vários instrumentos devem ser descartáveis. São bastões de laranja, guardanapos diversos, luvas de mestre (aliás, qualquer pedicura, mesmo que não passante, no salão deve ser feita exclusivamente nelas).

Se for feita uma pedicura revestida, serão necessários vernizes e meios para sua remoção e, se for aplicado um polidor de gel, uma lâmpada ultravioleta especial também será necessária para corrigi-lo.

O procedimento também requer anti-sépticos, um amaciante de áreas de pele queratinizadas, hidratantes, esfoliantes, vernizes e bases para elas.Se você pretende massagear os pés, seria bom fazer massagem e óleos aromáticos.

Instruções passo a passo

As características e etapas do procedimento dependem do tipo de pedicure. Em geral, o processo deve incluir as seguintes etapas:

  • amaciamento (realizado com o auxílio de removedores ou vaporizadores nos pés no banho);
  • remoção de áreas de pele queratinizadas (para isso, tanto composições especiais quanto raspadores tradicionais e pedra-pomes também podem ser usados);
  • tratamento da lâmina ungueal (cortar a cutícula ou movê-la para o leito ungueal com um bastão de laranja, dando às unhas comprimento e formato adequados);
  • cuidados com os pés (aplicação de máscaras e composições, máscaras de parafina, hidratação é obrigatória nesta fase, em alguns casos massagem);
  • decorar as unhas se for realizada uma pedicura revestida.

    Se você está fazendo pedicure em casa, pode seguir o plano passo a passo a seguir.

    Dê às suas unhas um formato e um comprimento confortável

    Se houver uma camada velha nas unhas, ela deve ser removida primeiro. Então você precisa decidir sobre o comprimento das unhas dos pés e apará-las com uma tesoura de pedicure. Um ponto importante - você só pode cortar as unhas dos pés em uma linha reta. O arredondamento dos cantos é repleto de crescimento interno da placa ungueal no leito ungueal.

    Finalmente, uma lima ajudará a dar às unhas uma forma adequada. O mais correto é usar um vítreo, pois não viola a estrutura da unha e, além disso, é conveniente e durável. Uma lima para lixar vai ajudar a dar lisura às unhas.

    Pernas fumegantes

    Para fazer isso, despeje água em uma bacia ou banho especial (temperatura 38-40C) e abaixe os pés nele por 15 minutos. Para maior eficiência, você pode adicionar sal marinho, uma decocção de camomila, casca de castanha e outras ervas no mesmo local.

    Usando vários aditivos, você pode alterar as propriedades do banho. Portanto, se você colocar algumas gotas de óleo essencial na água, o banho terá um efeito tônico e desodorizante.

    Se você também estiver tratando de fungos, é melhor usar um banho de refrigerante desinfetante.

    Você pode adicionar algumas gotas de iodo para fortalecer as unhas. O banho com sal marinho tem efeito desodorante e relaxante, mas deve ser descartado se houver feridas e inflamações na pele. Para pés suados, pode-se fazer uma composição com a adição de uma decocção de casca de carvalho. Após o procedimento, seque bem os pés, uma toalha waffle é ideal para isso.

    O cozimento no vapor pode ser feito antes de as unhas estarem formadas e compridas, mas é importante lembrar que cortar e lixar as unhas só pode ser feito depois que elas estiverem completamente secas.

    Remoção de pele endurecida

    Normalmente, a área mais difícil são os calcanhares. Para limpá-los, use um ralador ou pedra-pomes grossa, que vale a pena caminhar pelas bordas dos calcanhares. É nesses locais que aparecem as maiores manchas cutâneas - calos. É proibido o uso de navalha para retirar a pele áspera, raspar com uma tesoura, uma lâmina. Isso é repleto de ferimentos graves, além disso, a pele removida desta forma irá se regenerar ativamente, o que significa que os calos irão reaparecer em um curto espaço de tempo.

    Depois de usar ferramentas com um abrasivo grosso, é preciso tirar as mais delicadas e polir as superfícies tratadas e o resto (centro) do calcanhar. Uma pedra-pomes com um abrasivo fino também pode ser usada para tratar os dedos, mas é muito mais conveniente e seguro usar um esfoliante especial para os pés. Pode ser aplicado em toda a superfície do pé (inclusive no calcanhar tratado) e massagear as pernas por alguns minutos. Em seguida, você deve enxaguar os pés e secá-los com uma toalha waffle.

    Cuidado da cutícula

    Depois de cozido no vapor, a pele fica macia, então é hora de cuidar das cutículas. Em primeiro lugar, remova as rebarbas e seções salientes da cutícula com pinças especiais. Em seguida, você pode cortar a cutícula ou movê-la em direção ao leito ungueal.Em qualquer caso, será útil secar as áreas tratadas com um cotonete embebido em solução anti-séptica.

    Hidratante

    Para completar o procedimento de tratamento dos pés, aplique um hidratante. Deve ser esfregado na pele com movimentos suaves, mas fortes. É bom se a composição contiver vitaminas E, A, vários óleos naturais.

    Hidratam melhor a pele, previnem o envelhecimento precoce.

    Decoração de unhas

    Se você planeja cobrir as unhas com verniz, primeiro deve desengraxá-las. Isso é necessário para que a composição de coloração se espalhe uniformemente, porque os restos de cremes podem permanecer nas unhas. Um removedor de esmalte comum é adequado para descontaminação. Depois disso, é preciso esperar 10 minutos e limpar as unhas com um guardanapo seco e, em seguida, começar a aplicar o verniz.

    Idealmente, ao decorar as unhas, uma camada base é aplicada primeiro, seguida por uma camada base de cor. Sua quantidade é determinada pela intensidade de cor desejada. No final das contas, as unhas são cobertas com um fixador, o que vai permitir que a pedicure dure mais. Um ponto importante - cada camada aplicada deve ter tempo para secar completamente. Para facilidade de aplicação, você pode usar um separador de dedo dedicado.

    A aplicação de polimento em gel tornará o revestimento mais durável., o que implica o uso de uma lâmpada UV. Para atingir o tempo de uso em até 6 semanas e o revestimento de alta qualidade permite o cumprimento da tecnologia de aplicação (uso de primer, fixação de cada camada em uma lâmpada UV) e da própria potência da lâmpada.

    É importante lembrar que o esmalte gel seca a lâmina ungueal, portanto, periodicamente (por exemplo, a cada duas pedicure) é recomendado aplicar uma composição especial restauradora e cuidadora sob a camada principal.

    Você deve preparar imediatamente tudo o que precisa para o procedimento. Ideal se você estiver usando produtos profissionais de uma linha. Entre eles, estão os produtos da marca israelense Clearance, nos quais os profissionais confiam e fazem a própria pedicure.

    Novos itens e tendências da moda

    A principal tendência são, talvez, pés bonitos e saudáveis. Hoje, para ser conhecida como fashionista, não é preciso dominar a arte das unhas, basta manter a maciez dos pés, eliminar com o tempo calosidades secas e cuidar das unhas. Como decoração para este último, até composições carinhosas como "Smart Enamel" são adequadas, que vão dar brilho e um aspecto saudável às unhas.

    No entanto, a pedicure feminina ainda tem certas tendências. Vamos considerar os mais populares.

    Monocromático

    Essa pedicure pode ser considerada universal e simples de executar, mas ao mesmo tempo nobre e elegante. A escolha dos tons é ilimitada - pode ser neutro, pastel (pêssego, rosa) e cores vivas. Um ponto importante - você não deve escolher para as pernas a mesma cor usada nas mãos.

    Hoje é falta de educação.

    Desenhos despretensiosos e geometria

    A arte das unhas complexas está se tornando uma coisa do passado, e desenhos e padrões bastante simples vêm para substituí-la - ervilhas, cachos, flores despretensiosas. Os padrões geométricos estão em alta. Hoje, os estilistas recomendam combinar designs de unhas com uma cor sólida ou manicure francesa. O desenho não é executado em todos os pregos, mas em 1-2 e serve como um acento.

    Strass

    O uso de strass é outro sucesso nesta temporada, mas os strass exigem uso moderado e atenção tanto para a pedicure quanto para a imagem como um todo. Recomenda-se o uso de pequenos strass, traçando um padrão ou desenhando a partir deles. Como regra, strass são combinados com uma pedicure monocromática e são usados ​​para decorar apenas o polegar. Isso permite tornar o design elegante, evitando o absurdo e o ultraje excessivo.

    Pedicura da lua

    Com uma pedicure lunar, o orifício da unha é destacado em uma cor separada. Essa pedicure permaneceu na moda, talvez, desde seu início. Mas a cada temporada, as manicure oferecem novas soluções para a manicure lunar.Hoje o buraco pode não ter um formato clássico, mas ser triangular, quadrado, duplo.

    O furo, ou “sorriso” nas unhas pode ser em contraste com a cor principal ou realizado na mesma gama. Você pode decorar com orifícios apenas os dedões dos pés, pintando o resto das placas ungueais em um tom monocromático. Muitas vezes "pedicure com sorrisos" é combinada com strass.

    francês

    Quem considera a manicure francesa algo enfadonho e simples demais simplesmente não vê sua interpretação moderna há muito tempo. Hoje em dia, as listras tradicionais ao longo da borda da unha são feitas em tons contrastantes, além de usar fricção dourada e prateada. O francês é harmoniosamente combinado com um "buraco", padrões geométricos, há uma versão listrada dele, decorado com um padrão e strass.

    Ombre (âmbar)

    A ombre manicure, ou gradiente, implicando uma transição suave de uma tonalidade mais saturada para uma tonalidade mais clara, também não abre mão de suas posições. Hoje, a técnica não é usada apenas dentro de uma lâmina ungueal. O alongamento de tom para tom pode cobrir todos os dedos de uma vez. Ou seja, o grande é pintado na tonalidade mais saturada, o índice é mais claro, o do meio é ainda mais claro e assim por diante.

    Um gradiente delicado também pode ser decorado com strass ou padrões.

    Mas aqui é muito importante evitar a confusão de detalhes, por isso é melhor decorar apenas com os polegares.

    Dedos multicoloridos

    Essa opção é especialmente boa para a temporada de verão, viagens para o mar. No entanto, você também pode escolhê-lo para quem deseja trazer cores vivas para os dias de semana cinza de outono-inverno. Como regra, essa técnica usa 2 a 3 cores diferentes, que podem ser próximas ou contrastantes. A combinação de amarelo e azul, paleta roxa, rosa e menta, turquesa já virou clássico.

    mosaico

    A vantagem de tal revestimento não está apenas em seu brilho e originalidade, mas também em sua versatilidade. Basta escolher para a pedicura em mosaico aqueles tons de verniz que combinam com a cor dos seus principais pares de sapatos.

    Aconselhamento profissional

    Ao escolher um tom de esmalte, você deve considerar não apenas as preferências pessoais e as tendências da moda, mas também o tom de pele. Para as jovens com tom de pele quente, cores quentes (laranja, vermelho, pêssego) são adequadas, respectivamente. Os proprietários da pele de uma sombra fria são aconselhados a escolher rosa frio, lilás, azul claro, azul. Se esta regra não for seguida, a falta de naturalidade, a dissonância no tom da pele e as unhas manchadas não podem ser evitadas.

    Os especialistas recomendam fazer uma pedicure uma vez por mês e apoiá-la uma vez por semana com pedras-pomes e esfoliantes quase lisos. Para tal, não é necessário vaporizar principalmente as pernas, mas simplesmente fazer o tratamento após o banho ou duche, pois os pés neste momento também ficam moles.

    Ao realizar uma pedicure em um salão de beleza, o preço geralmente inclui o design de unhas separadamente. Por exemplo, decorar uma unha com strass ou esfregar pode custar de 30 a 150 rublos. Se você deseja obter uma pedicure incomum, mas ao mesmo tempo economizar dinheiro, peça ao mestre para usar 2 ou mais cores. De acordo com a tabela de preços, parecerá um revestimento monocromático sem o uso de decoração adicional, mas na verdade, destacando alguns dedos em diferentes tonalidades, você obterá um desenho original.

    Para pedicure em casa, você pode usar meias especiais. Avaliações sugerem que tais procedimentos ajudarão a restaurar a maciez até mesmo para pés "negligenciados". As meias podem ser confeccionadas em tecido de algodão com uma impregnação especial no interior ou em celofane, contendo também um composto amaciante. Os primeiros são geralmente usados ​​à noite, os segundos por 15-30 minutos.

    Eles agem como removedores, amaciando a pele e esfoliando as células mortas da pele.

    Belos exemplos

    Ao escolher um design de pedicure da moda, você pode tentar se inspirar nas estrelas. Claro, as opções de sua pedicure devem ser tomadas como amostras, ideias, sem tentar reproduzir com precisão o que viram.Para fazer isso, você pode não ter os materiais ou habilidades corretos em mãos. Além disso, o autocuidado, em particular o design de unhas, é uma espécie de ato criativo, uma oportunidade de mostrar a sua individualidade.

    Um tom de verniz azul turquesa brilhante, mas ao mesmo tempo delicado, combina bem com sapatos brilhantes em um salto agulha requintado.

    Você está procurando uma decoração em que todos ganham e que se adapta a qualquer situação? Escolha vermelho clássico em monocromático sem strass e padrões. Você pode "apoiá-lo" com um elemento de maquiagem ou acessório, como fez Michelle Williams.

    Outra opção tradicional, porém elegante, são os tons leitosos e pulverulentos dos esmaltes. Você pode facilmente verificar isso olhando para a estilosa e sofisticada Penelope Cruz. O principal é que não combinam com a pele nem são mais claras que ela. Um ótimo complemento para abrir sapatos nos tons bege, dourado e marrom.

    Soluções monocromáticas com vernizes de tons escuros (preto, chocolate amargo, bordô profundo), ao que parece, nunca sairão de moda. O segredo de sua popularidade está em seu charme especial e compatibilidade com quase todos os sapatos. Elizabeth Banks confirma essa ideia mais uma vez.

    Você pode ser considerado uma "coisa da moda" ao escolher cuidadosamente o tom do verniz para combinar com o sapato. Sem dúvida, Jay Lo fez exatamente isso, colecionando esse look estiloso e ousado. É verdade que, na hora de trocar de calçado, você terá que mudar a tonalidade das unhas.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa