Pensamento

Pensamento irracional: características, métodos e razões

Pensamento irracional: características, métodos e razões
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipologia
  3. Causas
  4. Como lutar?

O pensamento positivo é uma piada cruel que o pensamento irracional brinca com as pessoas. Como resultado - estresse, depressão, tentativas de suicídio. Como evitar que pensamentos prejudiciais entrem em sua cabeça e de onde eles vêm, vamos tentar descobrir isso dentro da estrutura deste artigo.

O que é isso?

Irracional pensar é baseado em sentimentos... Esses pensamentos aparecem do nada. Parece a uma pessoa que ele inesperadamente "recuperou a visão". Freqüentemente, eles o ajudam de fora, em particular, quando se trata de fãs religiosos. Em psicologia, o irracional é considerado um dos tipos de pensamento mais perigosos..

Freqüentemente, as pessoas que o possuem estão tentando estabelecer uma vida, contornando todas as regras e regulamentos. Eles não reconhecem os postulados geralmente aceitos e, como resultado, tornam-se reféns de suas próprias ilusões. Eles têm algumas características especiais, vamos listá-los.

Suspeita excessiva

Os pensamentos, inicialmente semelhantes aos proféticos, acabam levando a pessoa a um beco sem saída. Obsessões como:

  • Eu sei que ele pensa mal de mim;
  • ele sabe que falo mal dele;
  • eles pensam que sou mau;
  • ao redor dos inimigos, etc.

Generalização de tudo

Tais pensamentos representam obstáculos inexistentes e ao mesmo tempo intransponíveis para uma pessoa. Os seguintes sinais vêm da cabeça:

  • Não lidei com a tarefa da última vez, o que significa que nunca terei sucesso;
  • esse professor "bate" em todos na fila nos exames, o que significa que não vou conseguir passar para ele em um teste;
  • Essa garota se recusa a se encontrar com todos, o que significa que ela vai me dar uma chance no portão.

Exagerando as habilidades "mágicas" dos outros

A pessoa começa a se considerar um "livro aberto" que todos podem ler. Ele tem certeza de que:

  • ele é visto diretamente;
  • todo mundo pensa que ele não é como todo mundo;
  • todos notam sua empolgação;
  • qualquer pessoa vê seus defeitos.

Todos esses "postulados" levam ao fato de a pessoa cair em um círculo vicioso, do qual não pode e não quer.

Qualquer pessoa que tenha um pensamento irracional altamente desenvolvido pensa que entende tudo perfeitamente. Ele é movido não pelo conhecimento, mas por premonições. Freqüentemente, os instintos mais básicos.

Tipologia

Mesmo que você entenda um pouco sobre como os pensamentos irracionais nascem em sua cabeça, pode compreender imediatamente que eles não têm lugar ali. Bem, a menos, é claro, que você tenha os mesmos poderes sobrenaturais que o grande adivinho búlgaro Vanga.

Se suas “visões” são a exceção e não a regra, é hora de dizer adeus a elas.

Primeiro, procure entre seus pensamentos aqueles que se enquadram nas seguintes descrições:

  • aparecem espontaneamente;
  • interferir com decisões razoáveis;
  • reduzir a produtividade do trabalho;
  • reduzir a autoestima;
  • causar ansiedade e irritabilidade;
  • violar a harmonia com o mundo exterior;
  • causar medo;
  • contribuir para o desenvolvimento de suspeitas e levar à solidão;
  • criar problemas na vida pessoal e profissional;
  • causar vício em maus hábitos;
  • destacar "ídolos", cujos apelos parecem ser as únicas verdadeiras leis da vida.

Exatamente pessoas com pensamento irracional, inclinado a acreditar em milagres, na maioria das vezes se encontram à mercê de seitas proibidas... Eles próprios não percebem como, sob a influência dos "encantos" de seus líderes, perdem entes queridos, empregos e prosperidade. O empresário de sucesso de ontem, literalmente, da noite para o dia, torna-se material flexível nas mãos de habilidosos "titereiros". As cordas pelas quais eles puxam parecem mágicas. Infelizmente, isso está longe de ser o caso.

Causas

Um conto de fadas é uma mentira, mas há uma dica nele. E se, ao chegar à idade adulta, você ainda não entende isso, é bem provável que tenha problemas. Uma pessoa que não consegue distinguir a ficção da história real, a mentira da verdade, é incapaz de entender por que este ou aquele evento ocorre, é irracional.

Essa propriedade aparece em cada um de nós na infância. Quando esperamos pelo Papai Noel ou chamamos um rato que vai levar nossa dor para o seu buraco, isso nada mais é do que uma manifestação brilhante de pensamento irracional. Mas, tendo amadurecido, a pessoa deve perceber que nem todas as crenças das crianças são verdadeiras e, em princípio, um adulto não deve raciocinar como uma criança. Se isso não acontecer, então, em primeiro lugar, levará ao problema da adaptação na vida. Esse cidadão não pode se tornar uma parte de pleno direito da sociedade, uma vez que em sua cabeça, são acionadas atitudes que interferem na integração:

  • Não tenho o direito de cometer um erro;
  • Eu tenho que salvar o mundo;
  • o mundo deve me salvar;
  • há um horror contínuo ao meu redor;
  • Eu não posso lidar com isso e sobreviver a isso.

Pessoas com essa mentalidade têm medo de qualquer descuido. Além disso, eles ficam mais assustados não pelo fato do erro em si, mas pela atitude em relação a ele por parte dos outros. Eles sempre pensam que estão sendo ridicularizados e maltratados.

Esses pensamentos obsessivos levam à depressão ou a um centro "espiritual" com um curador de almas na cabeça. Embora, neste caso, a pessoa tenha apenas um caminho correto - para um especialista em uma instituição médica ou para o consultório de um psicólogo.

Como lutar?

A irracionalidade é difícil de reconhecer por conta própria. Se o caso for negligenciado, ainda vale a pena entrar em contato com um especialista.

Se você acredita na sua própria força, está pronto para a introspecção e mudanças na vida, faça exercícios especiais.

  • Mantenha um diário e anote quaisquer pensamentos que lhe causem ansiedade. ou quaisquer outras emoções negativas. Logo ficará claro de onde eles vêm e o que os faz nascer. Com o tempo, dessa forma, aparecerá uma "barreira" na cabeça, que não deixará irem as ideias irracionais.
  • Não entre em pânico, mesmo que de repente pareça que o mundo inteiro se voltou contra você. Um colega ou amigo próximo recusou-se a se comunicar e isso se tornou a causa do desânimo. Talvez estejam apenas de mau humor ou cansados.E tudo o que acontece não tem nada a ver com seu relacionamento pessoal. Sempre tente olhar a situação do lado de quem está por perto. Quando você está triste, você está pronto para uma comunicação divertida? Fique no lugar de sua contraparte. Logo ficará claro que o diabo não é tão terrível quanto sua consciência o pintou. É que o amigo estava repentinamente mal-humorado. Isso acontece com todo mundo e não é, de forma alguma, motivo para decepcionar todos os cães.
  • Encontre um meio-termo... Pare de ir de um extremo a outro. Elimine palavras como “terrível”, “impossível”, “ótimo”, “melhor”, “pior” e assim por diante do léxico. Tente usar avaliações menos categóricas. Dê a si mesmo e aos outros o direito de cometer erros.
  • Não desista de si mesmo... Mesmo que a situação pareça sem esperança, nunca deixe o pensamento de que isso vai te matar, tornar a vida insuportável. Lembre-se de que existem coisas mais importantes na vida.

Tenha confiança em si mesmo e em sua capacidade de lidar com qualquer tarefa. E acredite em mim, mais cedo ou mais tarde o mundo certamente se dobrará sob você.

2 comentários
Alexandre 01.01.2021 20:39

Eu acredito que uma pessoa no nível da lógica não é capaz de avaliar a irracionalidade em toda a extensão da cognição e consciência do mundo ao seu redor. Em outras palavras, se eu não vejo isso, não significa que não exista. A lógica limita o seu conhecimento aos sentidos ao nível do tato, olfato e audição!

Andrey ↩ Alexander 03.01.2021 11:23

Alexander, talvez isso limite a sua lógica ... Você não deve falar pelos outros.

Moda

a beleza

casa