Pensamento

Pensamento abstrato: o que é e como desenvolvê-lo?

Pensamento abstrato: o que é e como desenvolvê-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Formação
  3. Os principais sinais
  4. Propriedades
  5. Instrumentos
  6. Tipos de abstrações
  7. Que formulários existem?
  8. Como desenvolver?

Falar, ler, escrever, contar - tudo isso uma pessoa não poderia fazer se não tivesse desenvolvido o pensamento abstrato. Foi isso que ajudou a criar o alfabeto, separar palavras de letras e criar números. É extremamente importante na aprendizagem, mas mesmo na idade adulta, não há nenhum lugar sem ele.

O que é isso?

O pensamento abstrato é considerado a forma mais elevada do processo de pensamento. Cheiros, sons, sabores, imagens, sensações táteis - para entender sua essência, uma pessoa deve certamente pensar. Nosso cérebro "digere" qualquer informação e a armazena na cabeça na forma de certos "arquivos" ou clusters. A abstração é baseada neles. Em palavras simples, isso pode ser definido da seguinte forma: para pensar abstratamente, uma pessoa usa o conhecimento adquirido uma vez como base e pensa o resto com a ajuda de sua própria imaginação.

Com uma definição tão complexa, mas bastante precisa, as explicações são indispensáveis. Vamos dar uma olhada em como isso funciona com um exemplo específico. Você vê um certo tipo na bancada que, no meio da jornada de trabalho, está descansando com uma garrafa de espuma. A primeira coisa que vem à mente é que se trata de um parasita sujeito ao alcoolismo. As características do pensamento abstrato nos ajudam a olhar para ele de maneira diferente.

Talvez a pessoa tenha o primeiro dia de férias ou o dia de folga caia durante a semana, e ela só bebe cerveja sem álcool e só para se refrescar, porque está calor lá fora. Tudo isso pode muito bem ser exatamente assim ou de alguma forma diferente.

Uma pessoa não precisa ser alcoólatra e parasita. O olhar para este ou aquele evento pode ser diferente. Tudo depende de quanto nosso cérebro é capaz de se distrair dos estereótipos.

Aparelho é uma pessoa cujo cérebro não aceita pensamentos que contradigam a sua primeira e, ao que parece, a única impressão correta do que está acontecendo. Freqüentemente, isso leva ao fato de que as pessoas se dirigem a um beco sem saída emocional e de vida. Eles não procuram uma saída, porque têm a certeza de que estão seguindo um caminho precisamente ajustado.

O pensamento abstrato nos ajuda a agir de forma lógica. Sua principal arma é a palavra. Esta é a principal diferença entre ela e a dos animais. Outro nome para esse tipo de pensamento é conceitual, ou seja, a pessoa coloca seus conceitos em uma espécie de cadeia lógica e, a seguir, expressa seus pensamentos. Além disso, para isso não é necessário entrar em conversa com alguém - pode também ser um diálogo consigo mesmo.

Às vezes é como o balbucio de uma criança - "ah, cachorro, estou com medo." Mas com mais frequência é um texto mais detalhado, que com o passar dos anos e à medida que ganhamos experiência de vida, torna-se cada vez mais colorido e diverso.

Com a idade, uma pessoa com pensamento abstrato desenvolvido torna-se menos categórica. Ele admite vários pontos de vista sobre o mesmo assunto, sabe como reconhecer a validade dos argumentos dos oponentes, admite a probabilidade de seu próprio erro em certas questões. Tudo isso ocorre devido à evolução do cérebro de cada indivíduo em particular.

Formação

Os primeiros "pilares" do pensamento abstrato aparecem em uma pessoa quando ela apenas começa a ver e entender o que está acontecendo ao seu redor. Ou seja, os alicerces são lançados na idade em que a criança tem um olhar consciente - após o término do período neonatal. Ele começa a ouvir melhor, a perceber as imagens visuais com mais clareza, a distinguir bem a voz da mãe das outras, e a compreender uma certa diferença entre o calor e o frio.

Os especialistas decomporam a formação do pensamento abstrato em três estágios principais.

  • Direto - caso contrário, pode ser chamado de aforismo folclórico "o que vejo, eu canto." No estágio inicial, o cérebro percebe apenas informações relacionadas a objetos específicos. O bebê vê uma mamadeira com leite, o que significa que é hora de comer, os brinquedos para ele não se dividem em gatos, cachorros e outros animais - é apenas uma coisa que você pode segurar nas mãos. Nenhuma reflexão é possível nesta fase.
  • Primeiras imagens - é assim que o pensamento figurativo aparece. O processo de formação da imaginação começa. A criança é capaz de generalizar e organizar algumas coisas. Mas, até agora, sua experiência não é suficiente para que o pensamento imaginativo funcione com força total.
  • Abstração - somente quando uma pessoa atinge uma idade em que pode permitir que seus pensamentos vão além do que viu aqui e agora, ela tem o pensamento abstrato à sua disposição. Sua atividade cerebral já se baseia não apenas no que está diante de seus olhos, mas também em seus próprios conceitos e ideias sobre este ou aquele fenômeno.

Os principais sinais

Todos possuem pensamento abstrato em um grau ou outro. Mas é mais fortemente desenvolvido em pessoas que trabalham com alguns conceitos intangíveis. Foi o pensamento abstrato-simbólico que trouxe o alfabeto para nossa vida. Afinal, o que é uma carta? É impossível tocá-lo. Mas, ao colocar letras em palavras, formamos nosso ponto de vista.

Outro exemplo da vida é o surgimento dos números. Os números também não existem na forma de objetos. Eles foram inventados para facilitar a sua expressão. Na verdade, o "sete" é sete unidades. E apenas o pensamento abstrato os transformou em um signo concreto.

A outra parte é o pensamento espacial abstrato. Ninguém sabe exatamente como é a superfície de outros planetas, mas qualquer um pode imaginá-la com base na criação da abstração, na fantasia, em filmes e pinturas anteriores, na leitura de livros de escritores de ficção científica.

Propriedades

O pensamento abstrato é multifacetado. Ele se ramifica em várias direções em nossa cabeça. Normalmente, os especialistas distinguem seis de suas propriedades.

  • A capacidade de idealizar. Ele permite que você esconda falhas, "ajuste" o que você vê ao que você deseja.
  • Função de isolamento. Ele seleciona certos elementos da massa total, nos quais a ênfase é dada no futuro.
  • Habilidade sensorial primitiva ajuda a eliminar propriedades desnecessárias e destacar as necessárias.
  • Função de construtivização ajuda a transformar coisas obscuras em formas claras.
  • Capacidade de generalizar ajuda a remover alguns recursos particulares e considerar um objeto ou evento com base em suas características gerais.
  • Capacidade de criar infinito real transforma elementos ou fenômenos infinitos em fenômenos finais.

Instrumentos

Conforme mencionado anteriormente, a principal ferramenta do pensamento abstrato é a palavra. É a palavra que nos ajuda a construir nossos pensamentos de forma lógica e consistente. Se você está atormentado por uma pergunta, tente dizê-la em voz alta.

Se não houver interlocutor, converse com seu próprio reflexo no espelho. Na maioria dos casos, uma solução é rapidamente encontrada dessa forma.

A propósito, nos casos em que você está falando sozinho, pode ser ainda mais eficaz.... Antes de mais nada, ninguém discute com você, não interrompe, distraindo você de seus pensamentos. E neste caso não é necessário escolher palavras. A maneira como o processo de pensamento prossegue depende de quão claramente uma pessoa pode formular seus pensamentos.

Pensamento abstrato também chamado de discurso interno. Se não for desenvolvido, pensar e, em última análise, encontrar uma solução para o problema é muito mais difícil do que se o vocabulário for grande e a capacidade de usá-lo for de alto nível.

Tipos de abstrações

Existem dois tipos de pensamento - indução e dedução. Aliás, ao contrário da crença popular de que um dos mais famosos detetives literários, Sherlock Holmes, usou apenas o segundo para solucionar crimes, os especialistas acreditam que ele era praticamente fluente em ambos e, com maior frequência, recorria à ajuda do primeiro.

Vamos descobrir como funciona. Vamos fazer algumas anotações introdutórias: o Ilya da primeira série não vai à escola desde junho, a Marina da décima série parou de frequentar as aulas com o início do verão, a professora Lidia Ivanovna plantou morangos no país durante todo o verão. O método de indução nos dirá que a escola fecha no verão. No entanto, isso nem sempre é verdade.

Se nos voltarmos para a dedução, concluiremos que os alunos têm férias no verão. E, neste caso, essa será uma conclusão mais precisa, já que costuma haver acampamento de verão em uma instituição de ensino, as crianças passam pelo treinamento prático e os concluintes ainda fazem os exames. E isso exige que frequentem a escola mesmo durante as férias.

Que formulários existem?

Podemos nunca ver o oceano em nossa vida, mas podemos imaginá-lo claramente em todos os seus detalhes - ruído, ondas, sons. Podemos nunca voar para a lua, mas desenhamos perfeitamente sua superfície com crateras em nossa imaginação. Não precisamos tocar no gelo para entender que está frio. Cada uma dessas habilidades pertence a uma certa forma de pensamento abstrato.

Conceito

Ele forma diferentes objetos e objetos em uma determinada imagem de acordo com as mesmas características. Por exemplo, os carros são grandes e pequenos, de produção nacional e estrangeira, carros, conversíveis e caminhões, de cores diferentes e com número de assentos diferente na cabine, mas todos têm rodas, volante, bancos para sentar, são projetados para transporte, pois os une em um só nome - o carro.

Outro exemplo do mundo animal. Qualquer criança sabe que um gato é uma criatura fofa que mia, com quatro patas, bigode e orelhas. O fato de virem em cores diferentes e estarem divididos em raças não nos impede de combiná-los em uma categoria geral.

Julgamento

Aparece quando precisamos avaliar alguma criatura, objeto ou fenômeno. Pode ser simples ou complexo. Os pássaros cantam - pertence à primeira espécie.Os pássaros estão cantando porque ficou quente - a segunda espécie.

Os julgamentos também podem ser verdadeiros e falsos. Tudo depende de quanto queremos entender a situação e de quanto estamos pessoalmente interessados ​​nela.

Por exemplo, é difícil para uma mãe ver as deficiências de seu próprio filho, ele é o mais bonito e inteligente para ela. Mas um professor em uma escola encontrará rapidamente lacunas no conhecimento até mesmo do aluno mais notável.

Inferência

Ele combina vários julgamentos dos quais uma conclusão é feita. Na maioria das vezes, eles conduzem do geral ao particular. Por exemplo: inverno é uma estação fria, logo dezembro, o que significa que vai esfriar, é hora de pegar roupas quentes. Ou: as mulheres são a metade bela da humanidade, Irina é uma mulher, o que significa que ela é bonita.

A exatidão das conclusões a que tiramos, mais uma vez, depende de nossas próprias preferências, bem como de quão desenvolvidos são nossos horizontes. E isso, como o pensamento abstrato, é perfeitamente possível de se desenvolver.

Como desenvolver?

Capacidade de pensar abstratamente é inerente em cada um de nós desde a infância. É na tenra idade que a pessoa tende a sonhar e fantasiar mais. Qualquer criança pode facilmente compor uma história. Na escola, o pensamento abstrato nos ajuda a compreender assuntos como geometria, física ou química. É ela que "vê" o que é impossível ver com os olhos ou tocar com as mãos. Filósofos, escritores, jornalistas - sem o pensamento abstrato, essas profissões simplesmente não existiriam.

No dia a dia, muitas vezes também recorremos a ela quando fazemos planos, tentamos resolver um problema, ajudamos a criança nos deveres de casa. Esta lista pode ser complementada indefinidamente. É por isso a importância de desenvolver o pensamento abstrato é difícil de superestimar. E seu nível depende principalmente de nossa capacidade de nos expressar. Conseqüentemente, você precisa desenvolver a fala.

Aprender ao máximo a arte de falar em público é uma conquista que nem todos podem dominar. Mas qualquer pessoa pode expandir seu vocabulário, aprender a usar palavras sem quebrar as regras de sua língua nativa e expressar pensamentos com clareza. Eles, por sua vez, responderão da mesma maneira, ou seja, se tornarão mais claros.

Aqui estão alguns exercícios para ajudá-lo a passar das palavras às ações e vice-versa.

  • O óbvio e o provável. Pegue um pedaço de papel e escreva uma crença comum nele. Por exemplo, "Férias à beira-mar são as melhores". Agora venha com uma refutação a isso. Por exemplo, “Baikal é muito mais interessante”, “o ar é mais limpo nas montanhas” e assim por diante.

Quanto mais contra-argumentos você puder encontrar, melhor. O próximo passo é refutar o que provou a implausibilidade do primeiro julgamento. “Não há ondas no Lago Baikal”, “nas montanhas é difícil respirar”. Assim, você deve provar a evidência do postulado originalmente declarado.

  • Letras maiúsculas... Este exercício pode ser uma boa diversão em uma empresa, por exemplo, enquanto espera o avião ou durante uma viagem de trem. Designe uma combinação de quaisquer 3-4 letras. A tarefa dos participantes é transformá-los em siglas. Por exemplo, SKB - "União de bandidos comunais", "Brigadas combinadas", "Equipe de canções de ninar". Assim, você não apenas faz seu cérebro trabalhar para encontrar novas frases, mas também diversifica seu tempo de lazer.
  • Vivemos por conceitos... Existem muitos conceitos em nossa vida que não podem ser tocados. Felicidade, beleza (é diferente para cada pessoa), amor, raiva, ódio. Escolha um deles. Dê uma definição nos termos mais simples.

Encontre sinônimos para esta palavra, quanto mais, melhor. Crie um símbolo para este conceito: um desenho específico, um conjunto de caracteres semelhantes a hieróglifos, um desenho ou um diagrama - não importa. Depois de dominar esse fenômeno humano comum, enfrente conceitos mais complexos - referência, validade, ambivalência.Desta forma, você não apenas aprenderá novas palavras, mas também começará a entender melhor seu verdadeiro significado, respectivamente, e será muito mais fácil para você se comunicar, mesmo com as pessoas mais educadas e "experientes". E o cérebro produzirá cada vez mais ideias brilhantes.

  • "Vamos construir um novo mundo." Fique em uma posição confortável, feche os olhos. Este exercício é semelhante a uma sessão de meditação. Lembre-se de tudo o que aconteceu com você durante o dia. Pessoas com quem você se comunicou ou acabou de ver, eventos que aconteceram.

A tarefa é reproduzir tudo detalhadamente. Quem vestia o quê, qual era a expressão no rosto do interlocutor, como cheirava a sala, que tipo de música tocava. Assim que a imagem for montada, você precisará fazer transformações nela. Dê às pessoas emoções e características diferentes: bondade, raiva, diversão, preguiça. “Refine” a sala em que tudo aconteceu. Refaça as paredes em sua imaginação, mude de mobília, faça tudo o que sua imaginação sugerir. Sinta-se à vontade para experimentar. Este "conserto" não é difícil de consertar, mas sua imaginação desenvolverá tal exercício, sem dúvida.

Deve-se prestar atenção especial ao desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças. Isso deve ser feito desde cedo. Em primeiro lugar, leia mais para o seu bebê, mesmo que pareça que ele não está entendendo nada. Sons, palavras, entonações - tudo isso ficará em sua cabeça e será útil no futuro. Dê a ele liberdade criativa. Para fazer isso, use estes exercícios.

  • Desenhe uma parte de um objeto ou criatura em um pedaço de papel.... A tarefa de um pré-escolar ou escolar é completar a imagem. Não desanime se o seu gato pintado tiver um rabo de cachorro ou asas. Aqui, é importante que a criança não adivinhe seu plano, mas mostre desenvoltura.
  • Jogue jogos como Cities. Não é necessário começar logo com os nomes dos assentamentos. Adapte esta atividade à idade do seu filho. Primeiro, use cores, nomes de animais, frutas e assim por diante.
  • A pintura na areia, que ganhou popularidade não há muito tempo, também é uma ótima maneira de desenvolver o pensamento abstrato. A criança pode representar quaisquer imagens e alterá-las imediatamente. Convide seu filho a experimentar pelo menos uma vez. Mas, é claro, depois que ele aprende a fazer "bolos de Páscoa" na caixa de areia e rasteja para fora dela devido à idade.
  • Teatro de fantoches em casa - entretenimento acessível a todos. Além disso, agora você pode comprar de forma absolutamente barata todos os adereços necessários para ele. Você pode fazer tudo pela apresentação com suas próprias mãos. Junto com a criança, crie imagens e fantasias dos heróis, seus personagens. Organize apresentações em reuniões familiares e festas no quintal.
  • Quebra-cabeças, mosaico, construtor - tudo isso também ajudará a desenvolver o pensamento abstrato de seu bebê. Só não pense que depois de duas sessões ele vai começar a montar sozinho uma imagem de 200 elementos, o desenvolvimento do pensamento abstrato é um longo caminho. Então seja paciente.

Além de todos os itens acima, para o desenvolvimento do pensamento abstrato, você pode usar os métodos "antiquados". Nós corajosamente incluímos palavras cruzadas, palavras-chave, quebra-cabeças, jogos de tabuleiro entre eles. Eles farão o melhor para o intelecto.

E não tenha medo de dizer tudo o que você pensa, se não em público, pelo menos ficar sozinho consigo mesmo. A eloqüência é um sinal claro de uma mente clara.

Portanto, vamos nos comunicar com mais frequência e de forma mais interessante sobre uma variedade de tópicos, compartilhar novas informações, impressões sobre filmes, livros, performances, viagens... Isso será útil tanto para o narrador quanto para o ouvinte - novas informações irão enriquecer sua experiência abstrata.

sem comentários

Moda

a beleza

casa