Sofás

Sofás no interior: como escolher e posicionar?

Sofás no interior: como escolher e posicionar?
Contente
  1. Que tipo escolher para o interior?
  2. Como escolher de acordo com o estilo?
  3. Como combinar com decoração?
  4. Onde colocar?
  5. Belos exemplos

É difícil imaginar o interior de uma casa sem um sofá bonito e funcional. Pode ser encontrado em quase todas as casas, apartamentos e faz parte da mobília de escritórios, médicos e shopping centers. No entanto, para que ele dê completude ao mobiliário de interior, sua escolha deve ser feita com atenção. Com o material deste artigo, você aprenderá como escolher o sofá certo para o interior de uma casa ou apartamento.

Que tipo escolher para o interior?

Os sofás podem ser classificados de acordo com vários critérios: tipo de desempenho, mecanismo de transformação, funcionalidade, esquema de cores, estilo de interior, tamanho, finalidade. Esses critérios determinam a adequação da compra caso a caso. Os produtos fabricados por diferentes marcas são divididos em 3 grupos principais - padrão, angular, em forma de U.

Cada um deles possui opções com diferentes mecanismos de transformação (dobradura, deslizamento, roll-out, levantamento, rotação). O tipo de transformação é de particular importância ao escolher um modelo específico. Em alguns casos, permite que o sofá seja colocado contra a parede. Em outras, você deve deixar um espaço entre a parede e a borda das costas.

Por exemplo, o mais opções simples são consideradas "livro", "eurobook" e "click-gag"... Essa dobragem envolve a inclinação do encosto para dentro e, em seguida, a abertura do beliche, que consiste em um encosto e um assento.

Análogos de lançamento (por exemplo, "golfinho", "acordeão") mais conveniente: no processo de desdobramento seu encosto permanece no lugar. Um bloco adicional, escondido sob o assento, sai e se levanta.

O local de dormir para o desdobramento dos modelos ("concha" e "sedaflex") é composto por vários blocos. Seus mecanismos de transformação são um tanto diferentes. Eles podem ser dobrados para a frente, têm um mecanismo de levantamento.

Rotary são notáveis ​​pelo fato de que podem mudar de forma. Possuem fechos especiais que fixam a estrutura na posição desejada.

Os modelos de sofá podem ser fixos e móveis. As variantes do primeiro grupo não permitem a mudança do local de instalação. Os últimos são leves. Este é um móvel sem moldura que pode ser usado não apenas por um adulto, mas também por um adolescente. Não pesa mais que 20 kg, é realizado com bolas de espuma de ar e espuma de poliestireno. Esses móveis costumam ser equipados com tampas removíveis.

Padrão

O grupo de sofás típicos inclui modelos retos ou lineares. Pelo tipo de execução, são tradicionais com ou sem braços. As costas dos modelos podem ser rígidas e macias, os bancos - inteiros ou modulares. Outras variedades são concebidas de forma a que, ao desdobrar as costas, sirvam como blocos de dormir.

Entre os sofás lineares, muitas vezes existem opções com um efeito ortopédico. Consegue-se através da utilização de pequenas molas clássicas e independentes. Outras modificações têm colchões dobráveis ​​removíveis.

Freqüentemente, o conjunto inclui almofadas decorativas de vários formatos.

Canto

Os produtos deste grupo distinguem-se pela presença de um canto. Nesse caso, as modificações podem ser diferentes. As opções tradicionais incluem a instalação de um sofá em qualquer canto da sala. Além deles, existem modificações dos tipos do lado esquerdo e do lado direito à venda.

Neste caso, o elemento de canto não pode ser apenas o macio usual. À venda existem opções com mesas e minibares... Os apoios de braço desses sofás são frequentemente equipados com prateleiras em forma de prateleiras compactas. Outros podem ser usados ​​para colocar acessórios, livros, discos.

Em forma de U

Esses produtos são considerados uma espécie de sofás de canto, só que têm 2 cantos. Como outros análogos, eles podem ser convencionais, seccionais e modulares. As últimas opções são notáveis ​​porque permitem que você altere a forma dependendo da escolha e do posicionamento de cada módulo individual.

A vantagem de tais modelos é a possibilidade de zonear uma área funcional específica. Ao contrário de outras opções, eles indicam claramente os limites da área de hóspedes. Ao mesmo tempo, podem ser clássicos ou complementados com mesas de bloco funcionais, prateleiras estendidas, barras, prateleiras.

Radial

Esses sofás diferem de outras variações em sua forma arredondada, que é semelhante a um segmento de círculo. Esse mobiliário é selecionado para organizar janelas de sacada e salas de estar espaçosas. Dependendo do modelo, podem ter um apoio de braço, um pufe confortável e funcional e uma mesa compacta. Pelo tipo de execução, são chamados de produtos modulares.

Como escolher de acordo com o estilo?

Há alguns anos, os móveis para decoração de casa eram selecionados principalmente com base no esquema de cores. Hoje é importante levar em consideração o estilo de um determinado interior. Sua mobília diz muito.

Por exemplo:

  • sofás de estilo clássico eles se distinguem por sua elegância e desejo pela solenidade palaciana, estofamento caro, monograma impresso;
  • produtos no estilo do minimalismo distinguem-se pela concisão, primando por tons neutros e funcionalidade estrita;
  • sofás no estilo patchwork reconhecível pelas cores variadas do material de estofamento;
  • modelos em design moderno destacam-se pela elegância, curvatura das formas e presença de ferragens metálicas;
  • respeitável Estilo inglês pode ser transferido instalando um sofá com um acoplador de carrinho;
  • modelo boho simples em termos de design, mas colorido e brilhante no tipo de material de estofamento;
  • produtos estilo militar Eles se distinguem pela severidade das formas, pela ausência de decoração desnecessária, possuem linhas ásperas e capa de couro.

Os sofás modernos devem ser tão confortáveis ​​e funcionais quanto possível. Eles geralmente têm caixas de armazenamento espaçosas para roupas de cama. Além disso, eles geralmente são equipados com tampos de mesa, painéis fixos ou extensíveis para a colocação de quaisquer itens ou acessórios, bem como apoios de cabeça macios nos apoios de braço e almofadas. Exteriormente, esse tipo de mobiliário parece lacônico, distingue-se pelo estofamento monocromático.

Os sofás de estilo retro (como country, vintage, Gzhel, Provence) diferem dos sofás modernos. São feitas com grande ênfase na estética e nem sempre preveem dobraduras. Seu design difere do tipo moderno. Este mobiliário é feito principalmente de madeira e estofado com materiais naturais.

Como combinar com decoração?

Para que o sofá se encaixe com sucesso no interior da sala, ele deve ser selecionado levando em consideração as regras de compatibilidade. Isso leva em consideração a forma do restante do móvel, seu design, bem como o acabamento. Além disso, outros fatores são levados em consideração. Por exemplo, você pode contar com a harmonia da cor da decoração da parede.

Você precisa escolher tons com uma coloração emocional favorável, combinando não mais do que quatro tons no design.

Para salas pequenas e escuras, eles procuram escolher produtos em tons claros (bege, pistache, azul, cinza prateado). Em salas amplas e iluminadas, você pode escolher modelos com estofamento claro (por exemplo, azul, denim, bordô, grafite, marrom escuro, wengué).

Para evitar que o móvel se confunda com o tom do papel de parede ou outro material de acabamento, sua cor deve ser contrastante.

Nesse caso, a escolha da cor pode depender dos recursos de um determinado estilo. Por exemplo, no estilo loft, as paredes geralmente são de concreto cinza ou tijolo avermelhado. A cor do sofá deve ser marrom chocolate ou preto grafite.

Porém, para que o móvel tenha um aspecto harmonioso, é necessário um suporte de cor. Podem ser abajures, molduras, tapetes, a cor do padrão dos painéis de parede, acabamento de mesinhas de centro, estantes de zona de TV, acabamento de estantes.

Se o móvel for feito em uma cor diferente do interior, ele se destacará no contexto geral da composição do interior.

Não devemos esquecer o tipo de textura. Se forem usados ​​materiais brilhantes na decoração de interiores, você pode escolher um modelo com apoios de braços laqueados ou textura acetinada do material de estofamento.

O design retro é caracterizado pelo desejo de texturas mate. Portanto, para equipar tais interiores, é necessário comprar um sofá com estofamento fosco (por exemplo, tapeçaria ou jacquard).

Ao mesmo tempo, é importante considerar os padrões de acabamento usados. Por exemplo, um sofá em estilo country pode ter estofamento xadrez ou listrado. Ao mesmo tempo, o padrão pode ser repetido na decoração de cortinas, almofadas de sofá, cores de pufe e decoração de capas de assento. Além disso, você pode prestar atenção à impressão do tapete.

Onde colocar?

Depende muito da escolha correta do local de instalação do sofá. O produto deve ser posicionado de forma que não interfira na movimentação pela sala e torne o uso da área funcional o mais cômodo possível. Nesse caso, a filmagem de uma determinada sala é de grande importância. Por exemplo, em um espaço grande, você pode acomodar 2 sofás ou mais, criando uma área de estar aconchegante a partir deles. Em uma pequena sala com uma filmagem, digamos, de até 9-10, 11 sq. m será possível arranjar apenas 1 sofá compacto.

No quarto

A colocação do sofá na sala depende do seu tamanho, da localização das janelas, bem como das características da perspectiva e da forma de uma determinada divisão. Por exemplo, se a sala tiver uma janela de sacada, o sofá pode ser instalado lá. Além disso, os sofás costumam ser colocados perto de uma grande janela, complementando o canto dos hóspedes com uma pequena mesa de chá. Você também pode instalar móveis na frente da área da lareira e no meio da sala.

Tradicionalmente, você pode colocar o sofá contra a parede, colocando a área de TV em frente a ele.Esta opção é adequada para pequenos quartos do tipo residencial em apartamentos na cidade.

Em um plano aberto ou em um grande espaço, você pode colocar o sofá no centro da sala, complementando-o com poltronas ou móveis seccionais.

Neste caso, você pode colocar 2 sofás em uma sala oposta, complementando a área do sofá com poltronas macias. Você pode instalar móveis próximos ao balcão do bar.

Se a sala for combinada com uma varanda ou loggia, podem ser utilizadas para a instalação de sofás compactos.

No quarto

No quarto, o sofá é geralmente encostado na parede, escolhendo um modelo com um mecanismo de transformação conveniente (por exemplo, um roll-out).

Posicione-o de forma que não interfira nos movimentos ao redor da sala.

Ao contrário dos sofás para salas de estar, esses modelos são usados ​​no lugar de uma cama todos os dias. Portanto, eles tentam colocá-los com o uso mais racional do espaço.

Eles são colocados em um canto, ao longo de uma parede ou através de uma sala, deixando espaço para a passagem. Alguns modelos são montados em nichos, outros são instalados em um pódio contra a parede. Dependendo da forma e do tamanho da sala, eles podem ser colocados ao longo da janela em qualquer um dos lados.

É indesejável colocar móveis com cabeceira na janela. Você pode instalá-lo por um dos lados.

Na cozinha

A colocação do sofá na cozinha depende da sua forma e disposição. Mais frequentemente, os sofás aqui são separadores de áreas funcionais separadas. Eles separam a área de jantar do local de descanso, posicionando-a ao longo da parede. Em salas amplas, modelos de canto com mesas são instalados, equipando-os com áreas de jantar confortáveis.

Em quartos com pequenas janelas salientes, os sofás são colocados ao longo das janelas salientes. Nas salas conjugadas, equipam refeitórios e áreas de lazer. Nessas salas, eles são colocados no centro das salas ou contra uma das paredes, dividindo o espaço para cozinhar e o local para comer.

Em cozinhas com galerias, os sofás também são colocados nas próprias galerias, criando com a ajuda de áreas de estar aconchegantes.

Belos exemplos

Oferecemos 10 exemplos harmoniosos de escolha e colocação de um sofá no interior de diferentes quartos.

  • Um exemplo de como organizar uma sala de estar com um sofá de canto perto de uma janela panorâmica.
  • Colocação de um amplo sofá entre duas janelas de uma espaçosa sala de estar.
  • Um sofá de canto em um interior plano aberto como um divisor de espaço.
  • Disposição de um amplo salão perto da área da lareira, uma combinação de um sofá e um acessório.
  • Um exemplo de decoração de um espaço para hóspedes com um grande sofá secional.
  • Zoneamento da cozinha / sala de estar com janela tipo bay window usando um sofá de canto.
  • Colocação de um sofá a meio da sala com uma designação da orla do espaço de visitas da sala, conjugada com um bar.
  • Uma variante da localização de um sofá de canto transformável em um quarto de adolescente.
  • Modelo seccional no interior com elemento de canto funcional.
  • Um exemplo de escolha e colocação bem-sucedida de um sofá em um interior minimalista de um pequeno hall.

Você aprenderá a escolher um sofá para o interior da sala no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa