Sofás

Características do conserto de sofás faça você mesmo

Características do conserto de sofás faça você mesmo
Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Como reparar?
  3. Substituindo enchimento e estofamento
  4. Erros comuns

Talvez toda pessoa tenha em casa um ou outro atributo de móveis estofados, por exemplo, poltronas em miniatura ou um grande sofá aconchegante. E muitas vezes você pode enfrentar o problema de quebra da estrutura do sofá ou desgaste do estofamento. Mas e se a aparência do produto deixar muito a desejar e a situação financeira não permitir a compra de um novo? Existe uma saída! Você pode consertar sua peça de mobília favorita com as próprias mãos. E seguindo algumas orientações e seguindo as orientações adequadas, você não só dará ao seu sofá uma segunda chance, mas também poderá dar a ele um visual que ultrapassará o de qualquer novo produto.

Ferramentas e materiais

Antes de iniciar os trabalhos de restauração do sofá, é necessário adquirir todos os materiais e ferramentas necessários, sem os quais o processo não só será difícil, como também impossível. Independentemente do tipo de quebra e acabamento, você pode precisar das seguintes ferramentas.

  • Chave de fenda ou chave de fenda ajudará a lidar com os parafusos que precisam ser retirados para ações posteriores, e também se tornará imprescindível no final do trabalho, quando as peças precisam ser reapertadas entre si.
  • Chave inglesa e alicate também o ajudará a lidar facilmente com alguns tipos de fixadores.
  • Grampeador de móveis especiais serão necessários para fixar peças de madeira leves entre si, que podem ser reparadas desta forma, bem como para trabalhar com estofamento.
  • Em caso de reparo ou substituição de elementos de madeira, pode ser necessário serra de vaivém ou serra comum... Uma ferramenta deste tipo deve ser selecionada com base no plano de trabalho e nas suas habilidades para manuseá-la.
  • Além disso, você deve ter uma espessura uma agulha afiada, uma meada de fios de náilon fortes, bem como cola especial para móveis.

    Ao escolher os materiais, deve-se em primeiro lugar prestar atenção à sua qualidade, pois a vida útil do sofá reparado dependerá deste fator.

    Para reparos, você pode precisar do seguinte.

    • Tecido espesso que é útil para estofar sofás. Tapeçaria, camurça ou veludo de alta qualidade funcionam melhor.
    • Para confiabilidade e proteção do interior do estofamento, você também pode comprar pano simples à prova de umidade, que servirá como uma espécie de cobertura.
    • Independentemente do design do seu sofá, o estofamento deve ter borracha de espuma. Mas nem todo tipo de material é adequado, o melhor é usar uma opção de mobiliário especial.
    • Para proteger o bloco de mola, é melhor levar um material com densidade semelhante à de um tapete. Sob tal cobertura, as peças durarão muito mais tempo.
    • Além do mais, pode ser necessário substituir os elementos da estrutura de madeira, os acessórios do móvel ou o próprio bloco de molas. Portanto, se necessário, você deve adquirir os materiais apropriados.

    Como reparar?

    Consertar sofás do tipo "faça você mesmo" pode ser uma tarefa árdua, pois, na ausência de equipamentos de fábrica, o processo pode ser mais demorado e sua viabilidade pode causar algumas dificuldades. Para superar facilmente todas as dificuldades, é necessário identificar a causa da falha e considerar cuidadosamente um plano de reparo completo.

      Vamos dar uma olhada mais de perto nos possíveis problemas de funcionamento em várias partes do sofá, bem como nos familiarizar com as maneiras rápidas de corrigi-los.

      Quadro e mecanismo de transformação

      A moldura da maioria dos sofás é feita principalmente de madeira ou aglomerado, o que a torna muito durável, mas ainda não a protege do desgaste. As lamelas de madeira localizadas sob a parte mole da mola estão sujeitas à maior carga, pelo que este elemento de moldura, via de regra, deve primeiro ser reparado ou substituído. Em alguns casos, outros elementos da estrutura tornam-se inutilizáveis, por exemplo, as bases lateral, traseira e frontal, a parede traseira e o painel inferior da caixa de roupa suja.

      Muitas vezes acontece que a quebra de elementos de madeira é muito difícil de reparar facilmente, especialmente quando se trata de vigas e ripas na parte inferior da estrutura, muitas delas simplesmente precisam ser substituídas.

      Nesse caso, as etapas são bem simples. - basta escolher um elemento adequado no tamanho e fixá-lo no lugar da peça quebrada. Mas também há situações em que basta dar alguns golpes com o martelo ou movimentos com a chave de fenda - e tudo voltará ao normal. Por exemplo, quando, por algum motivo, o fundo da gaveta da roupa suja se solta ou os apoios de braços estão soltos.

      As coisas ficam muito mais complicadas com o conserto do mecanismo de transformação, que permite transformar o sofá em um amplo dormitório.

      Alguns tipos de mecanismos de dobrar e dobrar têm uma estrutura bastante complexa e consistem em vários elementos metálicos, como no modelo de canto, que juntos formam uma parte multifuncional móvel. Entre as avarias mais frequentes do mecanismo de transformação, há casosquando o sofá é difícil de desdobrar ou não dobra após o uso. Isto é porque a conexão de bloqueio torna-se inutilizável, que é responsável por alterar a posição do elemento de mobiliário. Infelizmente, esta peça não pode ser reparada por você mesmo, então você terá que solicitar e instalar uma nova.

      Nos chamados sofás-cama dobráveis, que se transformam em local de dormir quando o assento é puxado para trás e o encosto é baixado para o espaço livre, na maioria das vezes, o elemento de metal que é responsável por fixar a parte empurrada para trás torna-se inutilizável... Consiste em ganchos de metal que enfraquecem com o tempo e não prendem mais a peça com segurança.

      Nesse caso, a parte inferior se afastará, formando um espaço entre ela e o dorso rebaixado. Com tal mau funcionamento você pode corrigir periodicamente os ganchos, colocando-os na forma adequada, ou substituir a peça, colocando uma opção de um metal mais forte.

      Bloco de primavera

      O bloco de molas é uma das partes mais importantes do sofá, pois é ele que proporciona a maciez do assento e, para alguns, também do local de dormir, se o sofá for utilizado para esse fim. É por isso é muito importante mantê-lo em bom estado, mantendo a qualidade da superfície e reparando as molas ou substituindo-as completamente.

      Existem várias opções para reparar o bloco da mola se as molas estiverem danificadas ou alguma delas estourar:

      • você pode substituir completamente toda a estrutura metálica;
      • em alguns casos, é possível substituir cada mola danificada separadamente.

      Na maioria das vezes, as molas planas em forma de cobra, localizadas verticalmente ao longo de todo o perímetro dos assentos do sofá, estão sujeitas a uma única substituição. Por serem bastante macios, essas peças falham muito rapidamente sob cargas pesadas e nem sempre é aconselhável a substituição. Portanto, na maioria dos casos, os proprietários de tais sofás tentam alterar as molas planas para um bloco completo para garantir uma estadia mais confortável.

      Os blocos inteiriços são divididos em dois tipos - em um deles as molas são uma única estrutura, se mesmo uma delas quebrar será impossível repará-la ou modificá-la separadamente, e no outro a estrutura se apresenta na forma de molas independentes, cada uma das quais em uma caixa separada.

      Para consertar um sofá com molas cobra será necessário destacar as paredes posterior e frontal para facilitar a remoção da peça. Cada um deles é fixado em ganchos de plástico especiais, você pode removê-los pressionando com um pouco de esforço. Depois disso, você precisa inserir uma nova mola e fixar suas pontas nos ganchos, e então prender as outras partes de volta.

      Como afirmado anteriormente, não é possível consertar uma peça separada do bloco de mola de uma peça, portanto, você precisará comprar uma peça de uma peça para uma substituição completa.

      Recomenda-se atentar para as opções de alta qualidade, que também podem ter um custo muito alto, mas bastante razoável, pois a economia neste caso pode levar a outra avaria.

      Para remover a parte antiga, você precisará separá-la de todas as partes moles. Tenha muito cuidado para não danificar as almofadas de espuma para que você não precise trocá-las também.

        Em seguida, você precisa se certificar de que o novo bloco corresponde a todas as dimensões e parâmetros da estrutura do sofá, após o que é recomendado colocar cada fileira de molas por dentro com uma pequena quantidade de espuma de móveis - assim, você pode estender significativamente a vida útil do sofá. Em seguida, pode colocar o bloco no lugar, fixá-lo na parte inferior da moldura, colocando-o com todos os elementos macios necessários, e fixá-lo com forro de tecido.

        Quanto ao bloco de mola independente, tudo é simples aqui - você pode separar facilmente cada mola da tampa e da base, substituindo-a por uma nova.

        Braços

        Reparar apoios de braço pode ser tão fácil quanto externamente ou mais extenso quando se trata de substituir sua estrutura. Nesse caso, é necessário pegar uma madeira mais resistente e confiável do que antes do reparo e, a partir dela, construir a base do futuro apoio de braço do sofá. Se você deseja que o atributo mobiliário recupere sua forma e aparência anteriores, então é necessário fazer uma base para os apoios de braços, completamente idêntica à anterior... E se você quiser modificar seu sofá, você pode sinta-se à vontade para experimentar o tamanho e a aparência de peças individuais.

        Depois de decidir sobre os parâmetros da base e prender com segurança todas as suas partes, você precisa prosseguir para a próxima etapa - finalizar o elemento sólido com uma fina camada de espuma de borracha. Isso ajudará a tornar o apoio de braço mais confortável e agradável de usar. Depois disso, você pode adicionar uma camada de membrana impermeável para proteger o interior da umidade e sujeira e, em seguida, prosseguir diretamente para o estofamento.

        Encosto

        As costas dos sofás têm uma estrutura algo semelhante aos apoios de braços, com exceção de algumas nuances. Por exemplo, os modelos com parte dobrável possuem um encosto macio, que posteriormente se torna um elemento do berço. Enquanto outros representam uma placa dura comum que não possui funcionalidade adicional. E se no segundo caso a reparação da peça for quase idêntica ao processo de trabalho dos apoios de braços, então na situação do dobrável terá que fazer um pouco mais de esforço.

        As avarias e defeitos nas costas do sofá podem ser de natureza diferente. Por exemplo, buracos ou arranhões na superfície do estofamento, enchimento desbotado ou problemas com a moldura de madeira. Conseqüentemente, as maneiras de resolver esses problemas também serão radicalmente diferentes.

        • Em caso de problemas com o estofamento do encosto do sofá, basta trocá-lo. Mas deve-se ter em mente que alguns modelos possuem um verso maciço, enquanto outros, projetados para serem colocados junto à parede, são equipados com uma lateral "imperfeita", que é feita de aglomerado sem revestimento ou de material mais barato.
        • Se o quadro ou os fechos quebrarem, o estofamento deve ser removido e todos os materiais macios removidos., em seguida, substitua ou reforce a parte quebrada e, em seguida, devolva o estofamento e o enchimento e coloque-o de volta no lugar.
        • Se você tiver problemas com o preenchimento, mas o estofamento do sofá está em perfeito estado, então é necessário retirá-lo com cuidado e, mudado o conteúdo interno, recolocá-lo no encosto.

        Substituindo enchimento e estofamento

        Absolutamente qualquer mobiliário estofado tem um determinado conteúdo, que muitas vezes perde a sua aparência e funcionalidade originais. Para não se candidatar a serviços caros para todos os tipos de mestres, você pode corrigir a situação em casa. A espuma de borracha para móveis é ideal como enchimento., que é capaz de manter sua funcionalidade mesmo sob cargas pesadas.

        O estofamento também está sujeito a diversos esforços mecânicos diariamente e pode se deteriorar com o tempo.

        Para substituir o enchimento e o estofamento, em primeiro lugar, você precisa tirar medidas do atributo do seu móvel e, em seguida, recortar detalhes de parâmetros adequados do material disponível.

        O enchimento é fixado na moldura de madeira com grampeador ou cola especial para móveis, após o que se deve ir para o estofamento. O corte do material deve ser feito levando-se em consideração os cantos e as saliências laterais, que devem ser costuradas para formar uma espécie de capa. Em seguida, as bordas inferiores do tecido devem ser fixadas na parte inferior da moldura de madeira com o mesmo grampeador de móveis.

        Erros comuns

        No reparo automático de móveis, certas dificuldades e erros podem surgir.

        • Na tentativa de economizar dinheiro, muitos estão tentando encontrar materiais mais baratos., que, por sua vez, não são de alta qualidade, o que certamente afetará o atributo do móvel durante a operação.
        • Ao fixar o estofamento ao quadro não é recomendado deixar bordas muito curtas, porque o material sob carga pode "rastejar" um pouco, rastejando gradualmente para fora dos suportes de metal.
        • As peças de madeira quebradas são melhor substituídas completamente, como eles são fixados com grampos ou parafusos auto-roscantes, eles não servirão para você por muito tempo e logo se quebrarão novamente.Em alguns casos, é simplesmente inútil reparar essas peças.
          • Para costurar estofados, não é recomendado usar fios comuns, uma vez que sua resistência não pode ser comparada com o náilon.

          No próximo vídeo, você pode se familiarizar visualmente com o processo de reparo automático de um sofá.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa