Sofás

Como escolher um sofá-cama conversível para um pequeno apartamento?

Como escolher um sofá-cama conversível para um pequeno apartamento?
Contente
  1. Características, vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Critério de seleção
  5. Belos exemplos

Quando surge a questão de comprar um sofá transformador, muitos proprietários de apartamentos minúsculos se perdem entre a grande variedade. Afinal, é preciso escolher um modelo compacto com o máximo de funcionalidade e dimensões aceitáveis ​​de berço. O material deste artigo irá informá-lo sobre os tipos de sofás multifuncionais, irá ajudá-lo a decidir sobre sua escolha.

Características, vantagens e desvantagens

Os sofás conversíveis adquiridos para apartamentos pequenos têm várias características próprias. Eles são compactos quando montados, têm diferentes níveis de funcionalidade, economizam espaço utilizável e criam o efeito de amplitude visível.

Este móvel tem muitas vantagens. É diferente:

  • apelo estético;
  • uma variedade de formas e tamanhos;
  • ampla paleta de cores e design;
  • a presença de sistemas de armazenamento;
  • uma variedade de mecanismos de transformação;
  • a possibilidade de colocação nos cantos;
  • a capacidade de zonear o espaço;
  • o material da moldura, estofamento e enchimento;
  • a variabilidade do preço unitário.

    Junto com as vantagens, os sofás conversíveis para a organização de pequenos cômodos têm várias desvantagens. Por exemplo, sofás multifuncionais nem sempre são compactos. Apenas os mais simples deles são capazes de caber com sucesso em um pequeno espaço.

    As opções 3 em 1, bem como 4 em 1 não são adequadas para todos os cômodos, já que muitas vezes isso é dificultado pelo layout de um pequeno apartamento.

    Os sofás conversíveis são uma medida necessária em espaços confinados.

    Em comparação com os análogos do tipo tradicional, eles se desgastam mais rapidamente devido à constante transformação.Se você os colocar diariamente, os mecanismos de transformação afrouxam a estrutura. Além disso, os sofás são projetados para diferentes cargas máximas admissíveis, eles não são universais de todo.

    Estes produtos são originais, mas não combinam com nenhum móvel.

    Para que tenham uma aparência harmoniosa em um cômodo específico, você precisa selecionar elementos de mobiliário que sejam adequados em estilo e design. Além disso, eles não são adequados para todos os estilos de interior. Se parecem adequados em um estilo moderno, então não são adequados para interiores retrô ou vintage.

    Visualizações

    O mercado moveleiro está repleto de ofertas para todos os gostos e bolsos. Todo o sortimento existente pode ser classificado de acordo com vários critérios. Por exemplo, conforme o tipo de execução, os modelos são retos e angulares. De acordo com o mecanismo de dobramento, os produtos diferem nas opções de transformação manual, mola, roll-out, elevação, rotação e dobramento.

    Dependendo da modificação, os sofás conversíveis são diferenciados por pull-out vertical ou roll-out horizontal. Estruturalmente, os modelos são compostos por uma moldura, um colchão, uma cabeceira, um dispositivo de transformação, suportes retráteis, um estojo com estantes ou caixas para roupa. Os móveis podem combinar as seguintes funções:

    • sofá e cama;
    • sofá, cama e mesa;
    • sofá, mesa e armário.

    Sofá-cama

    Este móvel difere em diferentes configurações, tamanhos e formas. Um sofá-cama é ótimo para arranjar um pequeno apartamento. Quando desdobrado, ele se transforma em uma cama completa com um beliche para 1-2 pessoas. Ao mesmo tempo, as modificações são tradicionais e integradas.

    Os produtos tradicionais para salas pequenas podem ter um mecanismo de transformação diferente. Uma vez que em salas pequenas, os móveis são frequentemente instalados de ponta a ponta, os mecanismos de dobragem devem implicar em rolar ou virar para a frente. Além disso, eles podem ser retráteis, dobráveis ​​e eleváveis.

    Os sofás com conversão lateral não são adequados para espaços pequenos.

    Os análogos integrados podem fazer parte de um conjunto de móveis. Via de regra, eles são construídos em nichos. O mecanismo de transformação de tais móveis é a elevação ou expansão, bem como a dobradura. Esses sofás são compactos e confortáveis, geralmente têm costas baixas e apoios de braços macios.

    4 em 1

    Os modelos com transformadores 4 em 1 nada mais são do que produtos multifuncionais que combinam vários itens: um sofá, uma cama, um guarda-roupa e uma mesa. Na verdade, trata-se de móveis embutidos, cuja aparência, quando montados, é diferente. Por exemplo, alguns produtos parecem sofás instalados próximos à parede, outros parecem uma poltrona com uma mesa embutida em um conjunto de móveis.

    Existem algumas que, quando dobradas, parecem um pufe com almofadas embutidas em um nicho com uma prateleira de console. A transformação desses produtos varia, mas mais frequentemente o bloco de dormir está localizado acima do sofá. Seu verso pode ser decorado com algum tipo de estampa. Quando ocorre o desdobramento, o bloco de dormir com o colchão é baixado sobre o sofá.

    Se o sofá tiver almofadas modulares macias, uma cabeceira pode ser criada a partir delas, se desejado. Se não for necessário, eles são arrumados em compartimentos internos ou caixas de cama. As prateleiras deste móvel são pequenas e não largas.

    O tamanho do tampo da mesa é suficiente para usar o transformador como trabalho ou escrivaninha.

    Mesa de sofá

    Os produtos neste grupo são diferentes. As opções lacônicas contam com beliche e 2 poltronas-laterais. Quando montados, eles não são diferentes dos sofás comuns. Quando desdobradas, além da cama, formam uma mesa com poltronas e até pufes.

    O principal das modificações é uma estrutura complexa com uma mesa e seus suportes, que, quando montados, servem como apoio de braços e encosto do sofá. A configuração dos modelos pode ser diferente: os apoios de braços são duros, macios, retos, ondulados, monolíticos, bifurcados de cima para baixo. Dependendo da modificação, o encosto pode ser complementado com almofadas macias de vários formatos.

    O tampo da mesa desses produtos é estreito e largo, difere em comprimento e forma. Você pode instalar mesas de sofá na cozinha, na sala de estar e em um pequeno apartamento de um cômodo com uma pequena cozinha.

    Sua principal desvantagem é a impossibilidade de colocá-los próximos à parede. Porém, por si só, são muito funcionais e podem caber à mesa não só os donos da casa, mas também seus convidados.

    Sofá-beliche

    As modificações deste tipo diferem das contrapartes tradicionais. Exteriormente, esses produtos se assemelham a beliches.

    No entanto, ao contrário deles, a camada inferior tem costas e braços confortáveis ​​e macios. Além disso, os sofás-cama de dois níveis podem ter gavetas espaçosas para guardar roupas de cama.

    Via de regra, estão equipados com escadas que podem ser colocadas pela fachada ou pelas laterais. Uma das paredes laterais pode ser equipada com rack ou prateleiras compactas para aumentar a funcionalidade. A cama, localizada no andar superior, está equipada com painéis laterais.

    A vantagem desse tipo de mobiliário é a economia de espaço.

    Pode ser utilizado em salas para crianças e adolescentes. O mobiliário é adequado para pequenas creches onde vivem crianças do mesmo sexo... O mecanismo para transformar esses produtos é geralmente roll-out, dobragem ou levantamento. Os produtos variam na forma, têm paredes com diferentes configurações e, muitas vezes, são equipados com suportes, o que simplifica a limpeza debaixo do sofá.

    Guarda-roupa-cama-sofá

    Este móvel é uma estrutura composta por um sofá embutido em um guarda-roupa. O sistema de transformação, neste caso, fornece dobra para a frente. Dependendo do modelo, o produto pode ter pernas e apoios de braços.

    Outras opções são equipadas com caixas de armazenamento espaçosas para roupas de cama.

    Como o modelo 4 em 1, algumas modificações têm um painel de parede ou um bloco de dormir localizado acima do sofá... Outras opções são equipadas com estantes, que, dependendo do desenho da estrutura pode ser localizado tanto acima do sofá quanto em qualquer um dos lados dele. À medida que se desdobram, as prateleiras podem se tornar suportes para o bloco de dormir da cama.

    Os modelos de tais produtos diferem em design e capacidade de armazenamento. As prateleiras do armário podem ser abertas, fechadas ou combinadas. Alguns modelos são equipados com um ponto embutido ou outro tipo de iluminação para melhorar a conveniência do usuário.

    Esses móveis são usados ​​com mais frequência em pequenas salas de estar.

    Dimensões (editar)

    Os tamanhos dos sofás transformadores podem ser muito diversos. Depende do tipo de construção. Por exemplo, menos espaço é ocupado por sofás compactos que podem ser dobrados em uma cama. Muitas vezes, eles podem ser instalados perto de uma parede ou até mesmo de um peitoril de janela. Seu comprimento médio é de 2 m, excluindo a largura dos apoios de braços. Junto com eles, o produto ocupa 2,3 m de área útil de comprimento.

    Os parâmetros médios do sofá-mesa compacto montado são 85 cm de altura, 1,35 m de profundidade e 105 cm de largura.

    Ao mesmo tempo, a largura do tampo da mesa é de 60 cm .Se você desdobrar o sofá, os parâmetros de sua cama serão 201x95 cm, enquanto a largura dos blocos já terá vários centímetros no total.

    Quanto aos sofás-armários para salas pequenas, dependendo do tipo de execução, seu comprimento pode ser de 2 a 2,3 m. A altura média do armário geralmente não ultrapassa 2,4 m. Modificações do tipo de canto ou sofás com pufe ( 145 cm) têm comprimento de até 2,5 m. A profundidade de seu assento é de aproximadamente 70 cm. A profundidade do gabinete não ultrapassa 45 cm.

    Critério de seleção

    Ao escolher um ou outro modelo de sofá-cama transformador para a disposição de um pequeno cômodo, é necessário levar em consideração uma série de fatores. O principal é o mecanismo de transformação.Cada sistema requer uma certa quantidade de espaço para aninhamento... As opções de tipo de levantamento são consideradas mais convenientes e práticas. Seus suportes não arranham a superfície do chão.

    Em busca da melhor opção, buscam um sofá transformador mais prático. É desejável que o modelo possua gavetas internas para guardar roupas de cama. Ao mesmo tempo, os puxadores da gaveta não devem ficar salientes para além da parte frontal, para que durante o funcionamento o utilizador não possa ser ferido por eles.

    O mecanismo deve ser inspecionado com especial cuidado: seu curso deve ser suave e silencioso.

    Durante a compra, é preciso pensar nos materiais para fazer o modelo que você gosta.

    Os produtos mais duráveis ​​e práticos são feitos de madeira. Eles são capazes de suportar cargas pesadas.

    Além disso, esses móveis parecem sólidos e realçam o status de qualquer interior. Análogos com uma estrutura feita de produtos de madeira se soltam durante a operação muito mais rápido. Esta mobília requer um manuseio cuidadoso e é projetado para vários anos de serviço... Ela tem medo de choques mecânicos acidentais e perde sua aparência atraente.

    O material de estofamento ideal é Couro natural ou artificial. Dos materiais de estofamento têxtil, vale notar rebanho: não tem medo de água e é resistente às garras de animais de estimação.

    Belos exemplos

    Oferecemos vários exemplos de modelos de transformação bem-sucedidos para salas pequenas:

    • sofá-cama para uma aconchegante sala de estar;
    • sofá-cama mesa para organizar uma sala iluminada;
    • produto como parte de um sistema modular;
    • opção compacta para uma pequena sala;
    • sofá-cama com estante e prateleira.

    No próximo vídeo, você pode se familiarizar visualmente com as características funcionais do sofá-cama transformador 3 em 1.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa