Colchão

Tudo o que você precisa saber sobre colchões duros

Tudo o que você precisa saber sobre colchões duros
Contente
  1. Prós, contras e contra-indicações
  2. Comparação com colchões macios
  3. Descrição das espécies
  4. Dimensões (editar)
  5. Modelos populares
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Como suavizar?

Colchões firmes fornecem suporte para as costas durante o sono... Isso alivia o estresse e bloqueia. Esse produto pode até prevenir a escoliose. No entanto, os modelos de maior rigidez devem ser selecionados por recomendação de um médico. Leia mais sobre as indicações e contra-indicações de tais produtos no artigo.

Prós, contras e contra-indicações

Quase todos os grandes fabricantes de colchões ortopédicos possuem modelos de maior rigidez em sua linha. Esses produtos têm boa resistência ao estresse (não colapsam com o peso de uma pessoa) e proporcionam melhor suporte, uma distribuição uniforme do peso.

A este respeito, colchões duros são recomendados:

  • pessoas com peso superior a 90 kg;
  • no caso de doenças graves nas costas, nas quais a flacidez e a queda de diferentes partes da coluna durante o sono são contra-indicadas (protrusão, hérnia);
  • pessoas que sofrem de doenças e curvaturas na parte superior da coluna (um colchão duro permite endireitar e relaxar a cintura escapular);
  • crianças menores de 3 anos: tais produtos permitem formar a curvatura correta da coluna vertebral;
  • pessoas envolvidas em esportes e levando um estilo de vida ativo.

Na presença de várias doenças da coluna, colchões ortopédicos úteis de maior rigidez também podem ser recomendados para uso. Além disso, seu uso é previsto apenas por um determinado período de tempo: na hora do tratamento ou reabilitação, por exemplo. Porém, além de quem vê um colchão duro, também há pessoas para as quais o uso deste modelo é contra-indicado. São usuários com mais de 50 anos.

Isso se deve ao fato de que após 50-55 anos, a fragilidade dos ossos aumenta. É necessária uma dureza média para suportá-los com segurança.

Aqueles que têm problemas nas articulações, sofrem de artrite ou osteoporose ou têm anemia devem fazer exigências semelhantes na cama de dormir. Uma cama excessivamente dura pode ter um efeito negativo nos tecidos moles. Pode até causar problemas circulatórios. A consequência disso será dormência nos membros. Colchões duros também não são recomendados para pessoas que sentem dores na parte inferior das costas, assim como para mulheres grávidas. Devido às características do corpo, essa categoria de pessoas necessita que a região lombar seja sustentada durante o sono. E ao usar colchões de maior rigidez, essa zona parece estar flácida. Isso, por sua vez, leva à tensão muscular.

Cair em um colchão duro será a parte inferior das costas e quem gosta de dormir de lado. Nesse caso, os quadris e ombros não são pressionados contra o colchão, e a região lombar permanece em um estado "suspenso". Pessoas com peso não superior a 55 kg precisam usar esses modelos com cautela, é melhor apenas por recomendação de um especialista. Devido ao seu baixo peso, o colchão não dobra, portanto, a coluna vertebral não recebe o suporte necessário durante o sono.

Está cientificamente comprovado que um colchão moderadamente firme não prejudica uma pessoa com uma coluna saudável e sem excesso de peso. Além disso, esse produto pode ser uma medida para a prevenção do desenvolvimento de escoliose em adolescentes e jovens. Falando nas desvantagens de um colchão duro, vale ressaltar a dificuldade de transporte. Não pode ser rolado.

Além disso, a estrutura rígida é bastante pesada, o que também pode ser difícil de entregar.

Comparação com colchões macios

Colchões muito duros e excessivamente macios são igualmente prejudiciais. No primeiro caso, grandes áreas do corpo não cabem no colchão, por isso algumas partes da coluna parecem estar "suspensas". Por outro lado, ao usar colchões macios, o corpo afunda, o que também causa tensão muscular.

Quanto mais jovem for a pessoa, mais difícil será o lugar para dormir. Quanto menos peso, mais macia deve ser a cama.... Um colchão firme vai agradar a quem dorme de barriga para cima. E se o sonho ocorrer principalmente nas laterais ou no estômago, um análogo mais suave será mais confortável.

Descrição das espécies

Dependendo do tipo de construção, existem vários tipos de colchões rígidos. Em mais linhas de orçamento, isso é produtos sem mola e com mola. Os produtos Springless têm uma base de espuma de poliuretano de média densidade, com uma camada de coco em ambos os lados. Os produtos com molas baseiam-se em bloco de mola reforçado, que é fechado com bicocos, espuma de poliuretano ou struttofiber (modificação moderna do feltro).

Os modelos do segmento de preço mais alto possuem recheio natural. Eles também são divididos em unidades sem mola e com mola. Colchões sem molas são colchões nos quais camadas de látex e fibra de coco são combinadas. Além disso, uma das superfícies do produto acaba sendo “coco” (mais rígida, pode-se dormir sobre ela durante o período de agravamento das doenças), e a segunda - látex (mais macio, pode ser usado durante a remissão).

Para atletas, um modelo de coco com camadas de perioteca ou feltro é recomendado.

As opções de primavera têm blocos de molas independentes, cobertos em todos os lados por uma camada de fibra de coco. A espessura deste último é a partir de 3 cm Existem produtos com bloco de mola e laterais de rigidez diferenciada (em fibra de coco e feltro). Você pode virar o produto de acordo com o seu humor ou dependendo do curso da doença, saúde.

Dependendo do enchimento, a firmeza e o conforto do colchão também são determinados. Os produtos mais resistentes são aqueles em que a fibra de coco picada atua como enchimento. É um material natural hipoalergênico obtido a partir das fibras duras do coco. Uma versão um pouco mais macia é um colchão com fibra de látex. No entanto, estes ainda são produtos de maior rigidez.

Uma opção resistente, mas já muito mais conveniente, é um produto em que se alternam camadas de coco e látex. As características de alternância de camadas e a porcentagem de cada tipo de filler fornecem o grau de rigidez. Se desejar, você encontrará uma opção para as necessidades de um determinado comprador.

Os modelos de molas também pertencem à linha de colchões duros. Mas, devido ao efeito elástico, esses produtos não podem ter maior rigidez. Porém, o grau de rigidez ainda é regulado devido às características das próprias molas: redução do diâmetro, fortalecimento do cacho, características do metal.

Além disso, o parâmetro de rigidez é determinado pelo material usado no topo das molas. Esta pode ser uma versão mais suave da fibra de vidro ou uma fibra de coco mais dura.

Dimensões (editar)

Considere as dimensões padrão dos colchões rígidos.

  • Uma cama têm dimensões em 80x190, 80x195 e 80x200 cm Os colchões de solteiro com largura de 90 cm podem ter parâmetros semelhantes (por exemplo, terá o tamanho de 90x200 cm).
  • Um e meio dormindo os produtos têm 120 cm de largura.O comprimento é 190, 195 e 200 cm.
  • Dobro têm as seguintes dimensões: 140x190, 140x195 e 140x200 cm, 160x190, 160x195 e 160x200 cm, 180x190, 180x195 e 180x200 cm.
  • Bebê os produtos podem ter parâmetros 60 por 190 cm.

A altura dos colchões sem molas é geralmente de 5-15 cm, para colchões de molas - 15-30 cm.

Modelos populares

Agora vamos dar uma olhada na classificação dos modelos mais populares de colchões rígidos.

Askona

Esta marca é uma das líderes na produção de colchões duros. Produz várias versões de produtos. Entre eles, há um modelo no topo Trend Lucky com recheio de coco. Coira proporciona maior rigidez e elasticidade ao produto, mantendo seu conforto e durabilidade. A carga máxima possível é de 110 kg. A desvantagem é a escassez da faixa de tamanho.

Outro modelo famoso - Status do saldo, já mais macio devido à alternância de coco e placas de poliuretano. A carga máxima no produto é 110 kg. A faixa de tamanho é mais ampla em comparação com a versão anterior. No lineup da marca também existe um modelo com diversos graus de rigidez - este é Askona Immuno. O produto possui 2 faces de diferentes durezas: da fibra de coco e do látex. A vantagem é a moldura reforçada em todo o perímetro, que permite carregar o produto até 140 kg.

Claro, o líder de mercado não poderia se recusar a lançar modelos de molas. O melhor modelo dessa linha é o Askona Evolution. Este é um modelo do segmento premium, um colchão moderadamente elástico com blocos de molas isolados. Carga máxima - até 130 kg.

"Ormatek"

Outra marca popular que é apreciada pela longa vida útil dos produtos sem perda de desempenho. A linha inclui modelos com e sem mola. Primavera inclui Orto Premium Hard e Comfort Prim Hard. Em ambos os casos, um material patenteado inovador é usado como enchimento - espuma de espuma... É complementado com coco. O resultado é um produto de maior rigidez, cuja carga máxima é de 150 a 160 kg. Springless é Modelo Flex Standart, suportando uma carga de até 120 kg. Não é um modelo ruim e acessível.

Matramax

Fabricante de colchões de molas de alta firmeza. Modelo deslizante possui grande rigidez e alto desempenho ortopédico. Carga máxima - 165 kg. Modelo "Tyler" tem um enchimento de látex natural belga, o que o torna mais confortável. Mais molas ajudam a conseguir isso, devido ao qual o colchão suporta melhor a coluna vertebral.

"Moskhult"

O produto de espuma de poliuretano da IKEA é um colchão leve, confortável e acessível.

Honnemed

Os colchões desta marca pertencem à categoria de dispositivos médicos e possuem os respectivos certificados. Modelo Leben é baseado em um monobloco feito de espuma de soja e linho. O produto é indicado para a prevenção de doenças do aparelho musculoesquelético, conforme receita do médico pode ser utilizado para o período de reabilitação.O bloco da mola não vibra, não empurra.

O colchão possui 9 graus de elasticidade, excelente permeabilidade ao ar, caracteriza-se pela durabilidade mesmo em uso intensivo.

Modelo Leben XL recomendado para doenças do sistema músculo-esquelético. Equipado com um sistema especial, pelo qual o grau de rigidez do produto é regulado. O enchimento é composto por 5 camadas de linho termicamente ligado e a carga máxima possível é de até 140 kg. Como no modelo anterior, as molas não dão efeito de rede, amortecem as vibrações das ondas e são silenciosas durante o funcionamento.

Como escolher o caminho certo?

É importante compreender que um colchão firme não deve se parecer com pranchas nuas. Essa rigidez extrema é recomendada por um médico e é extremamente rara, por um determinado período de tempo. É por isso que é importante não exagerar na escolha de um colchão duro. Uma base dura deve ser combinada com um enchimento macio, cuja espessura é de pelo menos 2-3 cm. Você pode considerar colchões altos (a partir de 15 cm de espessura) feitos de coco de látex. Na maioria dos casos, a melhor opção é um produto em que o látex e a coira se alternem.

É importante levar em consideração as características anatômicas da coluna... Se sua parte superior requer maior rigidez do colchão, e a região lombar, ao contrário, precisa de apoio, um modelo com zoneamento transversal será o ideal. Se estamos falando de cônjuges, cada um dos quais necessita de sua própria rigidez de colchão, recomenda-se adquirir um produto duplo com zoneamento longitudinal. É melhor escolher um produto de marcas confiáveis ​​e conhecidas. Normalmente, esses modelos são de qualidade superior, e muitos desses fabricantes também fazem um "test drive" de 3-4 semanas de seus produtos.

Se o colchão for muito duro, pode ser substituído por um homólogo mais macio.

Você pode entender que exagerou na dureza do colchão na cama por vários sinais:

  • se você acordar com dor ou dores na parte inferior das costas;
  • se você não consegue encontrar uma posição confortável do corpo e adormece;
  • se depois de acordar notar dormência nos membros.

Aqui está outro teste simples que você pode fazer na loja. Deite-se de costas no colchão. Se uma mão se encaixa livremente entre a cintura e o produto (e às vezes ainda há espaço), este colchão não será adequado para você. Você precisa escolher uma opção mais suave. A opção de mola será mais macia entre os produtos de maior rigidez. Ele assume uma forma anatômica com muito mais facilidade, mas apenas na condição de que o bloco contenha pelo menos 300-500 molas por 1 sq. m.

Como suavizar?

Se a firmeza do colchão for muito alta, você pode amolecer o produto usando chapéu de coco... Esta é uma versão mais leve e fina do colchão. A altura da cartola costuma ser de 2 a 5 cm, possui vários recheios, o que afeta o grau de maciez do produto. Se não houver nenhuma tarefa para tornar o colchão principal muito macio, você pode usar um protetor de colchão feito de tecido macio (por exemplo, um pano atoalhado).

sem comentários

Moda

a beleza

casa