Colchão

Escolhendo um colchão para cama

Escolhendo um colchão para cama
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Excipientes
  5. Classificação das melhores marcas
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Dicas operacionais

O sono é um dos componentes mais importantes de uma boa saúde e beleza. Para se sentir alegre e confiante em suas habilidades, você precisa de pelo menos 6 a 7 horas de sono por dia. Mas não basta apenas passar o tempo concedido nos braços de Morfeu. Para dormir bem e repor os recursos gastos do corpo, é necessário acomodar com o máximo conforto. Um colchão bem escolhido para a cama ajudará a conseguir isso.

Peculiaridades

Passamos um terço de nossas vidas em sonhos, para que o corpo possa restaurar tudo o que gastou durante o dia. A produção dos hormônios necessários, o cérebro separando memórias e impressões, respiração e pulsação lentas - todas as coisas importantes acontecem enquanto a pessoa está dormindo.

Para dormir bem, os especialistas recomendam seguir um determinado regime, adormecer e acordar no mesmo horário, independente dos fins de semana e dias de semana. Meia hora antes de dormir, é melhor desligar a TV e deixar o telefone de lado, praticando a meditação ou optando por um livro de papel. Se tudo isso for feito e o cansaço e o mau humor ainda persistirem logo após o despertar, talvez o problema esteja no colchão.

Pesquisas realizadas por vários institutos de pesquisa revelaram que a compra de um novo colchão melhora a qualidade do sono em uma ordem de magnitude, ajuda a reduzir as dores nas costas e nas articulações e até ajuda a lidar com a depressão.

Nos casos em que o colchão ainda é novo e a qualidade do sono ainda deixa muito a desejar, vale a pena pensar em trocar seu modelo, tamanho ou enchimento.

Visualizações

A primeira e mais importante característica de um colchão é a sua construção. Dependendo da presença e localização das molas, todos os colchões podem ser divididos em dois grupos principais.

Carregado com mola

A maioria dos colchões usuais que podem ser comprados em qualquer loja de móveis são colchões de molas. Dependendo da localização dessas nascentes, os colchões de penas modernos, por sua vez, podem ser divididos em dois subgrupos.

  • Com molas dependentes. As molas desse colchão são uma malha forte, que é uma espécie de estrutura de metal. Esses elementos de moldura surgiram e se espalharam na época de nossos avós e avós e têm mais desvantagens do que vantagens.

Em primeiro lugar, eles não suportam as costas, que são repletas de dores e cãibras matinais. É muito difícil para duas pessoas dormirem nessas esteiras de molas, especialmente se a diferença de peso entre os cônjuges for muito significativa. Um parceiro mais pesado empurrará mais o colchão e criará literalmente um buraco.

E com o tempo, uma depressão permanente aparecerá no local da fossa temporária, o que será uma verdadeira tortura para pessoas com dores nas costas.

As molas são feitas de metal e, durante a operação, atritam-se umas às outras com um som desagradável, muitas vezes esses colchões de penas, que serviram por alguns anos, rangem impiedosamente com qualquer movimento. Ao mesmo tempo, a poeira também fica obstruída no espaço entre as espirais de metal, o que é especialmente perigoso para quem sofre de alergias e asmáticos.

A principal e, talvez, única vantagem desses colchões é o preço baixo. Se o forro for escolhido para um quarto de hóspedes, uma residência de verão ou uma casa alugada, pode-se parar neste modelo, tendo recebido um certo nível de conforto por um curto período de tempo.

  • Com molas independentes. Nesses colchões, cada mola é colocada em uma capa de tecido especial, isolada das demais. Isso permite que as depressões apareçam exclusivamente em locais onde ocorre pressão. E as espirais adjacentes a eles permanecem no estado aberto.

Este design garante um suporte saudável da coluna e distribui uniformemente a carga nas costas lombar e torácica durante o sono, tanto nas costas quanto nas laterais.

Obviamente, o preço desse colchão é uma ordem de magnitude mais alto do que as opções de estrutura convencionais e depende do número de molas por 1 metro quadrado. m de tela. Quanto mais freqüentemente as espirais de metal são instaladas, mais firme é o colchão, o que é especialmente importante para quem tem problemas com o sistema musculoesquelético ou está acima do peso. Na maioria das vezes, para eles, os fabricantes oferecem os modelos ortopédicos mais caros que apresentam uma relação ideal de dureza e maciez, proporcionando um sono confortável em qualquer posição.

Um tipo distinto de colchões ortopédicos são os chamados modelos "zonais", que apresentam certas áreas com um arranjo de molas mais frequente e mais raro. Isso permite nivelar o aumento da pressão sobre o colchão nas áreas da pelve e ombros de uma pessoa reclinada, aumentando a durabilidade do produto.

Sem mola

Estes colchões são compostos por uma capa densa e um enchimento interno. São silenciosos, pois não possuem peças de metal em seu interior, são fáceis de usar e manter e são muito duráveis, mas não tão confortáveis ​​quanto os modelos de molas. A versão mais simples de tal colchão é um topper. Um modelo compacto que permite que você se sente com um pouco mais de conforto não só em uma cama de madeira comum, mas até mesmo em solo descoberto durante uma caminhada.

Uma subespécie separada de colchões sem molas são os modelos aquáticos. Em nosso país, um hóspede bastante raro, mas no exterior, esses colchões de penas elásticos ligeiramente balançando podem ser encontrados em muitas casas. Dentro do colchão d'água existem várias câmaras separadas, nas quais o líquido é despejado com aditivos especiais que evitam a germinação e a reprodução de bactérias e parasitas.

Alguns modelos têm aquecimento, o que permite ir sempre para uma cama quentinha no tempo frio.

As principais desvantagens são o preço e o peso desses produtos. Em média, um colchão duplo de água pesa quase uma tonelada, portanto, reorganizar essa mobília sozinho definitivamente não funcionará. O uso de tais colchões em camas com mecanismos de elevação é estritamente proibido. Também não é fácil instalar e conectar sozinho, você terá que chamar especialistas não só para isso, mas também para a chamada manutenção a cada 2-3 anos.

Claro, Feita de materiais especiais, a capa não será danificada por movimentos corporais inadequados. Mas objetos pontiagudos, dentes de animais e alguns outros incidentes imprevistos podem literalmente colocar um colchão de penas tão incomum em uma poça do dono.

Dimensões (editar)

O comprimento ideal da cama e do colchão é calculado com base na altura do membro da família mais alto. É necessário adicionar mais 15-20 cm a esta figura.A largura pode ser calculada colocando a pessoa de costas com os braços cruzados sobre o peito. Deve haver espaço suficiente nas laterais para rolar confortavelmente de um lado para o outro e mover os cotovelos sem tocar no parceiro próximo a ele.

No entanto, também existem padrões para as dimensões dos modelos simples e duplos.

  • Colchões de solteiro: 90x200, 80x200, 80x90 e 120x80 cm.
  • Colchões de casal: 140x200, 160x200. 120x200 e 180x200 cm.

Os colchões de solteiro são usados ​​com mais frequência em quartos de crianças e adolescentes. Eles podem ser colocados em beliches funcionais ou usados ​​em um quarto de adulto. Por exemplo, para parceiros com grande diferença de peso, é melhor adquirir dois colchões separados de firmeza diferente, conectando-os com um único lençol.

Além disso, a largura dos dois colchões de solteiro permite que sejam convenientemente usados ​​como camas deslizantes, de modo a não mudar a enorme versão dupla todas as noites.

Um parâmetro igualmente importante de um colchão é sua altura.

  • Modelos de até 14 cm - estes não são colchões no sentido pleno da palavra. Essas opções são mais utilizadas exclusivamente como forro temporário para crianças pequenas, por exemplo, em um sofá ou trocador.
  • 14 a 19 cm É a altura mínima do colchão para um design adulto sem molas.
  • 19 a 24 cm É a altura de um colchão padrão de baixo custo para apoiar adequadamente as costas da pessoa que dorme.
  • De 24 a 40 cm - colchões ortopédicos e de zona de elite com funções adicionais e materiais de alta qualidade.

Excipientes

Já é bastante difícil encontrar um colchão que seja preenchido com apenas um tipo de material. Na maioria das vezes, os fabricantes misturam texturas diferentes para obter um colchão mais durável, durável e ao mesmo tempo econômico. É melhor dar preferência a misturas dominadas por materiais naturais da lista a seguir.

  • Látex natural - feito a partir da seiva da árvore por meio de um tratamento especial. É uma espuma elástica resistente, hipoalergênica, não se desgasta por muito tempo e possui excelentes propriedades anatômicas.
  • Coco de coco - fibra proveniente do espaço interfetal dos cocos, indicada para colchões infantis. A fibra evita a formação e reprodução de bactérias, não apodrece e evapora facilmente a umidade.
  • Cabelo de cavalo - semelhante à fibra de coco em propriedades, mas mais resiliente e elástica.
  • Sisal - um material obtido a partir de fibras decíduas de agave, com propriedades semelhantes às do látex.
  • - pode ser usado como uma ou mais camadas. Adiciona calor e absorve bem os líquidos.
  • Rebatidas - acolchoamento denso de sua fibra de algodão. Nos últimos anos, é bastante raro, visto que se amassa e seca rapidamente por muito tempo.

Um colchão feito inteiramente de materiais naturais é muito caro para a maioria dos compradores. Portanto, alguém se detém em modelos mistos, enquanto alguém prefere até colchões de penas com enchimento artificial moderno.

  • Látex artificial (espuma de poliuretano) - tem parâmetros semelhantes ao natural, mas vida útil ligeiramente mais curta.Colchões de látex velhos começam a lascar e desmoronar.
  • Memoriforme - como o látex, é feito de espuma de poliuretano, mas com propriedades ortopédicas superiores. Tem um "efeito de memória" de curta duração, repetindo o contorno do corpo deitado com sulcos durante algum tempo depois de a pessoa se levantar de tal colchão.
  • Outras Espumas Artificiais - à base de espuma de poliuretano e ortopenos, existem outros materiais artificiais adequados para o enchimento de colchões de penas. Em geral, todos eles têm características de desempenho bastante elevadas e uma longa vida útil.
  • Holofiber, struttofiber - hipoalergênico, respirável e seca rapidamente. Eles são muito difíceis de quebrar ou deformar.

Classificação das melhores marcas

Uma marca conhecida nem sempre garante que absolutamente qualquer colchão da loja vai servir a todos, mas quase sempre garante a alta qualidade dos próprios materiais e a confiabilidade da estrutura. Portanto, ao escolher, é melhor prestar atenção a várias marcas que receberam as avaliações mais altas dos compradores.

  • Ascona - um fabricante nacional que produz colchões certificados de alta qualidade com design de molas e sem molas.
  • "Ormatek" É outro fabricante nacional famoso pela sua vasta gama de produtos para dormir. Produz não só colchões, mas também roupas de cama, travesseiros, cobertores e muito mais.
  • Dormeo - uma grande variedade do fabricante italiano no segmento de preço médio e alto será apreciada pelos amantes de materiais naturais.
  • IKEA É uma empresa sueca que literalmente todo mundo conhece. Seus produtos têm um preço bastante acessível, mas mantêm uma qualidade decente.
  • Mediflex - outro compatriota especializado em modelos de colchões ortopédicos. Qualquer pessoa que já teve problemas nas costas provavelmente está familiarizado com seus produtos.

O preço dos modelos de orçamento varia em média de 10.000 a 35.000 rublos. Os preços dos modelos mais caros começam em 50.000 rublos e terminam em centenas de milhares.

Como escolher o caminho certo?

A regra mais importante na hora de escolher um bom colchão é senti-lo com as próprias mãos. Isso não significa que você deva desistir das lojas online. Só vale a pena escolher aquelas que proporcionem a possibilidade de devolução de um produto impróprio. De resto, basta seguir algumas regras.

  • Não salve. Uma boa cama de penas moderna, como antes, não pode ser barata. É melhor escolher um colchão da faixa de preço que o comprador pode pagar ao máximo. Ainda assim, um colchão não é comprado por alguns anos, mas por uma década inteira.
  • A rigidez é melhor ajustada empiricamente., com foco no seu peso e no peso do seu parceiro. Quanto mais pesado o comprador, mais duro deve ser o colchão.
  • Selecione um produto estritamente de acordo com o tamanho da cama, mas é melhor comprá-los juntos de um fabricante. Não deve sair da cama, mas não deve ser muito difícil colocá-lo de volta no lugar.
  • Se possível, é melhor dar preferência a um colchão com molas independentespois são mais duráveis.

Dicas operacionais

Para que a compra dure o máximo possível, o colchão deve ser usado corretamente, lavado e limpo a tempo.

  • Em primeiro lugar, para que a lavagem ou a limpeza a seco sejam menos exigidas, pode-se adquirir uma capa especial (capa de colchão), que pode ser facilmente retirada e lavada numa máquina de lavar normal, quando o próprio colchão terá de ser entregue a especialistas. Você precisa alterar essa cobertura pelo menos a cada dois anos.
  • Em segundo lugar, o próprio colchão deve ser deslocado periodicamente de um lado para o outro: coloque a borda que ficava na cabeceira da cama, nas pernas, e vice-versa. Isso distribuirá a carga uniformemente e aumentará a vida útil.
  • Finalmente, não pule e caia no colchão. Não importa o quanto eu gostaria de me sentir uma criança. Não coloque objetos quentes sobre ele, coloque o aquecedor muito próximo, tente dobrá-lo durante o transporte.

Com os devidos cuidados, os colchões modernos podem durar pelo menos 10-12 anos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa