Acessórios de cozinha

De que lado colocar o papel alumínio na assadeira?

De que lado colocar o papel alumínio na assadeira?
Contente
  1. Qual é a diferença entre as superfícies dos dois lados?
  2. Como colocar a folha corretamente?
  3. Possíveis problemas
  4. Dicas úteis
  5. Receitas simples usando papel alumínio

O papel alumínio é uma ferramenta indispensável na cozinha. É mais frequentemente usado para assar, embora possa ser usado tanto para congelar quanto para armazenar alimentos. Tolera perfeitamente altas e baixas temperaturas. O papel alumínio não contém substâncias nocivas liberadas quando aquecido, é muito fácil de usar.

Mas existem algumas nuances que ajudarão as donas de casa a usar este maravilhoso material de forma mais eficaz. Trata-se de como embrulhar adequadamente o prato preparado, como cobrir a assadeira, qual lado é fosco ou brilhante, se é necessário fazer furos.

Qual é a diferença entre as superfícies dos dois lados?

A folha tem duas superfícies diferentes - fosca e brilhante, então é bastante natural perguntar por que isso é feito e qual lado usar. A resposta à primeira pergunta está na tecnologia de fabricação de folhas. Para isso, são utilizados diferentes metais: aço, estanho, prata, ouro. No entanto, essa folha não pode ser usada para cozinhar.

A película alimentar é feita de alumínio. É seguro em contacto com os alimentos, não derrete a altas temperaturas, aquece facilmente, retém o calor por muito tempo, não provoca alergias.

Portanto, é muito importante prestar atenção à rotulagem e usar apenas papel alumínio para cozinhar.

Na produção, o metal é laminado por meio de grandes eixos, diminuindo gradualmente a distância entre eles. O resultado são folhas finas que são enroladas.Ao rolar pela máquina, duas folhas são lançadas de uma vez, e os lados adjacentes uma à outra são ásperos. Os lados externos que estiveram em contato com o rolo tornam-se brilhantes.

As propriedades de ambos os lados são quase as mesmas, mas ainda existem algumas diferenças. Se você souber essa diferença e usá-la corretamente, poderá aproveitar as vantagens de ambos os lados.

Como colocar a folha corretamente?

As propriedades das superfícies brilhantes e mate estão relacionadas às condições de temperatura. Uma superfície fosca aquece mais rápido, pois atrai melhor o calor, e uma superfície brilhante o retém por mais tempo.

Se você colocar o papel alumínio em uma assadeira com uma superfície brilhante para cima, o processo de cozimento pode ser um pouco acelerado. Além do mais, os alimentos não queimam no lado brilhante. E aqui cubra o prato com o lado fosco para cima - absorverá o calor, o que também reduzirá o tempo de cozimento. Além disso, este método permite conservar melhor o aroma do prato.

As donas de casa experientes sabem que desta forma podem cozinhar não só carne ou peixe, mas também aproveitar as propriedades do material para melhorar a qualidade do cozimento. Se você colocar a massa sobre uma superfície de papel alumínio brilhante, os produtos não queimarão do fundo, não grudarão, eles crescerão mais rápido e cozerão melhor.

Se o cozimento começar a escurecer ou secar por cima e ainda não tiver tido tempo de assar por dentro, o papel alumínio pode ser colocado por cima com o lado brilhante voltado para baixo e, em seguida, remova-o alguns minutos antes do final do cozimento. Da mesma forma, você pode colocar papel alumínio dentro de uma assadeira ou fazer formas de muffin.

As porções podem ser simplesmente embrulhadas em papel alumínio, feitas em uma espécie de "saquinhos", depois colocadas sobre uma gradinha ou assadeira e também assadas no forno. Isso permite que você prepare um prato mais suculento e saboroso do que ao cozinhar ou fritar. Além disso, o valor nutricional dos produtos é preservado e o teor calórico não aumenta, pois não é necessário o uso de óleo.

Este método é racional, pois é conveniente levar uma porção separada, já embrulhada em papel alumínio, numa viagem curta, para o trabalho ou para um piquenique. Ao mesmo tempo, não há diferença fundamental em que lado embrulhar a folha para dentro, em geral, mas é melhor usar o mesmo princípio - o lado brilhante deve ficar para dentro, pois também possui propriedades antibacterianas, o que contribui para melhor preservação dos produtos preparados.

Possíveis problemas

A folha de alumínio para alimentos é reconhecida como um material seguro para uso na cozinha, mas os cientistas divergem sobre esse assunto. Ao congelar e armazenar alimentos, o papel alumínio é absolutamente seguro, mas alguns especialistas consideram seu uso frequente para assar como prejudicial ao corpo.

O fato é que o alumínio contém muitas toxinas que são ativamente liberadas quando aquecidas e levam a doenças graves como o mal de Alzheimer, doenças respiratórias e doenças ósseas.

Quando assado, quando o material é aquecido a alta temperatura, ele começa a se decompor e suas micropartículas, invisíveis a olho nu, podem permanecer no alimento e entrar no corpo humano. Este processo também é facilitado pelo ácido formado ao se usar certas especiarias ou, por exemplo, limão.

Mas esse perigo pode ser minimizado seguindo regras simples.

  • Não feche ou embrulhe os alimentos com muita força, e o prato ficará mais suculento e saboroso.
  • Coloque os alimentos de forma que entrem em contato com o lado brilhante do material, e não com o lado fosco. Isto é especialmente verdadeiro para pratos que são usados ​​para preparar limão, marinada com vinagre e uma grande quantidade de temperos.
  • Não use este método de cozimento como rotina diária. Os pratos são realmente deliciosos, mas você não precisa perder o senso de proporção.

Dicas úteis

Devido às propriedades do papel alumínio, seu uso correto durante o cozimento confere a qualquer prato um aroma e suculência especiais. Isso ocorre devido ao fato de os produtos serem assados ​​no forno bem devagar e bem saturados com o próprio suco. Por estarem ao mesmo tempo praticamente hermeticamente fechados e a película não permitir a passagem de odores, permanece no interior o aroma do produto principal e das especiarias utilizadas.

O uso do foil não é difícil, basta conhecer algumas das nuances.

  • Na hora de escolher um material, vale a pena dar preferência aos produtos nacionais, pois os requisitos de segurança nos diferentes países são diferentes. O uso de produtos abaixo do padrão pode afetar adversamente a saúde.
  • O papel alumínio deve ser forte o suficiente, denso, mas fino, pois é importante que o suco não vaze. Se o material for muito fino, várias camadas precisam ser feitas.
  • É importante embrulhar a folha corretamente. Se você pretende assar uma assadeira em uma assadeira, é necessário sobrepor as assadeiras de forma que as bordas da camada inferior fiquem cerca de 2 centímetros além das bordas da assadeira. Faça o mesmo com a camada superior. Em seguida, alinhe cuidadosamente as bordas e dobre firmemente duas vezes.
  • Para embrulhar bem um pedaço grande de carne ou um peixe inteiro, é necessário cortar 2 folhas suficientemente longas, colocá-las transversalmente, colocar o produto no meio e embrulhar bem primeiro em uma folha, depois em outra.
  • Ao embrulhar, não deve haver buracos ou buracos, caso contrário, o suco escorrerá e queimará, e o próprio prato poderá ficar seco e o efeito esperado não será alcançado. É melhor fazer 2 camadas, mas não aperte muito a embalagem.
  • Para evitar que o papel alumínio grude e nada grude, você pode untar a superfície interna com óleo vegetal.
  • Nem todos os alimentos podem ser cozidos em papel alumínio. É contra-indicado em cereais e cereais, vegetais verdes e moles, frutas. Esse método não é muito adequado para carne bovina - você pode obter apenas um pedaço de carne fervida. Mas a vitela e principalmente a carne de porco são assadas na perfeição. A carne selvagem é melhor preparada com receitas especiais.
  • É melhor levar a carne para assar em um pedaço grande pesando pelo menos um quilo, só que neste caso será suculento e macio. Com menos peso, pode ficar seco.
  • Qualquer peixe pode ser assado. É aconselhável cortar as barbatanas e a cauda - podem rasgar a folha. Se você quiser assar o peixe inteiro, deverá embrulhá-lo em várias camadas, mas sem apertar demais.
  • Ao assar o frango, é aconselhável envolver primeiro as pontas das pernas e das asas com pedaços de papel-alumínio com o lado brilhante para fora para que não queimem e depois embrulhar o frango inteiro.
  • Legumes para assar (batatas, pimentões) são embrulhados separadamente. A caldeirada de legumes é cozida em prato resistente ao calor, que é coberto com uma “tampa” de alumínio.
  • O forno deve primeiro ser bem aquecido por meia hora. Para vegetais, a temperatura deve ser de pelo menos 100 graus, para carnes e peixes - pelo menos 200. Durante o processo de cozimento, é melhor não abrir o forno mais uma vez, pois esfria rapidamente.
  • Existem duas maneiras de cobrir o prato com uma crosta crocante deliciosa. Você pode fazer furos na parte superior da embalagem. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar que o suco vaze. E você pode cortar o papel alumínio acima de 10-15 minutos antes do final do cozimento, espalhar as bordas para os lados e colocá-lo de volta no forno para dourar.

Receitas simples usando papel alumínio

Pratos deliciosos podem ser preparados usando algumas receitas simples que até mesmo uma dona de casa novata pode dominar.

Carne de porco

Lave bem um quilo e meio de carne de porco e seque em papel toalha. Corte 4-5 dentes de alho longitudinalmente em duas partes e recheie a carne com eles. Rale o pedaço preparado com uma mistura de sal e pimenta a gosto. Delicadamente, embrulhe em papel alumínio e deixe marinar na geladeira por várias horas.

Pré-aqueça o forno a 200 graus e asse a carne. Tempo de cozimento - pelo menos uma hora. Em seguida, retire a carne, corte a camada superior do papel alumínio e leve ao forno. Sirva após 20 minutos. Em vez de sal e pimenta, você pode ralar a carne com uma mistura de mostarda e maionese.

Galinha

Você pode cozinhar frango da mesma maneira. Mas o alho não é usado ao mesmo tempo e o tempo de cozimento é um pouco menor - cerca de 45 minutos para cozinhar e 15-20 minutos para as aves dourarem.

Um peixe

A mesma tecnologia é ótima para peixes, mas deve ser marinada em uma mistura de suco de limão com azeite ou óleo de girassol.

Você pode ver que em todas essas receitas o método de cozimento é o mesmo, só muda a composição da marinada.

O trabalho da dona de casa também é reduzido ao mínimo, pois você pode marinar carne ou peixe na véspera do dia previsto de cozimento, o que é especialmente importante antes de qualquer festa. Assim, observando todas as sutilezas simples listadas, você poderá preparar muitos pratos deliciosos e incrivelmente aromáticos.

No próximo vídeo, você aprenderá um pequeno truque sobre como cobrir facilmente uma assadeira com papel alumínio e não rasgá-la.

sem comentários

Moda

a beleza

casa