Acessórios de cozinha

Abridor de lata: história, tipos e características de escolha

Abridor de lata: história, tipos e características de escolha
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Peculiaridades
  3. Visualizações
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher?
  6. Termos de uso

Enlatar é uma das maiores invenções da humanidade. Durante milhares de anos, as pessoas descobriram formas de conservar os alimentos, pois depois da abundância, via de regra, sempre havia um momento de fome. A preparação de campanhas de longa distância, inclusive militares, levou à invenção de uma embalagem conveniente - uma lata. Em seguida, foram necessários dispositivos para abri-lo.

Um pouco de historia

Nicolas Apper inventou o método de embalar alimentos em uma jarra, que em 1809 na França patenteou o método de conservar alimentos em jarras de vidro e aço. O resultado de sua pesquisa superou todas as expectativas. Os produtos permaneceram comestíveis por muito tempo, o que acabou sendo útil, já que o exército francês iniciou suas operações ativas na Europa. As desvantagens eram a fragilidade e o peso dos potes de vidro e ferrugem em recipientes de aço.

Em 1810, uma nova lata foi patenteada na Grã-Bretanha por Peter Durand. O inventor propôs o uso de um revestimento de metal não ferroso que separasse o aço do conteúdo da lata, para que não enferrujasse. Já em 1812, os britânicos começaram a produzir alimentos enlatados em escala industrial. A falta de conhecimento de inglês pesava. O frasco às vezes pesava mais do que seu conteúdo. Era possível tirar comida da jarra usando um machado ou um cinzel de metal com um martelo pesado.

Somente em meados do século 19 eles começaram a usar a fina chapa de aço, que também é usada para latas modernas.

Na mesma época, nos Estados Unidos, Ezroy Warrenor apareceu com uma faca de formato peculiar, com duas lâminas. Em 1858, ele patenteou sua invenção.Uma lâmina (afiada) abriu a lata, rasgando a lata, a outra (cega) segurou a faca na borda da lata. Na década de 1860, os fabricantes de alimentos enlatados começaram a vender latas junto com um abridor de latas.

Na primeira metade do século 20, para atender às necessidades do exército, foi inventado um simples abridor de latas - uma chave de lata. O projeto foi proposto pelo americano John Speaker. O design simples e eficaz conquistou rapidamente o mercado, penetrando inclusive na Cortina de Ferro. A indústria soviética dominava esse método de abertura, no entanto, ele era aplicado em caixas com fusíveis para granadas e, em seguida, em caixas de zinco para cartuchos.

Na Rússia, as fábricas de conservas começam sua história da mesma forma no século 19, em 1870. No início do século 20 já existiam várias grandes empresas em funcionamento. Começou a produzir em massa peixe enlatado (em Astrakhan) e carne (em Moscou).

A produção de abridores de lata também foi dominada.

Durante a era soviética, a produção de alimentos enlatados aumentou. Como processamento de resíduos, as fábricas de máquinas também organizaram a produção de abridores de lata, com diversos modelos. O mais popular era o abridor de latas clássico antes da revolução chamada "cabeça de touro", com uma confortável alça de madeira, ao mesmo tempo em que um abridor de garrafas era colocado sobre ela. Este modelo está sendo produzido em nossa época.

Já no início do século XX, os dispositivos para abrir latas começaram a ser incluídos no conjunto de ferramentas para facas dobráveis ​​e multiferramentas, produzidas para as necessidades dos exércitos, e depois dominadas com sucesso pelos turistas. Hoje em dia, é difícil imaginar um conjunto de ferramentas para um turista sem algum tipo de abridor de latas.

No século XX, as empresas produtoras de utensílios de cozinha e pratos também iniciaram ativamente o desenvolvimento de uma variedade de abridores. Além de opções de portáteis portáteis, surgiram unidades estacionárias, de mesa e elétricas. Alguns são maciços e não desprovidos de estética. Os designs modernos de cozinhas não precisam mais de força muscular e, encaixando-se no interior geral da cozinha, servem como bons auxiliares para as donas de casa.

Peculiaridades

O surgimento de dispositivos para abertura de latas deve-se ao início do uso da folha estanhada para sua fabricação. O material tornou-se mais fino e relativamente macio. Tornou-se possível abrir tal jarro mesmo com uma faca comum. Mas esse método, embora barato, continua sendo o mais perigoso. A faca pode deslizar da superfície da lata e as consequências podem ser, para dizer o mínimo, desagradáveis. A borda do corte não é menos perigosa. Não funcionará para torná-lo limpo; bordas rasgadas e recortadas que se dobram caoticamente representam um perigo bastante sério.

Os principais elementos da faca especial para conservas são uma lâmina espessa e curta que é difícil de quebrar e um batente especial para a borda da lata para que o dispositivo não escorregue. Isso permitiu bordas de corte mais suaves e abertura mais segura da lata. O desenvolvimento da ideia levou à criação da espécie mais segura, geralmente desprovida de lâmina como tal. Sua função passou a ser desempenhada por meio de rodas pontiagudas giratórias, cujo contato com as mãos de quem abre a lata é quase impossível.

Além disso, restava apenas melhorar o processo, automatizando-o cada vez mais.

Visualizações

O desenvolvimento de dispositivos para abrir latas levou ao surgimento de uma grande variedade de designs, muitas vezes completamente diferentes.

A forma mais simples é a chave embutida, que está disponível em latas feitas especialmente com este dispositivo simples. As tampas dessas latas têm uma ranhura especial ao longo da flange. Se você puxar a chave uniformemente, a lata se abre, enquanto a borda resultante, apesar da finura da lata neste lugar, revela-se bastante segura, mas a tampa curva da lata não pode mais ser usada para o fim a que se destina.

Outra opção para a chave embutida envolve enroscar a tampa em um rolo, como resultado do qual o conteúdo da jarra fica disponível. O método se difundiu na primeira metade do século XX. Em ambos os casos, na produção de latas, é necessária alguma complicação de seu design. A vantagem indiscutível das chaves descritas é sua confiabilidade no campo, quando é difícil manter um abridor autônomo especial. É por isso que esses potes com chaves passaram a constituir rações do exército.

Nas condições das expedições, e mesmo das viagens turísticas normais, é muito mais fácil garantir a segurança dos instrumentos. A faca dobrável moderna, que possui um conjunto de lâminas e ferramentas, inclui quase necessariamente um abridor de latas básico.

Desenvolvimentos especiais para donas de casa levaram ao surgimento de abridores com vários tipos de soluções técnicas que reduzem o esforço físico ao abrir a lata. Uma das principais direções era desenvolvimento de um abridor com um mecanismo de fixação e uma alça giratória conectada a uma roda de corte... Existem várias opções para esse tipo de dispositivo. A diferença mais importante é a força mínima aplicada ao processo de abertura. Um abridor mecânico corta perfeitamente a lata ao longo da lateral ou logo abaixo dela.

O surgimento dos abridores elétricos foi um desenvolvimento natural dos modelos mecânicos., em que, de uma forma ou de outra, os esforços de uma pessoa ainda eram necessários. Mesmo dispositivos elétricos portáteis alimentados por bateria executam todas as operações mecânicas de forma independente. O abridor elétrico automático eliminou a necessidade de uma pessoa segurar a lata. Basta inseri-lo no aparelho e retirá-lo ao final da operação.

Entre os modernos utensílios de cozinha encontram-se abridores de mesa bastante maciços e portanto resistentes. Estes aparelhos elétricos são feitos de materiais suficientemente duráveis, o que lhes permite garantir o seu funcionamento a longo prazo. O abridor de mesa é instalado sobre pés emborrachados, o que evita escorregões. A lata é fixada em um suporte especial e, ao girar, é cortada automaticamente ao longo da borda com uma faca afiada de aço inoxidável.

Muitos modelos de mesa são equipados com um suporte com um ímã, sua função não é apenas fixar a lata com segurança, mas também segurar a tampa após a lata ser aberta.

Em bares, restaurantes e cafés, um abridor profissional de grandes dimensões e potência costuma ser usado para abrir latas grandes. Difere dos domésticos pela capacidade de abrir latas com peso superior a 1,2 kg. Os maiores requisitos de resistência, estabilidade e desempenho de tais dispositivos afetam seu preço. Esta é talvez a mais cara, mas ao mesmo tempo uma opção versátil para abrir qualquer lata.

Avaliação das melhores modelos

Ao comprar um abridor de latas, é claro, todos determinam sua escolha pela conformidade do produto com os requisitos obrigatórios. Entre eles:

  • funcionalidade;
  • durabilidade;
  • preço

No entanto, os comentários dos proprietários de um determinado modelo do dispositivo não são menos importantes.

Atualmente, o mercado está literalmente saturado com abridores mecânicos baratos feitos na China. Produtos de diferentes fabricantes são o mesmo modelo comprovado de abridor mecânico desenvolvido em meados do século XX por especialistas da Tefal. O abridor permite que você obtenha uma borda lisa sem arestas vivas ou rebarbas. O preço da versão chinesa é significativamente inferior ao preço do original.

A indústria chinesa dominou a produção do popular modelo de abridoras soviéticas para latas e garrafas, com confortável cabo de madeira, sob o nome "Retro".

Obviamente, produtos de alta qualidade são fornecidos por empresas que se mostraram comprovadas na produção de utensílios de cozinha. A mais ampla gama de abridores mecânicos e simples abridores de latas são produzidos pelas empresas: Tefal, Metaltex, Tescoma, Bradantia.

  • Vamos começar a revisão dos modelos elétricos com o original abridores "Momento"... O nome fala por si. Na verdade, este dispositivo lida com seu trabalho rapidamente. Além disso, a borda de corte é lisa e totalmente segura. O abridor de latas elétrico Moment é alimentado por duas baterias AA. O dispositivo se ajusta facilmente a qualquer tamanho de tampa padrão.
  • Modelo original Polaris PJO 3003 - um pequeno aparelho elétrico fixado a uma jarra colocada sobre uma mesa ou outra superfície plana. Após o acionamento, a máquina abre a lata e para no final do processo. Resta apenas remover o abridor da lata. Por parte do usuário, absolutamente nenhum esforço é necessário para abrir a comida enlatada.
  • Grandes ofertas de opções de abridor de mesa Empresa Tefal, seu modelo Tefal 8536 é um exemplo de um dispositivo clássico confiável em sua classe. Este versátil aparelho de cozinha abre latas e garrafas igualmente bem. Também ajudará a afiar facas de cozinha. A lata é fixada com um ímã. O abridor começa com um leve toque em uma alavanca especial. A unidade é absolutamente segura para o usuário.
  • Um dispositivo semelhante e não menos confiável tem vários modelos de outros fabricantes: Kenwood CO 600, CASO (D 10), Tristar (BO 2102)... Eles se diferenciam por uma solução de design, incluindo opções de modelos em caixa de metal e com diferentes potências de acionamento elétrico, o que, claro, afeta o preço do produto. Em comparação com o abridor Tefal descrito, as modificações de alguns modelos podem ser três vezes mais caras.
  • Um equipamento sério é necessário para o bom funcionamento de um restaurante moderno. Assim, para uso intensivo diário, várias empresas oferecem unidades profissionais. Abridor da empresa turca Cancan - um desses dispositivos. Este dispositivo estacionário bastante grande é projetado para abrir latas de até 350 mm de altura. Até 8 latas podem ser abertas com este dispositivo por minuto.

Diferentes modelos são projetados para abrir latas redondas e quadradas.

Como escolher?

A escolha de um modelo de abridor de latas pode ser ditada pelos requisitos deste dispositivo. Então, em camping ou chalés de verão, será possível fazer com a opção mais simples, que requer um esforço físico bastante significativo, um abridor elétrico portátil também é adequado para tais condições. Para as donas de casa, os modelos mecânicos simples são adequados como a opção mais econômica. Se você tem que abrir muitas latas e muitas vezes, é melhor comprar modelos elétricos de abridores. Os proprietários de um café ou restaurante terão que considerar a compra de um dispositivo profissional de qualquer maneira.

A variedade de dispositivos modernos para abrir latas é muito grande.

Ao mesmo tempo, um abridor de alta qualidade deve atender a uma série de requisitos simples, incluindo:

  • confiabilidade;
  • conveniência;
  • segurança.

Para os móveis da cozinha, além da funcionalidade, o design pode ser um critério importante.

Termos de uso

Os dispositivos para abrir latas estão longe de ser os mesmos, é a variedade de soluções técnicas que muitas vezes se torna o motivo do seu uso incorreto, o que por sua vez causa lesões ou outras consequências desagradáveis.

Como regra, as instruções são anexadas a dispositivos eletrônicos modernos, seguindo o que evitará problemas.

Curiosamente, mas é a incapacidade de usar os abridores mais simples que mais frequentemente causa lesões, arranhões ou cortes. Para usá-los com segurança, você precisa seguir algumas regras simples:

  • você precisa abrir o pote em uma superfície dura, fixando-o com a mão;
  • ao realizar operações de abertura, procure não se distrair, controlando todo o processo;
  • Após terminar de usar o abridor, abra e retire a tampa com cuidado, prestando atenção nas bordas.

Uma visão geral do abridor de latas One touch está no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa