Cozinha

Cozinha-sala de jantar: layout e exemplos de design de interiores

Cozinha-sala de jantar: layout e exemplos de design de interiores
Contente
  1. Características do layout
  2. Métodos de zoneamento
  3. Soluções de estilo
  4. Espectro de cores
  5. Seleção de móveis
  6. Elementos de decoração
  7. Exemplos de sucesso

Para muitos, o espaço da cozinha é um dos locais mais confortáveis ​​da casa, onde sempre cheira a comida deliciosa, calor e luz. Mas nem toda cozinha possui espaço livre para receber um grande número de convidados. Neste caso, uma cozinha combinada com uma sala de jantar será a solução ideal, pois com tal layout você poderá compartilhar o conforto desta sala com sua família e amigos, e também poderá cozinhar e organizar banquetes em uma grande mesa com seu família inteira. Vamos dar uma olhada em todos os recursos de layout, bem como as soluções de cor e estilo ideais que ajudarão a criar uma cozinha-sala de jantar harmoniosa.

Características do layout

O layout da cozinha combinado com a sala de jantar é o mais bem sucedido e prático por vários motivos. O espaço inclui uma zona de preparação da comida e uma zona de refeições, mais cómoda em termos de limpeza e ordem em todo o apartamento. Os alimentos não saem do espaço da cozinha, o que significa que o quarto, a sala e os quartos das crianças ficam protegidos de migalhas e outros resíduos alimentares;

Salas consolidadas, se grandes o suficiente, podem economizar espaço. Por exemplo, em uma sala grande, com zoneamento adequado, a cozinha-sala de jantar pode acomodar uma área para cozinhar, uma área para refeições e uma área de relaxamento na forma de uma pequena sala de estar. Claro, a praticidade não deve ser esquecida. Por exemplo, em uma pequena cozinha às vezes não há espaço suficiente para acomodar alguns eletrodomésticos, bem como para o almoço não só para toda a família, mas até para algumas pessoas.

Portanto, ao projetar uma cozinha-sala de jantar, você pode prever todas essas nuances e usar o espaço da sala de jantar no processo de cozimento.

Além disso, os espaços de cozinha combinados não são apenas uma solução funcional, mas também carregam uma certa ideia de design. Como regra, esses quartos têm uma decoração bastante elegante e um design original, de modo que sua cozinha e área de jantar ficarão impressionantes, como uma pequena sala em um belo restaurante moderno. Também é importante destacar que para tal solução, as instalações não precisam ser grandes e espaçosas, já que o espaço livre será organizado devido ao tamanho de ambas as salas em conjunto.

O principal é dar atenção especial ao planejamento e à redação do projeto, pois um plano bem elaborado é quase totalmente responsável pelo sucesso de futuras reparações.

Em uma sala quadrada ou retangular com uma janela, o melhor é colocar a área de cozinha contra as paredes à esquerda da entrada da sala, e a área de alimentação perto da janela, pois isso fará com que você se sinta mais confortável olhando para a rua paisagens na companhia de uma xícara de café aromático. As instalações com saliências ou angulares, em forma da letra “L”, têm, em regra, 2 ou mais janelas, sendo que algumas têm até varanda. Nesse caso, você pode colocar o fone de ouvido e a mesa em qualquer lugar, dependendo da preferência pessoal.

Métodos de zoneamento

Para deixar o ambiente harmonioso e confortável, vale a pena pensar no zoneamento do espaço, ou seja, dividir o ambiente em certas zonas. E para que o design estilístico do ambiente seja uniforme, bem como para obter certos efeitos, você pode usar vários métodos de zoneamento espacial. A construção de divisórias em gesso cartonado é talvez a forma mais confiável e permanente de delimitar o espaço. Dependendo do seu desejo, você pode fazer a divisória na largura e altura desejadas, disfarçando-a sob as paredes da cozinha, para que o cômodo tenha um desenho único.

Não menos confiável, mas muito mais funcional, é o método de zoneamento usando atributos de móveis. Podem ser armários, armários, cômodas ou prateleiras. A vantagem desta opção é que é criado espaço adicional na sala de jantar para guardar pratos, utensílios de cozinha e outros itens. Também é possível dividir o espaço em zonas com a ajuda de elementos leves, muito utilizados no interior. Por exemplo, cortinas de filamento ou opções de cordas com decoração em forma de pingentes e miçangas, ou cortinas japonesas e clássicas inteiramente compostas por persianas de tecido - tudo isso é perfeito para separar visualmente a cozinha da área de jantar. Além disso, esses produtos parecem bastante leves e arejados, de modo que o interior como um todo não será pesado.

Freqüentemente, os elementos de mobília relacionados ao fone de ouvido são usados ​​para zonear o espaço da cozinha. Por exemplo, um balcão de bar de qualquer comprimento separará uma linha clara entre a área de alimentação e o compartimento de cozimento. Além disso, este elemento é muito funcional, todos os habitantes da casa vão adorar. Também são usados ​​armários de cozinha longos, sofás e conjuntos de mobília de jantar na forma de um pequeno sofá de canto e mesa. Além disso, o zoneamento pode ser feito sem o uso de nenhum item. Pode ser denominado condicional, uma vez que se consegue separando diferentes zonas com diferentes revestimentos para pavimentos, bem como elementos de iluminação.

Soluções de estilo

O estilo com que a futura cozinha-sala de jantar será decorada desempenha um papel importante, pois os móveis, os acessórios e às vezes os pratos são selecionados de acordo com o estilo. Considere as soluções estilísticas mais originais, harmoniosas e práticas para espaços de cozinha com zona de refeições.

  • Clássico, que não perdeu sua popularidade há muito tempo, é bastante adequado para o projeto de cozinha. Este estilo caracteriza-se pela utilização de materiais naturais de elevada qualidade, bem como pelo predomínio dos tons de bege e castanho no design, presença de molduras decorativas em estuque e decoração em forma de elementos dourados.
  • Salas de jantar-cozinha, decoradas no estilo de Provença... Tal como os clássicos, esta tendência caracteriza-se pela presença de materiais naturais, principalmente madeira, que são utilizados tanto no fabrico de móveis adequados como na decoração de paredes, pavimentos e tectos. Na maioria das vezes, as cores claras prevalecem no interior e os tons brilhantes são usados ​​apenas para decoração.
  • Tem características semelhantes estilo sertanejo, que geralmente é referido como áreas rurais. Este estilo é caracterizado por tons claros e castanhos, atributos de móveis de madeira maciça, bem como elementos de decoração envelhecidos. É interessante notar que muitas vezes até mesmo a técnica é selecionada no design estilístico adequado.
  • Moderno e bonito interior minimalista pode ser criado decorando o espaço da cozinha no estilo "high-tech". Esta tendência popular tem características próprias, por exemplo, a utilização de vidro e elementos metálicos em grande quantidade, a presença de uma cor principal brilhante, bem como a presença de eletrodomésticos populares na cozinha.
  • Estilo eclético embora possa ser usado no projeto de cozinhas e salas de jantar, ainda não é muito popular, já que muitas pessoas não gostam dos princípios básicos dessa direção. O facto é que este estilo consiste numa mistura de vários outros, portanto, com a escolha errada do mobiliário ou da decoração, a divisão ficará desarmoniosa e desconfortável.

Espectro de cores

A percepção visual do espaço da cozinha depende diretamente da escolha das cores, uma vez que algumas cores podem tornar o ambiente mais amplo e luminoso, enquanto outras, ao contrário, tornarão a cozinha desconfortável e desordenada. Para evitar que isso aconteça, os profissionais recomendam optar por cores claras. Por exemplo, tons de baunilha, leite cozido e marfim vão parecer muito sofisticados e elegantes no design de cozinha. E para torná-lo mais harmonioso, pode-se acrescentar alguns detalhes em tons mais escuros, por exemplo, café com leite, rosa empoeirado ou nogueira.

Tons pulverulentos ficam lindos, que também são aceitáveis ​​em um espaço de jantar. O tom pêssego claro vai ajudar a dar ao quarto um aspecto mais fresco e original, e as cores limão claro e rosa claro vão ajudar a manter sempre o humor dos moradores dos apartamentos no seu melhor. Algumas pessoas preferem aderir ao minimalismo na concepção das instalações, por isso optam por designs de parede monocromáticos, unidades de cozinha e outros móveis. Na maioria das vezes, o branco é usado para essas soluções de design, que podem ser complementadas por detalhes de aço discretos na forma de pernas de cadeiras, alças de gabinete e ganchos de louça.

Algumas pessoas ainda preferem cores escuras e brilhantes no interior de cozinhas e salas de jantar. Esses quartos parecem um tanto sombrios e extravagantes, mas com os detalhes certos e boas combinações de cores, uma cozinha escura se tornará um verdadeiro cantinho de luxo em um apartamento. Cores como bordô, vermelho, cereja, tons escuros e mais claros de chocolate, lilás escuro e verde escuro, azul profundo e marrom, preto e cinza escuro parecem muito impressionantes. Esses tons são lindamente combinados com tons claros, bem como elementos de decoração em prata, ouro e bronze.

Seleção de móveis

Além do zoneamento e do design estilístico, é necessário estar atento à escolha do mobiliário, que não é apenas a funcionalidade direta da cozinha, mas também uma parte muito importante do interior como um todo.Vamos considerar com mais detalhes quais atributos de móveis a cozinha-sala de jantar deve ser preenchida.

  • Em primeiro lugar, é conjunto de cozinha... É desejável que seja uma estrutura de uma só peça com uma única mesa, bem fixada à parede. Assim, o espaço atrás dos armários, entre e embaixo deles, será protegido de partículas de alimentos. Também é melhor que o fone de ouvido consista em um conjunto de gabinetes inferiores e superiores, pois isso o tornará mais funcional. Além disso, a tecnologia embutida será uma vantagem indiscutível, pois além da praticidade, também complementará visualmente a composição.
  • A área de jantar deve ser colocada tabela... Pode ser uma versão compacta em madeira, metal e vidro, bem como um modelo deslizante que acomodará um grande número de convidados.

Se o espaço permitir, é recomendável que você simplesmente compre uma mesa bastante grande, já que muitas pessoas notam a vida útil não muito longa das mesas corrediças.

  • Não se esqueça de cadeiras, mas atenção especial deve ser dada à sua escolha. Como a pessoa quer se sentir confortável ao comer, é recomendável optar por cadeiras com assento macio e encosto macio e confortável.

Se o espaço permitir, você pode até conseguir pequenas poltronas com braços.

  • Se você dividir o espaço em zonas usando atributo de mobília, você precisará comprá-lo. Os gabinetes podem não se encaixar perfeitamente no interior por um motivo simples - a maioria deles tem uma parede traseira não formada, que parece feia.

Prateleiras duplas com compartimentos são perfeitas e podem ser preenchidas com acessórios ou caixas bonitas.

  • Além disso, se a sala de jantar for espaçosa o suficiente, você pode complementar o interior com um pequeno sofá, armário sob a geladeira, bar e cadeiras altas.

Elementos de decoração

Claro, nenhum interior ficará harmonioso sem elementos decorativos que podem parecer insignificantes, mas são uma parte muito importante da composição. Por exemplo, flores naturais ou artificiais ajudam a refrescar um pouco o ambiente e, se forem combinadas com a cor de qualquer outro elemento decorativo, essa combinação se tornará um destaque do interior. Lindas cortinas também são uma solução de design original. Mas você não deve comprar produtos longos feitos de tecido denso, pois eles ficarão muito volumosos e inadequados na cozinha. Opções light com estampas florais, frutas ou frutos silvestres, cujo comprimento fica logo abaixo do peitoril da janela, servem.

Lindos vasos podem se tornar uma adição original ao interior. Podem ser produtos altos ou até mesmo de piso com flores artificiais, ou pequenas opções de formato redondo onde flores secas decorativas podem ser colocadas.

Além disso, guardanapos, toalhas de mesa, lindos porta-panelas, bandejas ou até mesmo elementos de talheres podem atuar como uma decoração original.

Exemplos de sucesso

O design original em estilo clássico confere a esta cozinha-sala de jantar um charme especial. O interior é dominado por tons suaves de luz e marrom, o que torna o quarto imponente e sofisticado.

Uma bela ideia para a decoração de um espaço de cozinha, feita nos tons branco e marrom claro. A sala de jantar está equipada com roupeiros embutidos, o que a torna bastante espaçosa.

Um grande número de elementos de madeira tornam esta cozinha verdadeiramente acolhedora. Vai ser bom tomar um chá aqui nos dias frios ou reunir toda a família nas férias.

Para o projeto de uma espaçosa cozinha-sala de jantar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa