Cozinha

Cozinhas sem porta: características e variedades

Cozinhas sem porta: características e variedades
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de vagas
  3. Opções de design
  4. Soluções de estilo
  5. Materiais (editar)
  6. Dicas de Seleção
  7. Belos exemplos

Fazer a porta de uma cozinha sem porta é uma tendência da moda nos últimos anos. Essas soluções não só economizam dinheiro, mas também adicionam originalidade e identidade ao interior. Existem muitas opções para terminar as aberturas - vamos examiná-las mais de perto.

Peculiaridades

Como você sabe, uma cozinha é uma sala onde os alimentos são constantemente processados ​​e os alimentos são preparados. Na maioria das vezes, ele é preenchido com vapores e cheiros de comida. Tudo isto torna a divisão húmida e rapidamente poluída, o que torna muito mais difícil o cuidado das portas, encurtando a sua vida útil, e isto é especialmente desagradável se forem feitas de tipos de madeira caros.

Mas este não é o único problema - sabe-se que as portas reduzem visualmente os quartos já pequenos. Além disso, a necessidade de abrir a janela reduz o espaço para organizar as áreas funcionais - os designers calcularam que o modelo de swing padrão esconde cerca de 1 sq. área m.

Uma porta aberta, por outro lado, expandirá visualmente os limites da cozinha e combinará ergonomicamente a cozinha com a sala de estar ou sala de jantar.

As vantagens das aberturas abertas também podem ser atribuídas à estética, aparência fora do padrão - com uma decoração competente e estilosa, a passagem pode parecer muito estilosa.

A ausência de uma folha de porta que bloqueie o movimento das massas de ar favorece a circulação normal do ar e mantém um microclima favorável na sala.

No entanto, nem toda a gente gosta de portas sem porta, uma vez que não permitem o isolamento completo da divisão.

Para ser justo, deve-se notar que, quando se trata da cozinha, isso não é crítico, a menos, é claro, que a porta seja necessária para separar o cômodo do quarto ou do quarto das crianças.

Tipos de vagas

A geometria da porta é limitada apenas pela sua imaginação, e as opções mais populares são configurações retangulares e arcos.

Para a instalação de uma abertura retangular padrão, não é necessária a reabilitação e destruição parcial da parede (claro, se as dimensões forem padrão, ou seja, 200x70 cm). Esta opção é harmoniosa em interiores dos mais diversos estilos. Como regra, essas entradas não requerem um projeto especial.

Se você quiser tornar o interior mais macio, pode arredondar as bordas da abertura. Para fazer isso sozinho, você pode usar elementos de madeira, compensado e outros materiais adequados. Essa abertura parece elegante e leve, é apropriada em interiores clássicos, destaca-se favoravelmente a Provença, Art Nouveau, Art Deco e muitas outras direções.

As aberturas em arco não são menos populares, neste caso a parte superior é primeiro levantada, só então recebe uma forma arredondada. Dependendo da solução do projeto, o arco pode ser alto ou achatado - e em ambos os casos é extremamente importante observar a simetria geral da estrutura, porém, modelos assimétricos também são encontrados.

Opções de design

Você pode bater em uma passagem sem porta de diferentes maneiras: deixe a entrada aberta, como alternativa, você pode instalar uma tela, pendurar persianas.

Pode decorar a passagem para o corredor com a ajuda de tecidos - as cortinas irão criar uma atmosfera de calor e conforto na cozinha e irão completar harmoniosamente o conceito de design. É importante que as cortinas possam, se necessário, esconder completamente o que está acontecendo dentro da cozinha de olhares indiscretos.

Se não sentir necessidade de um bom isolamento da divisão, pode pendurar cortinas de tecido e fixá-las com cordões decorativos, clipes ou fitas.

Uma opção bastante original será o uso de todos os tipos de pingentes suspensos, que podem ser adquiridos em lojas especializadas, ou você mesmo pode fazer com os materiais disponíveis:

  • clarins;
  • plástico;
  • bambu;
  • miçangas;
  • elementos de madeira;
  • fio.

Alguns artesãos usam “cortinas” feitas de materiais de sucata - canudos de coquetel, canetas hidrográficas velhas e até tubos de jornal para decorar a porta. Essas estruturas não interferem na propagação do ruído, mas, ao mesmo tempo, efetivamente dividem a sala e ocupam muito menos espaço.

As cortinas verticais parecem muito elegantes em interiores modernos. Normalmente, eles são fixados acima da porta, enquanto a largura dessas cortinas na forma aberta deve ser 10-20 cm maior do que a própria abertura.

Mas o uso de cortinas com fechamento horizontal não é recomendado - cortinas romanas, austríacas, francesas, bem como japonesas criarão inconvenientes ao se deslocar da cozinha para outras divisões e vice-versa.

Soluções de estilo

É muito importante que a abertura sem porta se encaixe harmoniosamente na solução estilística geral do interior:

  • estilos rococó, barroco e império preferem linhas curvas com abundância de elementos decorativos - neste caso, usam-se estuques, relevos ornamentados, bem como dourados;
  • para clássicos aberturas arredondadas são características;
  • no arranjo interiores orientais designers dão preferência às aberturas mais extraordinárias e fora do padrão - elas são feitas em forma de flechas, corações, opções em forma de cunha parecem harmoniosas;
  • direções modernas industrial, loft e alta tecnologia combinados com aberturas retangulares - esses estilos seguem os princípios das linhas lacônicas, portanto, as opções arredondadas serão inadequadas aqui;
  • contornos curvos serão um bom acento para estilística arte moderna e pop.

Materiais (editar)

Ao decorar uma porta, o material de acabamento é muito importante.Em teoria, pode ser qualquer coisa, mas, como mostra a prática, a escolha do método de acabamento deve ser condizente com o resto do interior.

E se o design da entrada não puder ser combinado com a decoração geral da cozinha, a percepção do espaço será irremediavelmente estragada.

Você também não deve se esquecer do lado prático da questão. A cozinha é um cômodo com alta umidade e altas temperaturas, além disso, a abertura, em princípio, é uma área de alto risco, já que muitas vezes está exposta a danos mecânicos e atritos - aqui deve ser dada preferência a superfícies resistentes ao desgaste de alta resistência.

O estuque é um material muito original para o revestimento de portas, embora nos últimos anos tenha vindo a perder terreno a favor de revestimentos de acabamento mais modernos. Normalmente é usado gesso ou poliuretano, o segundo é mais conveniente - ao contrário do gesso, o poliuretano pesa menos, é muito fácil de limpar e está bem preso.

Esta decoração é apropriada em cozinhas clássicas, venezianas ou qualquer outro estilo semelhante. Ao escolher uma direção mais restrita, é melhor dar preferência a outros materiais.

Observação: a moldagem de estuque não é recomendada para salas pequenas e cozinhas com tetos baixos.

A decoração da abertura com uma pedra parece muito estilosa. Pedra natural é um prazer bastante caro, e é mais difícil de trabalhar com ela, portanto, na maioria das vezes análogos artificiais são usados ​​em cozinhas, eles são feitos de materiais naturais, mas tintas e polímeros são adicionados durante o processamento.

É muito difícil terminar a abertura com uma pedra sozinho, sem habilidade para o trabalho, pois este material é muito caprichoso no assentamento. Para conseguir a fiabilidade da sua fixação à parede, é necessário pré-cobrir a superfície com várias camadas de primário, devendo as próprias pedras após a colagem ser seguradas longamente para uma ligação mais estável.

No entanto, todos os esforços despendidos valem, sem dúvida, a pena - o acabamento decorativo distingue-se pela sua durabilidade e aspecto espectacular, sendo a resistência ao desgaste do material e a facilidade de manutenção um bónus agradável.

Painéis de plástico são considerados a opção mais econômica; eles podem ser selecionados em qualquer esquema de cores, mas revestimentos que imitam madeira natural ou combinados com papel de parede ficarão melhores nas aberturas.

Recentemente, uma tendência muito moderna tornou-se o uso de ladrilhos de clínquer, que são popularmente chamados de "ladrilhos de tijolo". Em anos anteriores, os designers usavam o material principalmente para revestir as fachadas externas de casas particulares, mas descobriu-se que também ficava muito elegante em ambientes fechados.

A telha é um painel em forma de tijolo bastante limpo e elementos de canto - os últimos são muito convenientes para decorar uma porta e arco. E se você suplementar essa solução com revestimento de janela com o mesmo material, esta opção parecerá muito vantajosa.

A madeira é considerada um material tradicional para o acabamento da abertura. Normalmente utilizam-se platibandas de madeira, se necessário, podem ser pintadas em qualquer cor, decoradas com talha e elementos decorativos com dobradiças.

A madeira é um clássico, não perde popularidade, ao mesmo tempo que é ecológica e acessível.

Dicas de Seleção

Ao escolher formas de projetar uma entrada sem porta, é fundamental levar em consideração as peculiaridades da cozinha e de todo o apartamento como um todo.

  • Uma solução universal para salas com qualquer teto será uma abertura retangular.
  • As opções em arco e hexagonal são ideais para cozinhas com tectos baixos, visto que o aumentam visualmente.
  • Se a cozinha for pequena com uma área inferior a 8 m2. m, é aconselhável organizar a abertura em cores claras. Isso contribuirá para a expansão visual dos limites da sala. O acabamento em cores escuras é permitido apenas para salas com uma metragem de mais de 10 metros quadrados. m.
  • Se não houver ventilação suficiente na cozinha, é melhor usar plástico, pedra de fachada ou madeira tratada com materiais resistentes à umidade para decorar uma abertura sem porta.

Dica: se as paredes ao redor da abertura forem maiores que 0,8 m, você pode organizar saliências com prateleiras e nichos - esta solução aumentará muito a ergonomia e a funcionalidade do espaço.

A cor dos painéis de acabamento pode ser contrastante em relação às paredes, mas ao mesmo tempo não deve ficar fora do esquema de cores geral, a opção ideal é quando o forro do corredor coincide com a tonalidade do piso ou teto. Uma solução eficaz seria usar aberturas assimétricas, mas elas parecerão mais vantajosas em conjunto com paredes lisas.

Belos exemplos

Considere várias opções bonitas para o acabamento de uma porta de cozinha:

  • um portal, em vez de uma porta, na cozinha é uma solução elegante e funcional que apresenta muitas formas e variações;
  • cortinas verticais podem ser instaladas em salas separadas;
  • alguns preferem separar a cozinha do corredor com uma tela;
  • convém dividir as áreas funcionais com cortinas de tecido, podendo ser substituídas por uma cortina de fio;
  • você pode criar opções mais originais - por exemplo, todos os tipos de pingentes que dão ao design um charme especial.

Como fazer um arco retangular na cozinha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa