Cuidados com o rosto

Como vaporizar seu rosto adequadamente?

Como vaporizar seu rosto adequadamente?
Contente
  1. Características do procedimento
  2. Medidas de precaução
  3. Preparação
  4. Como conduzir?
  5. O que você pode adicionar?
  6. Recomendações

Muitas mulheres provavelmente notam que depois de tomar um banho ou de ir ao banho, a pele do rosto fica lisa, sua cor melhora e os cravos diminuem. Essas mudanças positivas estão acontecendo não só porque você lavou bem o rosto, mas também sob a influência do vapor.

Características do procedimento

O efeito do ar quente e úmido em qualquer tipo de pele é muito grande. Ajuda a suavizá-lo, aumenta a sua elasticidade. O efeito do vapor é benéfico para o sistema vascular do rosto, pois os processos de suor e circulação sanguínea são potencializados. Depois de um banho de vapor, as manchas na pele do rosto geralmente se dissolvem e as reações inflamatórias cessam. Porém, o mais importante é que o vapor força a abertura dos poros, o que facilita a retirada de tampões de gordura, células queratinizadas, resíduos de maquiagem e outros contaminantes que involuntariamente se acumulam nos poros de moradores de megacidades e áreas com situação ecológica desfavorável.

Um banho de vapor é muito eficaz para limpar cravos da pele, tornando-o benéfico para quem tem pele oleosa ou áspera com poros obstruídos.

Freqüentemente, essa é praticamente a única maneira de curar a pele problemática, quando muitos cremes, loções e géis cosméticos são impotentes. A frequência e a duração da cozedura a vapor dependem do tipo de pele e do seu estado. Para pele oleosa com tendência a acne e inflamação, o procedimento dura de 8 a 10 minutos e pode ser feito a cada 2 semanas. Em casos excepcionais, o tempo de exposição pode ser aumentado para 12-15 minutos. A principal indicação para isso é a pele muito oleosa e áspera, que apresenta muitos poros e selos sujos.

Se a pele for normal ou mista e não houver contaminantes pronunciados, o tempo de vaporização é reduzido para 5-6 minutos e o procedimento é suficiente para ser realizado uma vez a cada 3-4 semanas. Com a pele seca, o tempo de exposição é ainda mais curto e a frequência é ainda menos frequente. A pele seca raramente tem tendência à formação de comedogênica, portanto, uma vaporização é suficiente uma vez a cada 3-4 meses. E se a sujeira ainda estiver presente na pele seca, o procedimento pode ser realizado com um pouco mais de frequência - uma vez a cada 2-3 meses, e na estação fria, banhos de vapor são indesejáveis.

Em cosmetologia, um banho de vapor é um procedimento básico. Depois de cozidos no vapor, os cremes e as máscaras são muito mais eficazes. Além disso, é necessário vaporizar o rosto antes de muitas sessões de cosmetologia. Antes da massagem, peeling, uso de scrubs e gommages, é muito desejável cozinhar no vapor. É especialmente necessário antes de limpar o rosto. A pele tratada com vapor desiste mais facilmente do conteúdo dos poros e cravos; após a limpeza, há menos vermelhidão e inchaço visíveis.

A pele limpa a vapor também é menos propensa a inflamações, o que é difícil de prevenir ao apertar cravos pretos na pele não tratada.

Medidas de precaução

Embora o cozimento a vapor seja benéfico de várias maneiras para a pele, especialmente para a pele problemática, lembre-se de que se livrar da acne é um processo muito demorado. Portanto, não espere resultados instantâneos de um procedimento. No entanto, mesmo com acne abundante, você não deve abusar dela. Uma etapa útil é uma consulta com um cosmetologista e um conjunto de medidas. Com todas as propriedades benéficas do procedimento, em alguns casos deve ser tratado com cautela, dado o estado do corpo.

As precauções podem ser as seguintes:

  • não exceda a duração recomendada e a frequência dos banhos de vapor, pois isso levará à perda excessiva de sebo, dilatação dos vasos sanguíneos próximos e efeitos adversos no tônus ​​muscular;
  • não se deve usar vapor muito quente, pois pode causar queimaduras na pele;
  • é aconselhável proteger a pele muito seca com um creme antes do procedimento;
  • na estação fria, você não deve sair imediatamente da sala, você pode sair ao ar livre não antes de 30-40 minutos após o procedimento, pois ao vaporizar os poros bem abertos, a pele perde sua lubrificação natural por um tempo , então o ar gelado é prejudicial aos vasos sanguíneos;
  • adie o procedimento se houver inflamação pronunciada;
  • muitas vezes é aconselhável adicionar ervas medicinais e outros produtos aos banhos de vapor, desde que não tenha uma reação alérgica a eles.

Como qualquer procedimento cosmético, cozinhar a vapor pode ter contra-indicações:

  • se erupções pustulares estiverem presentes, a vaporização pode significar a transferência de infecção para superfícies ainda maiores;
  • a presença de descamação deve impedi-lo, pois o cozimento no vapor tem um efeito de secagem;
  • uma contra-indicação é pele preguiçosa com um grande número de poros abertos, rosácea;
  • você precisa se abster do procedimento para doenças graves do sistema cardiovascular;
  • não há necessidade de vaporizar o rosto se houver feridas, cortes ou outros ferimentos;
  • um motivo sério para recusar o procedimento será a malha vascular no nariz e nas bochechas, herpes, dermatite, o estágio de inflamação da acne.

Preparação

Escolha um dia livre para cozinhar (vai levar muito tempo), especialmente se você planeja limpar o rosto mais tarde. Para realizar a cozedura a vapor, é necessário preparar-se para isso. A preparação dos itens necessários depende do método escolhido. Dispositivos especiais são usados ​​em salões de beleza. Hoje podem ser adquiridos em lojas especializadas ou farmácias. Eles facilitam muito o processo, pois a água é aquecida neles até a temperatura desejada.Freqüentemente, são equipados com temporizadores e reguladores que fornecem vapor. O uso do aparelho evitará que você derrame acidentalmente água quente sobre você.

O dispositivo ausente pode ser facilmente substituído por um recipiente largo de metal ou porcelana. Qualquer tigela, saladeira ou tigela pequena serve. Aqueça a água e adicione ervas medicinais para a fermentação. Você também precisará de uma toalha grande de veludo. Para quem não quer mexer em bacias, existe uma maneira mais fácil: você pode colocar uma pequena toalha umedecida em água quente no rosto. Para o mesmo fim, você pode comprar uma máscara na farmácia. Para as máscaras farmacêuticas, utilizam-se materiais naturais, geralmente impregnados com extratos de plantas medicinais. A máscara é umedecida com água e aplicada no rosto. Via de regra, os fabricantes indicam quanto manter no rosto. Se não houver indicação, 15 minutos serão suficientes.

Muitas marcas produzem agentes de vaporização especiais. Eles vêm na forma de cremes, géis, emulsões. A partir do contato com a água, eles passam a gerar calor. Esses produtos são mais suaves e, portanto, menos eficazes do que a verdadeira cozedura a vapor. Por outro lado, são perfeitos para aquelas mulheres para as quais o uso do vapor quente é contra-indicado. Deve ler atentamente as instruções de uso - podem indicar possíveis contra-indicações.

Agora você precisa preparar seu rosto para o procedimento. Em primeiro lugar, deve-se limpar a maquiagem com cosméticos. Em seguida, você precisa se lavar com água morna e agentes antibacterianos. Você pode usar qualquer marca de géis ou espumas adequados para o seu tipo de pele. Você também pode usar sabonetes especiais com diferentes aditivos, que são produzidos em uma grande variedade, por exemplo, alcatrão ou enxofre. Esse remédio limpará a pele com eficácia, sem enrijecê-la, e terá um efeito antiinflamatório e calmante.

O próximo passo, principalmente para a pele oleosa, é aplicar uma esfoliação ou esfoliação. Eles precisam ser aplicados na pele ainda úmida e esfregados facilmente, fazendo círculos ao longo das linhas de massagem. Essas linhas são direcionadas para fora do centro do rosto. É aconselhável proteger a delicada pele das pálpebras e dos lábios com um rico creme nutritivo. No caso de pele seca, isso deve ser feito. A pele delicada muito seca também pode ser coberta com uma fina camada de creme, mas deve ser aplicado no rosto bem limpo. Se você tiver uma pequena quantidade de vasos sanguíneos vermelhos visíveis no rosto, lubrifique-os também com creme.

Como conduzir?

Se nunca cozinhou no vapor, então pela primeira vez é melhor entrar em contato com o salão de beleza, onde aprenderá a fazer o procedimento corretamente e receberá as recomendações correspondentes ao seu estado e tipo de pele de um especialista experiente. Posteriormente, você mesmo poderá fazer a vaporização em casa. Há situações em que há um feriado e você quer limpar e refrescar o rosto. Para fazer isso rapidamente em casa, máscaras de farmácia e géis especiais irão ajudá-lo.

A vantagem é que não requerem um processo de preparação. Bastará limpar o rosto, aplicar o gel e deitar por 15-20 minutos.

É claro que não haverá vaporização muito profunda, mas a composição dos géis geralmente inclui substâncias com efeito antiinflamatório e calmante, enriquecidas com vitaminas e extratos vegetais. Os géis a vapor fazem mais do que limpar a pele. Eles ajudam a aumentar seu tom e a criar uma barreira protetora. Os géis de bons fabricantes têm um efeito duradouro. Em caso de reação alérgica, o uso do produto deve ser interrompido. Além disso, de forma simples e rápida, você realizará o procedimento com uma toalha umedecida em água quente e torcida. Quando esfria, é umedecido novamente com água quente. Isso deve ser feito várias vezes.

Para realizar o procedimento usando vapor, despeje água quente em um recipiente preparado. Incline-se sobre ele - o vapor não deve queimar, o rosto deve ser vaporizado a uma temperatura confortável. O indicador ideal é +60 C. Se ficar muito quente, levante a ponta da toalha. Depois de tirar o cabelo do rosto e cobrir a cabeça e os ombros com uma toalha sobre o contêiner, fique nessa posição pelo tempo certo.

Inicie um cronômetro - isso o ajudará a não exagerar no procedimento. Você não precisa manter a cabeça acima da própria água; mantenha uma distância de 20-30 cm.

Quando terminar de cozinhar, esfregue a pele. Isso ajudará a remover quaisquer comedões remanescentes e outras impurezas dos poros. Se sua pele for macia e sensível, pule esta etapa.

Agora enxágue o rosto com água fria. Embora isso seja necessário para fechar os poros dilatados e limpos, não use água muito fria. Seque o rosto com uma toalha limpa e seque com um desinfetante de acordo com o seu tipo de pele. Para secos, loções e tônicos são adequados; para problemas oleosos, você pode usar agentes contendo álcool, por exemplo, ácido salicílico, tintura de calêndula, solução de cloranfenicol. Têm efeito anti-acne e efeito adstringente.

Sua pele agora está pronta para aplicar máscaras e cremes nutritivos. Use cosméticos prontos embalados em tubos. Máscaras que usam clara de ovo, suco de limão, pepino e outros produtos são freqüentemente aconselhadas. Eles são realmente muito úteis, mas não agora, quando os poros ainda estão abertos e vulneráveis ​​a infecções.

Não é recomendado o uso de produtos próprios após o banho de vapor, pois é muito problemático garantir a pureza ideal dos produtos.

O que você pode adicionar?

Para tornar o cozimento a vapor ainda mais benéfico, folhas, flores ou raízes de ervas são adicionadas a ele. Você pode pegar uma planta, seria uma boa solução preparar uma coleção a partir delas. É tomado a uma taxa de 1 colher de sopa. eu. para o procedimento. Para que as ervas se manifestem melhor, elas são imersas em água até serem aquecidas e levadas à fervura. Quando a água esfriar até a temperatura desejada, o vapor estará saturado com substâncias úteis.

As ervas agem na pele de maneiras diferentes:

  • para todos os tipos de pele, pode-se adicionar camomila e calêndula, que têm efeito bactericida e calmante;
  • a urtiga será útil para tonificar a pele e estimular os processos do metabolismo celular;
  • a salsa e o dente-de-leão ajudam a clarear sardas e manchas senis;
  • para o tom de pele cansado e perdido, adicione alecrim, flores de tília e endro;
  • para pele seca, alfazema e erva-cidreira, folhas de coltsfoot são adequadas;
  • sálvia, flor de tília, castanhas, hortelã-pimenta têm um efeito maravilhoso na pele oleosa;
  • para se livrar da acne com mais eficiência, é aconselhável usar mil-folhas ou sucessão, babosa ou erva de São João, casca de carvalho.

Se essas ervas não estiverem à mão e você precisar colocar seu rosto em ordem rapidamente, você pode usar refrigerante. Afeta eficazmente a pele oleosa com tendência para acne, ajuda a suavizá-la e a eliminar os comedões.

O refrigerante é frequentemente usado sozinho ou com vários aditivos como esfoliantes. Se houver acne nas costas e no peito, é recomendável tomar um banho de refrigerante. Na Internet, você encontrará dezenas de receitas com esse ingrediente em sua composição. Para um banho de vapor, 1-2 colheres de chá são suficientes. produtos. Você também pode fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplicá-la após o procedimento. A pele fica macia, flexível e deliciosa com poros limpos.

Os óleos essenciais também podem ser adicionados ao banho. Eles não só têm um bom efeito na pele, tonificando e ativando seus processos, mas também têm um excelente efeito no estado psicoemocional de uma pessoa. Hoje, existe uma grande seleção de óleos à venda, e seu efeito é indicado na embalagem. Você pode encontrar facilmente o caminho certo para você. Algumas gotas de óleo bastam para um banho de vapor. Deve ser adicionado imediatamente antes do uso.

Recomendações

O banho de vapor é um tratamento maravilhoso para a pele e pode ajudar em emergências.No entanto, deve-se lembrar que o cuidado facial não é um evento único raro, mas toda uma gama de medidas. O cuidado facial deve ser feito todos os dias. Só então você alcançará um resultado positivo duradouro.

Não se esqueça de aplicar um creme noturno para restaurar a epidermee, durante o dia, proteja o rosto das influências ambientais nocivas e da radiação ultravioleta com um creme de dia.

Use produtos adequados para sua idade, tipo de pele e estação do ano.

O produto certo de uma marca barata será muito mais eficaz do que uma marca cara e de prestígio que não corresponde ao seu tipo de pele. Ao cuidar do seu rosto, não se esqueça da delicada pele das pálpebras - elas precisam de um remédio especial, porque os cremes para os olhos comuns são muito pesados. Se, por qualquer motivo, for difícil para você decidir sobre os métodos de tratamento, consulte um cosmetologista.

Para obter informações sobre como fazer em casa um banho de vapor adequado para o rosto e limpar os poros, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa