Pedras e minerais

Tudo sobre ruby: significado, tipos e propriedades

Tudo sobre ruby: significado, tipos e propriedades
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição e significado
  3. Local de nascimento
  4. Variedades
  5. Propriedades
  6. Para quem é adequado?
  7. Âmbito de aplicação
  8. Como distinguir de um falso?
  9. Diferenças de outras pedras
  10. Cuidado

Os rubis são belos minerais naturais de cor vermelho-sangue. Os íons de ferro dão um tom rico à gema. O tamanho dos cristais chega a 400 quilates, e suas propriedades físicas literalmente fazem os preços "saltarem" no vasto mercado de joias. Existem muitas variedades de gemas que diferem em estrutura e cor.

História de origem

A primeira aparição do rubi está documentada em textos indianos do século 4 aC. NS. O mineral é designado como ratnaraja - "pedra preciosa" na tradução do sânscrito. Nos relatos históricos, foi chamado de talismã que garante a seu dono uma vida tranquila e segura. Ruby imortalizou sua suculenta tonalidade vermelho-sangue, graças à qual era igual a diamantes.

Na Birmânia, a gema foi extraída em grande escala. As pessoas acreditavam que deveria ser colocado sob a pele para proteger a mente e o corpo. Se o rubi se tornasse parte da carne de seu dono, então, de acordo com a lenda, ele poderia proteger o dono da espada e das flechas. Freqüentemente, eles escreveram sobre joias na Bíblia, onde descreveram a joia como perfeição. Nos países asiáticos, acreditava-se que o rubi era uma gota de sangue de dragão. Por causa dessa comparação, foi usado como remédio para a peste e como proteção contra doenças.

Na Rússia Antiga, safira e rubi eram freqüentemente confundidos, chamando ambas as pedras de yahonts. As pedras eram distinguidas apenas pela cor.

A definição moderna de rubi foi dada pelo mineralogista sueco Valerius no século XVIII.

Descrição e significado

O rubi verdadeiro parece um mineral vermelho duro.A substância natural é turva, tem uma forma assimétrica com muitos pequenos cristais salientes. A superfície do mineral é sedosa ao toque. Há manchas de cor leitosa nele.

Após o processamento, a gema adquire uma tonalidade vermelho escuro, torna-se transparente e lisa. Uma exceção é o corindo: a pedra polida tem uma tonalidade rosa suave com tonalidades roxas.

O rubi cortado é duro e muito pesado. Sua forma regular e lisa possui alta transmitância de luz. A gema não tem defeitos externos ou internos. Não há rachaduras ou vazios no centro do mineral.

Para os humanos, o rubi permaneceu um símbolo de amor, beleza e riqueza.

Acredita-se que a pedra desperta a sede de vida, protege o dono da mentira e mantém a saúde.

Local de nascimento

As gemas são extraídas em diferentes partes do mundo, com exceção da Antártica. Mas os rubis da mais alta qualidade são encontrados na Ásia. Os principais exportadores do mineral "sangrento" são Tailândia, Sri Lanka, Camboja, Paquistão, Pamir, Tajiquistão, Mianmar. Espécimes menores, mas incomuns, são encontrados na África Oriental: Quênia e Tanzânia.

Este último fornece joias de Vinza. Nesta área, pequenos cristais são extraídos, o tamanho dos quais raramente ultrapassa 2-2,5 quilates. Ao mesmo tempo, apesar de seu baixo peso, são altamente transparentes e não apresentam danos internos. Após o processamento das joias, elas apresentam um brilho deslumbrante, pelo que são muito valorizadas no mercado.

Na Rússia, rubis praticamente não são encontrados. Pedras raras podem ser encontradas nos Urais Polares. Eles são extraídos como material complementar em depósitos de corindo.

Os mais comuns são rubis artificiais. As pedras sintéticas são feitas de corindo fundido com adição de impurezas químicas. Em grandes quantidades, essa produção foi gravada no Reino Unido, EUA, França, Alemanha.

Variedades

As pessoas começaram a minerar rubis na virada da Idade do Bronze. Pesavam apenas 35 quilates, mas mesmo assim eram de alta qualidade e tinham uma cor forte de sangue. Devido à sua beleza natural, pedras vermelhas adornavam líderes e reis, eles eram soldados em joias e reverenciados.

O preço dos rubis continua alto, porque quase todos os depósitos de pedras preciosas se esgotaram e as gemas se tornaram presas raras. Um custo menor é observado para os minerais refinados, que são preenchidos com vidro pelos joalheiros. Este procedimento não é considerado falsificação e é regulamentado pela Confederação Internacional de Joias.

O tipo mais caro de mineral "sangrento" é um rubi chamado "sangue de pombo" - uma joia de tonalidade vermelha brilhante com uma tonalidade roxa. O nome do mineral raro foi inventado por um gemólogo suíço. O cientista percebeu a semelhança das primeiras gotas de sangue escorrendo do bico de um pássaro moribundo, com a cor de um mineral natural.

Existem espécimes de cor vermelho escuro que são extraídos de Mianmar ou Birmânia.

O maior rubi do mundo foi encontrado na Groenlândia. Seu peso é de 440 quilates. A pedra permanece sem tratamento, portanto ainda não é reconhecida pela sociedade moderna. Após o corte, o peso da joia será, segundo cálculos preliminares, de 380 quilates. O espécime birmanês pesando 400 quilates é considerado o rei dos rubis.

Existem rubis estrelados, que não se distinguem pelo depósito ou por uma tonalidade rara - no centro da gema processada há uma estrela brilhante de seis pontas. Este fenômeno recebeu um nome separado - o "efeito de asterismo". Freqüentemente, esses minerais permanecem opacos, mas minerais com alta transmitância de luz são encontrados. O custo deste último nas pradarias do mercado de joias aumenta 2-3 vezes.

Ruínas de estrelas de alta qualidade são fornecidas principalmente por países asiáticos: Vietnã, Birmânia, Tailândia.Algumas das joias vêm do Sri Lanka. Em casos raros, uma estrela dupla pode ser encontrada em uma estrela de rubi, que tem 12 raios.

Essas pedras são consideradas inestimáveis.

Além da estrela de rock, existem outras variedades interessantes da gema no mundo. Um deles - aniolita - tem uma estrutura intrincada de zoisita verde com inclusões de rubi. Os últimos são distinguidos por um rico matiz rosa ou vermelho.

A combinação única de cores cria lindos padrões, graças aos quais a pedra é muito procurada nos leilões e no mercado de joias. Os anionitas são encontrados apenas em um lugar em todo o planeta - na Tanzânia (África). A extração de joias raras não é capaz de satisfazer todos os compradores, portanto, muitas vezes podem ser encontradas falsificações no mercado. Você pode evitar esse padrão ao se familiarizar com os documentos da pedra preciosa. Se um depósito não estiver indicado no papel e estiver sendo vendido a um preço baixo, você deve ter cuidado e se recusar a comprá-lo.

Rubis pretos são um tipo de espinélio. Seu valor de mercado não é tão alto quanto o dos minerais magmáticos reais. O espinélio negro pode ser visto na coroa do Império Britânico.

Propriedades

Antes de comprar um rubi, é recomendável que você se familiarize com suas características naturais e propriedades benéficas.

Fisico quimica

Ruby pertence à categoria de rochas ígneas. A fórmula química do corindo é Al2O3. A gama de cores geralmente varia do rosa ao vermelho sangue, que aparece na estrutura mineral devido ao alto teor de impurezas de óxido de ferro e cromo. Na escala de Mohs, o coeficiente de dureza de uma gema é de 9 pontos, razão pela qual o rubi não é muito inferior aos diamantes. Sua densidade é de 4-4,05 g / cm³. O corindo pertence à classe I de joias. Após o corte e moagem, a pedra torna-se totalmente transparente.

Em casos raros, inclusões de rutilo podem estar presentes no rubi.

A pedra possui várias propriedades físicas importantes.

  1. Coeficiente de dureza aumentado. Ruby pertence ao grupo dos minerais mais densos. Esta propriedade é típica para quase todas as rochas ígneas. A joia perde apenas para os cristais de diamante em densidade. Para ter certeza de que a pedra é forte, você deve largá-la de uma altura em uma superfície dura. Após uma colisão com metal ou vidro, não haverá danos no rubi.
  2. Espectro de cores. Rubis verdadeiros são vermelhos. Os tons de diferentes espécies podem variar, mas eles diferem uns dos outros apenas na saturação de cor. Estes são cristais principalmente vermelhos, bordô, rosa e escurecidos. Alguns rubis combinam várias cores, que criam belas transições de diferentes tons de vermelho.
  3. Corte claro do mineral. O rubi é formado com base no magma. Mesmo um mineral não cortado se distingue por bordas claras e regulares, nas quais não há defeitos ou dobras. Graças à alta densidade, os joalheiros podem fazer os cortes certos. A gema é fácil de cortar.
  4. Brilhar. É criada a falsa impressão de que a joia está coberta com brilho. A moagem aumenta as propriedades reflexivas e transmissivas do mineral.
  5. Brilho. As pedras naturais contêm apenas 2% de metal: cromo e alumínio. O primeiro cria o efeito de um brilho púrpura, que pode ser observado ao girar os cristais.

Em termos de propriedades químicas, o rubi não pertence a substâncias solúveis em água e solúveis em gordura. Não interage com ácidos fortes e fracos, não se decompõe em soluções alcalinas.

Mágico

Ruby ajuda o homem a se tornar mais confiante e corajoso, dá-lhe energia e o protege de olhos malignos. As joias deixam as mulheres mais atraentes, atraem os olhos e mostram interesse pelo sexo oposto.

Segundo o signo do zodíaco, a pedra promete determinação a Leão, ajuda na realização das tarefas estabelecidas. O rubi de Sagitário permite que você retenha o poder, dá determinação e coragem. O mineral "sangrento" torna essas pessoas mais leais, aumenta a paciência e alivia a vaidade. Para os cancerianos, a joia ajuda a eliminar o pudor, suprime a timidez.

Os rubis dão a eles a oportunidade de acreditar em sua própria força.

Devido às suas propriedades mágicas, a pedra é frequentemente usada para criar talismãs e amuletos. Eles têm as seguintes qualidades:

  • proteger o proprietário de danos, intenções prejudiciais e da influência negativa da inveja;
  • ilumina a mente, dá paz de espírito ao seu dono, melhora o estado psicoemocional e aumenta a resistência ao stress;
  • contribui para a conquista do sucesso no trabalho, vitória sobre os concorrentes e a concretização do sonho desejado;
  • ajuda a encontrar um amor forte, mantém a paixão em um relacionamento por muito tempo;
  • elimina a ansiedade, as dúvidas, suprime a incerteza e a ansiedade;
  • ajuda a livrar-se da infertilidade, cria fortes laços familiares;
  • permite que o proprietário ganhe riqueza;
  • alivia sentimentos negativos, melhora o humor.

Antes de comprar, lembre-se que uma joia não é para todos. As propriedades mágicas da pedra ajudam a aumentar as qualidades inatas de uma pessoa: boas e más.

Por essa razão, o rubi deve ser usado por pessoas que não abrigam malícia.

Terapêutico

Ruby não é apenas uma joia. A pedra mineral distingue-se pelas propriedades medicinais que permitem lidar com várias doenças. O cristal "sangrento" ajuda nos seguintes casos:

  • elimina doenças do aparelho digestivo: alivia o quadro em caso de lesões ulcerativas e erosivas do trato gastrointestinal, alivia a inflamação da parede do estômago, reduz o risco de hemorragia interna;
  • ajuda a livrar-se das crises epilépticas, reduz sua ameaça à vida do proprietário;
  • aumenta a acuidade de audição e visão;
  • normaliza o trabalho do sistema cardiovascular, melhora a elasticidade das artérias e veias;
  • elimina a inflamação das tonsilas faríngeas, auxilia nos resfriados e infecções agudas do aparelho respiratório;
  • tem um efeito positivo nas articulações, elimina a artrite e a dor;
  • facilita a condição com lesões da coluna vertebral, hérnias, doenças do sistema músculo-esquelético;
  • alivia doenças do sistema hematopoiético, reduz a hipertensão;
  • normaliza a atividade funcional do sistema nervoso central e periférico;
  • melhora a condução dos impulsos nervosos, elimina emoções negativas e normaliza os níveis hormonais;
  • alivia distúrbios do sono: sonolência ou insônia;
  • alivia o estresse físico e emocional na presença de estresse constante.

Em caso de síndrome de dor aguda, recomenda-se aplicar uma gema na área afetada. A gema ajuda a deter a depressão e a apatia devido à sua capacidade natural de afastar as emoções negativas e melhorar o humor.

Para quem é adequado?

Ruby geralmente é usado por pessoas que são boas em liderança e têm forte tenacidade. A joia os ajuda a atingir seus objetivos. Ao mesmo tempo, o mineral não é adequado para vaidosos, covardes e pessoas de espírito fraco.

A joia "sangrenta" é uma grande ajuda para mulheres que buscam compreensão e amor. Ajuda você a dar o primeiro passo, inspira confiança e elimina contratempos. Se as intenções do proprietário permanecerem sinceras e puras, a joia se tornará um poderoso talismã para essas pessoas. A pedra é adequada para os seguintes signos do zodíaco:

  • Leões;
  • Áries;
  • Sagitário.

A maioria das pessoas nascidas sob esses signos é caracterizada por um caráter temperamental e temperamental e uma forte vontade de espírito.Ruby não se adequa ao emocional e vulnerável Peixes e Libra.

Quando eles usam uma gema, o mineral suprime seu caráter.

Âmbito de aplicação

A joia é um excelente amuleto para médicos e pessoas em perigo: policiais, militares, bombeiros. Talismãs com rubis costumam alertar sobre a aproximação de problemas: o mineral escurece ou assume uma cor sangrenta mais saturada. Rumores populares dizem que rubis ajudam a proteger as pessoas de desastres naturais, danos ou mau-olhado.

Se houver cristais vermelhos na casa, então não haverá fogo na casa, ela não será roubada e os donos do apartamento não serão atacados. Com o uso constante de um amuleto com uma pedra preciosa, uma pessoa sempre terá sorte. O setor financeiro, a carreira e a saúde vão melhorar.

Os talismãs cercam o proprietário com energia positiva, dão-lhe mais oportunidades e alertam sobre os perigos. Esse amuleto ajuda pessoas de profissões criativas, acompanha aventuras e aumenta a eficiência. Em alguns casos, o mineral precioso pode gerar sonhos proféticos.

Se uma pessoa sonha com um rubi, então prosperidade e empreendimentos bem-sucedidos esperam por ela em um futuro próximo.

Mas na maioria das vezes eu uso rubi ao criar joias. Torna-se a peça central em:

  • argolas;
  • pulseiras;
  • colares;
  • brincos;
  • colar.

Rubis ficam lindos em prata. O metal precioso melhora as propriedades da gema. Recomenda-se comprar joias sofisticadas com rubis. Anéis enormes parecem piores.

Além de joias, os relógios são feitos de rubis. Pedras artificiais são inseridas em alguns produtos. Eles são de baixa qualidade e se deterioram rapidamente.

Para não adquirir acidentalmente uma falsificação, você precisa aprender a distinguir os minerais naturais.

Como distinguir de um falso?

No mercado de joias, até 70% das pedras preciosas são vidros falsificados, misturas diversas de componentes minerais ou ligas. Para adquirir um rubi natural, existem várias maneiras de reconhecer um original ou falso:

  • se você colocar uma gema em um copo de leite, o líquido ficará rosa;
  • O mineral "sangrento" praticamente não aquece com a temperatura corporal e permanece frio;
  • os cristais naturais podem ter rachaduras em zigue-zague naturais opacas;
  • sob a luz ultravioleta, os produtos falsificados adquirem uma tonalidade laranja;
  • não há bolhas de ar na estrutura da pedra natural.

Uma verdadeira pedra preciosa exibe um brilho violeta ao sol.

Diferenças de outras pedras

Freqüentemente, o rubi ou suas variedades em joias são substituídos por contrapartes mais acessíveis. Para tais fins, use pedras semipreciosas como turmalina, granada.

Ruby é significativamente mais caro no mercado de joias, mas a cor granada é semelhante ao mineral "sangrento". É bastante simples distingui-los: a granada não tem um brilho brilhante. Você deve levar uma joia falsa para uma lâmpada ou olhar para o sol através dela. As granadas emitem um brilho fosco, que é fundamentalmente diferente das tonalidades roxas do rubi. Além disso, a granada não tem a propriedade de ser magnetizada. Para conferir, é recomendável colocar as joias a serem conferidas em uma balança e trazer um ímã. Se a amostra aumenta a pressão no instrumento e seu peso aumenta, então é uma farsa.

As turmalinas são vermelhas ou rosadas. Quando expostos ou expostos à luz ultravioleta, eles adquirem uma tonalidade avermelhada. Ruby não muda sua cor.

Uma gema se distingue das joias de vidro baratas por sua alta resistência, falta de brilho e cor mais intensa. Além disso, suas diferenças são visíveis no preço: as falsificações são mais acessíveis. As dificuldades surgem ao comparar um mineral natural com uma liga de vidro e rubi. Para criar essa mistura, são usados ​​fragmentos de rocha ígnea. Migalhas e poeira são misturadas com areia, aquecidas. Para distinguir uma pedra falsa de uma pedra natural, recomenda-se que a joia seja avaliada por um joalheiro experiente.

As aniolites são frequentemente confundidas com safiras verdes. Em comparação com o rubi, essas gemas têm uma ampla gama de tons: rosa, azul, amarelo. A estrutura química de ambos os minerais é a mesma. Ao mesmo tempo, ao contrário das aniolitas, a safira não contém inclusões vermelhas de lascas de rubi.

Os diamantes são mais valiosos no mercado de joias do que os rubis. Eles têm uma densidade maior e são completamente transparentes.

Cuidado

Muitas pessoas que possuem uma pedra preciosa se perguntam como cuidar adequadamente de um rubi, porque se o processamento prematuro do mineral pode desbotar, e qualquer dano mecânico pode levar a rachaduras dentro da pedra e desvalorizá-la.

As bordas externas são densas, então eles não podem ser riscados ou lascados sem força adicional. Na escala de dureza mineral de Moss, a pedra só perde para os diamantes e a moissanita. O rubi não mancha nem estraga nem com o uso diário, por isso é uma boa opção para decorar um anel.

Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que uma joia pode quebrar facilmente quando exposta a um objeto pontiagudo. Os proprietários de pulseiras e anéis nos quais a pedra se projeta fortemente além da joia devem estar cientes disso.

Para evitar danos à gema, as joias devem ser removidas antes de realizar as tarefas domésticas.

O dono da gema precisa aprender a limpar o rubi de maneira adequada. Isso requer água com sabão. Durante o procedimento, você deve seguir as instruções passo a passo.

  1. Coloque as joias de rubi em um recipiente com água morna. Você deve primeiro adicionar sabão ou limpador de louça ao líquido.
  2. Deixe o produto de molho por 20 minutos.
  3. Após o tempo necessário, você deve retirar as joias, limpar a pedra com uma escova de dente ou pano macio. Depois disso, você precisa lavar a moldura para a gema. Nesse caso, recomenda-se a utilização de uma escova para que os fios possam limpar os pontos de difícil alcance do produto. Deve-se ter cuidado ao limpar um rubi preso a uma joia com pinos: geralmente são fáceis de quebrar ou a pedra pode escorregar.
  4. A base da joia pode ser limpa com um pano. Não riscará nem danificará o metal precioso macio.
  5. Após a limpeza, enxágue bem as joias com água limpa e seque com um pano macio.

É permitido limpar a gema com detergente ou produtos químicos domésticos. Em primeiro lugar, você deve certificar-se de que sua composição não danificará a estrutura mineral do cristal. Recomenda-se armazenar o mineral seco. É aconselhável adquirir uma caixa de joias especial para guardar a gema.

Primeiro, você deve embrulhar o mineral em um pano macio ou saco plástico: o rubi pode arranhar outras joias com pedras densas, como diamantes. Mas muitas vezes acontece o contrário: devido à sua alta densidade, a pedra "sangrenta" danifica facilmente outras gemas e itens de metal macio.

Você pode descobrir mais sobre as propriedades mágicas do rubi assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa