Pedras e minerais

Prasiolite: características e propriedades

Prasiolite: características e propriedades
Contente
  1. Descrição
  2. Como distinguir de ametista verde?
  3. Local de nascimento
  4. Propriedades
  5. Tipos e cores
  6. Para quem é adequado?
  7. Cuidando de um produto de pedra

O mercado de joias é amplo e diversificado. O número de gemas naturais e artificiais é tão grande que é muito difícil entendê-las. Hoje vamos considerar um deles - prasiolite.

Descrição

Esta pedra pertence à família do quartzo, que também inclui citrino dourado, cristal de rocha incolor, quartzo fumê e ametista. A prasiolita tem uma tonalidade esverdeada, que lembra o crescimento da cebola jovem. A pedra é transparente ou translúcida. A escala de Mohs tem dureza 7, embora seja bastante frágil. Os cristais têm a forma de um prisma hexagonal. A fratura tem formato concoidal. Este mineral é muito mais barato do que a turmalina, o peridoto e o berilo, por isso é frequentemente usado para imitá-los. A prasiolita é às vezes chamada de ametista verde.

Como distinguir de ametista verde?

Como a prasiolita é um mineral bastante raro, ela é substituída pela ametista. Isso se deve ao fato de que quando a ametista roxa é aquecida a uma temperatura superior a + 500 ° C, a cor muda para verde. Foi descoberto pela primeira vez no Brasil na mina Montezuma. Como a ametista é uma pedra natural, é muito difícil para um homem comum distingui-las. Você precisará de um equipamento especial que está disponível para um mineralogista profissional, que inclui os seguintes elementos:

  • microscópio polarizado;
  • refratômetro;
  • acido hidrosulfurico;
  • Filtro Chelsea.

Muitas vezes, a prasiolita é substituída por pedras mais caras, por exemplo, turmalina. No filtro Chelsea, você pode detectar imediatamente uma substituição, uma pedra mais barata parecerá verde.

Local de nascimento

A pedra é encontrada em rochas vulcânicas, metamórficas e ígneas. É muito raro. Hoje, as minas são conhecidas em países como:

  • Brasil;
  • EUA;
  • Namíbia;
  • Polônia;
  • Tanzânia;
  • Namíbia;
  • Canadá.

    Todos eles foram descobertos em meados do século passado, ainda não foram descobertos novos depósitos. Este estado de coisas levou ao fato de que o mercado estava cheio de prasiolites artificiais. Alguns estudiosos argumentam que tal pedra nunca existiu e que todas as que estão no mercado são uma farsa inteligente. Porém, tal raciocínio não ganhou popularidade, pois muitas pessoas usam joias com prasiolita. E também este mineral tem sua própria história de descoberta e métodos de extração.

    Propriedades

    Vale a pena nos determos em mais detalhes nas propriedades desse mineral. Muitos atribuem propriedades medicinais e mágicas a ele. Mesmo em um passado distante, acreditava-se que a prasiolita protegia seu dono contra roubo, perda e problemas de saúde.

    Físico e químico

    A cor da pedra é definida em tons de verde. Pode ser verde claro, verde esmeralda, verde profundo, limão, incolor. Na maioria das vezes, a pedra perde sua cor sob a influência da cor do sol. A dureza é 7 em 10, a densidade é 2, 65 g / cm³, o mineral é bastante frágil. Não há coesão, a fratura é concha, a singonia é trigonal.

    Os cristais que compõem o mineral são prismáticos ou hexagonais. A principal fórmula química é o óxido de silício. A cor é dada pelos íons MnO42-. A prasiolita é completamente transparente, muito raramente translúcida. Índice de refração - 1,544-1,533, sem luminescência.

    Mágico

    Por muito tempo, as pessoas consideraram os minerais do grupo do quartzo os criadores da concha astral de toda a Terra. Eles foram usados ​​como "receptores" de sinais enviados pelo universo. Os feiticeiros do passado usavam prasiolita para criar uma ilusão, para olhar para o outro mundo, para estabelecer contato com ancestrais mortos há muito tempo. A pedra revelou sua força total apenas para um feiticeiro forte e experiente. Quem não tem força e experiência suficientes pode interpretar mal os sinais, dar respostas falsas, que são um reflexo da sua própria consciência. Os adivinhos recomendam que você carregue uma pedra o tempo todo. Com o contato constante com a aura de uma pessoa, o prasiolite tem um efeito positivo sobre ela. Os pensamentos de uma pessoa são clarificados, a eficiência aumenta, a memória e a atenção melhoram.

    A prata aumenta as propriedades mágicas. Portanto, a opção de maior sucesso é uma cruz de prata com esta pedra.

    É freqüentemente usado como um talismã que ajuda a estabelecer uma conexão entre uma pessoa e um anjo da guarda, encontrar seu caminho no mundo e ajudar a lidar com as lições cármicas. Várias joias atraem boa sorte e sucesso para seu dono, aumentam a oportunidade de conhecer sua alma gêmea, de ficar rico. A prasiolita também combina bem com metais como a platina. Com a substituição da prata pela platina, as propriedades mágicas e o valor não diminuem e, em alguns casos, aumentam.

    Nossos ancestrais também se lembram de várias lendas associadas a esta pedra. Por isso, muitos argumentaram que se você roubar uma joia com prasiolita, o ladrão enlouquecerá. Ele vai ouvir vozes de gente inexistente, começar a perseguir fantasmas e, no final, cometer suicídio. Nesse ínterim, a joia retornará ao seu dono por conta própria. Se uma pessoa queria compreender oratória, então ela simplesmente usava um anel com prasiolita por vários dias. Seu poder ajudou a encontrar inspiração, encontrar rapidamente as palavras certas e ter o poder de persuasão.

    Existe um certo padrão entre uma peça de joalheria e as propriedades mágicas que ela carrega, que é o seguinte:

    • para aumentar a sensualidade nos relacionamentos e a adesão à lealdade, os jovens dão seus amados broches;
    • confiança, perspicácia para negócios e percepção serão fornecidas por anéis;
    • pulseiras são usadas por quem não tem sabedoria para tomar as decisões certas;
    • brincos com prasiolita melhoram o humor, trazem as pessoas certas para nossas vidas;
    • o colar vai dar juventude, trazer sucesso com o sexo oposto, dar um charme e beleza especiais;
    • o pingente será capaz de protegê-lo de amores não correspondidos ou de olhares de inveja e danos.

    Terapêutico

    A proximidade constante com a prasiolita traz à pessoa ajuda não apenas no plano mental, mas também no físico. Tem um efeito benéfico no trabalho de todo o organismo, em particular nos sistemas nervoso, cardiovascular e músculo-esquelético.

    Todas as belezas da antiguidade se banhavam com água com infusão desse mineral. Acreditavam que prolonga a juventude, reduz as primeiras rugas, torna a pele aveludada e elástica.

    Se você usar essa água dentro, ela também trará muitos benefícios - ela vai restaurar o funcionamento correto do trato gastrointestinal, melhorar o tônus ​​de pequenos vasos, curar pequenas feridas e cortes superficiais e dar a uma pessoa clareza mental, calma e eficiência . Se você usar esta pedra para resfriados, ela aliviará significativamente os sintomas, diminuirá a febre, reduzirá as dores de cabeça e limpará as vias respiratórias do muco acumulado.

    Tipos e cores

    A prasiolita natural tem vários tons, por isso é classificada nas seguintes Visualizações:

    • a cor verde clara é muito semelhante à das cebolas jovens - esta é a variante mais comum do mineral;
    • pedras de cor esmeralda são muito raras, muitas vezes são forjadas;
    • O rico prasiolito verde também é bastante raro na natureza; na maioria das vezes, essa tonalidade é obtida por tratamento térmico de ametista;
    • cítrico;
    • o mineral torna-se incolor sob a influência do sol; quando os ânions MnO42- compensam os elétrons ausentes e se tornam quimicamente neutros.

    Para quem é adequado?

    É muito importante que você tenha compatibilidade com a pedra. Já que com o contato constante com ele, você começará a mudar, e alguém pode não gostar. Na maioria das vezes, é recomendável escolher um mineral de acordo com o signo do zodíaco, a saber:

    • os representantes dos elementos fogo, Sagitário e Áries, sob a influência de prasiolita, adquirirão sabedoria, acalmarão suas emoções violentas e atrairão novas pessoas para suas vidas;
    • esta pedra também é adequada para representantes aquáticos - Peixes; o mineral irá ajudá-los a encontrar um caminho especial na terra, protegê-los da influência estrangeira, de um mau-olhado;
    • prasiolite atrairá fluxo de caixa para a vida de Aquário, ajudará a encontrar uma alma gêmea e adquirirá um encanto indescritível.

      Claro, representantes de outros signos do zodíaco também podem usar joias com este mineral. Ao contrário de muitas pedras, a prasiolita não o afetará negativamente. Toda a gama de seus recursos mágicos ajudará a melhorar a qualidade de sua vida. Existem vários nomes que podem ser especialmente compatíveis com a pedra - são Ekaterina, Alina, Nadezhda, Sofya e Tatiana. Prasiolite vai ajudar essas mulheres a encontrar sua alma gêmea, trazer harmonia aos relacionamentos existentes. Dos nomes masculinos, mais frequentemente chamados de Peter, Victor.

      Cuidando de um produto de pedra

      Com o tempo, mesmo com um uso cuidadoso, a joia fica suja e perde sua aparência original, portanto, é necessário limpá-la regularmente. Retire as argolas diariamente antes de lavar a louça, de ir ao banheiro e, no final do dia, certifique-se de enxugá-las com uma flanela. Certifique-se de proteger seus brincos de spray de cabelo e secadores de cabelo quentes. Não armazene produtos de prasiolita na luz, pois isso levará a uma diminuição na intensidade da cor.

          A limpeza geral não é necessária mais do que uma vez a cada seis meses. Lembre-se que a prasiolita tem uma dureza 7, o que permite que seja lavada em uma solução de sabão neutro de detergente de louças comum. Para isso, é necessário deixar o produto de molho por várias horas e, em seguida, remover toda a placa bacteriana com uma escova macia. Após o término do procedimento, as joias são cuidadosamente lavadas em água morna corrente e enxugadas com um pedaço de flanela.

          As joias de prata escurecem com o uso prolongado. Existem várias maneiras de restaurar a aparência original.

          • Use pó dental ou giz amassado. Aplique a mistura uniformemente sobre um produto úmido, deixe por 10-15 minutos e enxágue bem com água.
          • Dissolva 50 g de bicarbonato de sódio em 1 litro de água, em seguida, coloque todas as joias de prata na solução e saia. Depois de uma hora, enxágue o bicarbonato de sódio e a sujeira restantes.
          • Outro remédio universal é uma solução de sabão com adição de amônia. Você precisará de 1 colher de sopa de detergente e 25 ml de amônia. Dissolva tudo na água e coloque suas joias lá. Em seguida, enxágue com água.

          Uma história sobre prasiolite - no próximo vídeo:

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa