Pedras e minerais

Cromdiopsídeo: descrição, variedades, propriedades e uso

Cromdiopsídeo: descrição, variedades, propriedades e uso
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades e composição
  3. Propriedades e significado
  4. Uso
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
  7. Regras de cuidado

Entre as muitas gemas com alta e crescente demanda, o diopsídio de cromo ocupa seu lugar de destaque. Uma das principais vantagens do mineral em questão é sua impressionante semelhança com a esmeralda, da qual a maioria de suas variedades pode se orgulhar. As propriedades curativas e mágicas desta pedra não são menos notáveis: elas justificam seu uso regular e, portanto, sua descrição deve receber atenção especial.

Descrição

No início, o diopsídio de cromo foi classificado por especialistas como um mineral formador de rocha e, portanto, não foi considerado um fóssil valioso. Foi considerada uma gema apenas no final da década de 1980, resultado de muitos anos de trabalho do geólogo Anatoly Korchagin, o descobridor do depósito Inaglinsky localizado em Yakutia. Graças a este último, o diopsídio de cromo recebeu mais 3 nomes - sibirita, inaglito e esmeralda siberiana.

Atualmente, o mineral em questão é classificado como gemas da categoria II de valor. Além da Sibéria, é minerado em muitas outras regiões do planeta, cuja lista é a seguinte:

  • Ásia Oriental (Japão e China);
  • Austrália;
  • Sul da Ásia (principalmente Mianmar);
  • África (África do Sul, Madagascar e Tanzânia);
  • América do Norte (Canadá e EUA);
  • Europa (os depósitos mais famosos estão na Finlândia);
  • América do Sul (Brasil).

Apesar da ampla distribuição do mineral apresentado, suas reservas são relativamente pequenas.Outro ponto negativo é a baixa qualidade da maioria das pedras mineradas, o que reduz significativamente o percentual de matéria-prima utilizada na joalheria. Quanto à mais rica acumulação de esmeraldas siberianas, é a já mencionada jazida Inaglinskoe, que leva o nome do rio com o mesmo nome. Suas margens são famosas pelos placers de diopsídio de cromo, entre os quais há um número significativo de espécimes valiosos.

Atenção especial deve ser dada às propriedades físicas do mineral descrito, que pertence ao grupo dos silicatos. Uma das características mais marcantes da esmeralda siberiana é a capacidade de mudar de cor dependendo do ângulo de inclinação, devido à disposição em camadas de seus componentes.

Essa característica é característica de todas as variedades de diopsídio - uma pedra, cujo nome é traduzido como "tendo uma dupla aparência". A espetacular cor verde do mineral em questão, explicada pelo teor de óxido de cromo (0,2-3,5%), também merece destaque.

Outras características da esmeralda siberiana estão listadas abaixo:

  • brilho de vidro pronunciado;
  • transparência ou translucidez;
  • fragilidade relativa (a dureza na escala de Mohs é 5,5-6,0, que é comparável à do lápis-lazúli, hematita e opala);
  • densidade - de 3,25 a 3,55 g / cm³;
  • capacidade de fluorescência sob a influência dos raios ultravioleta.

Além disso, o diopsídeo de cromo reflete a luz perfeitamente - melhor do que a esmeralda e muitas outras joias.

Variedades e composição

Dependendo do nível de cromo e algumas outras impurezas, determinadas pelas especificações do depósito, o mineral apresentado pode ter as seguintes opções de cores:

  • verde rico;
  • pistache pálido;
  • gramíneo;
  • verde acastanhado;
  • amarelado;
  • verde escuro (perto do preto).

A lista dos principais componentes que compõem a esmeralda siberiana é assim:

  • compostos de cálcio e magnésio (18-25% cada);
  • óxido de silício (até 55%);
  • impurezas (principalmente cromo).

Além disso, o mineral em questão pode conter vestígios de vanádio, manganês, ferro, titânio e alguns outros constituintes.

Já o custo das dimpsidas de cromo é determinado pelo tamanho das pedras e pelo grau de transparência. O preço das esmeraldas siberianas de alta qualidade pode chegar a várias dezenas e até centenas de dólares por 1 grama, e no exterior esses espécimes são várias vezes mais caros do que na Rússia.

Propriedades e significado

Além de sua aparência espetacular, o mineral descrito possui outras características, não menos notáveis, e principalmente mágicas. Essas são, na opinião da maioria dos esotéricos, suas propriedades a seguir.

  • A capacidade de mudar a vida para melhor. Se uma pessoa busca melhorar seu ser, faz sentido para ela se tornar o dono da joia em questão. Os defensores dos ensinamentos místicos explicam isso pela crença de que essa joia caiu da árvore da vida para ajudar as pessoas que a escolheram.
  • Luta eficaz contra pesadelos. Se uma pessoa tem pesadelos, deve aplicar diopsídio de cromo na testa para se livrar deles.
  • Melhorando a resistência ao estresse... Ao escolher a esmeralda siberiana como talismã, qualquer pessoa poderá evitar a maioria das situações de conflito e transferir o resto com o máximo de paz de espírito.

Uso

    A cromidopsídeo não tem menos importância na litoterapia. Os especialistas em tratamento de cálculos observam que ele possui uma série de propriedades benéficas, sendo as principais as seguintes.

    • Normalização do sistema nervoso. Em primeiro lugar, a esmeralda siberiana estabiliza o fundo emocional e combate eficazmente a depressão.
    • Livrar-se da insônia. Segundo os litoterapeutas, a aplicação diária de uma pedra na testa por 15 minutos é suficiente para resolver esse problema.
    • Contra-ação eficaz aos problemas que afetam os órgãos do sistema cardiovascular. Os defensores da litoterapia afirmam que o uso regular de produtos decorados com diopsídeo de cromo ajuda a normalizar a pressão arterial e a eliminar a angina de peito, arritmias e a maioria das patologias associadas.

    Além disso, dependendo da estrutura usada, a esmeralda siberiana pode ser usada com sucesso no tratamento do trato gastrointestinal e do sistema respiratório. No primeiro caso, uma moldura de ouro da pedra é um pré-requisito, e no segundo - uma de prata.

    Dada a fragilidade do diopsídeo de cromo, seu processamento é repleto de certas dificuldades. Um movimento desajeitado do cortador pode causar danos ao produto e, portanto, apenas especialistas experientes podem trabalhar com esmeralda siberiana. Já a massa máxima das pedras utilizadas na joalheria é de 5 quilates (na maioria dos casos esse valor não ultrapassa 2 quilates).

    Devido à sua excelente aparência, o diopsídio de cromo é cada vez mais encontrado nas prateleiras das joalherias. Levando em consideração o custo relativamente baixo da pedra em questão, não apenas colecionadores ricos, mas também conhecedores comuns de beleza e estilo podem obtê-la. Na maioria dos casos, os compradores preferirão o corte de diopsídio de cromo escalonado esmeralda recomendado pela maioria dos joalheiros.

    Via de regra, espécimes transparentes são usados ​​para criar joias de prestígio, e o resto, matérias-primas de qualidade inferior, são usados ​​para artesanato.

    A prática mostra que a esmeralda siberiana parece mais impressionante nos produtos a seguir.

    • Brincos de ouro. As joias com diopsídio de cromo não tratado parecem especialmente originais, o que é ideal para meninas e mulheres brilhantes e extraordinárias.
    • argolas... Esses produtos podem ser uma excelente decoração para qualquer imagem - feminina ou masculina.
    • Miçangas. As pedras usadas nesses tipos de joias podem ser processadas e não processadas. Ambas as opções parecem muito atraentes e a escolha de uma solução específica é determinada pelas preferências do proprietário do produto.

    As decorações emolduradas com prata enegrecida merecem menção especial. Esses produtos, feitos com o uso de inserções de diopsídio de cromo, se tornarão um complemento eficaz para qualquer roupa - do dia a dia e festiva.

    Para quem é adequado?

    Como a grande maioria das outras pedras preciosas, a esmeralda siberiana não é adequada para todos os proprietários. Os astrólogos observam que o diopsídio de cromo tem o melhor efeito sobre os representantes dos três signos do zodíaco - Touro, Libra e Peixes.

    • A gema em questão tem um efeito particularmente positivo em Touro. As manifestações mais típicas dessa influência são o bem-estar financeiro e o crescimento acelerado na carreira.
    • A importância da esmeralda siberiana para Libra dificilmente pode ser superestimada. Aos representantes deste signo, ele traz a confiança de que tanto carecem e permite que reduzam a dependência da opinião alheia.
    • Peixes também pode se livrar de dúvidas com a ajuda de diopsídio de cromo. Ele também os carrega de emoções positivas, ajudando a lidar com a depressão dolorosa.

    Se você destacar os sinais de que a gema Yakut é contra-indicada, então estes são Capricórnios e Áries. O impacto da esmeralda siberiana nessas pessoas aumenta sua irritabilidade e agressividade, o que pode gerar conflitos com parentes, conhecidos e colegas de trabalho. O cromidopsídio não irá prejudicar os representantes dos demais signos do Zodíaco, mas eles não devem esperar um efeito positivo (além da estética) de usá-lo.

    Quanto às profissões com as quais a pedra apresentada é "amiga" em maior medida, incluem-se advogados, professores e místicos. Além disso, os astrólogos o recomendam fortemente para pessoas envolvidas no setor de saúde (incluindo veterinários).

    Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

    A experiência mostra que o diopsídeo de cromo raramente é falsificado. Na maioria dos casos, os artesãos desonestos recusam esse empreendimento devido ao custo relativamente baixo das esmeraldas naturais da Sibéria. Mas no mercado existe um número impressionante de produtos feitos com pedras sintéticas criadas em condições de laboratório usando o método hidrotérmico de crescimento de cristais. Essas gemas são derivados do berilo natural triturado.

    Para determinar com precisão a autenticidade do diopsídio de cromo, basta examinar cuidadosamente sua superfície sob uma lupa. A ausência de defeitos perceptíveis indica a origem sintética da pedra, enquanto a presença de pequenas fissuras e outras imperfeições indicam sua naturalidade.

    Regras de cuidado

        Para que a esmeralda siberiana agrade seu dono o máximo possível, ela deve ser cuidada adequadamente, seguindo algumas diretrizes simples:

        • o correto armazenamento do produto envolve sua obrigatoriedade de acondicionamento com pano macio e colocação separada das demais joias;
        • de vez em quando, o diopsídeo de cromo deve ser lavado com uma solução de sabão, enxaguando-o com bastante água (ao final, limpa-se cuidadosamente o caroço com um guardanapo);
        • o uso de produtos químicos agressivos para limpar a gema em questão é inaceitável;
        • dada a relativa fragilidade da esmeralda siberiana, ela deve ser manuseada com cuidado, evitando-se fortes tensões mecânicas.

        O cumprimento dessas regras contribui para a preservação da excelente aparência do diopsídio de cromo, como um ímã que atrai os olhares entusiasmados de outras pessoas.

        Veja o vídeo a seguir para conhecer as características do diopsídio de cromo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa