Pedras e minerais

Obsidiana: características, propriedades e variedades

Obsidiana: características, propriedades e variedades
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Local de nascimento
  4. Propriedades
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir de artesanato?
  7. Sutilezas de cuidado

O mundo das pedras fascina pelo mistério e pela beleza que a natureza lhes deu. A variedade é tão difundida que muitos não são tão conhecidos como diamante, rubi, granada ou malaquita. Uma dessas pedras misteriosas é um mineral com um nome incomum - obsidiana.

O que é isso?

O nome desta pedra apenas realça o seu mistério. A obsidiana também é chamada de “garra do diabo”, “lágrima de apache” e pedra de garrafa. Existem diferentes versões da origem do nome desta pedra.

Os adeptos da primeira versão sugerem que vem da palavra "obis", que traduzido do grego significa "espetáculo". Talvez este nome tenha surgido devido ao fato de que os espelhos eram feitos de obsidiana nos tempos antigos.

De acordo com a segunda versão, a pedra recebe o nome do romano Obsia ou Obsidia, que foi o primeiro a trazer essa pedra da África (Etiópia) para a Itália.

Este mineral é conhecido desde os tempos antigos.

Era usado por povos primitivos para fazer pontas de flechas, facas e raspadores, bem como estatuetas de animais e decorações simples.

Obsidiana é uma rocha ígnea e um tipo de vidro vulcânico que é produzido pelo rápido resfriamento da lava vulcânica. Esta pedra parece muito bonita e pode ser manchada ou listrada. Pode conter inclusões de quartzo, bem como inclusões de minerais e feldspatos de cor escura.

No processo de solidificação da lava, podem entrar bolhas de ar, que permanecem no mineral mesmo após seu resfriamento completo. São as bolhas que conferem à pedra efeitos como brilho dourado (para uma obsidiana cintilante), prateado (para um mineral prateado) e um brilho iridescente (para uma pedra arco-íris).

Obsidiana é uma mistura de vários minerais, portanto, é muito variável em propriedades morfológicas e químicas. Em sua composição, a obsidiana contém grande quantidade de ácido silícico (até 75%), seu outro elemento principal é a alumina. Seu conteúdo varia de 10% a 18%. Em geral, a obsidiana é semelhante em composição ao granito.

A pedra pode ser de cores diferentes - de preto e cinza a marrom-avermelhado, bem como ter padrões diferentes

... Em espécimes listrados, as listras estão localizadas na direção em que a lava fluiu. O mineral tem estrutura amorfa (vítrea) e densa, e sua textura é espumosa ou maciça.

A resistência à abrasão da pedra é baixa e muito frágil. Quando clivada, a obsidiana forma lascas na forma de uma concha de molusco (bivalve), cujas bordas são muito afiadas. A superfície do mineral tem um brilho vítreo e se presta bem ao polimento.

Obsidiana é amplamente utilizada. É utilizado em joalheria para a fabricação de joias diversas: colares, contas e brincos, pingentes e pulseiras, anéis. Também é usado como pedra ornamental.

Com a gema obtêm-se caixas de cigarro, isqueiros, caixões e tigelas muito originais.

Na indústria, o mineral é utilizado como matéria-prima para a obtenção de vidros de cor escura. E para a construção, um material isolante de calor é produzido a partir dele.

Esta pedra encontrou seu caminho para a indústria médica. Bisturis cirúrgicos e outros instrumentos médicos são feitos de obsidiana.

Os acessórios mágicos de obsidiana são amplamente usados ​​por mágicos e adivinhos.

Visualizações

Obsidian pertence à categoria de pedras decorativas e ornamentais semipreciosas. É subdividido em tipos, dependendo da cor. Os óxidos de magnésio e ferro contidos na pedra afetam a cor da pedra. Geralmente é de cor preta e pode ter listras padronizadas. Obsidian tem várias variedades principais.

  • Obsidiana negra. Esta é a espécie mais comum na natureza. Esta cor é considerada a cor principal da obsidiana. A presença de óxido de ferro na pedra confere-lhe uma cor negra profunda. A combinação das qualidades do vidro e da pedra na obsidiana torna-a única: uma cor preta profunda tem um brilho de vidro em uma textura compactada translúcida, como a das pedras preciosas.
  • Pedra do arco-íris. É muito raro na natureza e, portanto, altamente valorizado. A paleta de tons surpreende pela diversidade. O mineral é uma variedade de obsidiana negra e inclui várias subespécies. No processo de iluminação natural por sol intenso e após prolongado polimento natural, a pedra adquire faixas luminosas multicoloridas e um jogo de cores vivas: vermelho e verde, azul e dourado, que se combinam de maneiras diferentes em instâncias diferentes.
  • Obsidiana da neve é considerada um dos mais belos tipos desta pedra. No rico fundo preto aveludado da superfície da pedra, inclusões de um branco opaco de cristobalita estão caoticamente espalhadas, tendo diferentes tamanhos e aparência semelhante a flocos de neve. Portanto, a pedra recebeu esse nome.
  • Amendoim... Um mineral deste tipo é formado como resultado da disseminação pontual da cristobalita. Em sua forma, essas inclusões são muito semelhantes aos grãos de amendoim. A obsidiana de amendoim é bastante comum na natureza.

Além desses tipos principais de obsidiana, também existem pedras com cores incomuns. A variedade de cores e tonalidades é explicada pelo fato de que o processo de solidificação da lava é acompanhado pela entrada de várias impurezas e inclusões estranhas nela. Na natureza, também existem tipos raros de minerais:

  • obsidiana vermelha, extraído apenas no México;
  • fogosa, que é o mais caro de todos os tipos;
  • obsidiana de mogno ou leopardo - a pedra é marrom ou avermelhada com a inclusão de nervuras e manchas pretas;
  • pedra dourada, que é cinza e tem bolhas de gás dentro, dando ao cristal um brilho dourado.

E também há obsidianas azuis e verdes, pedras com manchas, inclusões e camadas alternadas de diferentes tons e tamanhos.

Local de nascimento

Visto que a obsidiana é o resultado da atividade vulcânica e da erupção de lava, na natureza ela é formada onde existem vulcões ativos, dormentes ou extintos. Portanto, a área de sua distribuição é bastante ampla.

Grandes depósitos dessa pedra estão localizados em países com alta atividade vulcânica, como México, Equador, Japão (ilha de Hokkaido), Turquia, Armênia. Os espécimes mais bonitos e valiosos são os minerais californianos, bem como as pedras extraídas das águas do Mississippi, nos estados de Nevada e Arizona.

Eles se distinguem dos espécimes de outros depósitos por sua menor transparência.

O México tem os maiores depósitos de obsidiana, e espécies raras dela - vermelha e marrom-avermelhada - são encontradas aqui.

Em nosso país, o mineral é extraído nas regiões de Kamchatka e Kuriles, Cáucaso e Carélia, na Sibéria. Em Kamchatka, a produção é realizada no depósito Itkovaemskaya no cume Sredinny, bem como no campo Nachikinskoye, perto de Petropavlovsk-Kamchatsky. Pequenos depósitos de obsidiana estão presentes em Transbaikalia e na região de Khabarovsk.

Além disso, a pedra é encontrada em outros países e regiões: no Peru e Islândia, Havaí e Indonésia. Grandes depósitos estão localizados no Irã e na Geórgia.

Em escala industrial, também é extraído nas Canárias, Ilhas Eólias e na região da Transcarpática.

Propriedades

A origem vulcânica do mineral também explica suas propriedades.

Físico e químico

Em termos de composição mineral, é semelhante ao granito.

A composição química do mineral inclui os seguintes elementos:

  • SiO2 (óxido de silício) é sua base, cujo teor varia de 65% a 75%;
  • óxidos de magnésio (MgO) e ferro (Fe3O4);
  • mica - cerca de 5-10%,
  • água contida em quantidades muito pequenas - até 1%.

A característica de suas propriedades físicas inclui os seguintes parâmetros:

  • dureza - cerca de 5-5,5 (na escala de Mohs);
  • densidade - de 2,5 a 2,6 g por centímetro cúbico.

A estrutura da pedra é maciça, amorfa, com textura homogênea, de baixa resistência. O mineral não tem condutividade elétrica, não é radioativo, derrete em temperaturas de 1200 a 1500 graus Celsius. Pode ser opaco, translúcido ou transparente. Tem um brilho vítreo, é polido e pode ser cortado.

Terapêutico

Muitas propriedades são atribuídas à obsidiana. Acredita-se que ele também tenha poderes de cura. Suas propriedades medicinais naturais têm sido usadas na medicina alternativa e popular por curandeiros e curandeiros há muito tempo. Hoje em dia, uma direção especial apareceu na prática médica - a litoterapia, que usa as propriedades especiais das pedras.

O mineral vulcânico é usado em vários casos.

  • Tratamento de resfriados por hipotermia.
  • Normalização das funções do aparelho digestivo, regulação da secreção do suco gástrico, bem como tratamento de úlceras do aparelho digestivo.
  • Estabilização e eliminação de picos de pressão arterial. As pulseiras feitas desta pedra podem ser usadas por pacientes hipertensos e hipotensos.
  • Alívio da inflamação de reumatismo, gota ou doenças da coluna vertebral.
  • Alívio da tensão nervosa, excitação e fortalecimento da calma e equilíbrio emocional. A obsidiana ajuda a normalizar o sistema nervoso e melhorar o sono.
  • Tratamento de processos inflamatórios associados a queimaduras, feridas e outras lesões. Neste caso, recomenda-se o uso de produtos feitos com ele próximo às áreas afetadas.

Durante o tratamento, são usados ​​produtos de obsidiana e pedras brutas.A prata potencializa as propriedades cicatrizantes do mineral, portanto, recomenda-se o uso de joias em moldura de prata. No entanto, deve-se lembrar que a obsidiana não pode ser usada continuamente, pois pode ter um efeito colateral negativo na função renal.

Além disso, apenas joias emparelhadas são usadas. A eficácia de suas propriedades medicinais também é aumentada pelo cristal de rocha, se usados ​​juntos.

Acredita-se que colher rosários de obsidiana é muito útil para os homens.

A obsidiana negra é creditada com qualidades especiais. Desde os tempos antigos, os hindus acreditam que esse tipo de pedra limpa o biocampo e o corpo humano, protegendo-o dos fluxos de energia negativa vindos de fora, e também elimina coágulos negativos de energia dentro do corpo. Para conseguir esse efeito, é aplicado na virilha ou umbigo.

Além disso, a obsidiana traz toda a energia humana e sua aura a um estado harmonioso, se for aplicada por algum tempo ao longo de todo o comprimento da linha vertical média do corpo.

Na Índia, os amuletos de obsidiana negra também são usados ​​para influenciar positivamente o chakra associado ao poder da Terra, para atraí-lo, para preencher todos os órgãos e sistemas com ele e para revivê-los.

Além das propriedades curativas inerentes a todas essas pedras, a obsidiana negra também é usada para aumentar a imunidade, no tratamento de asma, doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino.

A obsidiana da neve também tem características próprias. Tem um efeito benéfico no sistema circulatório, é utilizado no tratamento de varizes, tromboflebites e doenças de pele. E também tem como característica a capacidade de combater infecções bacterianas e prevenir a ocorrência de herpes.

A obsidiana do arco-íris é amplamente usada para ferimentos: hematomas, fraturas, entorses. Se uma pedra for colocada na região do coração, no tórax, ela estabiliza o funcionamento do órgão e é especialmente útil em um estado de estresse.

O mineral também previne o aparecimento de doenças a nível celular.

Mágico

Outra propriedade da obsidiana que é importante para os humanos é seu poder mágico. Acredita-se que a pedra seja capaz de absorver energia e armazenar informações. A magia usa amplamente em sua prática espelhos mágicos, bolas e outros acessórios feitos de obsidiana, como forma de aprender o passado e prever o futuro.

Segundo os mágicos, este mineral tem o poder cósmico do Sol, Urano e Saturno. Quando usada para fins malignos, a pedra pode prejudicar uma pessoa.

Portanto, os mágicos indianos consideram as habilidades mágicas da pedra extremamente perigosas e requerem um manuseio cuidadoso ao realizar ações mágicas.

Nem todo mundo tem permissão para usar atributos mágicos de obsidiana. Mas se você usar o poder da pedra corretamente, ela pode alertar uma pessoa contra ações erradas, tirar pessoas más e perigosas de uma determinada pessoa e aliviar um estado de agressividade.

O proprietário de amuletos de obsidiana adquire a habilidade de pensar logicamente, de implementar consistentemente as tarefas atribuídas até que o objetivo final seja alcançado.

Este amuleto ajuda as pessoas comuns a se olharem com os olhos de outra pessoa. Para indivíduos criativos e talentosos (escritores, filósofos), os amuletos ajudam a expressar suas habilidades criativas ao máximo.

Entre outras espécies, a obsidiana negra se destaca por sua energia altíssima. Os mágicos em seus rituais usam principalmente pedra negra.

Ele promove o conhecimento da verdade, mostra a uma pessoa seus erros e falhas e também indica maneiras de resolver problemas. O mineral preto é especialmente útil para pessoas com alto grau de sensibilidade, para todas as almas enfermas.

Os amuletos de pedra negra tornam possível reconhecer o seu "eu interior" e os pensamentos negros da alma humana... Por outro lado, infunde compaixão e misericórdia, fortalece a vitalidade.

A obsidiana acumula em si tanto o positivo como todo o negativo.Portanto, a cada vez que for usado, o amuleto deve ser limpo.

O tipo iridescente de obsidiana tem propriedades energéticas mais suaves, mas suas habilidades protetoras permanecem muito fortes. Normalmente os mágicos recomendam usá-lo para se livrar do sofrimento do amor não correspondido ou do passado.

Na magia, a pedra do arco-íris também é usada para conhecer o próprio mundo espiritual, tudo que é misterioso, assim como a natureza do ser e das coisas.

O mineral da neve é ​​usado para eliminar padrões desatualizados e hábitos prejudiciais de longa data. Estimula os processos mentais e permite avaliar corretamente as ações e a realidade envolvente, ajuda a compreender os teus erros, mostra formas de os corrigir e dá autoconfiança.

Acredita-se que a energia da obsidiana marrom esteja associada à energia da Terra, com a qual o mineral está em estreito contato. Os mágicos aconselham usá-lo para melhorar a personalidade, para fortalecer a árvore genealógica.

Segundo os mágicos, o mineral prateado permite penetrar na alma humana, promove a meditação e é o "terceiro olho". Ele fortalece o corpo astral e físico.

Para quem é adequado?

Apesar de seus benefícios indiscutíveis, nem todos podem usar este mineral. Isso se deve às características astrológicas da pedra e não se adequa a todos os signos do zodíaco. Ele tem efeitos diferentes em pessoas nascidas sob diferentes signos do zodíaco.

Portanto, os astrólogos aconselham você a se familiarizar com várias recomendações antes de comprar amuletos ou joias de obsidiana.

  • Este mineral tem o efeito mais benéfico para os nascidos sob o signo Capricórnio... Os amuletos ajudam os capricornianos a mudar suas próprias vidas para melhor, libertando-os das propriedades negativas de sua natureza.
  • Cuida da obsidiana e do aquário. Sob a influência da pedra, eles são capazes de descobrir habilidades intuitivas em si mesmos. Para este signo, pedras de uma cor azul profunda são mais adequadas.
  • Peixes o tornará mais corajoso e decidido nas ações e nas situações da vida.
  • Áries serão capazes de domar seu temperamento complexo sob os auspícios da pedra, tornando-se mais equilibrados, mansos e controlados, e também os dotará de discernimento. Obsidian os ajudará a progredir em suas carreiras e sucesso financeiro. Mas para não provocar teimosia, intemperança e egoísmo, você não pode usar amuletos de obsidiana todos os dias.
  • Touro você só pode recorrer à ajuda de uma joia se houver mudanças em sua vida.
  • Gêmeos o mineral dará determinação para fazer mudanças para melhor. Apenas o tipo de obsidiana negra é recomendado para ele.
  • Câncer esta pedra só vai trazer danos e tornar a vida difícil, não é recomendado para cancerianos usá-la.
  • Mineral negro vai aliviar Leo das maquinações dos odiadores e das doenças causadas por calúnias. Além disso, Leo não será tão temperamental.
  • Virgem, como Câncer, a pedra é contra-indicada. Ele só irá provocar nervosismo e agressividade, e também aumentará o romance e a suspeita inata dela.
  • Você também pode usar amuletos de obsidiana Libra... Uma pedra de neve é ​​recomendada para eles, embora não lhes traga muitas mudanças.
  • Escorpião sob a influência de uma gema, ele pode encontrar paz emocional e até encontrar sua alma gêmea. A pedra lhe dará clareza de pensamento e a capacidade de aceitar a realidade de forma adequada.
  • Sagitário experimenta apenas o efeito positivo da gema, que ativa as habilidades mentais e de previsão de Sagitário. Um mineral de cor vermelha ou marrom é recomendado para eles.

A capacidade de vestir este mineral também depende do nome da pessoa, uma vez que não tem um efeito benéfico em todos os nomes.

Por exemplo, para homens chamados Ilya, ele dará vitalidade e força, ajudará a superar períodos difíceis e causará o desejo de mudar suas vidas. Obsidian tem um efeito positivo em Natalia e Maxim, Daria e Tatiana. A ação da pedra é capaz de protegê-los de ações precipitadas e tomar a decisão certa. A joia também é patrocinada por homens com nomes - Gregory e Stepan, Yegor e Denis, e mulheres com os nomes Nadezhda e Antonina.

Amuletos e talismãs de obsidiana são recomendados para uso por pessoas ligadas a banqueiros, inventores e pessoas de profissões criativas: artistas, escritores, poetas.

Protege a pedra e as pessoas associadas à aviação (pilotos, comissários de bordo), bem como militares e viajantes, ajudando-os a evitar perigos.

Como distinguir de artesanato?

Obsidian é barato, mas embora não seja tão frequente, ainda é falsificado. Na maioria das vezes, vidro colorido ou quartzo, especialmente esfumaçado, é fornecido como uma pedra natural. No entanto, apenas amuletos e amuletos feitos de minerais naturais têm propriedades específicas. Portanto, é muito importante ser capaz de distinguir uma pedra natural de uma falsa.

Existem vários sinais e métodos para identificar uma falsificação.

  • A obsidiana natural, ao contrário da falsa, é constantemente fria ao toque. Mesmo se você segurá-lo na mão por um tempo, ele não esquentará.
  • Um produto falsificado perde rapidamente o brilho após ser colocado na água.
  • A pedra natural distingue-se pela cor: destaca-se sempre pelo seu brilho e saturação. A superfície da pedra é brilhante.
  • Na maioria das vezes, uma gema falsa tem cores uniformes e não tem sombras. A pedra natural tem muitas manchas, manchas e estrias.

Usar essas diretrizes completamente simples o ajudará a escolher produtos com obsidiana natural.

Sutilezas de cuidado

Obsidiana é uma daquelas pedras que requerem um manuseio cuidadoso. Deve-se notar que o mineral reage negativamente a picos bruscos de temperatura e luz solar intensa, o que pode afetar negativamente sua beleza externa.

Não se pode soltar a gema e expô-la a golpes, pois tem uma estrutura muito frágil.

Itens de obsidiana devem ser lavados periodicamente com panos macios. Não use nenhum produto químico. As joias podem ser tratadas com água morna e sabão. Em seguida, enxágue com água corrente e seque bem com um pano macio. É aconselhável fazer o processamento da gema em um mês e meio.

Recomenda-se colocar amuletos de obsidiana semanalmente por alguns minutos (10-15) sob água corrente. A água irá limpar a pedra de toda energia negativa acumulada nela. Armazene os produtos feitos com essa pedra isoladamente de outras joias.

Uma caixa (estojo) com acabamento macio é mais adequada para armazenamento.

Esse cuidado e armazenamento adequado permitirão que joias de obsidiana e outros produtos durem muitos anos.

No vídeo abaixo você pode ter uma visão geral dessa pedra.

1 comentário

Eu trouxe da Índia.

Moda

a beleza

casa