Pedras e minerais

Tudo que você precisa saber sobre a esmeralda

Tudo que você precisa saber sobre a esmeralda
Contente
  1. O que é isso?
  2. Depósitos e produção
  3. Propriedades
  4. Visualizações
  5. Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
  6. Uso
  7. A esmeralda é adequada para quem?
  8. Escolha e cuidado
  9. Fatos interessantes

Pedras preciosas cravaram e sempre cativarão os olhos das pessoas. Mas apenas imaginando totalmente tudo o que está associado a eles, você pode apreciar as vantagens dos minerais.

O que é isso?

A percepção da esmeralda da maioria das pessoas é muito superficial. Normalmente, eles só se lembram de que se parece com um cristal verde. Mas a importância das esmeraldas na cultura e na mitologia é muito grande. Vários povos atribuíram a este mineral um lugar muito importante. Os geólogos estabeleceram há muito tempo que a gema verde é uma subespécie do berilo.

Junto com a cor principal, também pode apresentar notas de azul. O alto custo, que permite classificar as esmeraldas como gemas, se deve justamente à sua cor atrativa. O tom verde se deve ao fato de uma pequena quantidade de cromo estar presente na composição da pedra. Certas variedades do mineral podem conter vanádio em vez de cromo. As características das amostras não tratadas são determinadas principalmente pelo local de onde foram retiradas.

Não é difícil separar uma joia real de muitas rochas e minerais semelhantes. A pureza e a transparência das substâncias devem ser levadas em consideração.

Eles são considerados algumas das substâncias naturais mais duráveis ​​da Terra. Alguns geólogos acreditam que quanto mais tempo a rocha fica no subsolo, mais difícil se torna. A transparência é a chave para determinar o valor de uma amostra.

Esmeralda, diamante e rubi - este "triunvirato" das joias minerais, indiscutivelmente líder em preço. Naturalmente, as pedras mais puras após o corte têm o preço mais alto. Uma vantagem adicional é a ausência de deformações visualmente perceptíveis. Os admiradores da Esmeralda, acima de tudo, valorizam espécimes pesando cerca de 6 quilates. Eles estão dispostos a pagar um dinheiro quase ilimitado por seu sonho.

Depósitos e produção

Deve-se notar que em diferentes regiões esmeraldas do planeta, o mineral pode ter uma densidade diferente. As pedras extraídas da Rússia e da Colômbia têm uma gravidade específica de 2.712. A densidade dos produtos sul-africanos é de 2,77. No Brasil, esse parâmetro é visivelmente menor - apenas 2,67. Foi estabelecido que as pedras mais densas contêm césio e rubídio.

Nunca será possível saber exatamente quando começaram a extrair esmeraldas dos depósitos propositalmente. Mas é sabido que, no século IV aC, os babilônios iniciaram um comércio desse mineral. E os primeiros dados sobre o sério desenvolvimento do campo surgiram 37 séculos atrás. No antigo Egito, a extração de esmeraldas começou perto da costa do Mar Vermelho. Mas os depósitos que foram explorados na antiguidade e mesmo na Idade Média não são mais de interesse particular para a indústria.

No início do século XXI, o líder indiscutível na extração industrial de esmeraldas é a Colômbia. Cerca de 1 em cada 5 pedras verdes são exportadas da Zâmbia. Apesar da menor popularidade, os produtos zambianos são de qualidade muito melhor. Em nosso país, a principal região da indústria de esmeraldas são os Urais.... Aproximadamente 300 anos atrás, era considerada uma parte da Sibéria, e é por isso que todas as referências antigas às esmeraldas siberianas na verdade se referem aos Urais.

Propriedades

Como qualquer outro mineral decorativo, a esmeralda é tradicionalmente dotada de propriedades mágicas em várias culturas. Este cristal deveria ser:

  • suprime dores de cabeça;

  • alivia pesadelos;

  • estabiliza o sono;

  • ajuda a combater doenças infecciosas, psoríase;

  • elimina a cegueira noturna, distúrbios da atividade gastrointestinal.

Os místicos antigos e modernos acreditam que a esmeralda é ótima para meditação. Existem vários outros preconceitos, em particular, a respeito da influência da esmeralda no caráter do proprietário. Como se ajudasse a tornar as pessoas mais ativas, a enfrentar o desejo de roubar, enganar e levar um estilo de vida dissoluto. Acredita-se que um cristal precioso, ao mesmo tempo que retém os vícios anteriores, pode prejudicar o proprietário e, se isso não mudar as coisas, ele se quebra por si mesmo. A pedra também parece limpar a "energia" mítica da casa.

Existem outras propriedades mitológicas da esmeralda. Por exemplo, eles afirmam que esta pedra é resistente a várias doenças e ao "mau-olhado". Acredita-se que seja importante durante a gravidez e a lactação. Os místicos afirmam que uma pedra verde ajudará a lidar com os traços de caráter negativos. Como se ele fosse capaz de lidar com conflitos e brigas entre as pessoas.

Os mitos relacionados têm suas raízes no antigo Egito. Quanto às religiões posteriores e aos ensinamentos místicos, eles atribuem as propriedades da esmeralda para se comunicar com o "outro mundo". Cristais grandes são usados ​​ativamente em rituais ocultos, eles estão associados à imortalidade e reencarnação. Mas os místicos afirmam que a pedra pode "acumular energia negativa". Há outras afirmações - por exemplo, que da noite para o dia uma esmeralda pode dar à água propriedades rejuvenescedoras de um vidro.

Visualizações

As pedras verdes colombianas são pintadas em tons de grama. Eles são caracterizados por apenas ligeiras deformações. Além da variedade principal, o chamado "trapiche" é extraído da Colômbia. Este tipo de pedra tem um padrão semelhante a uma roda. Seis "raios", como raios, estendem-se do centro do mineral.

A espécie zambiana destaca-se entre todas as outras pela sua excelente beleza. Cristais enviados deste país africano se destacam por sua perfeita clareza e clareza. Uma densa cor verde é típica para eles. Algumas pedras da Zâmbia são amarelas ou azuis. A esmeralda Ural é sempre grande e colorida em tom verde escuro. No território da África do Sul, os cristais leves são extraídos, mas são bastante turvos; apenas cabochão é adequado para processamento.

Depósitos bastante significativos foram encontrados em:

  • Áustria;

  • Egito;

  • Noruega.

Uma produção mais ou menos grande foi organizada na França e Itália, Espanha e Alemanha. Uma certa quantidade de matéria-prima esmeralda é fornecida do Cazaquistão ou é de origem suíça... A esmeralda brasileira é transparente e de alta qualidade. É caracterizado por notas amareladas.

Quanto às "esmeraldas" Yakut (siberianas) modernas, não são esmeraldas, mas diopsides de cromo.

As esmeraldas dos Urais às vezes são chamadas de esmeraldas de Malyshev (de acordo com o depósito principal). Seus depósitos foram descobertos por acaso, no início do século XIX. Há uma menção de que uma vez, ao arrancar uma árvore, estranhas pedras verdes foram percebidas. Nem mesmo imediatamente deram importância a esse fato. Quando os achados ficaram à disposição de especialistas, eles se maravilharam não só com o caso em si, mas também com a qualidade do mineral.

Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

Ocasionalmente, a fabricação das pedras verdes é feita por meio da obtenção de um produto artificial. A indústria russa dominou a produção de pincéis de esmeralda. São obtidos por precipitação no berilo. Em vários países estrangeiros, esse produto também é feito; ele recebeu o nome de emeraldonita.

Os minerais sintetizados química e fisicamente são quase tão bons quanto as amostras naturais. A diferença está apenas no preço. A rigor, as mercadorias recebidas na fábrica não podem ser consideradas falsas.... No entanto, sua origem deve ser claramente indicada nas descrições ou na documentação que a acompanha. A imitação habilidosa só pode ser estabelecida com a ajuda de especialistas. Ambos os tipos de esmeraldas podem estar com defeito. A única diferença é quais são exatamente esses defeitos. A pedra natural apresenta pequenas fissuras e veios.

Bolhas ou inclusões tubulares podem ser encontradas na amostra de fábrica. As matérias-primas naturais apresentam uma cor ligeiramente turva.

Claro, às vezes minerais com cores uniformes são encontrados em depósitos. Mas eles são extremamente raros e o custo de tais produtos é muito alto. Portanto, se uma esmeralda muito pura é vendida a um preço acessível, então não há dúvida de que é uma falsificação. DPara imitar esmeraldas são usados:

  • pó de quartzo compactado;

  • berilos simples coloridos com vários pigmentos;

  • pedras verdes baratas.

A determinação de falsificações é impossível sem o conhecimento preciso das propriedades gemológicas de um produto natural. Junto com diopsídio de cromo, os falsificadores usam tsavorita, fluorita, turmalina, esparadrapo esmeralda (também conhecido como actinolita). Enganadores que não vão complicar muito a vida, fazem passar a zircônia cúbica ou mesmo o simples vidro pintado como uma esmeralda. As diferenças serão:

  • densidade mínima;

  • características da aparência externa;

  • sensações quando tocado.

Uso

Tradicionalmente, muitas pessoas pensam que todas as esmeraldas são cortadas e depois repassadas aos joalheiros. Mas este não é o caso. É importante notar que apenas ocasionalmente essa pedra é usada para a preparação de abrasivos e para o processamento de metais. Vários minerais de segunda classe são usados ​​na indústria.

A grande maioria das esmeraldas com qualidade de gema é caracterizada por uma geometria irregular. É por isso que os joalheiros preferem cortá-lo no padrão cabochão. Esta solução permite enriquecer a cor da pedra. Um benefício adicional é a redução do risco de divisão nos cantos.Os itens decorativos à base de esmeralda são avaliados não apenas por proprietários privados; muitos deles são coletados em museus, o Diamond Fund (e seus equivalentes estrangeiros).

A esmeralda técnica é necessária para a produção de alguns lasers de estado sólido. Pedras sintetizadas artificialmente são usadas em uma indústria tão promissora como a eletrônica quântica. Voltando ao uso principal (joalheria) das matérias-primas esmeraldas, deve-se enfatizar que as técnicas de corte antigas (enraizadas no antigo Egito) ainda são utilizadas. Uma abordagem mais moderna é o chamado processamento escalonado. Com ele, são cortados 4 cantos, o que permite minimizar a carga de choque que pode destruir a pedra.

A esmeralda é adequada para quem?

O significado de uma pedra verde para uma pessoa é determinado de várias maneiras pelas preferências e gostos pessoais. Tanto homens quanto mulheres podem usá-lo em joias. Mas é preciso levar em conta a importância atribuída a esta pedra na astrologia. Sim, já foi repetidamente e fundamentalmente exposto, mas a apresentação do presente dificilmente servirá como justificativa para um "discurso educativo". Se uma pessoa realmente acredita em tudo isso, você pode pelo menos encontrar outro lugar e hora para se comunicar sobre esse assunto.

Os astrólogos observam que a esmeralda é perfeita para Gêmeos e Câncer. É categoricamente contra-indicado para Escorpiões. Todos os outros sinais só estão autorizados a usar esta pedra, mas não fazem uma recomendação obrigatória a partir desta. Além disso, os horóscopos orientais classificam as esmeraldas como "pedras do elemento ar". Eles indicam que não podem ser usados ​​com:

  • pérolas;

  • opalas;

  • alexandrite;

  • topázio;

  • heliotrópio.

Uma gema verde pode combinar com uma configuração de metal branco. Não importa se é ouro ou platina. Você precisa doar em uma concha de prata pedras artificiais ou feitas sob encomenda. A esmeralda pode ser usada em qualquer joia. Mas é preciso entender que essas joias são usadas apenas em ocasiões especialmente solenes.

Estilisticamente, a joia esmeralda pode ser complementada por safira ou rubi.

Se você tem muito dinheiro, pode dar uma esmeralda cercada por diamantes espalhados e emoldurada com platina ou ouro. Mas esta já é a solução mais elegante. Os anéis com esmeraldas são adequados para um casamento ou noivado.

Homens respeitáveis ​​recebem:

  • anéis poderosos feitos de prata ou platina;

  • clipes de gravata;

  • Abotoaduras com pedras retangulares.

Representantes da boêmia agora usam cada vez mais joias grandes de aparência casual, inseridas nas quais as pedras não são polidas. Prata enegrecida também pode ser usada nesses acessórios. O grande cristal deve ser usado um a um. Caso contrário, seu efeito pode ser prejudicado. Pingentes, pingentes ou brincos com esmeraldas são recomendados para o uso diário.

Escolha e cuidado

Acredita-se que quanto mais brilhante e espessa a tonalidade da pedra, mais cara ela fica. Mesmo que uma pedra verde brilhante tenha inclusões, ela terá mais valor do que um mineral transparente com coloração insuficiente. Mas nem toda inclusão será aprovada. No mercado, a preferência é dada às inclusões atípicas.

A perfeição do processamento também pode desempenhar um papel importante. Mas aqui uma diferença importante deve ser levada em consideração. Quando vendidas em joalherias, as esmeraldas lapidadas de alta qualidade são mais caras. Mas os colecionadores preferem aqueles espécimes que foram minimamente alterados ou que não foram cortados.

Outro fator que afetará o preço será necessariamente a massa do mineral. Normalmente, as amostras pesadas são mais caras. As esmeraldas com peso de até 0,5 quilates são consideradas pequenas. Se a massa for maior que este valor, mas menor que 1 quilate, a pedra é reconhecida como de tamanho médio. 1 a 10 são amostras grandes. Finalmente, um mineral com mais de 10 quilates será classificado em um grupo muito grande.

Deve-se ter em mente que os conhecedores valorizam mais as esmeraldas de 6 quilates.

Pedras verdes brilhantes custam cerca de US $ 2.000 por quilate. Com uma cor clara, o preço ficará em torno de R $ 500. E os minerais produzidos artificialmente custam cerca de 200 unidades convencionais. Ao selecionar, é importante excluir a compra de falsificações. As esmeraldas reais devem ser distinguidas de:

  • pedras sintetizadas;

  • crisoberilo;

  • corindo;

  • turmalinas;

  • zircões;

  • vidro pintado;

  • crisólita;

  • verdeite.

As amostras autênticas têm uma cor verde ligeiramente atenuada, mas invariavelmente pura. Os tons de "garrafa" e "pântano" são inaceitáveis. Se o mineral for mais leve do que o normal, então é quase certo que seja berilo. Os sintéticos exibem um brilho brilhante incomum.

Vale a pena observar as bordas dos cristais - na natureza, eles se distinguem por sua clareza e nitidez, bons contornos. Se as arestas são suavizadas, quase sempre essa é uma característica da falsificação. Uma pedra natural de alta qualidade, se virada, deve mudar seu tom dourado para um tom azulado ou vice-versa. Quanto à estrutura interna, nas pedras naturais é invariavelmente uniforme e não apresenta desvios da homogeneidade. Apenas minerais muito grandes contêm pequenas rachaduras ou ligeiras deformações.

Se a esmeralda se lascar, não haverá dúvida de que é uma farsa.

Joalheiros e avaliadores profissionais usam ativamente o teste UV. Os cristais sintetizados na planta emitem um brilho laranja-marrom quando irradiados com luz ultravioleta. Mas a desvantagem desse teste é que alguns minerais naturais também podem brilhar. A filtragem de cores Chelsea também é benéfica.

Com esta filtragem, obtém-se o seguinte resultado:

  • tons rosados ​​e avermelhados - no caso da pedra natural;

  • rica cor vermelha - se for feito na fábrica;

  • cor verde puro em caso de contrafação.

Os crisólitos mostram amarelecimento à luz do dia. Se eles forem iluminados com luz elétrica, um tom esverdeado característico aparecerá. Outro teste é o escurecimento. As esmeraldas genuínas não escurecem se estiverem na água ou expostas ao sol por muito tempo.

Uma atenção especial deve ser dada à seleção de esmeraldas perfeitas. Uma superfície muito limpa, lisa e sem defeitos é rara no mundo mineral.

Por causa disso, a grande maioria das amostras é "melhorada" com o uso de vários reagentes. Você pode revelar a impregnação de resina colorida colocando uma pedra em uma solução de detergentes ou detergentes. O pigmento se dissolverá gradualmente e a cor natural retornará. Ao mesmo tempo, todas as deformações que os fornecedores estão tentando esconder virão à tona.

A alta durabilidade das esmeraldas torna quase impossível danificá-las acidentalmente. É muito difícil até mesmo criar condições especiais em casa, quando a pedra seria destruída mecanicamente. Mas é preciso lembrar que esse mineral não sobrevive ao contato com cosméticos, com produtos químicos domésticos, com água limpa. Guarde a esmeralda em um local fresco e escuro. Todas as decorações, bem como as pedras individuais, devem ser removidas ao fazer:

  • lavando;

  • cozinhando;

  • limpeza;

  • pequenos reparos;

  • trabalho de jardim;

  • outras tarefas domésticas.

Você pode colocar joias e joias com eles somente após aplicar a maquiagem. Muitos cosméticos e produtos de perfumaria podem danificar a gema. Dentro de casa, deve ser guardado em caixa ou em outra caixa fechada. Se isso não for possível, a pedra é envolvida em um material macio. Considerando suas propriedades preciosas, as esmeraldas devem ser guardadas em um cofre forte: há muitas pessoas dispostas a se apropriar delas.

Se as joias estiverem entupidas, cobertas de sujeira, elas devem ser embebidas em uma solução morna de sabonete. Remova bloqueios muito teimosos com um pano macio ou uma escova pequena. É aconselhável não só comprar esmeraldas, mas também pagar por sua cobertura com uma camada protetora. Qualquer joalheiro pode aplicá-lo. Este tipo de cobertura ajuda a não ter medo de deformações.

Voltando à escolha das esmeraldas, cabe mencionar que o salão deve descrever claramente a origem do mineral. Esses produtos que são cultivados artificialmente às vezes parecem mais bonitos do que espécimes naturais. Mas eles deveriam custar menos.

Na falta dos conhecimentos necessários, é aconselhável consultar um gemologista ou mesmo acompanhá-lo ao armazém. Uma cartela de cores também pode ser muito útil.

As pedras mais caras e de alta qualidade são extraídas nas proximidades de Bogotá. Eles têm um tom de verde médio a escuro. Vale lembrar que os residentes na Rússia têm o direito de comprar e vender esmeraldas oficialmente somente após se registrar como empresários na especialização em questão. Neste caso, deve ser fornecido laudo de análise gemológica para 100% das pedras. A certificação EGL é opcional, mas altamente desejável.

Com esses documentos, o custo total da pedra aumenta. Mas para a venda de esmeraldas no mercado internacional (fora da Rússia), eles são necessários. Você pode obter certificados semelhantes em nosso país. Em termos de proteção contra falsificação, esses documentos não são inferiores às amostras estrangeiras. Os certificados são úteis na venda não apenas de joias, mas também de pedras brutas.

Em alguns casos, os falsificadores pegam as placas de esmeralda e as colam com cola. Na aparência, esses produtos diferem pouco da pedra natural.

Os especialistas recomendam usar a luz posterior e lateral tanto quanto possível, examinando as pedras de todos os lados. Ao mesmo tempo, as camadas adesivas e os pontos de colagem são garantidos.

As esmeraldas cultivadas profissionalmente podem ser diferenciadas das esmeraldas naturais usando um refratômetro. Este dispositivo está disponível não apenas para proprietários de laboratórios gemológicos, mas também para particulares. No entanto, muito dinheiro terá de ser pago por isso. É impossível obter o resultado correto sem habilidades especiais. Portanto, faz sentido recorrer a profissionais. Para distinguir esmeraldas de falsificações de vidro, você pode prestar atenção à condutividade térmica; o vidro aquece mais rápido do que a pedra natural.

A melhor joia com esmeraldas é onde a pedra é colocada em uma moldura de aninhamento. Exclui todos os possíveis danos, rachaduras e até pequenos arranhões. Minerais adicionais neles podem ser diamantes e safiras brancas. Eles protegerão efetivamente a pedra do estresse mecânico.

Ao lavar esmeraldas, é inadmissível o uso de água muito quente. O líquido de limpeza deve ser usado em pequenas quantidades. É necessário manter as pedras na solução por 10 minutos. Após a lavagem, devem ser limpos com pano macio ou escova de dentes velha. Os minerais ou joias lavados com eles são lavados em água morna. Seque tudo antes de usar novamente.

É necessário armazenar as esmeraldas apenas para que não haja contato com outras pedras preciosas. Se o mineral se desgastar por muito tempo, a camada protetora pode se esgotar. Será possível repetir sua aplicação em oficinas de joalheria.

A limpeza mineral é realizada no máximo 3 a 4 vezes por ano. Não pode ser limpo com vapor, ultrassom, gasolina e solventes orgânicos. Essas substâncias podem dissolver e lavar os óleos firmadores. O re-oleamento é feito apenas com a ajuda de profissionais. Você não pode fazer isso com suas próprias mãos.

Fatos interessantes

A maior esmeralda do mundo, pesando 28 kg, foi descoberta em minas brasileiras em 1974. Se falamos da maior amostra facetada, então pesava mais de 7 kg. Este espécime também foi encontrado no Brasil. A propósito, eles processaram no mesmo lugar. Ao todo, são mais de 6 mil jazidas desenvolvidas em território brasileiro, onde é extraída a esmeralda.

E no antigo período romano, ninguém menos que o infame imperador Nero usava berilo verde como monóculo. Através desta pedra, ele olhou para as batalhas de gladiadores. No entanto, este "monóculo" desapareceu após a morte do imperador. Vale lembrar que apesar de toda sua resistência, a esmeralda é muito frágil.Mesmo uma leve pancada pode causar rachaduras.

Mesmo esmeraldas "explosivas" são distinguidas em um grupo separado. Gradualmente, eles se desintegrarão em muitos pedaços. A razão para esses fenômenos é uma tensão interna significativa. O próprio nome da pedra remonta às palavras sânscritas e árabes para verde. Em outras línguas antigas, é usado um nome que lembra o brilho do mineral.

O Museu do Estado austríaco exibe uma tigela esculpida em esmeralda de 0,1 m de altura no século XVIII. Foi feito na Itália com matéria-prima colombiana. Apesar da origem comprovada da obra-prima, existem várias lendas. Até o início de nossa era, as esmeraldas eram extraídas apenas no Egito. Até agora, muitos trabalhos antigos sobreviveram nas margens do Mar Vermelho.

Para diagnósticos de esmeraldas falsas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa