Pedras e minerais

Biotita: em quais propriedades ela difere e como a pedra pode ser usada?

Biotita: em quais propriedades ela difere e como a pedra pode ser usada?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Origem
  3. Composição química
  4. Visualizações
  5. Local de nascimento
  6. Propriedades
  7. Uso pratico

A biotita é um mineral também conhecido como odenita e mica de ferro. Representa placas translúcidas ou cristais menos transparentes. Este mineral pode ser visto em vários tons: bronze, amarelo, verde escuro, marrom avermelhado e preto.

Os cientistas continuam a estudar as propriedades úteis da pedra, de modo que a biotita pode trazer descobertas ainda mais úteis para a humanidade.

O que é isso?

O estudo desse mineral começou no século XIX. Sua pesquisa e descrição foram ativamente realizadas por Jean-Baptiste Biot - um especialista militar, acadêmico, físico e matemático, que deu nome à pedra. O mineralogista Johann Hausmann continuou o trabalho iniciado pelo cientista francês e distinguiu um grupo separado de substâncias biotita. Somente no início do século 21, o conhecimento sobre a pedra poderia ser considerado relativamente completo.

A biotita é freqüentemente encontrada na natureza; no total, sua presença na crosta terrestre é de cerca de 2-3%, o que é um indicador significativo. Na maioria das vezes, a palavra biotita significa mica brilhante marrom ou preta, mas também o conceito de biotita pode substituir o grupo de membros ferro-dominantes da série flogopita - anita.

Na natureza, você pode ver pedras muito grandes, os colecionadores estão ansiosos para adquiri-las. Isso não é surpreendente, porque mesmo entre essas pedras aparentemente indefinidas podem-se encontrar grandes placas que, em sua capacidade de refletir uma imagem, se assemelham a um espelho.

Observe que não há muito tempo havia uma opinião de que a biotita não pode ser classificada como mineral. Os cientistas decidiram que é uma solução sólida de várias substâncias naturais.Mas, por enquanto, nos concentraremos no ponto de vista tradicional, que implica o status de um mineral na biotita.

Origem

Existem vários tipos de minerais de origem, dependendo deste parâmetro, os biotitas são subdivididos nos seguintes grupos:

  • granitoque está contido nas rochas de magma;
  • metamórfico - encontrado em xistos ou gnaisses;
  • pegmatite - presente em depósitos de basalto.

Com menos frequência, os cientistas encontram o terceiro grupo de biotita dessa classificação. Os companheiros mais próximos dessas pedras incluem feldspatos, micas de potássio, granadas e silicato de alumínio.

Composição química

Os cristais do mineral têm cores diferentes, que são determinadas pelas impurezas da rocha. Distinguem-se espécimes de cores pretas e marrons, às vezes pedras com uma tonalidade verde ou avermelhada são encontradas na natureza. Os cristais do mineral são colunares ou tabulares. As folhas podem ser caracterizadas como elásticas, este mineral é mais elástico que muitos outros. A luz pode penetrar nas placas de biotita.

A fusibilidade da pedra não é a mesma para diferentes tipos. Por exemplo, a biotita de Miass derrete a partir de 11,5 mil graus. A composição química da pedra também varia e só pode ser delineada dentro de certos limites. Via de regra, a estrutura da pedra implica os seguintes componentes: óxido de potássio ocupa de 4,5 a 8,5%, óxido de magnésio de 0,3 a 28%, óxido de ferro ferroso - de 2,8 a 27,5%, óxido de alumínio - de 9,5 a 31,5%, óxido de silício de 33 a 45%, água de 6 a 11,5%.

Os óxidos de lítio, sódio, bário, titânio, manganês, estrôncio, césio, etc. também são encontrados na biotita como impurezas e podem transmitir um pequeno fundo radioativo à pedra. Para decompor um mineral, você precisa agir sobre ele com um concentrado de ácido sulfúrico.

Visualizações

Como já dissemos, a cor da pedra biotita difere dependendo das impurezas. Vamos listar os principais tipos de biotita dependendo deste parâmetro.

  • Lepidomelanos - tem uma cor preta rica.
  • Meroxenes - transparente devido à baixa concentração de impurezas de ferro.
  • Rubellans - eles são diferenciados por tons de marrom ou terracota.
  • Siderofilitas - faltam magnésio, mas há muitas impurezas de ferro. Portanto, a cor dessas pedras incomuns é esverdeada.

Local de nascimento

Em depósitos, ele encontra biotita em várias formas. É encontrado na forma de formações lamelares, escamosas e colunares. Esta pedra é freqüentemente encontrada em rochas adjacentes a feldspatos, granitos, muscovitas e andalusitas. A biotita é tão difundida que, entre as micas, só perde para a muscovita em quantidade. Portanto, faz sentido mencionar apenas os depósitos mais famosos.

Nas montanhas de Ilmen, a pedra aparece como um mineral menor nos veios pegmatíticos. Lá ocorre na forma de placas de até meio metro de diâmetro ou na forma cristalina. Na crista Borshchovochny, a biotita é encontrada no rio Slyudyanka. Grandes placas de biotita são encontradas na Groenlândia, assim como na Escandinávia - até placas de sete metros são encontradas nessas terras, que é um tamanho grande. Na Alemanha, este mineral está incluído nos granitos; nas Montanhas Granulíticas, são frequentemente encontrados pegmatitos biotita. Também fontes famosas do mineral estão localizadas nas áreas da Floresta Burgmau e Turengen.

Propriedades

A pedra é caracterizada por um brilho vítreo, sua gravidade específica é 2,8-3,4 g / cm3. Para algumas espécies, a presença de um traço é característica. Possui decote perfeito, podendo se decompor em folhas. Coloração de interferência em tons de vermelho, azul, verde. A dureza da pedra não é muito alta - ela não pode riscar o vidro.

Se ocorrer erosão, então a biotita assume a forma de um placer com todas as suas características, ela é facilmente separada com o mais fino material siltoso em águas estagnadas. Surge o mineral biotita-vermiculita. Depois de certo tempo, as pedras resultantes adquirem uma coloração dourada devido aos brilhos, que, ao serem lavados, ficam no sedimento.

As pessoas podem ouvir esse nome do mineral obtido como "ouro de gato".

Os litoterapeutas observam a capacidade do mineral de tratar distúrbios nervosos, eliminar a ansiedade, estabilizar o pulso e estabelecer um sono saudável em pessoas que sofrem de insônia. A Biotite melhora as funções protetoras do corpo e também estabiliza o sistema endócrino, ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Entre os conhecedores de minerais, a biotita é conhecida como uma pedra com algumas propriedades mágicas. Eles podem variar dependendo das cores com as quais a biotita é pintada.

  • Para obter bem-estar material, você precisa colocar na carteira pedaços de um mineral em tons de bronze.
  • Para que a paz e a tranquilidade reinem na alma, os especialistas aconselham que leve consigo exemplares verdes.
  • Pedras rosas e vermelhas protegem o lar da família. Eles também ajudam a encontrar a felicidade nos relacionamentos pessoais.

Acredita-se que nas mãos dos mágicos, a biotita se torna condutora de poderes superiores, ajuda os videntes a penetrar nos segredos do futuro e a aumentar a percepção intuitiva. Ele também remove bloqueios no nível energético e ajuda a liberar o potencial.

Uso pratico

A aplicação prática da biotita inclui vários campos.

  • Engenharia Mecânica. Uma vez que a biotite, como todas as outras micas, isola perfeitamente, é ativamente utilizada na eletrónica, nomeadamente na criação de dispositivos necessários à construção naval e aeronáutica. As placas encontraram aplicação no desenvolvimento de dispositivos de navegação. Para a produção de eletrodomésticos, o mineral também é muito utilizado, por exemplo, na produção de fornos de micro-ondas.
  • Construção. A biotita é parte da vermiculita, por isso é usada como enchimento para criar isolamento acústico e térmico nas casas. As suas propriedades decorativas também são apreciadas - pode ser utilizado para revestir painéis de madeira, conferindo-lhes um aspecto mais bonito e caro. Além disso, o pó mineral às vezes é adicionado às telhas.
  • Jardinagem. Devido à boa troca iônica da pedra, ela é saturada com fertilizantes líquidos com microelementos úteis para as plantas.
  • Reparar. Na fabricação de várias tintas e esmaltes, a biotita é adicionada para obter composições de revestimento resistentes ao calor.
  • Industria cosmética... Da pedra obtêm-se pequenas partículas peroladas, que são adicionadas a pós e outros cosméticos decorativos.
  • Em joias... Usando o método cabochão, os artesãos obtêm pedras que adornam várias joias: anéis, brincos, pingentes, pingentes etc. Uma dispersão de biotita no feldspato dá uma pedra chamada aventurina. Também é interessante que o efeito mais raro para as esmeraldas - uma estrela de seis raios é obtida se partículas de biotita caírem no cristal.
  • Em geologia. Os cientistas usam o método geocronológico de isótopos para determinar a idade dos fragmentos de rocha da biotita.
  • Decoração... O mineral pode ser usado para criar lantejoulas para brinquedos e decorações teatrais.

Apesar de o campo de aplicação do mineral já ser bastante amplo, ele ainda está sendo estudado de perto e novos rumos promissores estão sendo encontrados. Portanto, a biotita é um mineral muito comum que se encontra em diferentes partes do planeta. Serve como material de criação de tecnologia, incluindo grandes unidades na engenharia mecânica, construção civil, indústria cosmética e outras áreas.

Os amantes de minerais tentam obter espécimes especialmente grandes e bonitos para suas coleções.

No próximo vídeo, você pode dar uma olhada na biotita em movimento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa