Pedras e minerais

Qual é a diferença entre safira natural e artificial?

Qual é a diferença entre safira natural e artificial?
Contente
  1. Característica externa
  2. Verificação da pedra inicial
  3. Análise visual
  4. Documentação
  5. Trabalho especializado
  6. Análogos no mercado de gemas

Entre a grande abundância de pedras preciosas de incrível beleza, uma safira nobre ocupa um lugar especial. Ele atrai a atenção dos aficionados de joias com sua cor azul profunda e brilho expressivo em todas as facetas. Como muitos itens valiosos e caros, as safiras costumam ser falsificadas. Análogos mais baratos ou substitutos artificiais costumam ser dados para uma pedra natural preciosa. O artigo discutirá como identificar a pedra natural em casa.

Característica externa

As pedras na clássica cor azul são especialmente apreciadas. A saturação e o matiz podem ser variados. Do azul brilhante ao roxo misterioso. Apesar de a safira ser chamada de pedra da cor do mar e do céu, na natureza esse tipo de cristal pode ter cores diferentes. Existem as seguintes opções:

  • amarelo;
  • transparente;
  • luz verde;
  • marrom com um toque de laranja.

É difícil verificar a autenticidade de um cristal por conta própria, mas talvez conhecendo alguns truques.

A cor ideal, segundo os especialistas, é a cor da centáurea (azul escuro e profundo).

A pedra da Caxemira difere de outras amostras em sua cor aveludada, azul centáurea. Cristais reais têm a capacidade de dividir os raios do sol. Essa característica adorna a pedra com um jogo de luz e brilho expressivo.

Verificação da pedra inicial

Deve-se notar que não existem dados externos exatos e outros indicadores devido aos quais é possível distinguir uma safira artificial de uma pedra criada pela natureza com certeza absoluta.Devido a isso, o número de falsificações está aumentando rapidamente, o que faz o jogo dos golpistas. Apesar disso, você mesmo pode verificar algumas características das gemas naturais.

Bordas lisas e cantos vivos são considerados indicadores de origem natural. Quanto à força, a gema neste indicador só perde para o diamante. A superfície de uma safira pode ser danificada pela mesma pedra dura. Por sua vez, a borda do cristal pode arranhar facilmente a superfície do material rígido. Se tiver certeza de que está segurando uma gema natural em suas mãos, você pode guiá-la com segurança desenhando uma ranhura. Isso só vai prejudicar a pedra sintética.

Análise visual

Demora vários milênios para criar uma joia em condições naturais. Apesar de os laboratórios de cultivo artificial de pedras criarem condições semelhantes, eles diferem dos naturais. Isso afeta a qualidade do produto e sua aparência. A pedra natural é caracterizada por uma estrutura heterogênea. A presença de inclusões também é necessária. Eles podem ser vistos com uma lupa e iluminação forte.

Uma pedra criada pela natureza não deve conter as menores bolhas de ar ou gás.

No entanto, as tecnologias modernas tornam possível criar falsificações sem essas deficiências. Pequenas manchas podem ser vistas mesmo a olho nu. Indicam uma pedra natural, mas de baixa qualidade.

Outro método para descobrir a origem da gema é colocar a safira em um recipiente com monobromnaftaleno. O recipiente deve ser colocado sobre uma folha de papel branco e uma fonte de luz deve ser instalada ao lado dele. Inclusões em forma de listras são um sinal de qualidade e produto natural. Linhas curvas indicam uma farsa.

Pedras decoradas com uma inclusão em forma de estrela de seis dedos têm um valor especial. Essa diferença é chamada de asterismo. Mesmo que os golpistas consigam falsificar esse efeito, é fácil determinar. Transforme a pedra em luz. Em uma gema natural, a "estrela" começará a se mover. Se permanecer no lugar, você tem um cristal artificial em mãos.

Um dos métodos mais comuns e práticos para determinar a qualidade de uma pedra é avaliar sua cor. A diferença entre uma gema natural está na preservação da cor em condições de iluminação variada. É por isso que o produto é avaliado à luz do dia e à luz artificial. Se você notar uma diferença no matiz e na saturação, este é um sinal falso.

Documentação

Muitos compradores que decidem agradar a si próprios ou a seus entes queridos com joias de pedra natural, muitas vezes se esquecem da forma mais confiável de verificar a qualidade e autenticidade do produto oferecido. Trata-se de verificar documentos. As joalherias estão em constante competição. Este é um negócio caro que nem todos podem pagar. Os vendedores são obrigados a fornecer um certificado de autenticidade para pedras e metais preciosos no primeiro pedido do cliente. O documento contém informações sobre a natureza da origem.

Os pontos de venda que oferecem aos clientes produtos da mais alta qualidade são certificados para cada joia. Além disso, o vendedor é obrigado a informar sobre o processamento adicional do produto. O procedimento é realizado para obter uma cor mais clara e um alinhamento de cores.

Os cristais naturais são facilmente testados com métodos de processamento semelhantes, as amostras sintéticas são cobertas com listras.

Todo mundo sabe que joias são caras, principalmente quando se trata de itens valiosos. Gemas naturais premium não podem ser baratas. Claro, alguns espécimes sintéticos podem ser caros, especialmente quando considerados pedras naturais. Nesse caso, o principal é não gastar muito com uma farsa.

Trabalho especializado

Se você deseja determinar com precisão a qualidade do cristal, use os serviços de um especialista profissional. O especialista determinará com rapidez e precisão a origem da pedra, e você não terá dúvidas.O trabalho de um artesão habilidoso custa dinheiro, mas esses custos não podem ser comparados com o custo da safira natural. Caso você tenha comprado uma falsificação em uma loja, poderá devolvê-la e receber o dinheiro gasto de volta na íntegra.

Análogos no mercado de gemas

Encontram-se à venda várias imitações de pedra natural. Os compradores têm as seguintes opções.

  1. Falsificações. O vidro comum é emitido como mercadoria deste grupo. O material é processado e exibido na vitrine. É fácil identificar um produto de baixa qualidade. Essas pedras aquecem rapidamente nas mãos e é fácil ver as bolhas no seu interior.
  2. Doublets. Esta classe de cristais consiste em várias camadas chamadas dupletos ou trigêmeos. A camada superior da gema é uma safira natural, sob a qual um análogo barato está escondido. Ambas as opções sintéticas e gemas mais lucrativas são usadas. Se você examinar cuidadosamente o produto sob uma lupa, poderá encontrar a colagem.
  3. Cristais cultivados em condições artificiais. Devido ao alto custo dos cristais naturais, raridade e complexo processo de mineração de safira, as pedras cultivadas artificialmente passaram a ter grande demanda. Este método é considerado a forma oficial e comum de obtenção de pedras. Amostras de qualidade são muito difíceis de distinguir das gemas naturais.

Eles têm uma ótima aparência, têm excelente resistência e durabilidade. Mas mesmo os melhores produtos sintéticos não podem ser comparados às gemas naturais.

Como distinguir uma safira verdadeira de uma falsa, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa