Pedras e minerais

Magnetita: propriedades e usos do mineral

Magnetita: propriedades e usos do mineral
Contente
  1. Recursos e composição
  2. Origem e depósitos
  3. Propriedades
  4. Aplicativo
  5. Fatos interessantes
  6. Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

A magnetita é conhecida desde os tempos antigos. Por exemplo, na China eles aprenderam sobre isso antes da nossa era, também há referências registradas no século IV. Naqueles tempos antigos, a magnetita era usada como bússola e novos mundos eram reconhecidos.

O famoso filósofo Platão também escreve sobre a pedra magnética em seus escritos, observando que a magnetita pode não apenas atrair produtos de metal, mas também dar sua energia.

Recursos e composição

Segundo a lenda, a magnetita deve seu nome ao nome de um pastor grego que parecia Magnes. Seus sapatos, assim como a parte inferior do cajado, eram feitos de ferro e sempre puxavam pedras para eles. Outra lenda diz que o mineral recebeu o nome da cidade turca de Magnésia. Havia uma montanha perto de Magnésia, e frequentemente era atingida por raios.

A magnetita mudou de nome várias vezes. Portanto, até a Idade Média, era conhecido como ímã e, depois, como minério de ferro magnético. O nome moderno "magnetita" começou a ser usado apenas em 1845.

A magnetita pertence à classe dos óxidos. Sua principal composição química inclui óxido de ferro. Ao mesmo tempo, a presença de impurezas em minerais é generalizada: manganês, alumínio, zinco e outros. A fórmula química da magnetita é FeOxFe2O3. Teoricamente, ele contém FeO e Fe2O3 de ferro puro a 31,03% e 68,97%, respectivamente. Normalmente, esses compostos são relativamente puros em composição.

Quando aquecido até o ponto Curie de 580 graus Celsius, o magnetismo do mineral desaparece completamente, mas é restaurado após o resfriamento.Na natureza, o minério de ferro magnético é encontrado na forma de cristais, massas confluentes, formações granulares.

Outros representantes de uma série de magnetita também são distinguidos: estes são magnesioferrite, franklinite, jacobsite, trevorite, ulvöspinel.

    Os seguintes tipos de minério de ferro magnético são conhecidos.

    • Titanomagnetite. É magnetita de titânio com um conteúdo de TiO2 (alguns por cento).
    • Coulsonite. Essa variedade pode ser chamada de magnetita de vanádio porque contém vanádio.
    • Cr - magnetita. É magnetita de cromo com teor de Cr2O3.
    • Mg-magnetita. Um mineral que contém magnésio.
    • Al-magnetita... Um mineral na fórmula em que o alumínio está presente.
    • Maghemite. O nome é formado a partir das primeiras sílabas dos nomes "magnetita" e "hematita". Esta variedade é encontrada apenas ocasionalmente.

    Origem e depósitos

    As formações minerais de magnetita são minérios de ferro que contêm ferro e têm a capacidade de atrair ferro. A magnetita é formada por rochas ígneas como granito, diorito e outros.

    Na rocha, está na forma de uma massa homogênea ou na forma de inclusões... A magnetita é encontrada em pequenas quantidades na maioria das rochas com uma estrutura de granulação grossa, em uma presença conjunta com minerais como biotita, esfênio e apatita. Em condições exógenas (quando a casca da Terra interage com a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera), o aparecimento de magnetita é uma exceção.

    Supõe-se que hoje a presença de grãos de magnetita no sedimento lamacento do mar não era apenas o resultado de sua entrada da zona costeira, mas também uma consequência de novas formações in situ devido aos hidróxidos de ferro sob o efeito redutor da matéria orgânica em decomposição. .

    Nas zonas de colisão das placas litosféricas, grandes depósitos lenticulares e acamados de minérios magnéticos de hematita também foram formados entre os antigos estratos sedimentares. No momento da ação mecânica sobre a rocha, a magnetita, sendo liberada dos minerais satélites, desintegra-se na menor fração. Ao mesmo tempo, há concentração de placers nas areias do rio e do mar.

    No território de nosso país, depósitos magmáticos de magnetita podem ser encontrados. na região de Chelyabinsk (depósito Kusinskoe). Titanomagnetita com uma alta porcentagem de vanádio é extraída aqui. Este depósito é enriquecido com veios de minério puro. O depósito de titanomagnetito Kopan está sendo desenvolvido no sul dos Urais, contendo inclusões de titânio. Minerais ferrosos de quartzo são encontrados na Península de Kola em Olenegorsk e no oeste da Carélia em Kostomuksha. Os depósitos de quartzito suecos também ficaram famosos.

    Um dos mais ricos depósitos de magnetita está localizado em Krivoy Rog (Ucrânia). Na espessura dos quartzitos, existem depósitos e formações estratificadas que têm a forma de pilares e são lenticulares de diâmetro. Um depósito semelhante está localizado a sudeste de Kursk e é conhecido como Anomalia Magnética de Kursk.

    No Cazaquistão, a magnetita é extraída na região de Kostanay. Deve-se notar que se trata de um depósito muito grande, cujos volumes excedem as reservas de minérios magnéticos dos Urais. No Canadá, a magnetita é encontrada no distrito administrativo de Sudbury. Além disso, depósitos de pegmatita contendo inclusões de magnetita são encontrados na Noruega e nos Estados Unidos.

    Propriedades

    A transparência é incomum para magnetitas.

    O esquema de cores da pedra é próximo aos tons e sombras preto-cinza: preto, cinza escuro, marrom escuro. Alguns espécimes apresentam uma descoloração azulada próximo à borda.

    A maior parte da magnetita extraída tem brilho metálico. Além disso, existem opções de fosco e resina.

    Propriedades físico-químicas

    A dureza do mineral está na faixa de 5,5 a 6 pontos na escala de Mohs. Além disso, a pedra tem fragilidade moderada, clivagem imperfeita, fratura cônica ou mesmo escalonada e estrutura cúbica.

    Durante a britagem, o mineral se transforma em areia, sem perda de magnetismo. Os grãos de magnetita de areia são atraídos para diferentes pólos.

    As propriedades eletricamente condutoras da magnetita são bastante baixas; é um semicondutor. Sua densidade é de 5,2 g / cm3. O ponto de fusão do minério de ferro magnético é 1591 graus Celsius. Além disso, o mineral no estado de pó é solúvel sob a influência do ácido clorídrico, e também exibe as propriedades de uma base fraca, dissolvendo-se lentamente em água.

    Na presença de compostos de sulfeto, o mineral é convertido em hematita ou limonita.

    Magnético

    Uma propriedade distinta, indicada ao descrever a magnetita, é sua capacidade de atrair e magnetizar o ferro. Este recurso é usado ativamente para detectar depósitos de pedra magnética. As pedras exibem magnetismo polar e possuem pólos norte e sul.

    Também deve ser notado que magnetitas são capazes de atrair não apenas ferro. Nem tanto, mas ainda assim afetam o níquel, cobalto, manganês, platina, ouro, prata, alumínio. A magnetita tem efeito repulsivo sobre zinco, chumbo, enxofre e bismuto.

    Mágico

    A magnetita é conhecida como uma pedra mágica.

    É usado para fazer amuletos e parafernálias mágicas, e também protege durante rituais.

    Esta pedra é recomendada para o desenvolvimento de habilidades extraordinárias e como talismã em atividades criativas.

    Registros que sobreviveram até hoje indicam que Alexandre, o Grande, deu a cada um de seus guerreiros uma pedra de magnetita, que durante a batalha deveria proteger das forças do mal.

    Além disso, o minério de ferro magnético ajuda a agir corretamente em circunstâncias adversas e é recomendado para uso por pessoas que estão constantemente perdendo algo. É usado como talismã contra a feitiçaria, o mau-olhado e as forças das trevas, e é aconselhável levá-lo a locais de grande concentração de pessoas. Acima de tudo, as forças energéticas da magnetita são adequadas para os representantes das constelações zodiacais. Aquário, Gêmeos, Virgem e Capricórnio.

    Aplicativo

    Esse mineral é amplamente utilizado. É especialmente popular na indústria e na medicina.

    Em medicina

    As propriedades curativas da magnetita foram observadas desde os tempos antigos. Desde o século 17, esse mineral tem sido usado para tratar muitas doenças nervosas, como convulsões, paralisia, fortes dores de cabeça e condições depressivas.

    Atualmente, o campo do uso médico da magnetita se tornou ainda mais amplo. A sua utilização é muito difundida na massagem, no combate às formações celulíticas, no tratamento de vários tipos de doenças.

    É conhecido como um catalisador para a cicatrização de feridas e como um mineral antibacteriano.

    Eles também recorrem a ele no tratamento de doenças oculares, bronquite, poliomielite, para aliviar convulsões, com doença de Parkinson, radiculite. Tem um efeito positivo no tratamento das veias varicosas.

    Além disso, a magnetita tem efeito anti-envelhecimento. Esse efeito foi confirmado em um laboratório onde foram realizadas pesquisas com representantes do mundo animal. Os avanços científicos existentes possibilitam o uso da formação de nanopartículas de magnetita com ouro para fins medicinais - para o diagnóstico e controle do câncer.

    Não é recomendado o uso independente de produtos magnéticos para fins medicinais, uma vez que podem haver certas contra-indicações para isso.

    O tratamento com magnetita deve ser discutido com um médico.

    Na industria

    Ferro, aços especiais e eletrodos são obtidos a partir do minério de magnetita, fósforo e vanádio são obtidos no processo de seu processamento. O ouro é extraído do concentrado de magnetita do minério, que permanece após a lavagem, em algumas regiões do nosso país. Devido à sua boa densidade, inércia e falta de toxicidade, o mineral encontrou aplicação como uma substância de enchimento para pesos esportivos.

    Na indústria joalheira, a magnetita praticamente não é utilizada, por não apresentar densidade e dureza suficientes.

    Em casos raros, as pedras com uma cor espetacular podem ser colocadas em uma moldura de prata. Na maioria das vezes, joias como pulseiras, rosários e talismãs são feitas de magnetita.

    Notas metálicas são freqüentemente usadas em perfumaria. Com a ajuda de compostos químicos, o cheiro de ferro é introduzido na composição do perfume.

    Os íons ferro, combinados com o peróxido lipídico, levam à sua decomposição, o que favorece a formação de compostos voláteis com aroma intenso.

    Fatos interessantes

    Vamos dar uma olhada em alguns fatos surpreendentes sobre a magnetita.

    • Uma das mulheres mais bonitas, a rainha Cleópatra, usava joias de magnetita para prolongar sua juventude.
    • Muitos cientistas chegaram à conclusão de que os pássaros são capazes de ver o campo magnético da Terra. Essa capacidade ajuda as aves a encontrar um lar durante voos de longa distância.
    • Antes que a lei da conservação da energia fosse descoberta, as pessoas faziam muitas tentativas de usar as propriedades de uma pedra magnética. Eles estavam interessados ​​na energia infinita do campo magnético.
    • Muitos anos atrás, os mágicos viajantes da Grécia antiga realizaram apresentações em todo o mundo. Os elos dos grandes círculos pendurados separadamente um acima do outro e não caíram. Os presentes em tal mostra acreditavam na existência de forças sobrenaturais que ajudam os artistas.

    Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

    A magnetita não é representativa do segmento de alto preço, portanto sua falsificação não é considerada lucrativa. Freqüentemente, é simplesmente confundido com hematita, goethita, hausmanita, cromita.

    Para verificar a autenticidade de uma pedra, é necessário examiná-la quanto à presença de um campo magnético, uma vez que apenas a magnetita pode exibir propriedades magnéticas.

    Além disso, qualquer uma dessas pedras tem um brilho metálico frio.

    Como você pode obter magentita a partir da triagem de areia pode ser encontrado no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa