Pedras e minerais

Onde o âmbar é extraído?

Onde o âmbar é extraído?
Contente
  1. Tipos de depósitos
  2. Os maiores depósitos do mundo
  3. Onde é extraído na Rússia?
  4. Métodos de produção

Como pegar o sol? Esta pergunta é bastante fácil de responder. O fato é que existe uma pedra que as pessoas associam ao sol e sua energia. Ele é amado e reverenciado, eles fazem vários artesanatos dele. Assim, uma pessoa tenta manter os raios da luminária próximos a ela. O que é esta pedra milagrosa? É fácil adivinhar, estamos falando de âmbar.

Tipos de depósitos

Essa rocha geralmente ocorre na forma de inclusões entre camadas de carvão. Como regra, as localizações do âmbar são divididas em dois grandes grupos.

  • O primeiro são os depósitos primários ou primários. A pedra que se encontra nos depósitos de carvão pertence a eles. Além disso, os depósitos primários incluem regiões como Norte da Sibéria, Extremo Oriente e Ural. Tudo é explicado de forma simples: onde as florestas de coníferas costumavam crescer, a resina fluía abundantemente das árvores e o âmbar apareceu.
  • Outro grupo é secundário. Esses depósitos são chamados de placers. Eles, por sua vez, são divididos em mar e rio. Esses depósitos estão localizados a uma distância distante do primário (primário). E tudo porque a pedra foi trazida para os depósitos futuros por correntes de água ou talus terrestre, ou devido ao avanço das geleiras.

Ou seja, o âmbar não nasceu ali, mas "emigrou" para esses lugares por meio de deslocamentos naturais. Como resultado da acumulação do material natural trazido, enormes depósitos foram formados.

O lugar mais famoso da Rússia, onde a pedra do sol é extraída, é Kaliningrado. Os depósitos de Kaliningrado são classificados como soltos. No exemplo dos trechos secundários, pode-se ver sua mais uma divisão, agora em descargas. Eles são deltaicos, costeiros, marinhos, glaciais.

Por que os depósitos de âmbar são de densidade muito baixa? Porque a resina não afunda na água.E o âmbar é a resina petrificada. Muitos séculos atrás, a resina era transportada por correntes de água por distâncias razoavelmente longas. Onde o riacho encontrava um obstáculo, a resina grudava na areia, misturada com os restos das árvores. O tempo e os fenômenos naturais criaram âmbar.

Como resultado de várias transformações de tais depósitos, muitos surgiram.

Hoje as pessoas encontram raios de sol em vários lugares. Eles podem ser encontrados na margem do rio, em vários baixios, em fragmentos de vegetação. Lá eles são levados pela corrente do rio. Além disso, o âmbar pode ser encontrado no sopé das montanhas, ele foi levado até lá por uma geleira.

Mais seixos podem ser trazidos à superfície por uma enchente de primavera ou uma tempestade. Por exemplo, como na região de Kaliningrado. Na costa dos oceanos e mares, a massa solar é carregada por uma tempestade. No século 19, foi na região de Kaliningrado que ocorreu uma grande liberação de joias. Os residentes recolheram pedras durante vários dias.

Os maiores depósitos do mundo

Se você começar a falar sobre grandes depósitos, precisará começar a história com a Rússia. O maior acúmulo de âmbar está localizado na costa do Báltico, na antiga Península da Sâmbia, hoje Península de Kaliningrado. Para ser mais preciso - esta é a vila de Yantarny (aproximadamente 90% das reservas mundiais de pedra estão localizadas neste local). Amber tem mais de cinquenta milhões de anos. Isso é exatamente o que dizem os especialistas.

Neste momento, com a ajuda de estudos geológicos, os especialistas determinaram que existem novas áreas para desenvolvimento. Suas reservas são de aproximadamente trezentas toneladas.

O campo na região de Kaliningrado no Mar Báltico está dividido em três seções: Palmnikensky, Plyazhevy e Primorsky. O desenvolvimento no site Palmnikensky está em andamento desde 1976. De acordo com geólogos, as pedreiras Palmnikensky e Primorsky podem fornecer âmbar às pessoas por mais duzentos anos.

O volume de produção anual aqui é de cerca de 350 toneladas.

Na região de Rivne, que fica na Ucrânia, também existem reservas de âmbar. Eles estão localizados em uma espécie de triângulo de assentamentos Klesovo-Sarny-Dubrovitsy. A extração de pepitas ucranianas é mais barata devido ao fato de se encontrarem a uma profundidade que varia de 3 a 10 metros. De um metro cúbico de uma camada de terra, você pode obter 250 g de pedra solar.

A República Dominicana também é famosa por sua mineração de âmbar. A idade da rocha aqui é de 40 milhões de anos. Existe uma jazida na Alemanha, localizada na Saxônia-Anhalt. A idade do âmbar aqui é de cerca de 22 milhões de anos.

O centro âmbar do Báltico está localizado em Kaliningrado, seguido pela Lituânia. O serviço geológico local está a tentar anunciar um concurso público internacional para a extração desta pedra. Vários souvenirs de âmbar também podem ser encontrados em grandes quantidades na Estônia. Nuggets nesses locais são extraídos na ilha de Saaremaa, e itens já caros são feitos com eles.

Os bielo-russos acreditam que os depósitos de âmbar em suas regiões parecem fantasmas. Os depósitos da pedra do Sol estão representados em mapas de geólogos e em publicações científicas, mas nem todos podem vê-los com seus próprios olhos. Pedaços de pepitas são encontrados em locais do Paleolítico. Sua idade é de aproximadamente treze mil anos.

O levantamento geológico bielorrusso identificou sete áreas com depósitos de âmbar. As pedras são encontradas nos distritos de Pinsk, Stolin, Luninetsk, Drogichin, na Polónia e na região de Brest. Os mais destacados a esse respeito são considerados pântano depósitos no maciço Gatcha perto de Zhabinka. Mais de trezentas toneladas de âmbar estão armazenadas lá.

Novos depósitos estão sendo descobertos na Letônia. O âmbar é encontrado aqui na costa e no fundo do mar. Depósitos aluviais são frequentemente descobertos no fundo devido ao fato de que a água move enormes camadas de areia. Como resultado dessa perturbação, a pedra-do-sol é puxada para fora.

Amadores de sorte encontram pepitas do tamanho de um punho humano nas profundezas.

Onde é extraído na Rússia?

Em geral, é mais fácil nomear os lugares onde o âmbar não é extraído. A pesca se origina na região de Kaliningrado e depois se espalha por todo o país. E se as reservas principais estão localizadas em Kaliningrado, então no norte da Sibéria e no Extremo Oriente, foram descobertos depósitos que ajudaram essas áreas a entrar na província âmbar eurasiana do mundo. Como resultado, até uma marca apareceu no Altai. Foi inventado pelos habitantes locais para obter óleo de girassol de altíssima qualidade. É chamado de “Altai Amber”.

Além disso, o âmbar é encontrado na Rússia nos Urais, no Território de Primorsky e na Yakutia. Pepitas grandes não são encontradas aqui, portanto, a escavação industrial de sunstone nesses locais é impraticável.

Métodos de produção

O processo de mineração de sunstone é muito diversificado. Por exemplo, o desenvolvimento pode ser executado usando o método hidráulico de parafuso. Esta é a forma mais segura para o ambiente e para o estado da pedra. A obra é executada da seguinte forma: com o auxílio de um equipamento hidráulico sem-fim, são perfurados poços no solo. Seu diâmetro é de 80 cm.

As pepitas sobem à superfície junto com o solo sob pressão hidráulica. Em seguida, eles são limpos, lavados da areia e da terra. Essa é a forma mais moderna.

E também existe um método que prevê a organização de pedreiras especiais. Primeiro, rochas estéreis são puxadas para fora e, em seguida, camadas de argila azul são expostas. Ele contém âmbar.

No entanto, esse método não é seguro, pois pode ocorrer um colapso, então é melhor usar o primeiro método.

Antes era diferente. Antigamente, o âmbar era coletado manualmente na costa, que ficava ao longo do Mar Báltico, e a extração era colocada em recipientes especiais. Esse método permitiu extrair cerca de 60 mil toneladas de pedra-do-sol. O tempo passou e nossos ancestrais perceberam que é muito mais fácil tirar uma pedra da água usando uma rede de pouso. Amber entrou neles junto com algas.

Alguns buscadores até "araram" as áreas costeiras de modo que a pedra clara fosse removida do solo do mar e flutuasse até a superfície. Não é difícil obter uma pedra-do-sol na natureza. Ele está localizado a uma profundidade bastante rasa. Mas a organização da mineração oficial exige altos custos, por isso existem escavadores "negros".

A mineração ilegal consiste em usar a mangueira de um grande aspirador de pó. Com água até os joelhos, as pessoas levantam e baixam um cano de alumínio conectado a uma bomba de gasolina em um poço de água suja. Então, eles lavam o solo (argila azul), que tem mais de 50 milhões de anos. Junto com essa pasta, o âmbar sobe à superfície.

Capturar âmbar em tais poços é uma tarefa bastante difícil. No entanto, todos os custos e trabalhos compensam com juros. Uma grande pedra no mercado negro custa mais do que uma peça de ouro do mesmo peso. Encontrar tal espécime é um grande sucesso. Portanto, as pessoas cavam buracos sem pensar na saúde e nos danos ao meio ambiente.

As autoridades russas aumentaram as punições para essa atividade em 2017. Até o momento, a multa por mineração ilegal de âmbar é fixada no valor de 200 a 500 mil rublos. Anteriormente, era de apenas 3-5 mil rublos. As autoridades pagarão cerca de 800 mil rublos pela violação, e a multa para pessoas jurídicas será calculada em milhões (10-60 milhões de rublos, dependendo da escala da atividade ilegal). Hoje, a venda de âmbar extraído ilegalmente, seu transporte e armazenamento para fins de comercialização estão estritamente proibidos.

O método acima é ilegal.

Mas também existem pessoas que combinam mineração de âmbar com paixão. A busca por uma pedra solar durante o mergulho não viola a lei aplicável. Como os mergulhadores procuram âmbar no fundo do mar? Eles usam as propriedades físicas das pedras. A fluorescência é o brilho de pedras em cores diferentes sob a influência de uma lâmpada ultravioleta. Dispositivos modernos aumentam significativamente a eficiência da pesquisa, mas você precisa se lembrar das seguintes nuances:

  • um erro será excluído se você levar uma pedra ao vidro da própria lanterna;
  • a lanterna brilhará mais se o espaço for limitado;
  • o grau de fluorescência do âmbar sob a água depende do indicador da faixa de comprimento de onda (deve ser 360-400 nm);
  • pepitas são fáceis de encontrar se você usar uma lanterna com comprimento de onda de 365 a 400 nm;
  • ao trabalhar com tais equipamentos, recomenda-se o uso de vidros especiais ou de policarbonato;
  • a maior potência possível da lanterna fornecerá um grande efeito de brilho.

Pesquisar âmbar não é apenas um hobby geológico interessante, mas também uma boa fonte de renda... Os escavadores "negros" ganham em média de 100 a 200 mil rublos. por mês. Os mergulhadores depositam suas esperanças na sorte, mas seu método é mais como um hobby, embora não seja desprovido de significado material.

Você pode descobrir como o âmbar é extraído e encontrado assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa