Pedras e minerais

Gemas: classificação, extração e tipos de corte

Gemas: classificação, extração e tipos de corte
Contente
  1. O que é isso?
  2. Recursos de extração
  3. Classificação
  4. Tipos de corte
  5. Critérios para avaliação
  6. Fatos interessantes

As joias acompanharam a humanidade ao longo de sua história. Sua origem e crescimento nas entranhas da Terra é um grande mistério. Sua extração e acabamento é um grande trabalho. Eles são acompanhados por lendas, rumores e, muitas vezes, crimes. Existem muitas ambigüidades em sua história. Mas eles são imortais, assim como o desejo do homem pela beleza.

O que é isso?

As gemas de origem mineral são transparentes, incolores ou de cor sólida azul, verde ou vermelha. São preciosos por sua raridade, dificuldade de extração e processamento, alta dureza e transparência. isto diamantes, esmeraldas, safiras, rubis... Gemas orgânicas incluem pérola, que se origina e cresce nas conchas dos moluscos.

Gemas minerais e orgânicas são altamente resistentes ao desgaste. Quando devidamente armazenados e cuidados, eles retêm sua cor e brilho por séculos. Eles também são resistentes aos efeitos de substâncias quimicamente ativas (ácidos e álcalis). As gemas são gemas de primeira ordem. Eles são colocados em molduras feitas de metais preciosos. As joias mais caras são feitas com eles. A compra deles não é apenas a aquisição de uma coisa bonita, mas também um investimento confiável de dinheiro, um ativo bancário reconhecido.

Recursos de extração

A mineração de gemas é complexa e cara. Os depósitos estão espalhados por todo o mundo, muitos deles localizados em locais de difícil acesso e com condições naturais inadequadas para a vida. Os minerais são enterrados profundamente no solo e sua extração requer muito trabalho. Esse é um componente essencial do alto preço das joias.

Qualquer trabalho de extração de pedras preciosas começa com a exploração geológica. Em locais de depósitos prováveis, são realizados testes de perfuração e cavados poços de diagnóstico. Esses locais são geralmente determinados pelo surgimento de "rochas" na superfície, onde as pessoas periodicamente encontram lindas pepitas transparentes.

Métodos de produção

  1. Placers... Estes são os locais onde rochas valiosas emergem da superfície da terra. As pedras são lavadas à mão em bandejas especiais.

  2. Mineração... Eles cavam uma mina e extraem pedras manualmente.

  3. Carreiras abertas... Este é um método de mineração industrial. Enormes escavações escalonadas no solo onde escavadeiras e caminhões de mineração estão operando.

O progresso tecnológico teve pouco impacto sobre os métodos de mineração de pedras preciosas.

Em muitos países, eles permanecem os mesmos - consomem muito tempo, muito é feito à mão com uma pá, picareta, enxada, cestos de terra, bandejas primitivas. Isso se explica não só pelo desejo de reduzir o custo da mineração, mas também pelas especificidades do material: com a mineração mecanizada, danos e perdas são inevitáveis.

Pérolas do mar naturais ou "selvagens" colhido no mar pela pesca. Os mergulhadores recuperam conchas com pérolas do fundo do mar. Este é um comércio secular associado a um risco diário para a vida. No final do século 19, um método para cultivar pérolas em condições artificiais foi descoberto. Um irritante é implantado nas conchas - o núcleo da futura pérola e cultivado em fazendas especiais. Este método permite que você obtenha pérolas mais baratas em grandes quantidades.

Classificação

Diamante (nome lapidado - diamante)

A mais dura e transparente de todas as gemas. O ideal é incolor (são mais caros), mas também há tons de azul, verde e rosa. Essas cores de diamantes são chamadas de fantasia. Eles falam sobre algum defeito na estrutura cristalina do mineral, em que os átomos de carbono são substituídos por outros elementos. Esses diamantes são mais baratos, mas mais distintos.

Uma das principais propriedades dos diamantes é a reflexão intensa de qualquer luz. Acredita-se que eles sejam até capazes de brilhar no escuro.

A principal característica física de um diamante é a dureza. Possui a pontuação mais alta (10) na escala de Mohs. É um cristal de carbono octaédrico que apareceu em altíssima pressão e temperatura durante o aumento da atividade vulcânica da Terra. Apenas 1/5 dos diamantes extraídos é usado para fazer joias. 80% é usado na indústria. Os principais depósitos estão localizados na Austrália, África do Sul, Índia, Brasil. Na Rússia, a maioria dos diamantes é extraída da Yakutia.

Esmeralda

Pertence ao grupo dos berilos - silicatos de alumínio e berílio. A cor verde e verde escuro é dada a ele por compostos de cromo, vanádio ou ferro. Eles retêm sua cor mesmo sob luz artificial. Eles são extraídos na Colômbia, EUA, Austrália, África do Sul. Na Rússia, grandes depósitos de esmeraldas estão localizados nos Urais. As pedras mais valiosas são de 5 a 6 quilates, verde brilhante, sem inclusões estranhas, perfeitamente transparentes. Eles podem custar mais do que diamantes do mesmo tamanho, mas isso é raro.

Rubi

Pertence ao grupo do corindo. Corindo são óxidos de alumínio. Usado principalmente na indústria como abrasivos. Joias corindo - rubi (vermelho) e safira (azul).

Na avaliação dos rubis, o principal é a cor, a sua pureza. Os rubis mais apreciados são chamados de “sangue de pombo”.

Rubis com efeito de asterismo também são altamente valorizados. Quando a luz incide na superfície da pedra, um clarão em forma de estrela é formado. Isso se deve à inclusão de cristais de rutina no rubi.

A cor vermelha do rubi é dada pelos óxidos de cromo. A cor pode ter diferentes profundidades e densidades - do rosa claro ao vermelho escuro. Desde os tempos antigos, a cor simbolizava o sangue, e o rubi era associado à paixão, amor, coragem. O antigo nome russo para rubi é yakhont.

Os depósitos de rubi estão localizados no Sul da Ásia, África Central. Na Rússia, os rubis são extraídos no norte dos Urais. Rubis puros e de alta qualidade podem rivalizar com os diamantes em valor. Mas depende fortemente do mercado e das condições do leilão.

Safira

Mineral com tons predominantes de azul. Do grupo de joias de corindo. Compostos de titânio e ferro conferem-lhe uma cor azul.

Safiras são extraídas na Austrália, Sul da Ásia, África Central. Na Rússia, um grande depósito de safira está localizado em Primorye.

Alexandrite às vezes é incluída na lista de pedras preciosas. De acordo com as principais descrições, está geologicamente próximo da esmeralda, mas pode mudar de cor dependendo da iluminação. Mas entre os cientistas não há consenso quanto ao seu valor. É antes uma pedra semipreciosa rara.

Pérola

Pedra orgânica. Formado em corpo de moluscos bivalves. É considerada a joia mais antiga e preciosa. Não requer processamento adicional, uma vez que as pérolas inicialmente têm o formato correto - oblongo ou esférico.

O cultivo de uma pérola é a reação defensiva de um molusco a um grão de areia ou outra partícula irritante presa na concha. O molusco envolve um grão de areia com cristais de carbonato de cálcio. Uma pérola cresce até o tamanho de uma ervilha em 12 anos.

A cor das pérolas pode ser branca, amarela, vermelha, cinza, preta. A lista de cores não está completa; diferentes tons são possíveis. Pérolas naturais são extraídas atualmente no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico. Uma variedade ornamental são as pérolas de água doce. É extraído em rios. Esta embarcação foi amplamente difundida no norte da Rússia. Tanto os trajes festivos das pessoas comuns quanto as vestes de estadistas e clérigos eram enfeitados com pérolas.

Tipos de corte

Historicamente, existem duas formas principais de trabalhar com pedras preciosas. Estes estão caindo e cortando.

Tombando - trata-se de lixar e polir pedras em um tambor especial. Como resultado, as pedras são obtidas com uma forma aerodinâmica em forma de cúpula, sem arestas. Os minerais processados ​​dessa maneira são chamados de cabochões. O Tumbling é aplicado principalmente a pedras semipreciosas translúcidas e opacas, mas às vezes rubis e safiras são processados ​​dessa forma para enfatizar algumas das sutilezas do jogo de luz (asterismo, por exemplo).

Cortar - isso está dando aos minerais naturais a forma de poliedros. Tecnicamente, muito mais difícil do que cair. Tornou-se totalmente acessível com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de materiais abrasivos de dureza suficiente. Facetas (ou facetas) são áreas geometricamente corretas na superfície de uma pedra; elas conferem graça e um brilho interno especial.

Existem vários cortes clássicos de pedras preciosas.

Volta

Este é o corte mais comum e versátil. É utilizado para qualquer tipo de decoração. Via de regra, uma pedra grande processada possui 57 facetas. Pedras menores são simplificadas em 33 ou 17 facetas. Uma pedra cortada desta forma é visível de forma clara e contrastante, sua superfície está aberta ao máximo à luz. Uma característica essencial desse tipo de corte é a grande perda de peso da pedra original.

oval

Uma variedade de pedras redondas lapidadas para colares, pingentes, pulseiras. A área das facetas é maior do que com um corte redondo. Existem 57 deles.

"Marquês"

Corte oval com pontas pontiagudas. É usado em anéis, brincos, pingentes. 55 faces. Este corte é considerado "aristocrático", de gosto requintado.

"Pêra" ou "gota"

Ele combina os recursos de 55-56 faces. Ideal para pingentes, brincos, colares.

"Princesa"

Corte retangular. Até 68 faces. É especialmente popular na fabricação de anéis. Os cantos não arredondados são bastante frágeis e precisam de uma moldura sólida.

"Esmeralda"

Corte retangular com cantos arredondados. 57, 65 e mais facetas dependendo do tamanho da pedra. Para tal lapidação, são utilizadas pedras grandes e limpas. Utilizado em qualquer joalheria. Minerais processados ​​desta forma fornecem um flash brilhante quando a luz incidente sobre eles é refratada.

Asher

Corte quadrado, semelhante ao Esmeralda, mas com mais facetas de camadas. Ele pode ter até 72 faces. Esse tipo de corte é muito popular em anéis masculinos.

"Radiante"

Uma pedra de pureza perfeita e sem danos é levada para processamento. As joias com pedras deste corte são impressionantes e ricas. Como Asher, é freqüentemente usado em anéis masculinos. 65, 70 e mais faces.

"Coração"

Decorativo ou, como dizem os especialistas, um corte sofisticado. Muito bom para pingentes e pingentes. Assume uma pedra bastante grande. 57-58 faces. A técnica de processamento é semelhante ao corte em forma de pêra. Os artesãos procuram manter as mesmas dimensões longitudinais e transversais da pedra após o processamento. Isso garante harmonia e força da linha visual.

"Brilhante"

Triângulo Equilátero. Ele pode ter de 19 a 52 ou mais faces. A configuração das faces depende tanto do tamanho da pedra quanto da ideia criativa do mestre.

Esses são os principais tipos de lapidação de gemas. Existem outros, mais complexos. Com o desenvolvimento das tecnologias de processamento de materiais sólidos, espera-se novas descobertas em joias.

Critérios para avaliação

Existem quatro critérios principais de avaliação: cor, clareza, peso e qualidade de processamento.

Cor

A estimativa do valor por cor aplica-se totalmente apenas aos diamantes, porque os mais valiosos deles são considerados incolores, enquanto outros têm uma escala de cores muito estreita devido à sua transparência total. A avaliação de outras pedras preciosas - rubis, esmeraldas, safiras, é muito difícil devido a fatores subjetivos e crenças bem estabelecidas.

A avaliação das pedras pela cor, diretamente relacionada ao valor, existe apenas nos Estados Unidos. Nem a Europa nem a Ásia têm tal avaliação.

No entanto, existem alguns critérios geralmente aceitos. Esta é a uniformidade da cor, sua saturação e solidez. Uma pedra com essas qualidades em maior grau, via de regra, tem um valor muito mais alto.

Pureza (ou defeito)

Um dos componentes mais importantes do preço de uma pedra. Defeitos naturais - fissuras, opacidade, irregularidades estruturais, inclusões estranhas afetam a cor, o brilho, a qualidade do acabamento. Se esses defeitos forem óbvios e pronunciados, isso reduzirá significativamente o preço do mineral. A participação da pureza no preço final de uma gema varia de 30 a 50%.

Qualidade de corte

Um aspecto muito importante em termos de percepção estética de uma gema. Uma joia cara não deve ser apenas bonita, deve deliciar. Especiais, individuais para cada pedra, as técnicas e os segredos dos cortadores permitem-nos vivenciar plenamente o jogo de luz, saturação e profundidade de cor do mineral. Existem várias classificações de qualidade de corte no mundo. Isso é necessário porque produtos caros costumam ter um certificado especial, que indica as características principais. A classificação russa de qualidade de corte é considerada uma das mais precisas. Aceita caracteres alfabéticos. A (corte de primeira classe), B (bom), C (médio) e D (ruim). O índice de qualidade de corte é um dos critérios mais importantes para avaliar uma pedra.

Peso (peso) e tamanho

São as características mais importantes na avaliação de uma gema. O peso da pedra e seu preço estão em proporção direta. Para pedras preciosas, uma unidade especial de massa é adotada - quilate (ct), igual a 0,2 g ou 200 mg. As pedras são pesadas em uma balança especial para joias de alta precisão. Quanto maior e mais pesada a pedra, maior será o preço por quilate de seu peso.

Na Rússia, os diamantes mais populares pesam cerca de 0,1 quilates. Os joalheiros os chamam de "folclóricos" e estimam aproximadamente em 10 mil rublos. Um diamante de meio quilate custará aproximadamente 170-180 mil, e um diamante de 1 quilate, cerca de 500 mil rublos. Mas os preços variam muito dependendo das características e qualidades de pedras específicas.

Fatos interessantes

Propriedades extraordinárias, mágicas e curativas há muito tempo são atribuídas às pedras preciosas. Diamante - um símbolo de perfeição, força, inflexibilidade. Protege o proprietário de feitiços malignos. Os antigos curandeiros acreditavam que o diamante espalha certas ondas que têm um efeito benéfico no coração e no cérebro humanos. Esmeralda personifica sabedoria, calma, protege de bruxaria, danos, mau-olhado. Normaliza a pressão arterial. Rubi tem um efeito benéfico no cérebro e no coração. Melhora a memória. Previne doenças da coluna vertebral e articulações. Fortalece o sistema nervoso.

Safira - um símbolo de sabedoria, poder, justiça. Os sacerdotes indianos atribuíam uma energia vital especial à safira e acreditavam que ela ajuda a manter a bondade e a integridade da alma. Os curandeiros acreditam que a safira protege uma pessoa de resfriados, tumores e distúrbios nervosos.

Pérola acalma a psique, prolonga a vida, rejuvenesce o corpo. Os produtos Pearl protegem o trato digestivo, os rins e o fígado de doenças. Eles normalizam a pressão arterial, tratam distúrbios nervosos. Em contato com a pele humana, as pérolas mudam gradualmente de cor e podem servir como um indicador do início de doenças crônicas. Nos tempos antigos, em alguns países, era considerado um indicador de venenos. A pérola era jogada em uma tigela de vinho e sua cor mudava se o vinho fosse envenenado.

Os astrólogos também não são indiferentes às pedras preciosas. Eles acreditam que o diamante é a pedra do Sol e de Vênus, e seus signos "favoritos" são Áries, Sagitário e Leão. As pessoas nascidas sob esses signos são aconselhadas a usar joias com diamantes. A esmeralda, de acordo com veneráveis ​​astrólogos, é mais adequada para Peixes e Câncer, rubi para Leão e safira para Sagitário. As pérolas são altamente recomendadas para cânceres, peixes, aquário.

As gemas têm sua própria história e até lendas. Um desses - diamante "Koh-i-noor"... Sua história pode ser rastreada até 1300. Pertenceu originalmente aos rajas do principado indiano de Malwa. Então, no decorrer de uma contenda civil, ele passou de mão em mão por um longo tempo, até estar na posse dos Grandes Mongóis. Em seguida, ele acabou na Pérsia, no Afeganistão, voltou para a Índia, onde foi capturado pelos britânicos e levado para Londres. Ele está armazenado lá até hoje, tendo sobrevivido a um recorte em 1852 e perdido mais de 40 por cento de sua massa. Inicialmente pesava 191 quilates, e após o recorte - 108,9 quilates. O recorte deu brilho e transparência à raridade manchada.

"Orlov" - um grande diamanteencontrado na Índia no início do século XVII. Pesa 199,6 quilates. Pertenceu primeiro aos rajas indianos, depois aos Grandes Moguls. Desapareceu em meados do século XVIII. Muito provavelmente, ele foi sequestrado e levado para a Europa. O diamante foi parar na Rússia na década de 70 do século XVIII. Diz a lenda que foi presenteado à Imperatriz Catarina II por seu favorito Grigory Orlov. No entanto, historiadores afirmam que Orlov não podia pagar 400 mil rublos pela pedra, ele simplesmente não tinha esse tipo de dinheiro. É mais provável que a própria imperatriz tenha adquirido o diamante às custas do tesouro e, para esconder isso, ela pediu a Orlov para encenar um presente, o que ele fez. O diamante foi denominado "Águias" e foi inserido no punho do cetro imperial. Armazenado no Diamond Fund of Russia.

Muitos diamantes são seguidos por uma trilha cruel de roubos e assassinatos. Acredita-se que tais pedras trazem infortúnio.

Chineses e indianos idolatrados pérola... Encontrar uma pérola foi considerado um grande sucesso e um bom sinal. De acordo com uma das lendas chinesas, uma vez dois dragões lutaram no céu. As nuvens estavam se formando, os relâmpagos cintilavam de maneira deslumbrante e um terrível trovão rugia. No momento mais agudo da tempestade, choveu pérolas. As convulsões terminaram e tempos pacíficos e calmos vieram. Os índios acreditavam que as pérolas foram as primeiras gotas de chuva que caíram no mar. As conchas sobem do fundo, abrem as abas e pegam essas gotas. É assim que as pérolas são formadas.

Neste vídeo, você pode assistir à mineração de pedras preciosas no Vietnã.

sem comentários

Moda

a beleza

casa