Pedras e minerais

Turquesa: descrição da pedra, seus tipos e propriedades

Turquesa: descrição da pedra, seus tipos e propriedades
Contente
  1. Descrição
  2. Onde é extraído?
  3. Visualizações
  4. Propriedades
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
  7. Cuidado

A turquesa é um mineral que há séculos fascina por sua cor. As propriedades incomuns desta pedra semipreciosa e o efeito positivo no corpo humano são apreciados desde a antiguidade. Hoje em dia, está se tornando cada vez mais popular.

Descrição

Esta pedra rara deve sua popularidade ao estado localizado na costa do Mediterrâneo - a Turquia. Era por essa região que uma vez conduzia uma rota comercial, ao longo da qual turquesa era entregue da Pérsia para a Europa. Em persa, essa pedra era chamada de "pyruzeh" - "vitória", embora inicialmente aparecesse com o nome de "kalayt" (do grego "bela pedra"). A primeira menção a ele apareceu nos escritos do escritor romano Pilínio, o Velho.

As origens desta pedra remontam a 3000 AC. NS. Em seguida, os locais de extração de turquesa foram a Península do Sinai e o Irã. Esta pedra sempre foi atribuída a propriedades extraordinárias. Portanto, os soldados atribuíram grande importância ao mineral e o escolheram de bom grado como talismã. Ele era considerado capaz de silenciar sua raiva e ajudar a reconciliar até mesmo os inimigos mais implacáveis.

Os antigos astecas e maias apreciavam as cores nobres da turquesa e a usavam de bom grado para criar várias decorações: máscaras, cabos de facas de sacrifício, mosaicos e até mesmo para decorar crânios humanos. Cientistas afirmam que era nesses locais que ocorriam muitas oficinas de artesanato especializadas no processamento da "pedra do céu". Este símbolo de dignidade de elite também era freqüentemente usado como meio de pagamento e era trocado por mercadorias valiosas, como penas de pássaros exóticos ou grãos de cacau.

Tudo isso indica seu grande valor.

A turquesa era conhecida na China e no Tibete antigos, onde se acreditava que esta pedra traz prosperidade e saúde, protege das forças do mal. Além disso, os tibetanos consideram o turquesa um símbolo nacional, especialmente apreciando seus tons de verde (embora geralmente o azul seja considerado mais valioso).

No antigo Egito, esse mineral era uma valiosa pedra decorativa com a qual várias estatuetas e decorações eram feitas, conforme evidenciado pelos achados nas tumbas dos governantes egípcios: uma máscara mortuária e o interior da tumba de Tutancâmon, forrada com turquesa. Para os antigos egípcios, também era um amuleto - sua cor azul era considerada um símbolo de renovação, portanto, propriedades especiais foram atribuídas à pedra.

Na visão de muitas civilizações, o turquesa era um talismã que garante felicidade e longevidade. Também se acreditava que a cor turquesa reflete a saúde de seu dono. Brilhante e intenso - quando o usuário estava com boa saúde. E a pedra tinha que ficar pálida e cinza em caso de doença de seu dono. Eles acreditavam que a turquesa pode falar e até mesmo que morre com a morte de seu dono.

A turquesa é um mineral pertencente ao aglomerado de fosfato. É um composto de hidrato de cobre e fosfato de alumínio. A presença do cobre confere tons de azul, enquanto o ferro confere tons de verde à pedra. A cor turquesa pode variar de azul claro, azul, verde-azulado e verde. Mas também pode ser branco, cinza e cinza amarelado. O tom de turquesa pode mudar com a temperatura.

A mudança de cor causa calor e exposição à luz solar.

Uma vez que a turquesa é uma pedra extremamente macia, ela foi freqüentemente usada como incrustação no passado. Como pedra decorativa - tanto antes como hoje - são principalmente cabochões de vários formatos usados ​​em anéis, brincos, colares e pulseiras. A turquesa é frequentemente encontrada em bolas lisas ou facetadas, ovais e discos... Fica bem na companhia não só de ouro, mas também de prata (especialmente oxidada) e vai bem com coral vermelho.

E gotas e lágrimas turquesa são perfeitas para brincos.

Onde é extraído?

Até hoje, o Irã continua sendo uma importante fonte de mineração de turquesa, de onde vem o belo material azul. No entanto, o principal mercado de turquesa é amplamente controlado pela China e pelo Tibete.

Diferentes depósitos de turquesa geram diferentes materiais com uma cor e aparência características. Por exemplo, a mina da Bela Adormecida é conhecida por seu azul-turquesa claro.

A maior parte do turquesa Kingman Mine é azul brilhante com teias de aranha pretas. A mina Morenci produz muito turquesa de um azul profundo com conteúdo de pirita. A maior parte da turquesa Bisbee é azul brilhante com uma matriz marrom chocolate. Pessoas experientes em turquesa muitas vezes conseguem associar a pedra corretamente a uma mina em particular.

Naturalmente, o turquesa se forma melhor em climas áridos e isso determina a geografia das fontes turquesa. A maioria das matérias-primas turquesa do mundo é produzida atualmente no sudoeste dos Estados Unidos, China, Chile, Egito, Irã e México. Nessas áreas, os sedimentos infiltram-se no solo e nas rochas, molhando pequenas quantidades de cobre. Quando essa água evapora mais tarde, o cobre se combina com o alumínio e o fósforo.

... Assim, surge uma pequena quantidade de turquesa, depositada nas paredes de fendas subterrâneas.

A turquesa também pode substituir a rocha. Após essa transformação, uma massa sólida turquesa se formará. Se a substituição for incompleta, os restos da rocha em turquesa parecerão uma "matriz". A matriz pode formar uma "teia", "manchada" ou outro padrão dentro da pedra.

A maior parte do turquesa extraído é geralmente um subproduto da produção de cobre... Quando a turquesa é encontrada na mineração de cobre, a quantidade e a qualidade do material são avaliadas. Se vale a pena extrair o valor da turquesa, ele será minado.

Visualizações

Vamos considerar várias variedades desta bela pedra.

Turquesa natural

A turquesa pode ter uma cor uniforme, mas também há inclusões de outros minerais na forma de manchas ou veios mais claros ou mais escuros.

A rocha mais valiosa vem do Irã (região de Nishapur) - foi minerada lá por dois mil anos e agora esta região é uma importante fonte de extração. Outro local de obtenção desse mineral é a Península do Sinai, onde a pedra é conhecida desde cerca de 3000 aC. NS. Os seguintes tipos de turquesa são encontrados no mercado hoje:

  • Chinês;
  • Tibetano;
  • Iraniano;
  • Arizona;
  • Turcomano;
  • Australiano;
  • brasileiro;
  • Cazaque;
  • Uzbeque;
  • Russo;
  • Armênio;
  • Tadjique;
  • indiano;
  • Turco;
  • Chileno;
  • Mexicano;
  • Peruano;
  • Etíope;
  • Africano;
  • Sudanês;
  • Tanzaniano;
  • Francês;
  • Britânico.

As melhores pedras vêm da Austrália, Irã, Afeganistão, Tibete e sudoeste dos Estados Unidos.

Bons exemplos também são encontrados na França, Grã-Bretanha, Rússia, Polônia, Arábia, Egito, China, Peru e México. A cor dessas pedras costuma ser a clássica, que chamamos de azul turquesa, mas as pedras também estão disponíveis em outras cores. Estas são pedras verdes do Tibete, pedras brancas turquesa, rosa, algumas espécies roxas bastante incomuns e uma bela luz "Bela Adormecida".

É cada vez mais difícil obter todas as cores desta pedra na sua forma natural. A turquesa azul é formada quando o cobre está presente. A turquesa verde se forma quando o ferro está próximo. Embora se saiba que a turquesa branca se forma quando nenhum desses metais é encontrado na pedra, os espécimes brancos são muito raros. A menos que às vezes você possa ver manchas brancas em pedras azuis ou verdes.

Cabochões turquesa

Hoje existe uma linha enorme e variada de cabochões turquesa de diferentes locais:

  • uma pedra em forma de lágrima ligeiramente azul-esverdeada do Arizona - "A Bela Adormecida";
  • cabochão turquesa azul-esverdeado com matriz preta da China;
  • cabochões azul-celeste no Arizona;
  • céu azul com uma matriz marrom chocolate da mina Altyn-Tyube no Cazaquistão;
  • pedra azul celeste de Kingman Mines;
  • cabochão de matriz negra de minas em Nevada;
  • turquesa pressionada;
  • de outros.

    Minerais azuis são raros e é por isso que turquesa está ganhando atenção no mercado de gemas. A cor mais desejada para o turquesa é o azul. Depois do azul, as pedras verdes azuladas são preferidas. Além disso, o material verde e verde-amarelado é menos desejável. O desvio do azul agradável é causado pela pequena quantidade de ferro substituindo o alumínio na estrutura turquesa. O ferro dá à turquesa sua tonalidade verde em proporção à sua quantidade. A cor da pedra também pode ser alterada pela presença de pequenas quantidades de ferro ou zinco, que substituem o cobre na textura turquesa.

    Algumas rochas contêm inclusões de rocha hospedeira (conhecidas como matriz) que aparecem como teias de aranha pretas ou marrons ou manchas dentro do material.... Freqüentemente, os processadores turquesa tentam produzir pedras que excluem a matriz. Mas às vezes é tão uniformemente distribuído sobre a pedra que não pode ser removido. Algumas pessoas que compram joias de turquesa gostam de ver a matriz dentro da pedra.

    Mas, como regra, turquesa com matriz é menos procurada.

    Propriedades

    Considere as propriedades físicas básicas turquesa.

    • Cores... Azul celeste (mais desejável como gema), azul, verde azulado, verde, verde amarelado; frequentemente com matriz marrom ou preta, teia de aranha ou cor de fundo. Pedra opaca.
    • Veia - de branco azulado a branco esverdeado.
    • Dureza de Mohs - de 5 a 6 (geralmente menor devido à porosidade).
    • Gravidade Específica - de 2,6 a 2,9 (variável devido à porosidade e matriz).
    • Composição química - CuAl 6 (PO 4) 4 (OH) 8 4H 2 O.
    • Sistema de cristal - triclínico.

    As pedras turquesa têm composições químicas muito semelhantes. Nestes minerais, o ferro freqüentemente substitui o alumínio e o cobre freqüentemente substitui o zinco ou o ferro. Por serem muito semelhantes e diferirem na composição, esses minerais costumam ser identificados incorretamente. Como resultado, alguns materiais comercializados como turquesa são, na verdade, outro membro do grupo de minerais turquesa.

    A turquesa é usada principalmente como gema, pequenas esculturas e minerais decorativos.

    Turquesa é um amuleto cujo poder mágico é valorizado há séculos. Hoje, o mineral é conhecido como uma pedra de proteção, uma pérola de crianças e mulheres.... Acrescenta força, dá coragem, garante boa sorte e felicidade na família. Já foi apreciado por pilotos e hoje por viajantes e motoristas, porque protege contra acidentes e acelera as reações reflexas. É também uma arma poderosa contra todos os tipos de calamidade - a pedra proporciona prosperidade e felicidade. É dado a um ente querido como expressão de um sentimento puro e imutável.

    Ele também tem propriedades medicinais. Promove saúde, melhora o humor e alivia a depressão. É usado no tratamento de dores de várias origens - de reumatismo a enxaquecas. Fortalece o processo de regeneração do tecido. A pedra também tem um forte efeito local: pode ser aplicada em áreas danificadas do corpo, sendo aconselhável beber a água em que a pedra foi colocada. Acrescenta energia, ajuda no tratamento de infecções virais e na resolução de problemas estomacais.

    Acredita-se que a turquesa tenha propriedades metafísicas impressionantes.

    Esta pedra tem uma vibração única que ressoa com a energia da verdade. A exposição a essa energia incomum ajuda a pessoa a se expressar direta, honesta e sabiamente. Se você é uma pessoa tímida, as pedras turquesa podem ajudá-lo a aumentar a confiança na comunicação, a se envolver mais em conversas e a sentir que suas palavras têm valor e validade. A energia desta pedra o ajudará a agir com calma e descontração ao falar em público.

    Você pode colocar sua pedra na área do terceiro olho enquanto medita. Isso estimula o nascimento de visões conhecidas como clarividência. A energia das pedras turquesa permitirá que você comece a desenvolver sua intuição em um nível superior. A turquesa pode permitir o acesso ao conhecimento de uma vida passada.

    Azul turquesa

    A pedra traz uma sensação de profunda calma e pode ajudar a curar problemas emocionais e estresse, bem como prevenir oscilações de humor. Esta pedra permite que você entenda mais profundamente o significado da vida. No final, permitirá que você descubra qual é o seu propósito de estar aqui no momento. É uma pedra poderosa para sintonização espiritual. Usá-lo na meditação é muito útil.

    Turquesa verde

    A vibração desta pedra se manifesta fortemente no chacra cardíaco. Ela dirige a energia do amor em todos os seus negócios. Você pode relaxar sabendo que está protegido de qualquer negatividade.

    Produtos turquesa

    As joias finas de pedra turquesa são usadas há milhares de anos e valorizadas por sua beleza. Durante séculos, eles também foram usados ​​para fazer amuletos de proteção. As pedras eram usadas pelos xamãs porque sua vibração era conhecida por ser muito poderosa e tinha fortes propriedades protetoras. Antigamente, a turquesa era usada para tratar problemas de visão, incluindo catarata.

    Esta pedra ajuda a absorver melhor os nutrientes que ingere. Acredita-se que os produtos turquesa ajudam a proteger o corpo dos poluentes atmosféricos. Portanto, pode ser útil durante os períodos em que o ar não está muito limpo.

    Usar joias de turquesa em seu corpo ajudará a harmonizar e revigorar seu corpo.O mineral vai até permitir que você desenvolva superpoderes. Mas o efeito da pedra será mais eficaz se for aplicada mais perto do terceiro olho.

    É uma pedra poderosa que pode ser usada para proteção. E colares ou pulseiras turquesa podem ser muito eficazes na proteção da saúde em geral.

    O mineral aumentará as habilidades de comunicação quando usado como um colar.

    Combinação com outras pedras

    Se você acha que precisa equilibrar suas energias masculina e feminina, pode combinar turquesa com outros cristais que a harmonizem. Para tanto, podem ser utilizados: esfalerita, alunita, iolita, aventurina, marcassita, labradorita amarelo-ouro, lápis-lazúli, jade, magnetita, rodocrosita, amazonita e hematita.

    As pedras turquesa podem ser combinadas com outras pedras à base de cobre, incluindo malaquita, azurita, sílica preciosa, ajoíta, quiníta ou crisocola.

    Para quem é adequado?

    A turquesa é uma pedra poderosa de sintonização espiritual e é muito eficaz para aumentar a sociabilidade. Esses produtos ajudam a equilibrar suas origens masculina e feminina.

    Turquesa é adequado para pessoas que desejam resolver muitos problemas (ou adquirir recursos adicionais).

    • Turquesa é uma pedra fortalecedora. É bom para ataques de exaustão, depressão ou pânico.
    • Fortalece a estabilidade física e mental do corpo, suporta a absorção de nutrientes.
    • Facilita o combate às infecções virais. É um agente antiinflamatório e desintoxicante.
    • Reduz o excesso de acidez estomacal.
    • Turquesa ajuda com doenças dos olhos e ouvidos. Com distúrbios cerebrais. Muitas vezes é recomendado para o tratamento de cataratas e dores de cabeça, bem como para problemas com o aparelho vestibular.
    • O turquesa é benéfico para o sistema respiratório e auxilia no tratamento de doenças pulmonares e alergias. Usar um colar turquesa pode ajudar a prevenir ataques de traqueíte e asma.
    • Esta pedra pode curar distúrbios da fala, como a gagueira.
    • Turquesa é o curador mais eficazproporcionando saúde ao espírito e bem-estar ao corpo. A pedra melhora o humor e, ao mesmo tempo, invoca uma sensação de calma e equanimidade. Alivia o estresse.
    • Como uma pedra de purificação turquesa dissipa energia negativa e limpa a poluição eletromagnética gerada pelo ambiente.
    • Promove a autorrealização e auxilia na resolução criativa de problemas., acalmando assim os nervos durante falar em público.
    • Como turquesa acalma a mente é bom para mudar de fuso horário, reduz o medo de voar.
    • Turquesa tibetana É uma excelente pedra anti-histeria, usada para acalmar pessoas que costumam reagir de forma exagerada.
    • A turquesa fortalece os meridianos do corpo e os campos de energia sutis, melhorando a comunicação entre os mundos físico e espiritual. Colocado na área do terceiro olho, a pedra aumenta a intuição.
    • Promove o desenvolvimento da sabedoria e da bondade.
    • Exposição ao turquesa É uma energia fresca e agradável que nos traz de volta à serenidade quando o estímulo à vida se renova. Traz esperança, novas descobertas e equilíbrio na vida.
    • Pedra mais leve promove a harmonia interna.
    • Tons mais escuros e ricos dar poder e flexibilidade. Eles neutralizam a intolerância e permitem que nos adaptemos às novas condições.
    • Os apaches acreditavam que a turquesa ajudava um guerreiro ou caçador. Se o turquesa estivesse preso a uma arma ou arco, o tiro acertaria o alvo diretamente.
    • Os índios Zuni acreditaram aquela turquesa pode protegê-los dos demônios.
    • De acordo com lendas hindus e persas, foi muito útil ter turquesa à mão durante a lua nova.

    Qualquer pessoa que olhasse para a lua no pratipad (o primeiro dia após a lua nova) e, em seguida, olhasse para a turquesa, estava condenado a aumentar a riqueza e a proteção contra as forças do mal.

    De acordo com a astrologia, turquesa se refere aos elementos Terra e Água. Portanto, de acordo com o signo do zodíaco, este mineral é recomendado para Peixes, Escorpiões, Touro e Sagitário.

    A pedra ajuda a ativar a sexualidade feminina. Portanto, para mulheres solteiras, pode ser um bom amuleto que permite encontrar um fã e encontrar o amor. O mineral dá ao homem confiança e carisma, o que ajuda a acelerar o crescimento na carreira.

    Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

    A turquesa natural é atualmente uma das pedras minerais mais caras. Portanto, cada vez com mais frequência você pode encontrar inúmeras imitações de turquesa, que nada mais são do que uma pedra branca, na qual há uma parte de turquesa natural.

    Para distinguir um mineral natural de um falso, é aconselhável ter em mente que existem várias variedades de turquesa.

    Estabilizado

    É o nome de uma pedra que foi impregnada com uma resina ou outro material de ligação para torná-la bastante resistente para corte e uso de joias. Turquesa estabilizada pode ser cortada em lindas contas e cabochões. É o tipo de joia mais comum no mercado de gemas e joias hoje. Isso é amplamente conhecido porque a oferta de turquesa natural é muito menor do que a demanda das pessoas que desejam essa pedra.

    Composto ou recondicionado

    Feito a partir de pequenos pedaços de turquesa, que se misturam à resina e fundem em forma de blocos. Turquesa finamente moída pode ser combinada com alguns outros materiais. Os blocos são serrados em pequenos pedaços que são usados ​​para cortar cabochões, miçangas e outros itens.

    Este material é frequentemente referido como "bloco turquesa" devido ao seu método de fabricação.

    Tingido

    A pedra natural é um material poroso e aceita facilmente corantes. A tinta é usada para transformar a tinta existente em uma cor mais comercial. Turquesa composta e reconstituída são os tipos mais comuns de imitações tingidas. Às vezes, um corante preto ou marrom é usado para alterar a cor do material da matriz para torná-lo mais visível e uniforme. O turquesa tingido custa sempre menos do que matéria-prima da mesma cor e qualidade.

    Desde cerca da década de 1980, foram criadas versões sintéticas de turquesa, que muitas vezes são muito difíceis de reconhecer, mesmo para especialistas.

    Mas existem pedras mais baratas (embora naturais) que são oferecidas sob o nome de turquesa.

    Existem várias diferenças entre turquesa natural e pedra artificial.

    • O peso... Turquesa é uma pedra clara. Howlite, por exemplo, será muito mais pesado.
    • O tamanho... Pedras grandes quase nunca são encontradas. O tamanho normal para turquesa é cerca de 50 mm.
    • Preço... Se a pedra estiver abaixo de US $ 200, provavelmente é uma falsificação.
    • Arranhões... Se você passar uma agulha sobre uma pedra natural, um arranhão deve permanecer. Do contrário, o turquesa não é real. Porém, se o sulco ainda permanecer, mas for branco, isso também é uma farsa, feita de material macio. Se você quiser fazer um teste destrutivo, lembre-se de que o corante azul usado para colorir o howlita e a magnesita geralmente não penetra muito profundamente. Se você riscar a parte de trás do cabochão com um alfinete, geralmente verá uma marca branca. Se a peça for muito colorida, pode ser necessário um arranhão mais profundo ou quebra da borda para determinar se a peça está pintada.
    • Howlite e magnesite pode ser facilmente distinguido do turquesa com um refratômetro. Eles têm diferentes índices de refração.

    Cuidado

      A turquesa pode descolorir devido a cuidados e limpeza inadequados. Se você tiver joias turquesa lindamente coloridas, deve ter cuidado ao expô-las a impacto:

      • luz solar prolongada, radiação ultravioleta;
      • aquecer;
      • cosméticos, perfumes e óleos corporais.

      Se cosméticos, suor ou óleo corporal entrarem em contato com o mineral, simplesmente limpe o produto suavemente com um pano macio umedecido em uma solução de sabão muito suave e, em seguida, limpe com um lenço umedecido em água limpa. Depois que a turquesa secar, guarde-a em uma caixa de joias, longe da luz forte ou do excesso de calor. É inaceitável o uso de quaisquer detergentes que contenham componentes químicos agressivos.

      É melhor armazenar joias turquesa isoladas de outras joias. Acredita-se que a turquesa perde suas propriedades mágicas ao interagir com outras joias.

      Para mais informações sobre turquesa, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa